Marketing digital para hotéis e pousadas: como transformar visitas em hóspedes



Por   

 13/10/2016 

Profissional com mais de 12 anos de experiência, responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

Você vê o número de visitas no site do seu hotel aumentando, mas os quartos continuam vazios: as conversões não estão acontecendo. Isso mostra que você precisa desenvolver de forma eficiente um marketing digital para hotéis de forma mais assertiva. Afinal, não basta ter um site ou algumas contas em redes sociais, é preciso saber exatamente o que fazer para conseguir os resultados que precisa.

Confira abaixo as melhores dicas de marketing digital para hotéis e preencha todas as suas vagas disponíveis:

1. Produza o conteúdo que seu público está procurando

Para ser encontrado no Google ou atrair a atenção do seu público nas redes sociais, você precisa escrever sobre assuntos que esse público está pesquisando. Chamamos esses termos de palavras-chave.

Por meio de uma ferramenta gratuita do Google, o Planejador de palavras-chave, você consegue ter uma noção do volume de pesquisas no Google de acordo com as palavras-chave da sua área. Utilize essa ferramenta para saber quais pautas deve desenvolver tanto no blog do site de seu hotel quanto nas postagens das redes sociais.

Dica: As 10 melhores ferramentas de palavras-chave!

Procure escrever sobre temas que ofereçam soluções e esclareçam dúvidas aos seus potenciais hóspedes. Veja alguns exemplos de pautas:​

  • X itens essenciais em toda mala da viagem
  • Conheça os diferentes tipos de hospedagem
  • Dia dos Namorados: descubra como o hotel pode tornar esse dia especial
  • Com quanto tempo de antecedência devo fazer uma reserva?
  • Hotéis que aceitam animais: descubra o que eles podem fazer pelo seu maior companheiro

Agora, imagine um usuário pesquisando no Google e encontrando um artigo do blog do seu site respondendo a uma dúvida dele. As chances dele se tornar um hóspede são muito grandes, afinal ele, além de já estar em seu site, nutre um sentimento de gratidão e credibilidade pelas informações adquiridas em seu post.

2. Otimize o seu site

Com um trabalho de SEO (Search Engine Optimization – em português, Otimização para os Mecanismos de Buscas) o site do seu hotel pode conseguir um melhor posicionamento nas páginas de resultado quando um usuário realiza uma pesquisa.

O uso correto de palavras-chave no conteúdo do seu site faz parte das técnicas de SEO, mas ainda há outras ações a serem feitas, como o uso de títulos com palavras-chave – inclusive nas imagens e URLs –, links internos e externos, URLs amigáveis, entre outras.

Ter um servidor rápido também é importante (afinal o carregamento das páginas influencia na qualidade do site), assim como o site ter um layout responsivo, que se adapta a qualquer formato de tela.

Dica: 4 sintomas de que o site da sua empresa foi mal feito!

3. Desenvolva campanhas efetivas de e-mail marketing

Uma boa campanha de e-mail marketing deve ser direcionada ao público certo. Isso se torna possível por meio da segmentação, que consiste em separar os seus contatos e elaborar listas qualificadas para atingir nichos específicos. Alguns exemplos são:

  • Contatos que já são clientes;
  • Clientes antigos;
  • Visitantes do site que ainda não são clientes;
  • Hóspedes que possuem filhos;
  • Recém-casados;
  • Hóspedes da terceira idade;
  • E outros específicos.

Escreva mensagens direcionadas a cada perfil de público para facilitar uma identificação com o conteúdo. Se um destinatário começa a perceber e-mails que não condizem com a sua situação, ele começa a não abri-los mais ou pode pedir para sair da sua lista de contatos.

4. Explore as redes sociais como uma estratégia de marketing digital para hotéis

Hotéis, pousadas e outras empresas do segmento de turismo devem explorar ao máximo as redes sociais, afinal, além de serem espaços onde possibilitam uma boa exibição da empresa, também é possível explorar fotos, roteiros, dar dicas e, principalmente, conseguir boas avaliações e indicações por parte das pessoas que já se hospedaram com você.

Invista também em campanhas patrocinadas, onde você consegue que seus anúncios sejam exibidos exatamente para os usuários que possuem interesse no conteúdo do seu anúncio, com base no histórico de navegação.

O marketing digital para hotéis possibilita uma maior conversão de visitas em hóspedes porque o público que é atraído por essas estratégias são exatamente as pessoas que estão procurando pelos seus serviços.

Dica: Saiba como administrar sua reputação online!

Há muito mais a fazer no marketing digital para hotéis. Quer ficar por dentro das novidades e receber tudo em seu e-mail? Assine nossa newsletter!



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!