Entenda aqui a importância de gestão de redes sociais


Entenda aqui a importância de gestão de redes sociais

A gestão de redes sociais é muito importante e tem um papel essencial em estratégias de Marketing. A razão principal disso é que o consumidor contemporâneo tem mais facilidade de acesso à internet e costuma utilizá-la para se conectar e engajar com pessoas e empresas. Muitas companhias entendem a relevância de ter uma presença digital, no entanto, nem sempre sabem o que deve ser feito.

Não basta criar perfis em todas as redes sociais apenas para estar na internet. É preciso saber como se posicionar, atrair o público ideal e comunicar as mensagens da empresa de maneira assertiva. Você quer se conectar às suas personas no meio digital e ainda não sabe como fazê-lo?

Então, acompanhe as dicas neste artigo, em que explicaremos a importância da gestão, as ações necessárias e de que maneira uma agência especializada pode ajudar.

O início da gestão de redes sociais

As mídias sociais são plataformas na internet que as pessoas utilizam para se conectar umas às outras, compartilhar informações, se manterem atualizadas e conversar. As redes mais comuns no Brasil em 2017, de acordo com o site Statista, foram o WhatsApp, Facebook, YouTube, Instagram e Twitter. Naturalmente, é de se esperar que muitas empresas adentrem esses espaços com o objetivo de atrair o público-alvo, se relacionar e vender mais.

Dica: Passo a passo para um bom atendimento nas redes sociais

Para que tenham sucesso, essas marcas precisam, portanto, de uma boa gestão de redes sociais. Antes de investir tempo e recursos financeiros na criação de posts, imagens, vídeos e outros tipos de conteúdo (o que é essencial), é preciso ter uma estratégia clara de como será utilizado cada canal e com qual objetivo.

A gestão das redes sociais, portanto, se inicia com a criação de um planejamento estratégico. É preciso entender como e com que frequência se comunicar com o público, quais assuntos o interessam e como os resultados serão mensurados. Somente então a empresa saberá como se posicionar e atuar de uma maneira que aumente o seu reconhecimento, sua credibilidade e reputação.

O que deve ser feito em uma gestão de redes sociais

Após criar um planejamento, é hora de colocar em prática o plano de ação que, de modo ideal, está previsto em um cronograma. Dependendo do seu nicho, dificilmente você precisará estar em todas as mídias.

As escolhas devem ser, principalmente, influenciadas pelo público-alvo da empresa. Quem são as suas personas? Sobre o que se interessam? Que tipo de conteúdo gostam de consumir?

Utilizemos aqui o exemplo de uma agência de turismo. É bem provável que o público-alvo dessa empresa seja composto por jovens que acompanham influenciadores digitais em redes sociais com conteúdos mais audiovisuais, como YouTube e Instagram. Assim, será preciso investir na criação de imagens e vídeos de boa qualidade para atrair essas pessoas se o objetivo for engajar e gerar vendas.

Se a prioridade dessa agência, por outro lado, for encontrar parceiros comerciais, é possível que o LinkedIn seja uma melhor opção. A criação e publicação de conteúdos específicos, portanto, são atividades na gestão de redes sociais que variam conforme os objetivos da empresa.

É importante dizer que essas mídias são excelentes plataformas para atrair e engajar com o público-alvo, por meio de conteúdo relevante, que proponha valor, ainda que seja apenas o entretenimento. É possível, sim, gerar vendas por meio das redes sociais. No entanto, o foco deve ser, principalmente, o relacionamento.

Estudar o mercado, planejar, criar conteúdo, escrever textos, interagir, responder a seguidores, publicar e mensurar resultados são, então, atividades comuns, que devem ser consistentes e frequentes, para que a presença da empresa mantenha sua relevância nas mídias sociais.

Guia completo de como planejar ações de sucesso utilizando o Marketing Digital. Clique no banner abaixo:


Como fazer um plano de marketing digital em sua empresa

A importância de contratar uma empresa

É claro que essas atividades exigem bastante tempo, expertise e dedicação de uma empresa, o que pode atrapalhar a rotina e fazer um uso não otimizado de recursos. A terceirização desses serviços, portanto, é uma alternativa que deve ser considerada. Uma agência que entenda do negócio e saiba como atingir seus objetivos pode oferecer uma contribuição valiosa.

E então, entendeu o que é e como é feita a gestão de redes sociais? Aproveite para reavaliar suas estratégias, começando pelo seu planejamento e avaliando os resultados.

Aproveite e assine a nossa newsletter para ler mais conteúdos sobre Marketing Digital!




Por
13/03/2019

Profissional com mais de 12 anos de experiência, responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!