O que é persona no Marketing Digital? Entenda!


Guilherme de Bortoli

Por   

 16/03/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Nesse mundo com mais de 8 bilhões de pessoas, você já sabe quem quer ajudar? Ou para quem quer vender?

Ao contrário do que muita gente pensa, você não "descobre" seu cliente ideal: você escolhe!

E, aqui neste conteúdo, você vai aprender comigo o que é persona no Marketing Digital, a importância e como criar uma!

Como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

O que é persona no Marketing Digital?

Persona é o perfil detalhado de uma pessoa fictícia que representa e sintetiza os gostos, hobbies, estilo de vida e outras características, imaginadas a partir de dados reais, para ilustrar o tipo de cliente ideal de uma empresa, produto ou serviço.

Qual a diferença entre público-alvo e persona?

Muita gente confunde público-alvo com persona, mas esses termos não são a mesma coisa.

Tendo clareza sobre seu nicho de atuação, você precisa saber qual é seu público-alvo para oferecer produtos ou serviços. Certo?

Só que "público-alvo" é uma ideia generalizada sobre um grupo para atender no mercado:

Indica uma audiência abrangente, definindo uma parcela da sociedade (com características a níveis coletivos) que tem potencial de ser consumidora da empresa.

Dentro desse grupo, existem variadas opções que podem ser escolhidas de acordo com as pessoas (a níveis individuais) que sua empresa gostaria de atingir.

Esse retrato mais específico do cliente ideal dentro do público-alvo é o que chamamos de "persona".

A criação de uma persona envolve nome, idade, gênero e outras características que direcionam todos os recursos de um projeto para impactar o tipo de pessoa com maior potencial de conversão de forma humanizada — em vez de atirar para todos os lados de forma robótica!

Em resumo, a diferença entre público-alvo e persona é a seguinte:

  • Público alvo: grupo de pessoas que pode se beneficiar das soluções oferecidas pelo seu negócio, produto ou serviço específico;
  • Persona: um "zoom" em uma única pessoa dentro do público-alvo, para maximizar os efeitos das ações de Marketing e estreitar o relacionamento dela com a empresa.

Dica: Persona e público-alvo: entenda as principais diferenças

Qual a importância da criação de personas no Marketing Digital?

Criar uma ou mais personas é fundamental para as estratégias de Marketing Digital alcançarem os maiores resultados com o menor desperdício de tempo, dinheiro e produtividade.

Isso porque, a partir das personas, fica fácil saber exatamente onde, como e o que falar para tornar realidade os objetivos e as metas de um projeto.

Como a persona é um retrato individualizado de um cliente ideal dentro da ampla amostra do público-alvo, uma só marca pode ter mais de uma persona (geralmente três no máximo) para direcionar a comunicação da melhor forma possível.

Mas minha dica aqui é, em ações específicas, falar com uma única persona por vez para ter mais assertividade!

Como criar uma persona?

Agora vou te dar um passo a passo para criar personas que, de fato, ilustram o retrato do seu cliente ideal.

Apenas se lembre de que, por mais que as personas sejam perfis imaginados, elas são baseadas em dados verdadeiros.

Significa que de nada adiantaria criar uma persona de 70 anos chamada Paulo, do gênero masculino e fã de futebol, se sua empresa vende batons para mulheres. Não parece óbvio?!

A não ser que você estivesse criando uma campanha para fazer com que os maridos de mulheres com a persona ideal comprassem os batons de presente… Mas isso pode ser assunto para outro conteúdo!

Vamos ao que interessa:

Colete dados

Pense na coleta de dados como uma investigação das características que identificam o perfil de cliente ideal (ou de alguém real, mas perto de ser ideal) que mais interage com os conteúdos da empresa.

Além de observar as pessoas com as maiores taxas de engajamento, ficar de olho em quem já comprou o produto ou serviço antes (seja da própria empresa ou da concorrência) é uma mão na roda.

Os tipos de dados a serem coletados podem envolver redes sociais em que essas pessoas passam mais tempo, qual idade têm, qual a predominância do gênero e outros fatores pertinentes aos seus objetivos.

Guia prático: Como escolher as melhores estratégias de marketing para sua empresa

Não suponha nada sobre sua persona, pesquise!

Sim, eu vou bater novamente nessa tecla: sua persona imaginada precisa ser baseada em dados reais!

