Mídia Paga: o que é, principais canais e como investir


Guilherme de Bortoli

Por   

 31/10/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

No universo do Marketing Digital, a Mídia Paga é um dos canais mais usados para construir uma presença sólida na Internet, alcançar novas audiências e realizar conversões

Essa abordagem pode fazer parte da estratégia de uma marca para aumentar o tráfego, os leads e as vendas — e com isso, claro, aumentar os lucros da empresa!

Sei que esse é um assunto que, em um primeiro momento, pode parecer complexo demais. Mas é para isso que eu estou aqui: vou descomplicar tudo para você! 

Até o final do conteúdo, você vai saber o que é Mídia Paga, porque investir nela, as principais plataformas, estratégias e métricas de avaliação. Vamos lá?

Mídia paga e mídia orgânica: Guia completo para conciliar as duas

O que é Mídia Paga?

A Mídia Paga é uma estratégia de Marketing Digital que envolve a alocação de recursos financeiros para promover anúncios online

Diferente da Mídia Orgânica, que se baseia na criação de conteúdo de qualidade para atrair audiência naturalmente, a Mídia Paga depende de investimentos diretos em publicidade

Mas ambas abordagens são frequentemente combinadas para atingir um público mais amplo e gerar novos leads com a diversificação de canais!

Dica: A importância do tráfego pago e orgânico para seu e-commerce

Principais plataformas de Mídia Paga

Quando se trata de escolher os canais para suas campanhas de publicidade paga, há uma diversidade de opções disponíveis. 

Cada plataforma oferece suas próprias características, públicos e vantagens, permitindo que você escolha aquela que melhor se alinha com os seus objetivos de Marketing. 

Veja agora algumas das principais:

Google Ads

É uma das plataformas mais populares e amplamente utilizadas!

Com o Google Ads, os anunciantes podem criar anúncios segmentados, exibidos nos resultados de pesquisa do Google, além de alcançar toda a vasta rede de parceiros da empresa.

Anúncio de pesquisa no Google

Essa é uma escolha estratégica para quem busca aparecer nas primeiras posições no Google de forma imediata!

Dica: Google Ads: como ele funciona?

Meta Ads

Anteriormente conhecida como Facebook Ads, é a plataforma de publicidade paga oferecida pela Meta — a empresa mãe do Facebook, Instagram e WhatsApp

Ela também possibilita a criação de anúncios segmentados, exibidos nas diferentes redes sociais da Meta, atingindo públicos com base em seus interesses, demografia e comportamento online.

Guia prático: como usar as redes sociais para construir a imagem da sua empresa

LinkedIn Ads

Essa é a plataforma de publicidade paga do LinkedIn, uma rede social voltada para profissionais e empresas.

Ela é principalmente importante para negócios B2B, pois permite direcionar anúncios para os subgrupos dentro do público-alvo, com base em informações profissionais, como cargo e setor de atuação!

Outros canais de Mídia Paga

Além das plataformas que mencionei, existem outros canais de publicidade paga que podem complementar sua estratégia. Isso inclui:

  • Canais de Mídia Programática;
  • TikTok Ads;
  • YouTube Ads;
  • Twitter Ads;
  • E anúncios em plataformas como Spotify ou Amazon.

Em meio a tantas opções, a escolha dos canais deve ser baseada nos hábitos de navegação do seu público-alvo, nos resultados de testes realizados em cada plataforma e nos objetivos específicos de cada campanha!

Dica: Como entender as necessidades do seu cliente + Planilha Gratuita: Perfil Ideal de Cliente

Estratégias de Mídia Paga

Soltar uma campanha sem as estratégias adequadas pode resultar em dinheiro indo para o ralo, e você não quer que isso aconteça em hipótese alguma, né?

Eu, pelo menos, não quero isso para você — nem para mim!

Compreender e escolher a estratégia certa para seus objetivos é o primeiro passo para criar uma boa campanha de Mídia Paga. 

