Guilherme de Bortoli

Por   

 26/12/2022 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Você já parou para pensar como estar presente no ambiente virtual é uma realidade no dia a dia das pessoas e também das empresas?!

Com a produção de conteúdo cada vez maior nas redes sociais, precisamos pensar em estratégias que gerem visibilidade, utilizando da melhor forma as ferramentas disponíveis, como as hashtags!

O uso de hashtag no Marketing Digital é de extrema importância e pode ajudar bastante a impulsionar os conteúdos publicados nas redes sociais. Mas, para que isso de fato aconteça, precisamos entender como elas funcionam e como escolhê-las corretamente.

Então aqui vou te mostrar como usar hashtag no Marketing Digital, quais os motivos para usar, quais as melhores hashtags e responder às principais dúvidas sobre o tema. Continue a leitura e confira!

Como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

O que é hashtag e para que serve?

Se você tem um perfil em alguma rede social, você com certeza já se deparou com as famosas hashtags, certo? Mas o que são elas? De acordo com o dicionário Priberam, uma hashtag é:

“Uma palavra, ou sequência de palavras unidas, antecedida do sinal cerquilha (#) e usada geralmente para identificar assuntos nas redes sociais.” 

Basicamente, é uma forma de organizar publicações com temas similares. Ela funciona como um hiperlink, agrupando conteúdos sobre o mesmo tema, sendo capaz de direcionar as pessoas para outras publicações que falam do mesmo assunto. 

Agora sim! #entendido

Podemos usar hashtags mais gerais, que estão relacionadas ao assunto do conteúdo, e também criar hashtags exclusivas para a marca.

Por que usar hashtag no Marketing Digital?

O uso das hashtags é importante porque elas funcionam como uma palavra-chave, facilitando que potenciais consumidores da sua marca encontrem o conteúdo publicado, mesmo que não sigam seus perfis nas redes sociais.

Elas também ajudam a aumentar o alcance das postagens, direcionando-as para um público mais qualificado, uma vez que são pessoas que já demonstraram interesse pelo assunto abordado.

Um exemplo: ao clicarmos na hashtag Marketing Digital (#marketingdigital), seremos direcionados a uma página com todas as postagens relacionadas ao tema e que incluem essa hashtag, desde as mais populares às mais recentes.

Dica: As 10 melhores ferramentas de palavras-chave + 1 presente

Como usar hashtag no Marketing Digital?

Como eu disse, precisamos usar as hashtags de forma estratégica e planejada. Não adianta inserir uma hashtag sem objetivo, simplesmente para mostrar que está usando ou para seguir alguma moda da Internet.

Uma boa prática é criar uma hashtag própria para a marca ou evento, já que isso facilita a organização de conteúdos da empresa em uma mesma página — fora do perfil oficial — e também facilita o acompanhamento de métricas.

Outra dica é incentivar que os próprios clientes e pessoas que acompanham o perfil da empresa usem a hashtag em suas publicações que falam sobre a marca, de forma a monitorar o engajamento gerado.

Melhores hashtags sobre Marketing Digital

Não existe uma lista de hashtags sobre Marketing Digital ideais, já que a melhor hashtag vai depender muito do conteúdo e dos objetivos do negócio, assim como do perfil dos clientes atuais e possíveis clientes.

Uma sugestão é ter atenção às tendências do momento, desde que façam sentido para a publicação. Usar hashtags relacionadas ao segmento de atuação sempre são uma boa aposta. Por exemplo, você pode usar #marketingdeconteudo ou #SEO.

Na hora de escolher, pense em quais hashtags são mais atrativas para o seu público. E, claro, tenha disposição para fazer testes, avaliando quais as hashtags estão trazendo melhores resultados e quais não estão tendo um bom retorno!

Agora, vou responder às principais dúvidas que as pessoas costumam ter na hora de usar hashtag:

Principais dúvidas na hora de usar hashtag

Existem hashtags proibidas?

Existem, sim, hashtags que não são recomendadas, principalmente no Instagram. Algumas palavras podem violar os padrões da comunidade, mesmo que em outro idioma.

São as famosas hashtags “banidas”, que contêm desde discursos de ódio a conteúdos explícitos. O próprio algoritmo das redes sociais reconhece esse tipo de hashtag e identifica que o perfil é suspeito.

Caso isso aconteça, o uso das hashtags tem um efeito reverso e o engajamento da página vai diminuir drasticamente, porque o seu conteúdo não será entregue para os usuários. Em alguns casos, a empresa acredita que o problema está nas publicações quando, na verdade, está nas hashtags escolhidas.

As hashtags mal formatadas também podem ser prejudiciais, como uma hashtag muito longa ou uma frase dividida em várias hashtags. Assim, evite #usarmuitaspalavrasemumamesmafrase e #uma #hashtag #para #cada #palavra.

Ferramentas de Marketing Digital indispensáveis para sua estratégia

Qual a quantidade ideal de hashtag por publicação?

A quantidade ideal de hashtags por publicação vai variar conforme as regras de cada rede social. No Twitter, por exemplo, usamos menos caracteres nas postagens, então o número de hashtags deve ser proporcional.

Atualmente, o máximo permitido pelo Instagram é 30 hashtags. Mas isso não quer dizer que você deve usar tudo isso, já que dificilmente teremos o retorno esperado usando tantas hashtags diferentes.

Além disso, muitos usuários ficam confusos ao ver um post poluído com um excesso de hashtags e provavelmente não irão parar para olhá-las. Uma boa prática é manter um uso consciente, utilizando até 10 hashtags por publicação e somente se forem necessárias.

Dica: Como atrair clientes com conteúdo digital? Descubra agora!

Hashtag em alta

Antes de usar uma hashtag em alta, precisamos avaliar bem se isso faz sentido para a marca. É comum vermos algumas hashtags bombando nas redes sociais por um período específico, mas isso não necessariamente significa que usá-las vai trazer benefícios.

Algumas hashtags são populares há tanto tempo que não surtem tanto efeito como antes, como o próprio #tbt. Por isso, tenha cuidado ao selecionar as hashtags que serão usadas no seu post.

Muitos usuários já seguem determinadas hashtags para acompanhar publicações de algum assunto, então fazer uma pesquisa prévia vai ajudar na escolha.

Continue aprendendo sobre Marketing Digital com a Orgânica!

Tenha em mente que as hashtags surgem e desaparecem, assim como muitas outras tendências no Marketing Digital, então temos que estar sempre atualizados e atentos para garantir uma estratégia eficiente

Agora você já sabe como usar a hashtag no Marketing Digital e quais as principais dúvidas relacionadas a isso. Aproveite para conferir a biblioteca de materiais gratuitos sobre Marketing Digital da Orgânica e aprofundar ainda mais seus conhecimentos!

Nosso guia prático sobre como usar as redes sociais para construir a imagem da sua empresa é o que indico para você:

Guia prático: Como usar as redes sociais para construir a imagem da sua empresa

Mas, se o que você estiver precisando é da ajuda de uma agência de Marketing Digital especializada, entre em contato com a gente agora mesmo!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.