Marketing Digital na Hotmart: vale a pena?


Guilherme de Bortoli

Por   

 21/03/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Já reparou que, a todo momento, surge alguém na Internet vendendo um curso sobre algo muito específico? Se a resposta for sim, provavelmente você também já se perguntou como tudo isso funciona.

É aí que entra a Hotmart: uma das mais populares plataformas de venda de produtos digitais, pioneira no uso do Marketing de Afiliados como estratégia de Marketing Digital.

Então, para descobrir se fazer Marketing Digital na Hotmart vale a pena, veja o que eu reuni aqui sobre a plataforma. Vou te contar como ela funciona e a sua importância dentro do mercado de infoprodutos. Acompanhe!

Guia prático: Como escolher as melhores estratégias de marketing para sua empresa

O que é a Hotmart?

A Hotmart é uma empresa especializada na distribuição de produtos digitais — ou infoprodutos —, como e-books, videoaulas e cursos.

Ela atua em boa parte do mundo promovendo o empreendedorismo e a educação a distância através da sua plataforma, que oferece uma estrutura completa tanto para quem vende, como para quem compra.

E é justamente por isso que tem se destacado como a preferida dos infoprodutores: por fornecer todas as soluções necessárias para hospedagem, divulgação e venda de produtos digitais — ajudando a escalar os negócios de qualquer empreendedor!

Dica: Como iniciar no Marketing Digital? Veja 6 conselhos!

Como funciona a Hotmart?

A Hotmart funciona sobre três pilares:

  • Produtor: alguém que possui conhecimento em certa área e cria um produto digital para vender esse conhecimento a outras pessoas;
  • Afiliado: alguém com bons relacionamentos, influência digital e facilidade com vendas, que se associa a um produtor para ajudar na divulgação, fazendo uma “ponte” entre vendedor e comprador em troca de uma comissão pela venda;
  • Comprador: alguém interessado em adquirir o conhecimento que está sendo vendido no infoproduto.

Depois de hospedar o seu produto na Hotmart, o produtor deve divulgá-lo para, então, começar a vender!

Esse é o momento em que precisará usar o Marketing Digital para atrair pessoas interessadas em comprar dele.

Mas atenção: quando falo de Marketing Digital na Hotmart, não significa que a divulgação é feita exclusivamente dentro da plataforma.

Apesar de ser possível chegar a um produto por meio da pesquisa no Mercado da Hotmart, você já deve ter visto alguém que produz conteúdo nas redes sociais, por exemplo, com essa mesma finalidade. Certo?

Assim, os interessados são levados até a página de venda pelo link de divulgação do próprio produtor ou do afiliado — também chamado de “hotlink” — e realizam a compra através da plataforma da Hotmart!

Guia prático: Como usar as redes sociais para construir a imagem da sua empresa

A importância da Hotmart para o Marketing Digital

A Hotmart foi criada em 2011 e, apesar de ter ficado conhecida principalmente por causa do Marketing de Afiliados, a sua maior importância está na oportunidade que dá a muitas pessoas de vender e comprar produtos digitais.

Se você parar para pensar, se trata de uma empresa brasileira responsável por fazer a educação online acontecer pelo mundo!

Atualmente, a Hotmart está presente em mais de 200 países além do Brasil, como Espanha, Estados Unidos, Holanda, México…

E, com pouco mais de dez anos no mercado, a plataforma já possui mais de 150 mil produtos cadastrados e 7 milhões de alunos e vendas realizadas.

Isso é motivo mais que suficiente para entender o peso da Hotmart dentro do seu mercado de atuação!

Agora que você já sabe que é possível faturar muito a partir da plataforma, deve estar se perguntando:

Qualquer pessoa pode ser um produtor de conteúdo e infoprodutos?

Se você conhece bastante sobre algum assunto e deseja criar um produto digital para comercializar esse conhecimento aos interessados em aprendê-lo, sim, você pode ser um produtor!

Para isso, o primeiro passo é criar o seu produto digital, escolhendo entre os diferentes formatos aceitos pela plataforma da Hotmart. Por exemplo:

  • E-books;
  • Audiobooks ou podcasts;
  • Videoaulas, palestras, cursos ou outros conteúdos em vídeo.

De acordo com a própria Hotmart, os produtos digitais mais vendidos na plataforma são os e-books, videoaulas, clubes de assinatura, produtos em áudio, infográficos e planilhas.

Então você pode usar partes do conteúdo desses produtos como uma estratégia de Marketing Digital para atrair clientes. Já pensou?

Imagine que você é um analista financeiro que trabalha com investimentos na bolsa de valores e criou um curso sobre como investir em renda variável. Para divulgar o seu produto, é possível dividi-lo em “microtemas” e tratar sobre esses assuntos nas redes sociais.

Ao fazer isso, você estará se tornando nada mais, nada menos do que um produtor de conteúdo!

Calendário de Conteúdo

Outras plataformas de produtos digitais

Com o crescimento do mercado de produtos digitais, outras plataformas surgiram em concorrência à Hotmart. Entre as mais conhecidas, estão:

Eduzz

A Eduzz é a principal concorrente nacional da Hotmart e funciona de forma bastante semelhante.

Monetizze

A Monetizze também funciona de forma bem semelhante à Hotmart, ligando produtor, afiliado e consumidor na comercialização de infoprodutos.

A diferença é que, além disso, ainda é possível vender e divulgar produtos físicos, como livros e até suplementos alimentares!

Dica: Tipos de Marketing Digital: conheça os mais usados!

Quem sabe sobre Marketing Digital, sai na frente!

Depois de ler o que te expliquei sobre Marketing Digital na Hotmart, qual a sua conclusão? Vale a pena?

Uma coisa é certa: sai na frente quem sabe sobre Marketing Digital, afinal, existem diversas oportunidades no mercado de infoprodutos que podem ser aproveitadas com ele.

Se você não quer ficar de fora dessa, precisa conferir os materiais gratuitos da biblioteca da Orgânica, começando pelo nosso e-book:

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair e engajar sua audiência

Aproveite para não só aprender com ele, mas também para usá-lo de inspiração e, quem sabe, criar o seu próprio livro digital!

E é claro: não deixe de contar com a Orgânica caso tenha qualquer dúvida sobre como produzir conteúdo e vender mais pela Internet. Nós somos uma agência de Marketing Digital com mais de 15 anos de experiência no assunto, pronta para dar todo apoio a você!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.