Toda vez que você precisa chegar em um local desconhecido, provavelmente vai em um aplicativo de mapa e pesquisa rotas, não é mesmo? Nele, você descobre os melhores caminhos e o tempo que vai levar para chegar ao destino. O planejador de palavras-chave é como essa ferramenta.
Nessa analogia, o objetivo de “chegar ao destino” é conquistar boas posições na página de resultados de busca (SERP) e as palavras-chave são as rotas, os caminhos.
O planejador é, então, a ferramenta útil que te ajuda a encontrar as rotas mais curtas, os atalhos e os melhores macetes para chegar a seus clientes a partir dos resultados orgânicos e pagos.
Por isso, é muito importante entender por que usar e como usar os planejadores do mercado. Vem comigo que te explico tudo sobre esse tema tão importante!
Você sairá deste texto pronto para experimentar e descobrir as melhores keywords para sua estratégia de SEO e Google Ads!
Por que usar um planejador de palavras-chave?
Quando você escolhe as palavras-chave certas, pode aumentar significativamente a chance de aparecer nas primeiras posições dos resultados de busca, trazendo mais visitantes e potenciais clientes para o seu site.
O planejador de palavras-chave é a ferramenta que vai ajudar a encontrar esses termos certos e, consequentemente, a ranquear bem nas páginas de resultados.
Além disso, ele dá uma visão clara dos termos principais do seu nicho, como eles são disputados e como podem ser utilizados em uma estratégia.
Uma alternativa a isso é fazer de acordo com seu conhecimento próprio. Assim você pode até pensar em algumas palavras-chave interessantes, principalmente se já está há muito tempo no seu ramo e se já tem experiência ampla.
Contudo, não saberá dizer em detalhes os principais pontos:
- Quais são as palavras mais concorridas?
- Quais são as mais fáceis de encontrar?
- Quais são as mais valiosas para o meu nicho?
- Quais as palavras-chave de cauda longa?
Sem dados para embasar a escolha, o que sobra? Só achismo.
O planejador te ajuda a escolher as palavras certas para sua estratégia, inclusive as de cauda longa, que são mais específicas. O que eu quero dizer é que sua visão é ampliada para entender de fato como está o panorama e as tendências de pesquisa em seu nicho.
Assim, é possível combinar Marketing de Conteúdo e Mídia Paga de forma mais precisa e robusta, com um mapa que te guia e te diz quais são os melhores caminhos!
Ferramentas populares para planejamento de palavras-chave
Se você pensou que o Google Keyword Planner era sua única opção, tenho boas notícias! Existem várias ferramentas que podem ajudar na busca pelas melhores palavras-chave.
Vou listar algumas que eu curto e que são super úteis no dia a dia:
- Semrush: ótima para análise de concorrência e para quem quer ir além de palavras-chave. Com ela, você pode ver em quais termos seus concorrentes estão ranqueando e até encontrar oportunidades de SEO e Publicidade Paga (PPC);
- Ahrefs: perfeita se você quer uma ferramenta que ajude em tudo que envolve SEO. Além de sugestões de palavras-chave, ela oferece dados sobre backlinks, análise de tráfego e muito mais;
- Ubersuggest: se você está começando e quer uma ferramenta simples e grátis (com algumas limitações), o Ubersuggest é uma boa opção. Ele fornece ideias de palavras, volume de busca e até análise de sites para facilitar a sua pesquisa;
- Moz Keyword Explorer: o Moz é bem amigável e fácil de usar. Oferece informações sobre volume de busca, dificuldade de ranqueamento e até mostra sugestões relacionadas para você se inspirar.
- Answer The Public: essa aqui é genial para criar conteúdo! Você insere um termo, e ela te mostra perguntas e frases populares que as pessoas estão buscando. Isso é perfeito para encontrar aquelas palavras-chave que conversam com as dores do público.
Todas essas opções são excelentes planejadores de palavras-chave que vão te ajudar muito com sua estratégia!
Como usar o planejador de palavras-chave do Google
Agora vou te explicar o passo a passo de como usar o planejador de palavras-chave do Google para você enriquecer sua estratégia e alcançar seus clientes.
1. Acesse o Google Keyword Planner
O primeiro passo é entrar na sua conta do Google Ads. Se ainda não tem uma, não se preocupe, criar uma conta é bem fácil.
Depois de logado, clique no ícone de ferramentas no canto superior direito e selecione “Planejador de palavras-chave”. Pronto, agora estamos no lugar certo!
2. Escolha o que você quer fazer
Assim que entrar, você terá duas opções: “Descobrir novas palavras-chave” ou “Obter volume de pesquisa e previsões”.
Se você está começando e quer ideias novas, vá na primeira opção. Mas, se já tem uma lista de palavras e quer saber o desempenho delas, escolha a segunda.
3. Encontre as melhores palavras-chave
Digamos que você queira a primeira opção. Ao escolher “Descobrir novas palavras-chave”, insira termos relacionados ao seu negócio ou site.
A ferramenta vai te dar uma lista de sugestões com informações como o volume de pesquisa mensal e o nível de concorrência. Isso ajuda a escolher as palavras que mais têm a ver com seus objetivos.
Veja o exemplo abaixo com a palavra-chave “Marketing Digital”.
4. Refine sua lista
A lista de sugestões é grande, então você pode filtrar os resultados para focar em palavras mais específicas, as de cauda longa. Além disso, dá para segmentar por localização, idioma e muito mais.
