Rodolfo Benetti

Por   

 12/10/2023 
 

Rodolfo Benetti
12/10/2023

Com mais de 13 anos de experiência, é responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

✓ Conteúdo criado por humano

Você sabe o que é SEO e para que serve? Muito se fala sobre o assunto, mas poucas pessoas realmente entendem do que se trata.

Só para você ter uma ideia, a cada mês, são realizadas mais de 100 bilhões de pesquisas apenas no Google. Ou seja: um bom posicionamento nos mecanismos de busca pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso das suas estratégias de Marketing Digital.

Mas como ranquear bem nos resultados das pesquisas? Não se desespere! Neste artigo, você compreenderá o conceito de palavra-chave e descobrirá o que é SEO e como ele funciona!

O que é SEO?

No dia a dia, logo que surge uma dúvida, é bem comum que nossa primeira ação seja uma busca rápida no Google. Não é?

O mesmo vale para milhões de pessoas em todo o mundo, que utilizam esse mecanismo de busca com o intuito de, inclusive, encontrar produtos e serviços — o que faz do Google uma mina de ouro para as empresas que sabem aproveitar essa oportunidade.

Busca no Google

No entanto, você já deve ter observado que, na maioria das vezes, você (e todos os outros usuários do Google) costuma dar atenção apenas aos primeiros resultados de uma busca. Então como conseguir que a sua marca ocupe as posições de destaque?

É preciso contar com o SEO — sigla para Search Engine Optimization que, em português, significa Otimização para Mecanismos de Busca. Trata-se de um conjunto de técnicas que tem como objetivo posicionar uma ou mais páginas de destino entre os melhores resultados dos mecanismos de busca.

Em termos práticos, é como pedir um Uber! Pense comigo: é preciso ligar o GPS do seu celular para que o motorista encontre você. Com o SEO, funciona do mesmo jeito. É necessário fazer melhorias no conteúdo da sua página para que ela possa ser encontrada com mais facilidade por quem está fazendo uma pesquisa no Google. Entende?

Por meio das técnicas de SEO, então, é possível otimizar o site para que ele ultrapasse os demais e esteja na primeira página de resultados do Google, chamando a atenção dos usuários com o conteúdo mais relevante para suas buscas.

De 0 a 90 mil visitas por mês: a Orgânica no topo do Google

Diferença entre SEO e SEM

Antes de mostrar como funcionam os mecanismos de busca, acho importante diferenciar o que é SEO do que é SEM — do inglês "Search Engine Marketing".

Ambas as siglas envolvem a Otimização para Mecanismos de Busca e são usadas no Marketing Digital, mas a primeira é abrangente e a segunda é mais específica:

  • SEO é um termo que agrupa todas as diferentes técnicas usadas para otimizar páginas a serem encontradas nos primeiros resultados das buscas;
  • Já o SEM é a sigla usada para apontar uma estratégia de Marketing Digital montada exclusivamente para promover um negócio, um serviço ou um produto em mecanismos de busca.

As boas práticas de SEO podem ser usadas para melhorar quaisquer tipos de páginas ou conteúdos e aumentar as chances de eles trazerem tráfego orgânico (não pago) mesmo quando não há uma estratégia específica para dominar os resultados das buscas.

Além de poder envolver o uso de Mídia Paga através de links patrocinados pelo Google Ads, o SEM sempre descreve um planejamento com o objetivo de comandar as buscas — mesmo quando o tráfego é puramente orgânico!

Dica: Anúncios de Marketing Digital: conheça 6 tipos mais usados!

Se você pretende otimizar os conteúdos do seu site apenas para aumentar as chances de eles serem encontrados por outras pessoas, você estará usando apenas o SEO.

Mas se você melhorar os conteúdos e investir em um plano, separar um orçamento e definir um resultado a ser alcançado especificamente através das buscas, você estará usando o SEO dentro de um SEM — um "Marketing para os Mecanismos de Busca".

Mídia Paga e a Mídia Orgânica: guia completo para conciliar as duas

Funcionamento dos Mecanismos de Busca

Não é novidade para ninguém que a Internet se tornou um grande aglomerado de sites, que cresce cada vez mais com a inclusão de toneladas de informações. Todos os dias, surgem novos mercados, concorrentes e conteúdos para os mais variados interesses e demandas.

E para facilitar a conexão entre as pessoas e essa grande massa de informações, surgiram os mecanismos de busca. São ferramentas que contam com a automação de pesquisas, que varrem a Internet e organizam os assuntos para que sejam disponibilizados aos usuários da melhor forma.

Para isso, esses mecanismos de busca utilizam algoritmos que classificam as páginas da Internet de acordo com um determinado assunto ou palavra-chave, apontando a relevância de cada página dentro de uma busca.

