Os 5 principais erros nas ações de marketing + Dica para evitá-los



Por   

 25/07/2018 

Profissional com mais de 12 anos de experiência, responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

Os 5 principais erros nas ações de marketing + Dica para evitá-los

As ações de marketing são fundamentais para qualquer empresa, independentemente do tamanho ou da área de atuação. As estratégias visam aumentar o conhecimento da marca, atrair novos consumidores e construir bons relacionamentos, além de agregar valor à empresa.

Porém, muitos erros podem colocar os benefícios em risco. Alguns empreendedores acabam deixando de conquistar os objetivos por erros simples.

Por isso, confira uma lista dos principais erros cometidos e o que fazer para evitá-los!

1. Deixar o website desatualizado

Se você atua na internet, anunciando seus produtos ou serviços, o website deve ser encarado como o coração do negócio. As ações de marketing devem levar potenciais clientes para o ambiente virtual.

No entanto, se o site estiver desatualizado, o público pode não encontrar as informações necessárias e, com isso, não caminhar no funil de vendas.

Dica: Aprenda a transformar seu site em um gerador de leads

Certifique-se de que o seu ambiente virtual está atualizado, inclusive com controle de estoque, informações precisas e completas. Verifique também se não há erros que atrapalhem a navegação.

2. Não aplicar as técnicas de SEO

As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) visam colocar as páginas da empresa em destaque na busca orgânica do Google e demais buscadores. Elas são importantes porque quanto mais escaladas estiverem as páginas, mais cliques elas recebem e, portanto, mais visitantes.

Porém, se você não aplica essas técnicas, deixa de aproveitar as oportunidades. Para se ter uma ideia, segundo dados do Advanced Web Ranking, o primeiro lugar da busca orgânica recebe cerca de 28% dos cliques, enquanto a segunda posição concentra 18% e a terceira 11%. Ou seja, se você não aplicar as técnicas de SEO, seu site não aparecerá nas melhores posições e, consequentemente, não receberá um bom público.

3. Não atualizar as redes sociais do negócio

As redes sociais são muito importantes para aumentar o conhecimento das marcas, apresentar os produtos e serviços, além de servir como um canal de comunicação e relacionamento entre a marca e o cliente.

Dica: Redes sociais para empresas: em qual devo investir?

Entretanto, se você não atualiza as redes, postando novos conteúdos, interagindo com o público e estando presente, você não conquistará bons resultados com a plataforma.

4. Despreocupar-se com a mensuração dos resultados

Não importa a estratégia: se você não a mensura, não tem dados suficientes para embasar as decisões! Com isso, as estratégias podem não gerar os resultados esperados, pois serão embasadas em achismos e crenças.

Para não cometer essa falha nas ações de marketing, identifique os principais indicadores de desempenho das estratégias, crie um planejamento de mensuração e mantenha os índices sempre monitorados.

Esse trabalho, além de aumentar a eficiência dos investimentos, possibilita identificar tendências de marketing com maior rapidez.

5. Desatentar-se com a produção de conteúdos

Por fim, o último erro nas ações de marketing da nossa lista é a desatenção com a produção de conteúdos. Acontece que o público se tornou bastante exigente e precisa de conhecimento para embasar suas compras.

A geração de conteúdo aumenta o conhecimento do cliente sobre o produto ou serviço que ele visa adquirir. No entanto, os conteúdos servem como estratégia de vendas também. Com eles, você mantém uma boa nutrição dos leads, mostra que a marca tem todo o conhecimento e capacidade para atender as demandas e coloca a empresa como uma referência.

Dica: Marketing de conteúdo: aprenda como mostrar as suas ideias para o mundo

Portanto, vimos os cinco principais erros nas ações de marketing das empresas. É preciso ter muita atenção com esses pontos para que as estratégias não falhem e você acabe desperdiçando ótimas oportunidades.

Dica para evitá-los

As agências de marketing são especialistas na criação das estratégias. Sem elas, você pode acabar caindo na má estratégia de tentativas e erros para descobrir o que mais se encaixa na sua empresa, ou seja, perdendo tempo com algo que profissionais especializados poderiam fazer por você. Afinal, eles conseguem identificar as oportunidades e trabalhar melhor os recursos!

Quer saber como a agência especializada pode lhe ajudar a evitar essas falhas nas ações de marketing? Então clique no banner e ganhe uma reunião gratuita!

Banner-Consultoria de marketing digital



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!