Como usar memes no Marketing Digital? Descubra!


Guilherme de Bortoli

Por   

 20/03/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Sabe o que um sotaque, um ditado popular e alguém assobiando uma música-chiclete têm em comum? Todos são uma forma de meme!

Juro que não estou inventando: o conceito de meme surgiu no livro de um cientista lá da universidade de Oxford. Acredita? 

Não?! Então se prepare, porque é exatamente disso que vou falar agora e te ensinar como usar essas piadas ao seu favor!

Ferramentas de Marketing Digital indispensáveis para sua estratégia

Afinal, o que é meme?

Lembra da entrevista do sanduíche-íche há 16 anos?

Quando a nutricionista Ruth Lemos foi entrevistada na TV, ela teve de usar um ponto eletrônico (um fone para ouvir tudo que é dito na transmissão) e isso fez com que ela embaralhasse as palavras, dando à luz um dos memes mais populares do país!


Meme Sanduíche-íche

Esse, um dos primeiros memes brasileiros, levou a nutricionista à fama muito antes da palavra "viral" ser inventada. Ruth deu entrevista no Jô, virou esquete do Porchat, e fez uma coisa improvável: uniu diferentes gerações ao redor de uma piada!

Por sinal, as palavras "meme" e "viral" significam coisas diferentes.

"Meme" é o termo criado em 1976 pelo etólogo Richard Dawkins, da universidade de Oxford, para designar um componente da memória análogo ao papel do gene na genética: uma informação que se multiplica de cérebro em cérebro.

Já "viral" é quando uma coisa ganha popularidade extrema e se espalha rapidamente ao ser compartilhada (principalmente pela Internet), se tornando o foco das logísticas sociais e culturais da época em que se mantém relevante.

O poder dos memes é justamente esse: unir diferentes tribos ao redor de uma temática — que pode ser engraçada, triste ou excitante — que exclui as diferenças culturais e sincroniza os cérebros humanos.

Até parece forçação de barra, né? Mas a teoria faz sentido já que, segundo Dawkins, está no DNA humano a busca por conexões neurológicas que perpetuem a comunicação para a sobrevivência (e a multiplicação) da espécie.

Assim como o cérebro reproduz um sotaque para fazer com que você se encaixe ao ambiente — ou usa um ditado para facilitar a explicação de uma ideia complexa, ou faz parecer difícil não assobiar junto de uma música pop —, seu DNA está programado para identificar (e perpetuar) atalhos comunicativos.

No vídeo abaixo, você consegue ver o próprio Richard Dawkins explicando sobre como os memes funcionam. Basta ativar a legenda e a tradução automática dela!


Richard Dawkins | Memes | Oxford Union

Sabendo do poder dos memes para integrar a comunicação humana acima das barreiras linguísticas ou culturais, a gente pode fazer perguntas mais interessantes, como essa que vou responder a seguir:

Por que memes fazem tanto sucesso no Marketing Digital?

Quando o meme da Ruth Lemos viralizou, as redes sociais ainda estavam nos seus primeiros dias de popularidade.

Hoje, por outro lado, as redes sociais são os principais veículos por onde os memes se espalham — e, por essa razão, a descontração é um fator importante na comunicação por essas plataformas.

Os memes são uma forma de simplificar a assimilação e a reprodução de uma mensagem usando o bom humor como catalisador.

É por isso que, quando memes são usados no Marketing Digital das empresas, eles aproximam o negócio do público-alvo por se aproveitarem da linguagem tribal que as pessoas já estão usando no dia a dia!

Dica: O que é persona no Marketing Digital? Entenda!

Mas como fazer memes?

Fazer memes é relativamente fácil!

Você pode baixar um aplicativo gratuito, como o Meme Generator, e produzir um conteúdo em poucos toques — onde tudo que você precisa fazer é pensar em um contexto, escolher uma imagem, e adicionar um pedacinho de texto.

Por serem simples de criar, os memes para Marketing Digital podem ser usados em diferentes formatos, sendo as fotos e os vídeos os mais populares!

Como fazer memes com fotos?

Os memes usando fotos são o tipo de conteúdo mais comum circulando nas redes sociais: eles ganham popularidade porque são consumidos (e compartilhados) em segundos!