O algoritmo do Google, principal buscador da atualidade, utiliza três processos para realizar esse levantamento e entregar as informações aos usuários. Dá uma olhada:

Rastreamento

O primeiro deles é o rastreamento, processo pelo qual o Googlebot identifica as páginas novas para enviá-las à lista de resultados do buscador. Para realizar essa ação, são utilizados algoritmos para determinar a priorização e a frequência de indexação.

O Googlebot visita cada uma das páginas, verifica a existência de novos links ou alterações, e envia para a indexação, atualizando suas informações.

Apesar do Googlebot ser o rastreador mais popular, alguns termos genéricos usados para descrever esse tipo de algoritmo são:

  • Robôs;
  • Spiders;
  • Ou crawlers.

Outro detalhe que muita gente deixa passar quando fala sobre os rastreadores é que eles avaliam a versão responsiva do site primeiro!

Também chamada de versão "móvel" ou "mobile", a versão responsiva de um site é a versão alternativa à que vemos no computador — exibida geralmente em celulares e tablets.

Essa versão é chamada de responsiva exatamente porque "responde" ao formato da tela em que está sendo exibida: adaptando ou removendo elementos conforme necessário para uma visualização confortável por parte do usuário!

Caprichar na estruturação do seu site para a versão móvel é fundamental porque os robôs conseguem saber quando uma página será boa ou ruim para um visitante — o que contribuirá ou não para a rapidez da indexação da página nos resultados das buscas.

Indexação

Aqui é onde a mágica acontece. A indexação é o próximo processo, no qual o Googlebot realiza a análise e o processamento de todas as novas páginas e também das alteradas, incluindo todas elas em seu índice.

São indexadas informações acerca do conteúdo do site, sua data de publicação, título, descrição, performance, região e dados estruturados.

Quando um conteúdo finalmente é indexado, ele se torna parte dos resultados a serem exibidos nas pesquisas dos mecanismos de busca.

Note que a indexação não acontece por toda a Internet de forma singular — o que significa que os resultados do Google nem sempre serão os mesmos resultados no Bing!

O porquê você entenderá a seguir.

técnicas de indexação para acelerar os resultados do seu marketing de conteúdo

Busca

Por fim, temos o terceiro processo, a busca propriamente dita. Como você deve ter percebido, ela não ocorre diretamente na Internet, mas sim em um índice do próprio Google. É possível que as páginas listadas já não existam mais ou tenham sido alteradas, já que leva um tempo para que as atualizações ocorram.

Cada mecanismo de busca funciona sobre o mesmo princípio de qual as técnicas de SEO podem beneficiar um negócio em uma estratégia de Marketing Digital — mas cada buscador decide como armazenar e acessar esses resultados de forma diferente.

Tais decisões influenciam diretamente o posicionamento (o "ranqueamento") de um resultado na página de pesquisas.

Só o Google usa mais de 200 fatores para determinar qual conteúdo aparece primeiro e qual aparece por último!

Os mesmos fatores de ranqueamento do Google não são iguais aos que o Bing utiliza, o que explica o porquê de um conteúdo surgir no topo de um buscador, mas aparecer no fundo da página em outro.

Sabendo dessas diferenças, fica possível criar um SEM (um planejamento de Marketing para Mecanismos de Busca) para cada site de pesquisas nos quais os seus clientes ideais passam mais tempo.

A regra geral para melhorar o posicionamento de um site em qualquer buscador é garantir que o conteúdo seja:

  • Inofensivo (que não desperte ódio, polêmica, nem infrinja leis);
  • Valioso (que realmente responda à pergunta que se propõe a esclarecer);
  • E fácil de ser consumido (o que leva em consideração o design do site, a clareza do conteúdo, o uso de imagens e a qualidade do áudio em um vídeo, por exemplo).

Levando esses três pontos em consideração — somados a um trabalho caprichado de SEO — qualquer conteúdo terá chances melhores de ser encontrado nos primeiros resultados!

Falarei mais sobre os fatores de posicionamento logo, logo. Antes nós precisamos falar sobre os algoritmos!

Atualização do algoritmo do Google

Já que a concorrência por um bom posicionamento nos mecanismos de busca só aumenta, o Google precisa atualizar constantemente seus algoritmos e, nos últimos anos, vem aprimorando ainda mais suas táticas de indexação para apresentar os melhores resultados aos usuários.

As últimas atualizações focaram nos dispositivos móveis, como o celular, passando a considerar a responsividade dos sites um fator importante para o ranqueamento.

Já a última atualização realizada tem relação com a relevância dos sites e seus conteúdos: a qualidade da página também passou a ser um fator de ranqueamento. Mais adiante, eu vou falar sobre tudo isso com mais detalhes!

Foi-se a época em que era só encher os conteúdos com um monte de palavras-chave para fazê-los serem encontrados nos primeiros resultados das pesquisas!

É pela disputa por posicionamento ser tão grande que o Google precisa atualizar constantemente os algoritmos que rastreiam, indexam e ranqueiam os sites.

