Auditoria de SEO: quando e por que é importante fazer?


Guilherme de Bortoli

Por   

 29/02/2024 
 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Você montou um site bonito para o seu negócio, criou um monte de conteúdos para atrair e fascinar o seu público, mas por alguma razão as suas páginas não estão aparecendo na posição que a sua marca merece — no topo das pesquisas do Google?

Apesar de todo esse esforço, a peça-chave que deve estar faltando na sua estratégia de vender mais pela Internet é a auditoria de SEO: uma aplicação indispensável para identificar os erros ocultos no código-fonte do seu site e garantir o seu lugar na primeira posição dos mecanismos de busca!

Por saber que encontrar os erros invisíveis na estrutura das suas páginas e conteúdos é uma missão extremamente difícil, criei este artigo para orientar você na implementação dessa estratégia capaz de:

  • Avaliar a execução e os resultados dos seus serviços de SEO;
  • Melhorar os conteúdos visíveis das páginas pelo SEO On Page;
  • Solucionar os erros invisíveis antes de eles virarem prejuízos;
  • Impedir que os sites duvidosos afetem sua autoridade da sua marca;
  • E aproveitar as ferramentas mais modernas de SEO Técnico para pavimentar a sua estrada para o ápice das vendas!

Se você nunca ouviu falar de auditoria de SEO, pode relaxar: meu nome é Guilherme de Bortoli e eu dividirei abaixo toda a minha sabedoria prática para você lucrar de uma vez por todas!

O seu sucesso começa agora!

Técnicas de indexação para potencializar os resultados de seu blog e gerar vendas

O que é auditoria de SEO?

Como o nome indica, a auditoria de SEO testa e avalia a eficácia de todos os serviços de otimização para mecanismos de busca usados pelo site do seu negócio para garantir que ele apareça nas primeiras posições dos resultados das pesquisas na Internet!

A auditoria de SEO é um elemento crucial para o sucesso de qualquer estratégia de Marketing Digital porque mapeia todos os possíveis erros de otimização que podem estar prejudicando a elevação do seu negócio no ranqueamento das buscas em plataformas como o Google e o Bing, afetando diretamente a quantidade de novos clientes descobrindo o seu negócio — e comprando dele!

Como o objetivo do SEO é fazer com que o seu site seja encontrado de maneira orgânica na Internet — criando um tráfego vitalício de pessoas e tornando as vendas previsíveis por conta disso —, é fundamental garantir que a sua estratégia de Marketing Digital não esteja jogando contra a sua própria empresa!

Isso geralmente acontece quando:

  • Os seus conteúdos demoram para carregar;
  • O seu site apresenta materiais duplicados;
  • O código das suas páginas apresentam erros invisíveis;
  • Sites de má qualidade ou de baixa autoridade apontam para as suas páginas;
  • As suas publicações não obedecem às diretrizes de qualidade dos buscadores;
  • Dentre outras centenas de pontos de falha que só mesmo uma auditoria de SEO pode identificar e consertar!

A auditoria de SEO é feita em três etapas bem definidas, justamente para garantir que todos os erros serão analisados e solucionados dentro de cada domínio de otimização para atender os requisitos de indexação (de catalogação e de posicionamento do seu site) nos mecanismos de busca.

Abaixo, mostro para você quais domínios são esses e qual impacto eles têm para garantir que a sua empresa está alcançando o público ideal — aquele que compra!

SEO On Page

A auditoria de SEO On Page analisa toda a estrutura visível dos conteúdos nas páginas do seu site em duas frentes: aquela que a audiência consome, e aquela usada para provar para os algoritmos que o seu conteúdo atende todas as diretrizes de qualidade dos buscadores!

O objetivo é se certificar de que as palavras-chave certas estão nos locais mais relevantes (para agradar os algoritmos, também chamados de "robôs") e que o conteúdo está organizado em títulos, subtítulos, listas e tabelas, para somar positivamente na experiência de navegação e de consumo do material por parte dos usuários!

Como a auditoria de SEO "On Page" significa literalmente "dentro da página" quando traduzido para o português, uma atenção super especial também é dada para os elementos chamados de "meta".

"Meta" significa que uma coisa está dentro da outra (e não foi à toa que a empresa-mãe do Facebook mudou de nome para incorporar esse conceito nas tecnologias de realidade virtual pela Internet).

No caso do SEO On Page, uma meta-descrição é uma descrição alternativa, por exemplo, otimizada para ser encontrada nos mecanismos de busca (e que só aparece nas páginas dos resultados das pesquisas) para convencer um robô a indexar a página — com o bônus de seduzir um curioso a clicar no link do seu site!

Há também o meta-título, que serve o mesmo propósito de aplicar uma chance extra do seu conteúdo ser catalogado e clicado, e que ajuda a maximizar o alcance da sua estratégia de Marketing Digital de um jeito que o título comum não consegue fazer sozinho.

Analisar e consertar esses meta-elementos, os títulos, os subtítulos, a estruturação do conteúdo da página e da qualidade do mesmo (desde a ortografia até a relevância do tema para o público ou o tamanho do conteúdo) não apenas impede que o site do seu negócio seja esquecido no fundo dos resultados das buscas, como pode ser o fator determinante para desbancar os seus competidores caso aconteça um "empate" durante a indexação feita pelos algoritmos!

