Por que investir em Marketing de Conteúdo para vencer a crise?


Rodolfo Benetti

Por   

 14/06/2016 

Com mais de 13 anos de experiência, é responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

✓ Conteúdo criado por humano

Há dois erros comuns entre empresários e empreendedores iniciantes em relação a uma estratégia de marketing: o primeiro é encarar o marketing como um mero custo para a empresa ou marca – e não um investimento; o segundo é acreditar que é possível fazer o próprio marketing sem assessoria ou, ao menos, um profundo aprendizado sobre a área.

Por esses dois motivos, é muito comum que empresas, ante a crise, cortem justamente o orçamento do marketing. Isso é um equívoco muito sério. Afinal, é justamente o marketing que possibilita que uma marca fique visível, gere leads e transforme a crise em oportunidade.

Dica: Como a inovação permitiu continuarmos crescendo muito durante a crise!

Uma forma de não cair nesse erro, e ainda, conseguir compor o fluxo de caixa da empresa é trabalhar a campanha digitalmente. Para isso, investir em Marketing de Conteúdo pode ser uma excelente estratégia para vencer a crise. Deseja saber por quê? Continue acompanhando e descubra!

Menor custo

Uma das principais vantagens de se investir em Marketing de Conteúdo na crise é o seu baixo custo em relação à alta possibilidade de conversão e retorno. Primeiro, o anúncio nos meios de Outbound Marketing – mídias convencionais como revistas, jornais, rádios e canais de televisão – custam, por si só, caro. A construção da propaganda publicitária também possui um custo agregado alto, com a contratação de atores, designers, etc.

Não que seja a questão de dispensar ou desconsiderar essas mídias. Entretanto, o Marketing de Conteúdo, por exigir um investimento mínimo de construção de site/blog, já tem um custo menor.

Direcionamento de público

Uma outra vantagem de investir em Marketing de Conteúdo é a possibilidade de melhor segmentação e direcionamento de público. Isso acontece porque o conteúdo é pensado e produzido já direcionado para atrair a atenção do potencial consumidor. As campanhas Outbound Marketing acabam não tendo o mesmo direcionamento, sendo propagado ao maior número possível e torcendo para acertar o alvo.

Melhor nutrição de leads

Uma das características do Marketing de Conteúdo é que é preciso gerar conteúdo interessante e atrativo. Com isso, o potencial consumidor é atraído e colocado como um lead (pessoa que está sendo convencida para a conversão de vendas). O Marketing de Conteúdo é uma forma eficiente de nutrir leads, mantendo seu interesse na marca.

Mensurabilidade

Uma outra vantagem de investir em Marketing de Conteúdo é a capacidade de mensurabilidade do sucesso da campanha. Isso pode ser medido pelos acessos ou, mais especificamente, pelo ROI, medida que mostra se o capital investido na campanha está gerando lucro ou prejuízo. Afinal, não basta ter muitos acessos ou seguidores nas redes sociais, se isso não se converte em vendas. Com uma estratégia de Marketing de Conteúdo, isso é mensurável.

Dica: Indicadores e métricas de Marketing Digital: saiba como usar

Integração com outras estratégias

O Marketing de Conteúdo é uma parte de uma estratégia de Inbound Marketing, e se integra com estratégias de marketing de resultados, email marketing, automação de marketing e outras formas de Marketing Digital. É o conteúdo que dá substância para essas outras estratégias e, por isso, é tão importante.

Viu por que investir em Marketing de Conteúdo em tempos de crise é de fundamental importância? Quer contar com o apoio de uma agência de Marketing de Conteúdo para colocá-lo em prática? Basta entrar em contato com a gente!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.