Orçamento de Marketing para 2024: saiba como definir


Rodolfo Benetti

Por   

 15/02/2024 

Com mais de 13 anos de experiência, é responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

✓ Conteúdo criado por humano

Grande parte dos resultados financeiros de uma empresa estão condicionados à boa utilização da verba de Marketing durante o ano. Por isso, formular um bom orçamento de Marketing para 2024 é essencial!

Ao mesmo tempo, é preciso considerar os desafios e as mudanças que podem impactar o seu planejamento durante o ano.

Pensando nessas questões, fiz este conteúdo com as principais diretrizes que vão ajudá-lo a definir o seu orçamento com eficiência. Vem comigo!

Passo a passo: como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

Comece a planejar analisando como foi o ano anterior

O primeiro passo para montar um bom orçamento de Marketing é olhar para os resultados obtidos no ano anterior. A ideia é perceber o que deu certo e o que não rendeu tão bem!

Para isso, você precisará calcular várias métricas para medir a eficiência das suas ações no ano que se passou. Confira algumas das métricas mais importantes:

Lembre-se de calcular o valor dessas métricas para o seu Marketing “em geral” no ano anterior e para cada uma das suas ações, campanhas e estratégias. Dessa forma, é possível entender qual componente está acima ou abaixo da sua média.

Além disso, é fundamental pensar nas mudanças econômicas e comportamentais dos consumidores em 2024. Afinal, elas devem influenciar a alocação de recursos!

O crescimento do e-commerce, por exemplo, é um ponto a considerar. Até 2025, o comércio eletrônico global movimentará US$ 7 trilhões. As marcas precisam se adaptar a essa forma de consumo que se consolida cada vez mais — e isso envolve direcionar os esforços de Marketing de forma estratégica.

Ao mesmo tempo, há uma preocupação maior com consumo consciente e sustentabilidade, bem como a participação crescente das novas gerações. Estar preparado para isso faz a diferença nos resultados!

Para se adaptar a essas e outras mudanças, você pode contar com a Orgânica para avaliar os resultados de Marketing Digital do ano passado. Assim, é possível se basear em dados para saber como agir!

Defina um objetivo para seu orçamento de Marketing

O seu orçamento de Marketing precisa servir a um propósito dentro do planejamento de negócios da sua empresa. Ele precisa, portanto, de um objetivo!

Uma das principais dicas na hora de criar esse objetivo para o seu orçamento é ser o mais específico possível e, ao mesmo tempo, se apoiar em dados mensuráveis e comprováveis, para que seja possível decidir no fim do ano se o objetivo foi alcançado ou não.

Para conseguir estabelecer um objetivo realista para seu orçamento de Marketing, procure pela média entre o resultado que você já possui e o seu resultado idealizado.

Imagine que seu objetivo seja aumentar as vendas da sua empresa no próximo ano. No ano que passou, sua empresa cresceu 5%, digamos, e seu crescimento ideal pode ser algo como 25%. Nesse caso, a média entre o resultado que você já tem e o idealizado é de 15%, sendo seu objetivo para o próximo ano!

Dica: 7 objetivos de Marketing para alcançar

Tenha metas coerentes com o seu planejamento

Tão importante quanto definir as metas de negócio é garantir que elas estejam alinhadas com o planejamento. Dessa forma, é mais fácil tomar decisões em relação ao investimento em Marketing, por exemplo.

O ideal é analisar de forma pragmática o que funcionou e o que não deu certo

A partir disso, surgem questões como:

  • O que manter?
  • O que diminuir ou eliminar?
  • O que ajudar e melhorar?

Respondendo essas questões, você consegue priorizar iniciativas e metas, de acordo com o que faz sentido para o novo ano. Isso passa, até mesmo, por rever as verbas para cada iniciativa, considerando o que é mais importante ou tem mais impacto.

Para você entender melhor, considere que o planejamento do seu negócio para 2024 envolve aumentar as vendas em 20%. Ao definir as metas para o Marketing, será preciso focar em estratégias que ajudem a atrair e converter mais clientes.

E, dentro dessa meta de gerar mais vendas, o orçamento de Marketing Digital para 2024 precisa considerar as iniciativas capazes de entregar esse resultado. Então o foco poderá estar em fortalecer a estratégia de conteúdo e otimização do site, buscando atrair mais pessoas e gerar novas vendas.

Inclusive, na hora de entender o negócio e definir as metas, nós, da Orgânica, também podemos te ajudar! Com os nossos especialistas, você terá uma visão externa, muito mais completa da sua empresa, definindo prioridades e como agir.

Conheça as principais opções para compor o orçamento

Depois de observar o que funcionou e o que se alinha ao seu planejamento, é preciso entender como compor o orçamento de Marketing para 2024. Confira algumas dicas!

