Marketing Digital: biografias para Instagram prontas!


Guilherme de Bortoli

Por   

 17/03/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Uma analogia popular no setor da tecnologia é a de que, se você não é capaz de descrever seu negócio para um investidor nos segundos que um elevador leva para subir ao andar dele, significa que sua ideia é vaga.

Pense na biografia do Instagram (ou na descrição da sua empresa em qualquer plataforma, dentro ou fora da Internet) como a sua “proposta de elevador”: sua chance de convencer uma pessoa a se interessar por você!

Quer saber como criar a biografia perfeita para usar no Instagram? Então me acompanhe!

Como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa 

O que é "bio" no Instagram e onde fica?

A bio do Instagram (diminutivo de "biografia") é um espaço que fica logo abaixo da foto e do nome do perfil e revela um pouco sobre sua pessoa ou empresa na menor quantidade de palavras possível.

Além de funcionar como uma “proposta de elevador”, a biografia também serve como um cartão de visitas, deixando claro para um primeiro contato não só o seu objetivo, como também a sua área de atuação e o seu tipo de mercado.

Por essas razões que a biografia para Instagram precisa ser atrativa, objetiva e acionável — a pessoa deve saber claramente como entrar em contato com você ou realizar qualquer outra ação!

O que pôr na biografia do Instagram?

Cada pessoa ou empresa coloca na biografia do Instagram as informações que achar mais pertinente, mas como o espaço é pequeno, o tiro precisa ser certeiro!

Nos próximos parágrafos, vou dividir com você um passo a passo de boas práticas para você construir uma biografia autêntica, clara, e com maiores chances de transformar curiosos em seguidores — e prováveis clientes!

1ª linha: Mostre quem você é

Como falei, o espaço é curto! Por isso, logo na primeira linha, deixe óbvio o que você ou sua empresa faz.

Mas não seja entediante! Leve em consideração o tipo de pessoa que você quer envolver e encontre formas criativas de mostrar como suas habilidades podem servir a ela. Por exemplo:

  • Você pode explanar seu objetivo ou seu nicho de atuação com uma mensagem que desperte desejo. No caso do Marketing, daria para descrever seu negócio (e mostrar o que você pode fazer pelo seguidor) em uma frase como: "Potencializamos suas vendas através do Marketing Digital";

Biografia do Instagram da Orgânica Digital

  • Na primeira linha, também vale demonstrar sua Big Idea, cultura ou crença para criar uma conexão com o tipo de público que tem interesses em comum com seu negócio. Algo como: "Marketing + Vendas + Retenção = Crescimento" funcionaria bem nesse caso!

Biografia do Instagram de Guilherme de Bortoli

2ª linha: Demonstre autoridade

Logo após mostrar quem você é ou no que você acredita, exponha seu título, se gabe de alguma conquista ou indique seu nível de experiência para demonstrar sua autoridade no ramo.

Você pode falar da quantidade de clientes que já ajudou, quantos alunos aprenderam com você, há quantos anos atua na área, sua formação, premiações, dinheiro já faturado, e por aí vai! Por exemplo:

  • "2x melhores agências de Inbound Marketing do Brasil";
  • "+15 anos de experiência";
  • "Desde 1997 no Digital".

3ª linha: Construa uma chamada para ação (CTA)

Você falou o que faz, mostrou que tem cacife para fazer tal coisa e, agora que você prendeu a atenção do seu potencial seguidor, chegou a hora de direcioná-lo a tomar uma ação!

CTA é a sigla de "call to action" ou "chamada para ação", traduzida do inglês. Então, na terceira linha da sua biografia, chame a pessoa para agir:

  • Peça para clicar em um link (já vamos falar disso);
  • Avise que está oferecendo um material gratuito;
  • Chame para se inscrever na sua lista de e-mail;
  • Convide para solicitar um orçamento;
  • Ou peça qualquer coisa que atenda os objetivos do Marketing Digital do seu negócio!

Dica: O que são CTAs e como escolher o ideal para meu site?

4ª linha: Adicione um link

Quando falei de chamar seu potencial seguidor para acessar o link da sua biografia do Instagram, quis dizer que a rede social permite que você destaque um link no seu perfil.

Só que deixar o link ali, sem chamar a pessoa para agir diante dele, não desperta interesse nem urgência.

E, como as redes sociais se esforçam para fazer com que os usuários não saiam da plataforma, se você não pedir, há grandes chances de eles se dispersarem — e dificilmente irão acessar o seu link por livre e espontânea vontade!

Sendo assim, não desperdice essa chance!

  • Uma boa opção é usar um link encurtado para um canal no Telegram, WhatsApp ou YouTube: locais onde você pode estreitar o relacionamento com os seguidores e vender diretamente para eles;
  • Mas você também pode usar qualquer link que seja importante na realização dos objetivos do seu negócio, como um direcionamento para material gratuito, infoproduto, solicitação de orçamento ou loja virtual!

Planilha Calendário de Conteúdo

Não deixe de usar emojis (símbolos) na sua bio do Instagram

Além de ótimos para quebrar blocos monótonos de texto e chamar a atenção, emojis são símbolos que, muitas vezes, falam mais do que mil palavras — eles dão o tom e a identidade para a sua biografia de Instagram!

Emojis podem ser usados, por exemplo, antes das linhas de texto (para indicar, visualmente, sobre o que você está falando) ou podem ser usadas depois de algumas frases (para as destacarem).