Como o foco do Google é a experiência do usuário (o quanto é fácil encontrar uma resposta confiável na Internet), uma das grandes atualizações foi aquela que expliquei na seção anterior: dar prioridade de indexação aos sites com melhor desempenho em versões responsivas.

Dica: Experiência do usuário: como ela aumenta meu poder de vendas?

Só que, por mais que seja um fator fundamental, responsividade não é tudo — muito menos apenas usar as palavras-chave corretas!

O que o atual algoritmo do Google leva em conta na hora de posicionar um conteúdo pode ser resumido pela sigla em inglês E-E-A-T:

  • Experiência;
  • Expertise;
  • Autoridade;
  • E confiança (do inglês "trustworthiness").

Experiência diz respeito ao quanto um autor ou empresa tem de experiência prática sobre a resposta que divide.

Dar dicas de saúde sem um certificado nessa área, por exemplo, é algo avaliado negativamente pelo algoritmo rastreador — algo que diminuirá consideravelmente as chances do conteúdo ranquear bem nos resultados das buscas.

Diferente da experiência, a expertise mede o quanto um conteúdo é recheado por informações valiosas, com referências para dados sólidos, e o quanto é claro ou bem produzido.

Autoridade é o quanto o autor do material se destaca na Internet por entre outras buscas sobre assuntos similares.

É notável que, quanto mais experiência e expertise um nome tiver, mais ele aparecerá nos resultados dentro do nicho em que atua porque terá autoridade acumulada para isso.

Já a confiança é autoexplicativa, medindo o quanto o conteúdo de um autor ou negócio pode ser confiado baseado nos quesitos apresentados anteriormente.

Seguir essas indicações de E-E-A-T na hora de criar os conteúdos com SEO ajudará seu negócio a sobreviver às mudanças do algoritmo com chances maiores de não perder o posicionamento que alcançou até então!

Ainda assim, toda vez que há uma atualização nos algoritmos dos mecanismos de busca (especialmente do Google), é normal perceber uma flutuação de ranqueamento entre as 2 ou 4 semanas seguintes às mudanças.

Caso seu site tenha sido afetado por alguma atualização de algoritmo, não perca a cabeça: espere até um mês para se certificar de que seu novo posicionamento é definitivo e atualize seus conteúdos para ranquear no topo seguindo as dicas na próxima seção!

Passo a passo: como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

Quais são os Fatores de Posicionamento do SEO?

O Google não divulga quais são os fatores mais relevantes para os seus algoritmos de rastreamento e indexação que, como já falei, são mais de 200. Isso significa que há vários aspectos a serem considerados e os detalhes podem fazer a diferença no posicionamento nos resultados de pesquisa.

Embora todos possuam relevância, é de conhecimento geral que o algoritmo do Google dá prioridade a alguns deles na classificação para uma consulta específica.

Um desses fatores prioritários é a SERP (Search Engine Results Page)! Influenciar ao máximo a SERP impulsiona o conteúdo para as primeiras posições e aumenta a taxa de cliques.

Mas uma boa estratégia de SEO deve levar em consideração cada um dos componentes para que trabalhem em conjunto. Pensando nisso, separei alguns dos principais elementos que você deve ficar atento para melhorar o ranqueamento das suas páginas:

Qualidade do conteúdo

Durante a construção de uma estratégia de SEO, essa deve ser a sua principal preocupação, mesmo que o Google não fale sobre isso de forma oficial: o primeiro e mais importante fator de todos é a qualidade do conteúdo, ou seja, a relevância que a sua página tem para uma determinada pesquisa.

Na hora de criar um conteúdo, por exemplo, é necessário entregar informações úteis, que atendam de forma real às demandas do usuário e que respondam às suas dúvidas. Simples assim!

Lembrando que um bom conteúdo não serve apenas para garantir um bom ranqueamento do Google, mas também para gerar autoridade e trazer uma maior confiança aos usuários, que prestam atenção no que a sua marca publica.

Como um império de conteúdo aumentou 1783% as vendas

Um erro muito comum aqui é a cópia de conteúdos já existentes, o que pode ser penalizado pelo Google. O mecanismo identifica a cópia e indexa a página muito abaixo das primeiras posições, mesmo com uma boa estratégia de SEO. O Marketing de Conteúdo é uma ferramenta poderosa, mas é preciso saber utilizá-la. Viu?

Responsividade

Grande parte da navegação na Internet hoje é feita por meio de dispositivos móveis, e o Google está sempre preocupado com a experiência dos seus usuários.

Aliás, o próprio Google já declarou que prioriza o posicionamento de sites que sejam mobile ou que contenham responsividade. Essa importância vem do entendimento de que é necessário entregar a melhor experiência possível, então nunca se esqueça disso!

É fundamental que sua empresa conte com sites responsivos ou versões completamente mobile, para que o Google possa ranquear melhor as suas páginas.

