Marketing Digital é pirâmide? Descubra a verdade agora!


Guilherme de Bortoli

Por   

 20/02/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Esta é, com certeza, uma pergunta que já ouvi muito por aí: o Marketing Digital é pirâmide? De forma clara e objetiva, eu respondo: Não! Também não é a mesma coisa que Marketing de Afiliados nem Marketing Multinível.

Apesar de muitas pessoas terem dúvida, Marketing Digital é uma coleção de métodos, técnicas e ferramentas para atrair e vender para um público potencialmente interessado pelos produtos ou serviços da sua empresa.

Ainda não está convencido? Então calma que, até o final, você saberá:

  • A diferença entre Marketing Digital, Marketing de Afiliados e Marketing Multinível;
  • Por que tanta gente acha que Marketing Digital é pirâmide;
  • E como identificar um esquema (antes que seja tarde demais!).

Mas, antes de tudo, para explicar por que o Marketing Digital não é pirâmide, você precisa entender o que é (e como funciona) uma pirâmide financeira.

Como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

O que é pirâmide financeira? Como funciona?

Pirâmides são fáceis de identificar porque elas não têm foco na venda de um produto ou serviço, mas sim na voracidade com que iludem os participantes para que eles tragam mais pessoas para dentro do esquema — geralmente com promessa de lucros rápidos, exagerados ou facilmente escaláveis.

Quem está no topo da pirâmide lucra significativamente porque, quando as pessoas na base da pirâmide são convencidas a trazerem mais participantes, esses participantes precisam pagar uma taxa para entrar.

Essa taxa, por sua vez, é distribuída entre a pessoa que indicou cada novo integrante e a pessoa no topo da pirâmide (o "faraó").

Ou seja: toda taxa efetivada — chamada de "investimento" na linguagem persuasiva de um esquema financeiro feito esse — é sempre distribuída nas camadas superiores até chegar ao chefe da operação.

Também conhecido como Esquema Ponzi (referente ao criminoso ítalo-americano Charles Ponzi, famoso por fraudes desse tipo na década de 1920), o esquema de pirâmide é um modelo de negócio extremamente perigoso e de ganhos nada sustentáveis, que sempre irá por água abaixo depois que ultrapassar um certo limite de participantes.

Digamos que, ao pagar para entrar no esquema de pirâmide, você precise recrutar 10 pessoas para ter algum lucro. Cada uma das 10 pessoas que você recrutou precisará recrutar mais 10 pessoas (o que já totalizaria mais de 100 vítimas pagantes nessas duas camadas da pirâmide).

O esquema se multiplica exponencialmente até atingir um teto de lucro causado pela quantidade limitada de gente disponível para cair nessa armadilha, e os únicos que saem com os bolsos cheios de dinheiro após o colapso do sistema são os líderes — prontos para começarem um novo esquema, com novas promessas e novas vítimas!

Isso não se parece em nada com o Marketing Digital, e é dele que vou falar agora.

O que é Marketing Digital?

O Marketing Digital é uma estratégia que reúne ações publicitárias, realizadas no ambiente online, com a finalidade de aproximar empresas do cliente ideal.


O que é Marketing Digital e quais as principais estratégias?

A publicação de conteúdo de valor, que atrai visitantes para um site ou blog — e que transforma eles em clientes — é um exemplo clássico de Marketing Digital.

Dica: Marketing de Conteúdo: 7 exemplos para você se inspirar!

Marketing Digital x Pirâmide

Só pelo exemplo acima, já dá para saber se Marketing Digital é pirâmide ou não:

Enquanto, na pirâmide, a estratégia de lucro não passa de uma fraude com intenção criminosa de juntar o maior número de participantes, o Marketing Digital é uma disciplina legal, que conecta consumidores às empresas de forma planejada e honesta (gerando lucros reais!).

Mas isso também não significa que o Marketing Digital não possa ser usado por uma pessoa com más intenções, prometendo resultados surreais em pouco tempo, e incapaz de entregar tais resultados.

Por motivos como esse, escolher uma agência de Marketing Digital para trabalhar com você é um passo fundamental na hora de criar uma estratégia que gere lucro!