5. Use as palavras-chave
Depois de encontrar suas palavras ideais, você pode exportar a lista e usá-las em seus anúncios, conteúdos ou na otimização do seu site. Simples assim!
Basta clicar na opção “Baixar ideias de palavras-chave” no canto superior direito.
Erros comuns ao usar um planejador de palavras-chave
Agora, vou te mostrar os erros mais frequentes de quem usa um planejador de palavras-chave. A ideia é falar sobre eles para que você não caia nesses mesmos erros, ok?
Focar apenas em palavras-chave de alto volume
Uma das questões que mais se vê é gente focando apenas em keywords super poderosas, com maior volume e destaque. Pense bem: se ela é de alto volume, isso quer dizer que é mais concorrida, certo?
Então é muito mais difícil conseguir ranquear bem para elas quando você vai concorrer com muitos domínios e, inclusive, domínios de grandes empresas com sites mais estruturados.
Além disso, “mais” não necessariamente é “melhor”. Pode ser que haja um grande volume de busca, mas essas pessoas talvez não sejam um bom fit para sua marca.
O ideal é variar e investir também em palavras mais específicas, com uma intenção de busca mais próxima do seu negócio. Aí você atrai realmente quem tem interesse no seu produto ou serviço.
Ignorar a intenção de busca
É importante não se ater somente aos termos, mas ao que eles significam. Semântica, semântica e semântica!
A intenção de busca deve ser a prioridade na hora de analisar as keywords. Procure entender exatamente o que o cliente deseja com aquele termo e busque criar um conteúdo que traga valor.
Não considerar a concorrência
Na hora da análise, muitas pessoas esquecem do benchmarking. Não vá por esse caminho. É bom sempre dar uma olhada no concorrente e ver quais palavras-chave ele está usando e como está explorando elas.
Desconsiderar a segmentação geográfica
Outro erro comum e grave é não levar em conta a questão geográfica. A pesquisa muda muito a depender do local! Então traga isso para a equação antes de escolher as palavras-chave.
Como integrar palavras-chave de forma eficaz no conteúdo?
Ok, já ensinei você a como entrar na ferramenta e verificar algumas palavras-chave. Mas agora é hora de falar sobre como aplicá-las em um conteúdo.
Definição do objetivo
O primeiro passo é saber o objetivo. A depender do que você deseja para sua empresa, a seleção de palavras-chave muda completamente.
Se objetivo for alcançar visitas orgânicas, as keywords de cauda longa são suas melhores amigas. Foque nelas para fisgar a atenção de quem quer exatamente o que você está oferecendo.
Se o objetivo é ampliar a base de awareness, a estratégia pode envolver uma tática agressiva de investir em palavras um pouco fora do nicho.
2. Distribua as palavras-chave de forma natural
Ao integrar as palavras-chave no conteúdo, é importante garantir que elas sejam inseridas de maneira fluida.
Lembre-se bem: o SEO hoje em dia deve ser semântico.
Então as variações naturais da palavra-chave são sempre bem-vindas para tornar o texto mais interessante de ler. O algoritmo do Google valoriza textos naturais, que fluem como conversas, e que tragam keywords de forma estratégica.
Assim, evite o keyword stuffing, que é o uso excessivo de termos. Distribua as palavras-chave principais de forma equilibrada nos seguintes pontos:
- Título (H1): a palavra-chave principal deve aparecer no título do artigo ou página;
- Subtítulos (H2, H3): inclua palavras-chave secundárias nos subtítulos, facilitando a leitura e o ranqueamento;
- Texto: insira a palavra-chave de forma natural ao longo do texto, evitando forçar sua inclusão. O foco deve estar na qualidade e coerência;
- Meta descrição: utilize a palavra-chave na meta descrição para aumentar as chances de cliques nos resultados de busca;
- Alt text de imagens: insira palavras-chave no texto alternativo das imagens para melhorar a acessibilidade e o SEO.
3. Ajuste a linguagem para o canal
Cada canal de Marketing tem uma abordagem diferente para a integração de palavras-chave. Adapte a linguagem e o formato das palavras-chave ao canal em questão:
- Blog posts: use palavras-chave mais detalhadas, com foco em SEO e na resolução de problemas dos leitores. Palavras de cauda longa são recomendadas, como já dissemos;
- Redes sociais: a integração de palavras-chave nas redes sociais deve ser feita com mais leveza, usando hashtags ou frases curtas que engajem o público;
- E-mail Marketing: personalize o assunto e o corpo do e-mail com palavras-chave que incentivem a abertura e o clique, sem parecer promocional demais;
- Anúncios pagos: nas campanhas de Google Ads, por exemplo, escolha palavras-chave com alta intenção de conversão, integrando-as ao texto dos anúncios e à página de destino.
Maximize sua estratégia de SEO e PPC!
Com todas essas dicas e um bom planejador de palavras-chave, você está pronto para turbinar a visibilidade do seu site.
Lembre-se de revisitar sua estratégia de palavras-chave periodicamente e esteja sempre atento às novas oportunidades!
Agora, se você quer levar sua estratégia para o próximo nível com a ajuda de especialistas com anos de experiência, considere agendar uma consultoria gratuita com a Orgânica, uma agência de Marketing Digital especializada em SEO!