Compreenda os diferentes tipos de orçamento de Marketing Digital

Por mais que eu esteja falando de forma geral sobre o orçamento de Marketing, é essencial entender que ele não é único. Dentro dos recursos destinados ao setor, existem diversos custos associados, como os gastos com:

É essencial ser capaz de priorizar o valor total entre os diversos segmentos e iniciativas. Desse modo, é possível ter uma previsão mais robusta e realista!

Considere o ciclo de vendas

Ao estabelecer o quanto será gasto com Marketing, também é essencial ter em mente o tempo necessário para converter leads em clientes. Se o ciclo for longo, será preciso dispor de um orçamento maior para manter a consistência nas ações, em busca dos resultados.

Treine sua equipe

Também é fundamental manter o time constantemente capacitado. Os profissionais precisam ter conhecimentos atualizados sobre as principais estratégias, pois isso permitirá atuar de forma dinâmica e efetiva.

Um time bem treinado também compreende melhor as dores e necessidades da empresa e da persona. Isso gera insights mais significativos e ajuda a destacar quais estratégias devem ser colocadas em prática.

Invista em parcerias estratégicas

Para impulsionar o crescimento e fortalecer a presença do negócio no mercado, é interessante contar com parcerias estratégicas. Portanto, o orçamento de Marketing para 2024 deve contemplar essa abordagem.

Para realizar ações digitais de forma estratégica e com muita experiência, a Orgânica é a parceira ideal — nosso time é altamente qualificado e faz uso de táticas avançadas e atualizadas do mercado digital!

Dica: 10 estratégias de Marketing Digital para investir para ontem

Utilize as melhores ferramentas

A composição do seu orçamento de Marketing também envolve o uso de ferramentas completas. Com elas, é possível extrair dados, gerar relatórios e fazer um acompanhamento efetivo para orientar a tomada de decisão.

Nesse contexto, existem algumas ferramentas para você considerar. Veja quais são alguns tipos:

  • Analisadores de tráfego do site, como o Google Analytics;
  • Ferramentas de análise de otimização de sites (SEO);
  • Gestores para redes sociais, que ajudam tanto a programar postagens quanto avaliar resultados;
  • Plataformas de automação de Marketing;
  • Ferramentas de visualização de dados e de Business Intelligence;
  • Recursos de análise dos usuários.

Estabeleça os principais canais e estratégias para 2024

Outro passo essencial para criar seu orçamento é conhecer quais são os principais canais e estratégias para adotar em 2024.

O primeiro passo é decidir qual área do Marketing, entre Inbound ou Outbound, por exemplo, deverá ganhar mais destaque em 2024. Também é o momento de definir qual delas ficará com menos (ou nenhum) destaque.

Considere informações como o custo e o retorno de cada um dos canais para decidir qual deles deverá ser o seu — e confira aqui boas dicas para se decidir!

Com esse passo tomado, a sua próxima ação é determinar quais estratégias serão implementadas e qual será a verba de cada uma delas.

Realoque recursos para canais emergentes sem esquecer os tradicionais

Na hora de decidir para onde o dinheiro deve seguir no seu orçamento de Marketing, é interessante buscar o equilíbrio de investimentos entre canais tradicionais e emergentes.

Isso envolve pensar em dispositivos móveis, redes sociais e outras tendências que podem se consolidar!

Para tanto, é fundamental que a empresa não opte por ser “cabeça-dura” quanto à aplicação do planejamento. Diversas mudanças podem acontecer ao longo do ano e estar preparado para se adaptar a elas é uma das principais maneiras de obter bons resultados.

Por isso, vale a pena estar disposto a realocar recursos para um canal que faça mais sentido no período para o público e para a empresa. Isso não significa abandonar outras estratégias — é apenas uma priorização para o negócio ser capaz de dançar conforme a música do mercado!

Mídia paga e mídia orgânica: Guia completo para conciliar as duas

Controle seu budget

Depois de definir o planejamento para o orçamento, é fundamental manter sob controle os valores direcionados.

Vale determinar datas para avaliações regulares (como uma a cada 3 ou 6 meses) para controlar os investimentos realizados e cancelar aqueles que estão consumindo recursos sem gerar retorno.

Também é interessante separar uma quantia para situações de emergência. É importante se precaver contra crises, imprevistos ou resultados muito aquém do esperado e ter alguma reserva financeira em mãos pode minimizar os danos dessas situações negativas.

Ainda, o controle do orçamento passa por questões como reajuste das verbas para as iniciativas, de acordo com seus resultados. Saber realocar o dinheiro ajuda a impulsionar as ações certas, gerando mais resultados!

E se você tiver dificuldades para direcionar a verba da melhor forma, também pode contar com a Orgânica!

Precisa replanejar o seu orçamento de Marketing Digital?

Neste conteúdo, mostrei como montar o orçamento de Marketing Digital para 2024, considerando os desafios e as oportunidades.

Também vale usar essas dicas para rever o seu plano quanto antes, maximizando as chances de sucesso!

Caso queira uma ajuda qualificada para isso, entre em contato com a equipe da Orgânica agora mesmo e tenha uma parceira especialista em Marketing Digital!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.