SEO On Page

On Page são todas as alterações realizadas dentro das páginas e que são entendidas como boas práticas de SEO pelos algoritmos do Google, pois permitem que os robôs entendam do que trata o seu conteúdo.

Existem vários elementos que devem ser verificados, porém, vou listar apenas os principais:

Autoridade do domínio

Há um importante ponto a ser entendido quando trabalhamos com uma estratégia de SEO: ela é eficaz, mas os resultados são obtidos em médio e longo prazo, ou seja, é preciso ter paciência e consistência para que o posicionamento almejado seja alcançado.

Isso acontece porque outro critério bem conceituado na hora de ranquear páginas nas buscas é a autoridade do domínio (Domain Authority). Há uma mescla entre a quantidade de tempo de existência do site e a relevância do seu conteúdo para os usuários.

Cada página avaliada herda a autoridade do domínio em que está hospedada, por isso, é importante trabalhar não apenas alguns conteúdos que se acredite serem os mais valiosos, mas também garantir o SEO de todo o site.

A nota para a autoridade vai de 1 a 100. Quanto mais alta a nota que um domínio recebe, maior o Domain Authority, tornando o site com um melhor ranqueamento em relação às outras páginas de menor autoridade.

Por conta disso, caso você esteja na fase de planejamento do seu site, não perca tempo para colocá-lo no ar, mesmo que ainda não tenha muito conteúdo. Uma vez que as páginas estiverem na Internet, elas já começarão a gerar autoridade.

Dica: Como melhorar a autoridade do domínio do meu site?

Performance da página

Outro ponto muito importante para o ranqueamento de uma página em uma pesquisa diz respeito à sua performance. Caso o seu site leve mais de 2 segundos para ser carregado em um navegador com condições normais de Internet, o Google o penaliza por prejudicar a experiência do usuário.

Ou seja, o design de uma página é fundamental, mas carregá-la de informações, imagens pesadas e vários GIFs, pode não ser uma boa ideia em termos de performance. Isso deve ser levado em consideração na hora de construir seu site!

Existem algumas formas de contornar essa situação, por exemplo: reduzir imagens e GIFs, minimizar sua qualidade, realizar carregamentos posteriores... além de outras técnicas simples e interessantes.

Do 0 a 12.000 acessos: o sucesso do tráfego orgânico da Tris

Arquitetura do site

Todas as informações de um site são lidas pelo Googlebot. Ele espera que exista uma determinada ordem lógica de conteúdo, e a falta dessa organização pode dificultar o entendimento do algoritmo a respeito do conteúdo disponibilizado, o que provoca um impacto direto no ranqueamento.

A estrutura das informações dentro da página é fundamental para a navegabilidade, o entendimento e a experiência do usuário, por isso, nada mais natural que o Google leve esse ponto em consideração na hora de ranquear os resultados.

É preciso seguir uma ordem lógica de cabeçalho, corpo de texto, rodapé e tags de títulos e intertítulos (H1, H2 e demais). Fontes de destaque também são importantes para demonstrar ideias centrais dentro do conteúdo.

Quando um usuário entra na página, os títulos e intertítulos já dão uma ideia de como a informação está dividida e de onde o usuário pode procurar aquilo que busca. Chamamos isso de escaneabilidade: uma organização simples que auxilia o leitor a entender a arquitetura do conteúdo e permite uma leitura mais fluida.

A tag do título também é muito importante e auxilia os mecanismos de busca a entenderem o tema central da página, melhorando a sua indexação de acordo com os assuntos aos quais está relacionada. Esse é o primeiro ponto de melhoria em uma estratégia de SEO.

Outro ponto a ser verificado é a meta description. Trata-se de um parágrafo simples e curto, que informa resumidamente aos mecanismos de busca — e também aos visitantes do blog — qual é o conteúdo de uma página. Quando você não cria uma meta description, o Google faz isso na indexação, mas não é o ideal.

A meta description é exibida abaixo do título, na barra de resultados de busca, podendo influenciar diretamente na decisão do usuário de qual link acessar ao fazer uma pesquisa.

Por fim, outra característica essencial para o SEO On Page e uma arquitetura ideal é o uso de palavras-chave em locais estratégicos da página, pois os buscadores identificam na hora da indexação do conteúdo de um site.

Elas são fundamentais, mas saiba que é preciso ficar atento à quantidade de palavras-chave utilizadas, uma vez que o excesso pode prejudicar a qualidade do conteúdo e fazer sua página cair em posições, já que perde relevância.

SEO Off Page

Uma estratégia de SEO não é feita apenas dentro de seu site, é possível realizar ações fora do domínio para gerar mais autoridade e chamar a atenção para suas páginas, resultando em relevância e melhorando o ranqueamento.

Esse processo se chama SEO Off Page e consiste, por exemplo, na construção de links em outras páginas:

Backlinks

Algo comum para realizar essa atividade são parcerias com outros domínios de autoridade para a publicação de artigos que contenham links para o seu site.