Dá para usar os memes com fotos de três formas:

  • Usando imagens originais como base para fazer alterações de texto (adicionando uma piada ou observação);
  • Aproveitando todo o contexto já existente na imagem, onde ela mesma já comunica a ideia a ser interpretada;
  • Ou criando uma imagem original (com ou sem texto).

A Nazaré Confusa (ou Math Lady em inglês, como o meme foi popularizado no mundo inteiro) e a boneca do Round 6 são dois exemplos inteligentes e divertidos de memes criados a partir de fotos.

Meme Nazaré confusa

No primeiro exemplo, Nazaré foi a vilã de uma novela da Rede Globo. Já a boneca do Round 6 veio de uma série da Netflix. Em ambos os casos, a origem pouco importa: é a foto que, independentemente, contextualiza o sentimento. É questão de "feeling"!

Cronograma de Marketing Digital

Como fazer memes com vídeos?

O apelo dos memes baseados em vídeos (que também podem ser compartilhados no formato de imagem animada, do tipo GIF) é um pouco maior que o das fotos porque, além do contexto visual, há a adição de movimento e/ou áudio!

A aproximação com o público é impactante porque um vídeo ou GIF demonstra "começo, meio e fim" no arco das reações e sentimentos humanos: o contexto está ali, a emoção está gravada, e tudo se torna autoexplicativo após o clímax. E aí o vídeo ou GIF começa de novo!

Os memes animados muito populares no Brasil são os que surgem na época do Big Brother Brasil (BBB), por exemplo, ou a partir de outros programas populares, como o meme da Juma, extraído da novela Pantanal.

Meme do BBB no Marketing Digital

E como usar memes no Marketing Digital?

Fique de olho na aderência do meme à sua empresa

Antes de usar os memes na estratégia do seu negócio, você precisa conhecer o perfil da sua marca e a linguagem do público com o qual você quer se comunicar.

Além do mais, não é todo meme que vai servir à sua estratégia de Marketing Digital, então é preciso dar atenção à curadoria do material que você pretende usar: eles precisam ser facilmente entendidos e fáceis de compartilhar!

Dica: Curadoria de conteúdo: o que é e como fazer?

Observe o contexto e o público

E não basta só conhecer muito bem o vocabulário do seu público: também é preciso observar o contexto em que ele se encontra em relação ao seu negócio.

Muitas empresas famosas tentam usar os memes para arrancar uma gargalhada, uma curtida ou um compartilhamento, mas acabam tocando em temas sensíveis que saem pela culatra!

Isso leva a boicotes, cancelamentos e viralização pelo motivo errado: é a empresa que vira a piada!

Netflix é um exemplo legal porque aprendeu com os erros do passado, e hoje aplica os memes como parte fundamental do Marketing Digital ao usar conteúdos criados a partir das séries e filmes mais populares da plataforma.

Assim, a Netflix afirma o próprio posicionamento como uma empresa irreverente e inteligente, capaz de capturar a atenção de grandes grupos de pessoas — sejam elas fãs ou não.

Meme da Netflix no Marketing Digital

Aproveite o timing perfeito

A maioria dos memes têm um período de relevância muito curto, então quanto mais você se aproveitar das tendências do momento, mais chances terá de fisgar um público que não poderia capturar se não fosse pelo atual contexto social.

Por essa razão, usar memes que não estão em alta — ou que não sejam tão vitalícios ou universais — pode dar a impressão de que sua empresa está fora de sintonia com o mercado, ou pior: que está atrasada na corrida por relevância!

Dica: Áreas do Marketing Digital: conheça 5 principais tendências!

Diversifique suas estratégias de Marketing Digital!

Os memes podem aumentar bastante o alcance do seu negócio, mas essa é só uma das várias ferramentas disponíveis no Marketing Digital para fazer sua marca crescer!

O importante mesmo é nutrir uma comunicação humanizada, que aproxime sua empresa do seu público — esse é o verdadeiro potencial da Internet!

Para aprender tudo sobre atrair, engajar e transformar sua audiência em clientes — com ou sem memes — comece lendo esse livro digital da Orgânica:

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair e engajar sua audiência

Nele estão todos os segredos que você precisa saber para produzir conteúdo que vende!

Mas, se o que sua empresa precisa mesmo é do apoio de uma agência de Marketing Digital, não hesite em entrar em contato conosco!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.