Por que contratar uma agência de Marketing Digital?

Aproveitando, vamos a outras dúvidas bastante comuns:

O que é Marketing de Afiliados? É pirâmide?

Parecido com o Marketing Digital, o Marketing de Afiliados reúne as melhores práticas para que afiliados (também chamados de embaixadores ou parceiros) promovam e vendam os produtos ou serviços de terceiros.

Essas vendas acontecem por meio de plataformas seguras e famosas no mercado, como a Amazon, Hotmart e Eduzz.

Quando uma empresa, por exemplo, oferece um programa de afiliados, qualquer pessoa se inscreve e passa por uma avaliação para se filiar ao programa. Essa pessoa ganha uma comissão para cada venda que realizar pela empresa — como se fosse um corretor de imóveis vendendo a casa de outro proprietário.

Ou seja: a prática do Marketing de Afiliados em si não é um esquema de pirâmide!

Inclusive, o Marketing de Afiliados é uma ótima maneira de fazer dinheiro de forma honesta, sem investimentos iniciais e sem a necessidade de ser indicado por outras pessoas — já que cada interessado pode pedir para ser avaliado individualmente pelo programa de afiliação da marca.

Ainda assim, é possível que o modelo de pirâmide aconteça, por exemplo, nas mãos de um infoprodutor maldoso. Ele cria um produto digital que promete ensinar mais sobre Marketing, mas tudo que faz é ensinar o comprador a se tornar um afiliado e vender esse mesmo produto para mais pessoas.

Até por isso que eu digo:

Guilherme de Bortoli, CEO da Orgânica“Fique alerta quando houver promessas de sucesso fácil e garantido: no Marketing Digital, o sucesso vem do estudo, planejamento, ação, análise e otimização — nada acontece em um passe de mágica!”

Guilherme de Bortoli
CEO – Orgânica Digital

Dica: Como ganhar dinheiro com Marketing Digital: conheça a área!

E o que é Marketing Multinível? É pirâmide?

Como eu falei antes, um esquema de pirâmide foca em trazer mais vítimas para o “clubinho da fraude” — ela não foca no produto nem no serviço em si.

Já o Marketing Multinível é um modelo de vendas em que o revendedor de uma empresa ganha participação no lucro das próprias vendas e também ganha comissão pelas vendas de cada revendedor que ele treina em nome dessa empresa.

É nesse ponto que o Marketing Multinível é confundido com a pirâmide porque, ao recrutar novos vendedores, há um aumento nos ganhos de quem recrutou essas pessoas.

Para saber se o Marketing Multinível é verdadeiro ou apenas um esquema de pirâmide financeira, pesquise a empresa que os revendedores trabalham (como a Avon, Natura, Mary Kay, Tupperware, etc.) e se os produtos ou serviços vendidos:

  • São reais;
  • Possuem demanda (pessoas interessadas em comprar);
  • Geram boa parte dos lucros da venda em si, não somente da entrada de novos revendedores na rede.

Prestando atenção nesses pontos, ficará mais fácil separar o joio do trigo!

Guia prático: Como escolher as melhores estratégias de marketing para sua empresa

Afinal, Marketing Digital funciona mesmo?

O Marketing Digital funciona porque é um jeito eficiente de divulgar um serviço ou produto para que ele alcance o público certo — e faça suas vendas crescerem através da Internet!

Inclusive, insisto em dizer que investir em agências de Marketing Digital renomadas é o que traz a segurança de que haverá 100% de chance de alcançar resultados positivos, baseados em estratégias adaptáveis — e não em promessas surreais.

Um ótimo indicador da segurança de uma agência é o tempo em que ela está construindo histórias de sucesso para clientes no mercado. A Orgânica, por exemplo, tem 15 anos de estrada e já ajudou gigantes como Todeschini e Casa Valduga a vender 1783% mais.

Como um império de conteúdo aumentou 1783% as vendas

Para saber se você precisa de uma agência para multiplicar seus resultados, solicite o diagnóstico de Marketing Digital e consultoria gratuita da Orgânica.

Espero te ver no topo das vendas — e longe do topo de uma pirâmide!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.