A quantidade de links que apontam para as suas páginas tem um grande peso no ranqueamento do Google. O mecanismo considera que as citações de seus conteúdos em outros locais são como votos de confiança, que demonstram que outras pessoas acreditam naquilo que você apresenta e acham seu conteúdo valioso.

Dica: Aprenda como impulsionar sua estratégia de SEO com backlinks

Isso influencia diretamente na autoridade do domínio, demonstrando que o seu site é reconhecidamente um influenciador em determinado tipo de assunto, de acordo com os links construídos.

E assim como receber links, linkar também atrai uma maior relevância. Quando, dentro de seu conteúdo, você cita outros domínios reconhecidos por sua autoridade na Internet, o Google entende que a sua página utiliza fontes confiáveis e atribui mais pontos para o seu domínio.

Contudo, é preciso ter muita atenção, pois um erro comum é encher as páginas com links aleatórios, o que pode ser penalizado pelo Google. A utilização de links externos deve ser feita com sabedoria, inserindo apenas conteúdos relevantes para o assunto tratado na página.

Além disso, segundo as regras do Google, algumas páginas também não cedem autoridade, pois muitos sites citam elas apenas de forma aleatória para adquirir mais pontos de ranqueamento e melhorar o seu posicionamento.

Sinais sociais

O Google ainda não leva 100% em consideração as ações dentro das redes sociais para o seu ranqueamento. Ou seja, não importa se você conquistou uma grande gama de seguidores, curtidas ou compartilhamentos, isso não afetará o posicionamento do seu conteúdo nas pesquisas.

Porém, as redes sociais podem auxiliar de forma indireta em uma estratégia de SEO:

  • Aumentam as menções à marca e a visibilidade na Internet;
  • Melhoram a exposição da empresa e o reconhecimento da marca;
  • Permitem criar um público e realizar direcionamentos para o site, trazendo visibilidade para o conteúdo.

Bons perfis nas redes sociais e uma estratégia sólida podem gerar um bom tráfego para o seu site, auxiliando-o a se apresentar como um domínio de autoridade na rede e demonstrando para os mecanismos de busca que seu conteúdo é relevante para os usuários.

Guia prático: como usar as redes sociais para construir a imagem da sua empresa

Menções à marca

Já falamos sobre os backlinks e como eles são importantes para a sua empresa. Porém, as simples menções à marca também são interessantes para gerar autoridade e criar relevância. Para isso, apenas uma citação, em vez de um link, já tem valor.

Os algoritmos do Google estão cada vez mais avançados e são capazes de ler e entender quando uma citação está se referindo a uma determinada marca, identificando o contexto dessa citação e analisando se ela é positiva ou negativa.

Por exemplo: caso haja uma discussão em um fórum ou blog sobre a sua marca, o Googlebot poderá identificar essas citações envolvendo o seu domínio, e isso influenciará na sua autoridade de forma positiva ou negativa.

SEO Técnico

Como a gente sabe que SEO não é mais sobre ficar de olho apenas nas palavras-chave e que o foco dos buscadores é na experiência do usuário, a melhor alternativa para ranquear nos primeiros resultados é aplicar o SEO Técnico.

O SEO Técnico se concentra em melhorar todos os aspectos de um site que nem sempre estão ligados às práticas de SEO em si, para torná-los mais amigáveis para os algoritmos dos mecanismos de busca.

Quando os rastreadores conseguem navegar facilmente por todos os conteúdos do site, eles têm facilidade maior para indexar os conteúdos propriamente.

Alguns dos fatores do SEO Técnico capazes de facilitar a indexação dos conteúdos envolve:

  • O endereço do site na Internet;
  • A velocidade de carregamento dele;
  • O certificado de segurança da página;
  • A estruturação dos dados salvos;
  • E até a estruturação do código que exibe o layout!

É um tipo de conhecimento raro e complexo, mas pensar na criação de um site já com o SEO em mente pode fazer a diferença na disputa pela primeira posição dos resultados nas buscas!

Passo a passo para migrar o modelo de comunicação da sua empresa do off para o online

SEO Local

Outro fator crucial no posicionamento de um site nos mecanismos de busca é o quanto o seu negócio é encontrado nas pesquisas locais de forma orgânica.

Pesquisas locais são importantes porque a maioria das pessoas busca por respostas usando celulares com o GPS ligado constantemente.

As informações do local dos usuários são levadas em consideração pelos algoritmos que decidem mostrar ou ocultar um conteúdo baseado na possibilidade do usuário se identificar com o que está sendo mostrado.

Por conta disso, SEO Local é fundamental para ter certeza de que o seu negócio será encontrado pelas pessoas na região onde você atua, como também para evitar que ele seja ocultado por sua sede não estar fisicamente na cidade dos seus clientes em potencial!