Por isso, não presuma que você conhece a persona: pesquise quem ela é, abra enquetes, fique de olho nas interações dela na Internet e construa seu Frankenstein usando pedaços de gente de verdade!

Para alcançar esse propósito (e criar o Frankenstein mais bonito de todos), responda algumas das seguintes perguntas através dos dados que forem coletados:

  • Qual o gênero da persona?
  • Qual idade?
  • Cidade?
  • Ocupação?
  • Nível de instrução?
  • Objetivos de vida?
  • Necessidades, dores e desejos?
  • Interesses?
  • Hobbies?
  • Comportamento de consumo?
  • Motivação de escolha de um produto ou serviço?

Note que algumas perguntas instigam respostas mais óbvias (como gênero) enquanto outras pedem por um pouco mais do seu trabalho de detetive para compreender até a psicologia do cliente ideal.

Dedique um tempo para encontrar respostas como essas, vá fundo e, principalmente, não suponha nada!

Analise os dados coletados

Depois de coletar todas as informações que precisa, é hora de analisar os dados para identificar padrões e comportamentos que se repetem dentro do seu público e demonstram relevância.

Quer dizer que os próprios dados apontarão para as tendências que seu público já exibe, e que você terá de ponderar em relação às soluções que seu negócio tem para oferecer.

  • Será que seu produto ou serviço atende às necessidades dessas possíveis personas?
  • Aproveita as oportunidades que essas personas esperam do mercado?
  • Há rentabilidade ao servir essas personas?

Defina sua persona

Se tudo estiver se encaixando, tudo que você precisa fazer depois de coletar e analisar os dados é dar um nome para a sua persona, definindo, nesse perfil, todas as características relevantes para impactá-la com sucesso!

Observe o exemplo de persona que vou mostrar para você a seguir e tente criar sua própria persona como exercício, combinado?

Dica: 22 maiores tendências de Marketing Digital para 2023

Exemplo de persona no Marketing Digital

Exemplo de persona

Fernanda tem 35 anos e mora em Porto Alegre-RS. Ela é uma mulher solteira, trabalha como gerente de Marketing e tem uma rotina super corrida por conta disso.

Fernanda é analítica e, por essa razão, é muito respeitada pela equipe com a qual trabalha. Falando em trabalho, ela é obcecada em entregar resultados excelentes!

Essa busca por bons resultados também é espelhada na vida pessoal dela:

  • Fernanda valoriza qualidade de vida;
  • Gosta de cumprir prazos;
  • Odeia atrasos;
  • Não gosta de perder tempo em reuniões;
  • E prefere estudar os resultados através dos dados em relatórios, em vez de achismos ou presunções.

O principal objetivo da Fernanda é fazer o setor em que atua ajudar a área comercial a vender mais, otimizando os recursos disponíveis.

Já a maior dificuldade que ela enfrenta é a de encontrar bons profissionais de Marketing Digital para integrar a equipe. Fernanda possui um perfil decisor dentro da empresa e não gosta de errar.

Usando a Orgânica como exemplo, os conteúdos que eu usaria aqui na agência para atrair e converter a Fernanda em cliente poderiam ser:

  • Artigos em blog trazendo dicas e novidades exclusivas sobre estratégias e ferramentas de Marketing Digital;
  • E-books e outros materiais ricos oferecendo técnicas de venda que realmente contribuem para a excelência do trabalho dela;
  • E-mail Marketing com informações mostrando que uma agência de Marketing Digital é capaz de resolver as dores do dia a dia da Fernanda junto à equipe e à empresa dela.

Faz sentido para você? Agora é sua vez!

Multiplique suas vendas entendendo mais sobre o seu cliente!

Ter clareza sobre quem é o cliente ideal facilita o desenvolvimento de estratégias de Marketing Digital que não arranham a superfície — elas se aprofundam na psiquê de pessoas de verdade e as inspiram a agir!

Isso acontece porque ganhamos a oportunidade de "adivinhar" o dia a dia dessas pessoas e ofertar um produto ou serviço que elas realmente precisam, ou que nem sabiam que existia!

Para chegar nesse nível de entendimento sobre seus clientes ideais, dá uma olhada em nosso guia sobre como entender o tipo de cliente que realmente faz a diferença na sua empresa:

Guia completo: Como entender quem realmente é o cliente da sua empresa

Separar o joio do trigo não é escolher um em vez do outro: é saber vender farinha para quem faz pão, e feno para quem alimenta o gado!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.