Só tenha cuidado: não use emojis demais! Além de parecer pouco profissional, o excesso de símbolos não funcionará sem uma contextualização objetiva, confundindo seu potencial seguidor!

Lembre que seu objetivo com a biografia do Instagram é fazer uma apresentação rápida (com uma proposta interessante) para quem está chegando no seu perfil pela primeira vez ou direcionar quem já acompanha você. Por isso, não fale mais do que o necessário!

Ideias de frases para biografia do Instagram prontas (Marketing Digital)

Separei exemplos de biografias do Instagram prontas (dentro da área do Marketing Digital) e comentei alguns pontos para você observar, na prática, as explicações que dividi até aqui.

Dizem que quem se define, se limita. Nos exemplos abaixo, você verá que o contrário é verdade!

Resultados Digitais

O perfil da Resultados Digitais usa a biografia do Instagram para se apresentar como algo maior que uma empresa: uma comunidade de marketing e vendas disposta a ensinar aos curiosos tudo sobre vender!

Biografia do Instagram da Resultados Digitais

Hotmart

A Hotmart usa o link como ferramenta para divulgar vários outros links (como o site oficial, a área de cadastro para afiliados e produtores, um podcast e outros serviços), além de promover ações pontuais, como a campanha de Black Friday.

Biografia do Instagram da Hotmart

Mlabs

Mlabs quer se destacar como o melhor perfil oferecendo dicas para redes sociais, justamente para convencer seguidores a experimentarem (de forma inicialmente gratuita) a ferramenta de gestão deles, eleita uma das melhores do mundo!

Biografia do Instagram da mLabs

Paulo Cuenca

A biografia do Paulo Cuenca quer certificar a autoridade dele como produtor de conteúdo para Marketing Digital, e referência quando o assunto é educação em vendas, direcionando seguidores a adquirirem o infoproduto dele!

Biografia do Instagram de Paulo Cuenca

Valeska Bruzzi

A Valeska segue a lógica dos outros perfis que mostrei acima e, assim como o Paulo Cuenca, também investe na demonstração de autoridade (apresentando o número de alunos) para vender um curso digital.

Biografia do Instagram da Valeska Bruzzi

Pedro Sobral

O Pedro Sobral também tem a venda de um curso como link, mas o que o torna único é o posicionamento como profissional (e professor) de anúncios pela Internet, exibindo a quantidade de aulas ao vivo já realizadas.

Biografia do Instagram de Pedro Sobral

Outros exemplos de biografias para Instagram prontas (Marketing Digital)

Consegue identificar nos exemplos a seguir o que torna essas biografias de Instagram tão autênticas?

Dessa vez, não vou comentar! É você quem vai interpretar o que está lendo para aprender o que pode funcionar (e o que não tem nada a ver) com o seu negócio. Se liga!

Print - Instagram de Henri Armelin

Print - Instagram de Ana Jords

Print - Instagram de Staage

Print - Instagram de Duda Vieira

Print - Instagram de Hyeser

Print - Instagram de Torriani

Print - Instagram Klickpages

Print - Instagram de Gabriela Pazoz

Print - Instagram de Leandro Ladeira

Print - Instagram de Gabi Salles

Print - Instagram Leadlovers

Print - Instagram de Giovanna Riva

Print - Instagram de Oney Araújo

Print - Instagram de Liz Valz

Print - Instagram Plugcitarios

Print - Instagram de Luana Carolina

Print - Instagram Semrush

Print - Instagram de Mycaela Borges

Print - Instagram de Rafael Kiso

Print - Instagram de Priscila Sobral

Print - Instagram de Rafael Terra

Print - Instagram Hubspot

Print - Instagram de Victor Damásio

Print - Instagram de Willian Binder

Imagino que agora você esteja explodindo de inspiração! Essa é a hora de colocar a mão na massa e praticar tudo que você aprendeu:

Como editar sua biografia no Instagram?

Se você não tem ideia de como editar sua biografia no Instagram, é só seguir estes passos:

  1. Entre no seu perfil;
  2. Toque no botão "Editar Perfil";
  3. Na tela que aparece, você poderá alterar não só sua bio, mas também seu nome de exibição, seu nome de usuário e adicionar um link!

Como colocar link na bio do Instagram?

Se você conseguiu tocar no botão "Editar Perfil" e acessar a página de edição do seu perfil no Instagram, não terá mistério para saber como colocar um link na bio:

  • Copie e cole o link que você quer destacar no campo indicado;
  • Você pode digitar seu link manualmente, mas, para evitar erros, recomendo que você abra a página que quer promover usando seu navegador, copie o endereço, e então o cole no Instagram.

O Instagram e outras redes sociais podem ser ótimos aliados na sua estratégia de Marketing Digital!

Todas as redes sociais são ótimas para nutrir um relacionamento recíproco com seus consumidores exatamente onde eles passam mais tempo.

Por isso, tanto o Instagram quanto outras redes sociais são ideais para qualquer interação que humanize sua marca!

mais de 15 anos, eu e o time da Orgânica estamos educando quem nos acompanha, fazendo amizades com nossos clientes, e popularizando o tipo de Marketing Digital que dá certo!

Confira o guia prático da nossa agência de Marketing Digital para aprender como fazer tudo isso através das redes sociais — e ainda aumentar suas vendas pela Internet!

Guia prático: Como usar as redes sociais para construir a imagem da sua empresa

Dica: A Orgânica é uma premiada Agência de Inbound Marketing. Saiba mais!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.