Um jeito de direcionar suas otimizações relacionadas ao local é fazendo pesquisas com seus usuários para saber onde eles estão e o que procuram quando acessam a sua página.

Otimizar os perfis do seu negócio nos diretórios locais (como o Google Meu Negócio ou o TripAdvisor) também ajuda a sua marca ser encontrada de forma indireta, se aproveitando do enorme tráfego que esses diretórios agregam.

O papel das palavras-chave no SEO

Um dos fatores mais importantes para um bom posicionamento nos mecanismos de busca é a escolha correta da palavra-chave. Em resumo, é o termo de busca que o usuário pesquisa para chegar até uma página. Por exemplo: alguém que precisa comprar um tênis de corrida poderá pesquisar pelo termo "melhor tênis para correr".

Por isso, é muito importante fazer pesquisas de palavra-chave para encontrar os termos que são relevantes para o seu público-alvo.

Tipos de palavra-chave

Head Tail

Boa parte das vezes, chamamos de palavras-chave head tail aquelas que são mais curtas, com uma ou duas palavras, e que representam o segmento como um todo — algo genérico, que poderia ser desmembrado em vários conteúdos e com diversos direcionamentos.

Em um primeiro momento, quando ainda não temos muito conhecimento acerca de SEO, pode parecer uma boa ideia investir nesse tipo de palavra, afinal de contas, quando fazemos buscas, podemos verificar que elas possuem uma grande quantidade de pesquisas.

Contudo, além de um volume alto, a concorrência também é um fator. Isso pode prejudicar o seu ranqueamento, já que a disputa ocorre com páginas de domínios com alta taxa de autoridade na Internet. Trata-se de um erro comum e cometido por várias pessoas que ainda estão no início de sua jornada pelo SEO.

Long Tail

Já que os termos de busca muito curtos, como “celular” ou “geladeira”, possuem grande concorrência para o ranqueamento, foi criado o conceito de cauda longa, que visa utilizar palavras-chave mais extensas e específicas para posicionar nos mecanismos de busca. Por exemplo: “celular à prova d’água” ou “geladeira para minibar”.

Ainda usando o exemplo de tênis de corrida, podemos ver na imagem abaixo que o termo "tênis supinado" oferece uma boa oportunidade. Afinal, é um tênis voltado para um tipo de pisada específico.

Volume de buscas para a palavra-chave Tênis de corrida  Volume de buscas para a palavra-chave Tênis supinado

Portanto, se você quer vender um tênis feito para quem tem uma pisada supinada, é mais fácil e barato alcançar potenciais clientes posicionando sua página para a palavra-chave "tênis supinado". Afinal, é muito melhor concorrer com um termo específico, com 720 buscas mensais, do que com um termo generalista, com 2.900 buscas mensais. Não é mesmo?

A propósito, a cauda longa é extremamente recomendada para pequenas e médias empresas que não possuem capacidade de investimentos em mídia paga, já que abre diversas opções por meio de palavras-chave de menor competitividade.

Uma boa maneira de mapear isso é utilizar o Semrush ou o planejador de palavras-chave do Google:

Ferramentas de SEO

Retomando o exemplo de tênis de corrida, eu usei as duas ferramentas citadas acima para entender o comportamento de pesquisa relacionado ao termo. Confira:

Usando o Semrush para pesquisar palavras-chave

Ao pesquisar o termo "tênis de corrida" dentro da ferramenta, encontramos diversas variações. É possível ordenar por:

  • Volume de buscas mensais;
  • índice de dificuldade da palavra-chave (KD);
  • Custo por clique (CPC);
  • Nível de concorrência entre anunciantes (Con);
  • E os recursos SERP (página de resultados do mecanismo de busca relacionados ao termo).

Do lado esquerdo, podemos filtrar as palavras-chave especificando, por exemplo, determinada marca ou tipo de solado:

Pesquisa de palavras-chave no Semrush
 

Usando o planejador de palavras-chave do Google Ads

Agora, pesquisando pelo termo "tênis de corrida" no planejador de palavras-chave do Google Ads, nos deparamos com um dashboard um pouco diferente.

Deixando a parte visual de lado, os comandos são praticamente os mesmos que o Semrush. É possível ordenar por média de pesquisas mensais, concorrência e os valores de lances para anúncios ligados à palavra-chave pesquisada:

Planejador de palavras-chave do Google Ads

Levando em conta as duas ferramentas usadas para a consulta do termo, a principal diferença foi em relação ao número de palavras-chave relacionadas: o planejador de palavras-chave do Google Ads apresentou uma maior quantidade de palavras relacionadas e também com maiores buscas mensais.

Seja qual for a ferramenta que você use, basta contar com os recursos para filtrar e ordenar até encontrar a palavra-chave ideal para usar!

Mais ferramentas úteis para o SEO

SEO é tão indispensável no sucesso do Marketing Digital que hoje há inúmeras opções de ferramentas para alcançar o sucesso que você precisa!

