Orçamento de marketing para 2018: saiba como começar!



Por   

 28/12/2017 

Profissional com mais de 12 anos de experiência, responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

Formular um bom orçamento de marketing nunca é tarefa fácil. Afinal, grande parte dos resultados financeiros de uma empresa estão condicionados à boa utilização da sua verba de marketing durante o ano.

Para ajudar a tirar um pouco da pressão por um orçamento bem feito e para ajudar a formular o seu planejamento para 2018, resolvemos produzir esse artigo com as principais diretrizes de como montar um ótimo orçamento de marketing.

Vamos lá!

Comece a planejar analisando como foi o ano anterior

O primeiro passo para montar um bom orçamento de marketing é olhar para os resultados obtidos no ano anterior e perceber o que deu certo e o que não rendeu tão bem nesse ano.

Para isso, você precisará calcular várias métricas para medir a eficiência das suas ações e campanhas no ano que se passou. Confira algumas das métricas mais importantes:

Dica: Indicadores e métricas de marketing digital: saiba como usar

Lembre-se de calcular o valor dessas métricas para o seu marketing “em geral” no ano anterior e também para cada uma das suas ações, campanhas e estratégias. Dessa forma, é possível entender qual componente está acima ou abaixo da sua média.

eBook Planejamento de Marketing Digital

Defina um objetivo para seu orçamento de marketing

O seu orçamento de marketing precisa servir a um propósito dentro do planejamento de negócios da sua empresa. Ele precisa, portanto, de um objetivo.

Uma das principais dicas na hora de criar esse objetivo para o seu orçamento é ser o mais específico possível e, ao mesmo tempo, se apoiar em dados mensuráveis e comprováveis, para que seja possível decidir no fim do ano se o objetivo foi alcançado ou não.

Dica: Por que investir em marketing de conteúdo para vencer a crise?

Para conseguir estabelecer um objetivo realista para seu orçamento de marketing, procure pela média entre o resultado que você já possui e o seu resultado idealizado. Por exemplo:

Imagine que seu objetivo seja aumentar as vendas da sua empresa no ano que vem. No ano que passou, sua empresa cresceu, digamos, 5% e seu crescimento ideal pode ser algo como 25%. Nesse caso, a média entre o resultado que você já tem e o idealizado é de 15%, seu objetivo para o próximo ano.

Conheça as principais opções para compor o orçamento

O primeiro passo para compor o cinto de ferramentas do seu orçamento de marketing é começar eliminando as estratégias e ações que não renderam o suficiente no ano passado ou que não funcionaram como deveriam.

A partir daí, o ideal é fazer uma extensa pesquisa para conhecer novas ferramentas, principais tendências (o e-mail marketing, por exemplo, deverá ter um grande ano em 2017) e descobrir as principais formas de aumentar o seu faturamento com o marketing.

Dica: Inbound Marketing: 11 dicas para que sua empresa venda 600% mais

Estabeleça os principais canais e estratégias para 2018

Agora que temos todos os elementos em mãos para formular um orçamento de marketing eficiente, precisamos aprender quais os passos para um bom planejamento. O primeiro deles é decidir qual área do marketing, entre Inbound ou Outbound, deverá ganhar mais destaque em 2018 dentro da sua empresa e qual ficará com menos (ou nenhum) destaque.

Leve em consideração informações como o custo e o retorno de cada um desses canais para decidir qual deles deverá ser o seu — você pode conferir 3 boas dicas para se decidir aqui. Com esse passo tomado, a sua próxima ação é determinar quais estratégias selecionadas no tópico anterior serão implementadas e qual será a verba de cada uma delas.

Lembre-se de determinar algumas datas para avaliações regulares (algo como uma a cada 3 meses ou a cada 6 meses) para poder controlar os investimentos realizados e poder cancelar aqueles que estão consumindo recursos sem gerar retorno.

Também não esqueça de deixar uma “folga” no seu orçamento para poder contar com alguma capacidade de manobra durante o ano. É importante se precaver contra crises, imprevistos ou resultados muito aquém do esperado e ter alguma reserva financeira em mãos pode minimizar os danos dessas situações negativas.

E aí, o que achou das nossas dicas para montar seu orçamento de marketing para 2018? Conta pra gente nos comentários se achou que agora a sua tarefa ficará mais fácil.

 


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!