Micro-momentos: o que são e como eles podem ajudar sua empresa a vender



Por   

 25/10/2017 

Profissional com mais de 12 anos de experiência, responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

Quando pensamos em Marketing Digital, podemos definir micro-momentos como pequenas frações de tempo que acontecem durante a Jornada de Compra do lead e geralmente estão relacionados ao uso de smartphones.

Com as mudanças atuais dos hábitos de consumo da população, as decisões de compra são tomadas no impulso do momento e de acordo com necessidades pontuais, ou seja, não existe hora certa para comprar.

Neste artigo falaremos sobre os micro-momentos e sua importância para a otimização das vendas no cenário virtual. Continue a leitura e confira!

Dica: Estratégias de Marketing Digital: como isso impacta nos meus resultados?

Como o Google classifica os micro-momentos?

Pesquisas recentes realizadas pelo Google apontam que 79% dos usuários de smartphones desejam receber respostas imediatas quando procuram informações na internet. Isso significa que é preciso estar sempre pronto para ajudar quando o lead entrar em contato.

Ainda de acordo com o Google, os micro-momentos podem ser subdivididos em:

  • momento eu quero saber”: é caracterizado pela satisfação de uma curiosidade;

  • momento eu quero ir”: quando as ferramentas de localização dos smartphones ajudam as pessoas a chegar aonde desejam;

  • momento eu quero fazer”: os usuários buscam informações sobre como fazer o que desejam por meio de seus smartphones; as buscas vão desde receitas, dicas de maquiagens, penteados, decoração etc;

  • momento eu quero comprar”: são os momentos em que o usuário busca informações sobre determinado produto antes de comprar; as motivações podem ser repor algo quebrado ou mesmo obter informações sobre alguma novidade

Assista ao vídeo abaixo feito pelo Google e entenda melhor os micro-momentos!

Qual é a importância dos micro-momentos no Marketing Digital?

No Marketing Digital, os micro-momentos acontecem quando o lead busca uma determinada informação, produto ou serviço no Google antes de comprar. As interações digitais atualmente influenciam o processo de compra tanto quanto a visita presencial de um vendedor e, em alguns casos, até mais.

Pesquisas de persona e entrevistas com consumidores podem ser muito úteis para compreender os hábitos de consumo e pesquisa online do seu público, sendo assim, toda a sua estratégia deve ser fundamentada em dados relevantes para o seu negócio.

Como os micro-momentos podem ajudar sua empresa vender mais?

No mercado digital, ser encontrado é um ponto chave para a geração de novos negócios. Neste cenário, ter um site bem posicionado no Google certamente é algo de grande valor. Para que seu site apareça entre as primeiras opções é preciso que ele esteja otimizado com o SEO (Search Engine Optimization).

Pela lógica dos micro-momentos, essa estratégia é muito eficiente, pois partindo do princípio de que as pessoas buscam respostas rápidas e precisas, as empresas que estiverem melhor colocadas no buscador levam grande vantagem em relação aos concorrentes.

Veja algumas técnicas que podem ser adotadas para aproveitar melhor os micro-momentos e aumentar seu faturamento:

  • oferecer uma boa experiência de navegação (experiências mobile desagradáveis afastam o cliente);

  • manter um blog sempre atualizado e com informações relevantes relacionadas ao seu produto ou solução;

  • trabalhar uma estratégia de marketing multicanal, que integram ações online e off-line e tenha como foco a assistência imediata do lead;

  • utilizar todos os dados obtidos para oferecer uma experiência altamente qualificada para cada lead.

Neste artigo falamos sobre o que são os micro-momentos, como eles são classificados pelo Google e o quanto podem ser úteis em uma estratégia de Marketing Digital bem-sucedida. Entender esses comportamentos de consumo é fundamental para quem busca aumentar as vendas online e melhorar o relacionamento com o lead.

Gostou deste artigo? Então clique no banner abaixo e baixe o eBook: Jornada de compra: guia completo para criar a da sua buyer persona. Afinal, quanto mais você conhecer o seu cliente, mais fácil será vender para ele!

Jornada de Compra: guia completo para criar a da sua buyer persona



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!