Quero que você conheça pelo menos estes que listei abaixo:

  • Google Search Console é capaz de guiar até a pessoa mais leiga pelo que ela precisa fazer para melhorar o ranqueamento de um site com as recomendações do próprio Google;
  • Google PageSpeed Insights leva em consideração o SEO Técnico para medir a velocidade de carregamento do seu site e o que você pode fazer para acelerá-la;
  • Ahrefs traz um conjunto detalhado não só sobre backlinks, palavras-chave e oportunidades de termos a serem explorados, como também faz uma análise poderosa da competição;
  • Moz também funciona como uma solução tudo-em-um para apresentar oportunidades de otimização e aumentar o tráfego da sua página de forma orgânica.

Ferramentas de Marketing Digital indispensáveis para sua estratégia

Mas qual é a palavra-chave ideal para o meu negócio?

Depende do objetivo da sua empresa: você pode decidir disputar posições levando em conta a concorrência (mais fácil de ganhar posições) ou pelo volume de buscas (maior potencial de público a ser alcançado).

O que fazer depois de escolher a palavra-chave?

Com o termo correto em mãos, é possível escolher entre diferentes estratégias para explorá-lo. Confira algumas opções abaixo!

  • Página de produto: você pode fazer a otimização dos conteúdos da página de um produto aplicando a palavra-chave escolhida;
  • Anúncio em links patrocinados: você também pode criar anúncios que serão veiculados quando os usuários pesquisarem pela palavra-chave que você escolheu;
  • Criar conteúdo: outra estratégia possível é investir em conteúdos que abordem um tema relacionado à palavra-chave. Ainda com o exemplo do tênis, pode ser criado um blog post chamado "Tudo o que você precisa saber sobre o tênis supinado", de maneira que seja possível despertar o interesse do leitor sobre seus produtos.

Por que adotar o SEO?

A Internet é um ambiente cheio de oportunidades e oferece as mais diversas demandas para os negócios. Porém, para se destacar, é preciso ter visibilidade.

E uma boa estratégia de SEO pode levar suas páginas às primeiras posições nos mecanismos de busca. Veja alguns dos benefícios disso:

Aumento do tráfego

Utilizar técnicas de SEO tem um impacto direto sobre o tráfego do seu site. Um aumento no número de visitantes significa mais oportunidades de negócios. Isso acontece devido à adequação de seu conteúdo com aquilo que o Google considera ser relevante.

Quando uma estratégia de SEO é bem feita, dá para criar uma fonte de tráfego orgânico vitalícia e resistente às atualizações dos algoritmos de rastreamento.

Isso porque o aumento no tráfego através do SEO se torna a consequência de um planejamento de Marketing de Conteúdo que leva como norte o sucesso do usuário.

Esse é o tipo de combinação que transforma uma marca em uma autoridade para os mecanismos de busca e em um porto-seguro para o tipo de pessoa que procura o que você vende!

Tráfego aumentado dessa forma tem um ganho não apenas na quantidade de pessoas transitando pelas páginas, mas na qualidade (e na potencialidade) de essas pessoas se tornarem compradoras dos serviços ou produtos que você venha a oferecer.

Geração de leads

É preciso dizer que esse aumento de tráfego não acontece de forma generalizada: o aumento é do número de pessoas certas para o seu negócio, já que a pesquisa por um determinado assunto e o interesse partiram delas, e não de um anúncio que lhes foi apresentado. São atraídos apenas leads qualificados.

Quando utilizamos outras estratégias, como anúncios em mídia tradicional, acabamos atraindo a atenção de pessoas que não necessariamente são o nosso público-alvo, o que pode trazer uma má experiência e avaliações negativas na Internet.

Guia completo para converter seus leads e otimizar suas vendas

Maior retorno sobre o investimento

O SEO é uma estratégia conhecida por garantir o aumento do ROI quando bem implementada. Ao utilizamos suas técnicas, temos uma melhoria significativa nas taxas de conversão, uma vez que passamos a atrair muito mais pessoas que fazem parte do público-alvo da marca — consumidores com real interesse em adquirir suas soluções.

Isso quer dizer que todos os investimentos realizados para a aplicação das técnicas de SEO retornam em lucratividade para a empresa, já que, quanto maior for a autoridade de suas páginas na Internet, melhores serão o ranqueamento, a visibilidade e o número de visitantes em seu site.

Não se esqueça de que as estratégias de SEO devem ser pensadas a médio e longo prazo. Os resultados podem demorar um pouco para aparecer, mas, se tudo for feito da forma correta, eles virão!

Aumento da autoridade do site ou blog

Por fim, temos o aumento da autoridade, uma das mais importantes consequências do uso correto de uma estratégia de SEO, pois faz seu site ultrapassar as barreiras da Internet e começar a fazer parte da vida das pessoas.