Aí vão, então, as quatro principais estratégias que podem ser empregadas:

  • Pesquisa paga: envolve a exibição de anúncios nos resultados de mecanismos de busca, aparecendo como respostas a consultas específicas dos usuários. É importante para capturar clientes em potencial no momento em que eles estão pesquisando por soluções;
  • Display Ads: os anúncios de display são exibidos em sites parceiros e podem incluir imagens, banners e texto. Eles são ideais para aumentar a visibilidade da marca e alcançar uma ampla audiência;

Anúncio de Display

  • Social Ads: anúncios em redes sociais direcionam a um público específico, com base em seus interesses e demografia. É uma estratégia poderosa para promover interações com a marca e construir relacionamentos;
  • Retargeting: envolve exibir anúncios para pessoas que já visitaram seu site, relembrando-as da sua marca, produto ou serviço. É uma maneira eficaz de recuperar visitantes que não converteram anteriormente.

Lembre-se de que, desde que haja orçamento para isso, a combinação de diferentes estratégias pode ser uma abordagem interessante para alcançar seus objetivos de Marketing!

Guia prático: como escolher as Melhores Estratégias de Marketing para sua empresa

E isso nos leva para o próximo passo:

Como fazer o orçamento e gestão de Mídia Paga

A gestão de campanhas de publicidade online precisa seguir algumas etapas que abordam desde a definição de objetivos, até a otimização das campanhas. 

Vamos detalhar cada uma dessas etapas.

Defina seus objetivos

Antes de iniciar qualquer processo relacionado a Mídias Pagas, é importante estabelecer metas e objetivos

Eles podem variar entre:

Esses objetivos servirão como um guia para a criação de campanhas melhor posicionadas e ajudarão a medir o seu sucesso!

Defina seu público-alvo

Identificar quem são seus clientes ideais é outra etapa essencial!

Segmentar seu público-alvo com base em critérios demográficos, interesses e comportamentos online permitirá que você faça campanhas mais segmentadas. 

Quanto mais precisa for essa segmentação, maior a probabilidade de alcançar as pessoas certas, na hora certa!

Dica: O que é persona no Marketing Digital? Entenda!

Escolha os canais de Mídia Paga

Após definir seus objetivos e público-alvo, é hora de escolher as plataformas mais relevantes para a sua estratégia. 

Como eu falei, as opções mais comuns incluem o Google Ads, Meta Ads, LinkedIn Ads e outras redes de anúncios, dependendo da natureza do seu público e dos objetivos da campanha.

Afinal, de nada adianta criar anúncios bem feitos onde seus potenciais clientes não estão!

Sugiro que, ao invés de pulverizar o orçamento entre muitas ferramentas, você se concentre em poucas que possuem maior potencial de resultado e, à medida que for conquistando os objetivos, pense na expansão de canais.

Ferramentas de Marketing Digital indispensáveis para sua estratégia

Configure o orçamento

Ao trabalhar com diferentes plataformas, também é importante definir um orçamento diário ou mensal para direcionar a cada uma delas. 

Certifique-se de que o orçamento seja o mais realista possível em relação aos seus objetivos e contexto atual, levando em consideração indicadores como CAC, ROI, LTV, etc.

Crie anúncios atraentes

A qualidade dos anúncios é, sem dúvidas, um fator determinante para o sucesso das campanhas de Mídia Paga!

Então produza anúncios relevantes, que conversem com o seu público e chamem a atenção. 

Isso inclui a criação de bons títulos, descrições objetivas e chamadas para ação (CTAs) convincentes!

A personalização dos anúncios conforme o público-alvo e o uso de gatilhos mentais também são fatores que influenciam demais a atratividade das campanhas!

Dica: Anúncios de Marketing Digital: conheça 6 tipos mais usados!

Acompanhe e otimize

Não se engane: o processo não termina com a veiculação dos anúncios. É necessário monitorar regularmente o desempenho das campanhas!

Acompanhe métricas e indicadores, como taxa de cliques (CTR), custo por clique (CPC) e retorno sobre o investimento em anúncios (ROAS).

Também esteja preparado para fazer ajustes, como a otimização de palavras-chave, aprimoramento da segmentação e realização de testes A/B para identificar o que funciona melhor.

Ao seguir essas etapas, você estará no caminho para obter o melhor retorno sobre o seu investimento em Mídia Paga!

Continue comigo que, a partir de agora, vou te mostrar como medir o desempenho das suas campanhas.

Como avaliar o desempenho das campanhas?

Essa frase é óbvia, mas vale repetir: toda empresa precisa saber se os seus investimentos estão gerando os resultados esperados.

Para isso, é crucial monitorar e analisar métricas que fornecem informações sobre cada campanha. 