Quando um cliente se depara com um amigo ou familiar passando por um determinado problema para o qual sua marca tem a solução, ele se lembra de sugerir a sua empresa e seus conteúdos, pois confia na sua autoridade no assunto — é a prova de que conteúdo relevante e de qualidade faz com que a sua marca se torne uma referência dentro do seu nicho de mercado.

Mas atenção: não pense que executar uma ou outra estratégia isolada trará resultados. É necessário um planejamento para que todas as ações estejam interligadas e para que os resultados sejam certeiros!

Métricas e indicadores de SEO

Falar de tráfego é importante, mas a qualidade do tráfego importa muito mais!

Um dos jeitos de qualificar o tráfego do seu site através do SEO é usando as ferramentas de análise capazes de acompanhar o comportamento dos usuários e mostrar para você o que precisa ser melhorado.

Algumas ferramentas de análise são bastante populares, como é o caso do Google Analytics e do Google Search Console que apresentei na seção sobre as ferramentas úteis para SEO, mas existem muitas outras.

O principal é que elas facilitem seu acesso às métricas que indicam:

  • Qual a quantidade de gente chegando no seu site através do tráfego orgânico;
  • Qual a taxa de cliques dentro de cada conteúdo das suas páginas;
  • Quantos curiosos estão sendo convertidos em visitantes frequentes;
  • E também qual é a taxa de rejeição das páginas com as piores performances.

A partir de uma análise dessas métricas, a adaptação da sua estratégia de SEO se torna completamente baseada em dados — bem longe dos achismos!

Uma vez que você tiver uma base de dados sobre o comportamento dos usuários, ficará mais fácil entender:

  • Quais problemas eles enfrentam;
  • Quais desejos eles nutrem;
  • E como a sua empresa (e mais nenhuma outra) poderá satisfazê-los!

Dica: Métricas e Indicadores de Marketing Digital: saiba como usar

O que uma agência de SEO pode fazer pelo seu negócio

Viu que, apesar de ser fácil de entender, na prática, o SEO precisa do conhecimento multidisciplinar para se transformar em uma ferramenta rentável?

Uma agência de SEO faz essa ponte entre os objetivos, as necessidades e as condições atuais do seu negócio, para formular uma estratégia única e realmente eficaz.

Não é à toa que você está lendo sobre o que é SEO aqui no blog da Orgânica: eleita como uma das melhores agência do Brasil!

Dentre os serviços que oferecemos, estão:

  • SEO On Page, Off Page, Técnico e Local com apoio especializado em todas as atividades envolvidas em uma estratégia de SEO;
  • Acompanhamento de todas as métricas que importam para capturar e converter o público certo e qualificado;
  • E a garantia de que a sua empresa terá uma fonte vitalícia de tráfego orgânico independentemente das mudanças nos algoritmos!

Geração de leads: como a Orgânica gerou 13x mais leads em apenas 2 meses

Pronto para otimizar seus resultados?

Não deixei pedra sobre pedra nesse guia sobre o que é SEO — Search Engine Optimization nunca ficou tão claro!

Você aprendeu que:

  • SEO é a Otimização para os Mecanismos de Busca encontrarem o seu site;
  • A diferença de SEO para SEM é que o primeiro se trata de um conjunto de técnicas e o segundo é um conjunto de estratégias de Marketing para Mecanismos de Busca;
  • Os buscadores usam algoritmos rastreadores para indexar os conteúdos;
  • O Google atualiza esses algoritmos frequentemente visando o sucesso dos usuários;
  • Se você focar na criação de conteúdos valiosos em sites responsivos, você terá chances bem maiores de dominar a posição número 1!

Com tudo o que você aprendeu aqui, cabe a você tomar a decisão informada de fazer uma parceria com a Orgânica para alavancar o seu SEO, ou explorá-lo por conta própria!

A pergunta que fica é: você está pronto para implementar o SEO em suas estratégias digitais?

Caso ainda esteja inseguro ou queira mais dicas sobre como fazer isso, fale com um especialista da nossa agência de SEO!

 

Perguntas Frequentes

📗 O que é SEO? 

Trata-se de um conjunto de técnicas que tem como objetivo posicionar uma ou mais páginas de destino entre os melhores resultados dos mecanismos de busca.

🔴 Quais são os fatores de posicionamento do SEO?

Qualidade do conteúdo, autoridade do domínio, performance da página, arquitetura do site, backlinks, sinais sociais e menções à marca e muitos outros.  

📗 O que é uma palavra-chave?

Em resumo, é o termo de busca que o usuário pesquisa para chegar até uma página. Por exemplo: alguém que precisa comprar um tênis de corrida poderá pesquisar pelo termo "melhor tênis para correr".

📗 Por que adotar SEO?

A Internet é um ambiente cheio de oportunidades e oferece as mais diversas demandas para os negócios. Porém, para se destacar, é preciso ter visibilidade. Uma boa estratégia de SEO pode levar suas páginas às primeiras posições nos mecanismos de busca.


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.