Veja agora quais são os indicadores mais importantes e como interpretá-los:

  • Taxa de cliques (CTR): mede a capacidade dos seus anúncios em atrair cliques dos usuários. É calculado dividindo o número de cliques pelo número de impressões do anúncio e expresso em porcentagem. Um CTR mais alto indica que seus anúncios são relevantes e atraentes;
  • Custo por clique (CPC): representa o valor médio que você paga por cada clique no seu anúncio. Monitorá-lo ajuda a gerenciar os custos da campanha. Um CPC mais baixo pode exigir uma gestão mais eficiente do orçamento;
  • Retorno sobre o investimento em publicidade (ROAS): mostra o valor gerado em relação aos gastos com publicidade. Ele é calculado dividindo esse valor pelo investimento, e um ROAS superior a 100% indica um retorno positivo;
  • Taxa de conversão: mede a porcentagem de visitantes que realizam a ação desejada, como o preenchimento de um formulário ou uma compra. Quanto mais alta, melhor está sendo a conversão de desconhecidos em leads ou clientes;
  • Taxa de rejeição: indica a porcentagem de visitantes que saem do seu site sem interagir com nenhum elemento. Uma taxa muito alta pode sugerir que a página de destino do anúncio não está atendendo às expectativas dos visitantes;
  • Índice de qualidade: é uma métrica usada no Google Ads que avalia a relevância e a qualidade do seu anúncio, bem como da página de destino. Quanto mais alto, menor o custo por clique e melhor a posição nos resultados de pesquisa.

Dica: Métricas e Indicadores de Marketing Digital: saiba como usar

Mas é claro que eu não vou só te dizer quais são as métricas, eu também vou te mostrar como calcular! Prepara o papel e a caneta, hein? 

Suponha que uma empresa tenha executado uma campanha de anúncios e coletado os seguintes dados:

  • Número de impressões: 100.000
  • Número de cliques: 2.000
  • Custo total da campanha: R$ 2.000
  • Receita gerada pela campanha: R$ 8.000

Agora podemos calcular:

  • CTR: (2.000 cliques / 100.000 impressões) * 100% = 2%
  • CPC: R$ 2.000 / 2.000 cliques = R$ 1
  • ROAS: (R$ 8.000 (receita) / R$ 2.000 (custo)) * 100 = 400%

Deu para entender?!

Agora talvez você esteja se perguntando: esses resultados são bons ou ruins? E a minha resposta não pode ser outra: depende!

Depende dos seus objetivos, das necessidades atuais da sua empresa, do benchmarking do mercado, do setor de atuação…

Em alguns casos, um ROAS de 400% pode ser extraordinário. Em outros, pode não ser bom o suficiente!

Então analise o seu negócio a fundo, conheça as necessidades internas, defina metas e, a partir desses pontos, faça uma avaliação do resultado das campanhas.

“Ah, Guilherme, falar é fácil. Quero ver fazer!”. Então vem ver uma das histórias de sucesso mais recentes aqui da Orgânica: a da Dimed!

A parceria entre a Orgânica e a Dimed resultou em um crescimento significativo por meio de estratégias de tráfego pago.

A empresa, focada em vendas B2B para farmácias na região Sul, viu sua receita quadruplicar em um ano, com um ROAS médio de 4896%

A estratégia incluiu anúncios no Google Display e Bing, além de campanhas Performance Max, explorando o machine learning para otimizar a entrega de anúncios. 

Esse é um baita resultado, não é mesmo?

Tráfego Pago: +254% no ROAS e +307% na receita da Dimed

Obtenha o melhor retorno sobre investimento!

A Mídia Paga é um recurso importante para alavancar suas estratégias de Marketing, atraindo e convertendo novos leads!

E investir de forma inteligente nesse tipo de publicidade permite um melhor aproveitamento dos recursos aplicados.

Você viu, então, como criar boas campanhas de Mídia Paga e como a avaliação constante do desempenho delas, com base em métricas, permite otimizá-las e maximizar o retorno sobre o investimento. 

Mas não pare por aqui! A Orgânica pode ser sua parceira estratégica para a geração de tráfego pago de qualidade. 

Entre em contato com nossa equipe para obter mais informações e descobrir como podemos te ajudar a alcançar o melhor retorno sobre investimento em suas campanhas de Mídia Paga e em outros canais!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.