Dica: Atualização do Google: como lidar com mudanças no algoritmo

SEO Off Page

Diferente do SEO "dentro da página" (que é SEO On Page), o domínio do SEO Off Page se estende para (e pode ser traduzido como) "fora da página".

Como o nome mostra, a auditoria do SEO Off Page garante que são de qualidade os links de outros sites apontando para as páginas no site do seu negócio (chamados de "backlinks")!

Uma vez que parte da autoridade de um site popular pode ser passada para o site de outra empresa através dos backlinks, é de se esperar que os apontamentos de plataformas duvidosas ou pobres de conteúdo (com baixa autoridade) possam prejudicar o posicionamento do seu negócio nas buscas da Internet!

A auditoria de SEO Off Page faz uma limpeza nesses apontamentos de baixa qualidade e oferece soluções para receber backlinks de maior confiança — aqueles verdadeiramente capazes de aumentar o alcance e a moral da sua empresa diante dos robôs e do público!

SEO Técnico

Já o SEO Técnico é o domínio principal da auditoria porque ele conserta todos os problemas invisíveis do site da sua marca!

Quando uma página demora para carregar, ou quando ela não possui os elementos corretos aplicados diretamente na arquitetura da plataforma, ou quando essa estrutura não é segura para coletar e armazenar os dados dos seus visitantes, ela prejudica o desempenho da sua empresa na indexação e no posicionamento nas buscas da Internet como um todo!

Até o código que exibe o design da página (o "layout" e a funcionalidade dele) precisa ser avaliado para evitar brechas, e para mostrar aos robôs que a sua empresa se preocupa com a qualidade dos conteúdos e com a privacidade dos usuários!

Além, é claro, da própria usabilidade — que é a facilidade de navegação e de consumo do conteúdo por parte da sua audiência —, já que um site cheio de efeitos, confuso de explorar, ou com as configurações erradas de rastreamento do público, pode fazer com que os visitantes abandonem a sua página antes de baterem o tempo mínimo de permanência necessário para colocá-la nas melhores posições!

Quanto mais rápido alguém entra e sai do seu site sem consumir muita coisa, mais os algoritmos pensam que o seu conteúdo é de baixa qualidade ou pouco relevante para o público, fazendo com que ele seja exibido em posições menores nas próximas buscas ou fazendo com que ele desapareça por completo nas últimas páginas dos resultados!

Esse é o maior pesadelo que qualquer negócio com uma estratégia de vender mais pela Internet pode encontrar — e o único jeito de evitá-lo é pela auditoria de SEO Técnico realizada periodicamente para manter os "ossos" do seu site mais fortes e saudáveis!

Guia completo para converter seus Leads e otimizar suas Vendas

Como a auditoria de SEO deve ser conduzida

Agora que você sabe quais são os três principais domínios da auditoria de SEO, é importante entender a ordem pelas quais as etapas são conduzidas para consertar os erros do seu site e colocá-lo no topo dos mecanismos de busca!

A começar pelo básico: descobrir quem é o seu público ideal!

Sabendo quem é a sua audiência (quais medos, desejos e dúvidas ela tem) ou o que ela espera da sua marca, você expande um leque enorme de possíveis palavras-chave que poderão ser usadas para fazer com o que o seu negócio apareça na frente do público no instante em que ele pesquisar por uma resposta na Internet!

A auditoria de SEO entra nessa fase para analisar o potencial de cada uma dessas palavras-chave relevantes para o seu negócio e, depois, para aplicá-las à estrutura visível (tanto do SEO On Page quanto do SEO Off Page) e invisível (do SEO Técnico) para atender todas as diretrizes de qualidade dos algoritmos!

Em seguida, a auditoria de SEO vai para o aprimoramento dos conteúdos, se certificando de que a organização deles, os links nas páginas, e a velocidade de carregamento das mídias (como imagens, vídeos e áudios, além do próprio layout), estão de acordo com o que os robôs e o público esperam para da sua marca!

Há muitos outros fatores a serem analisados e observados, dependendo da estratégia de vendas da sua empresa ou do nicho em que ela atua, mas o passo a passo básico é esse:

  • Entender a psicologia do seu público;
  • Aplicar esse entendimento ao código das páginas;
  • E otimizar os conteúdos para dominar a melhor posição nos resultados das buscas!

Ferramentas para auditoria de SEO

Felizmente, você pode contar com a ajuda de uma série de ferramentas de Marketing Digital inteligentíssimas e voltadas para a facilitação da auditoria de SEO — do código ao conteúdo!

Dentre as mais populares (sendo que algumas delas eu e a minha equipe utilizamos frequentemente aqui na Orgânica para resolver os erros de posicionamento e de alcance dos sites dos nossos clientes), acho importante citar:

  • O Semrush, uma das ferramentas de auditoria de SEO e automação de Marketing Digital mais completas do mercado;
  • A Ahrefs, mais voltada para a auditoria de SEO Técnico, mas capaz de cobrir todos os outros buracos na sua estratégia de vendas pela Internet;
  • O gratuito Google Search Console, que apesar de ser básico, funciona bem para identificar os erros mais comuns de indexação das suas páginas nos resultados das buscas;
  • E o também gratuito Google Analytics, capaz de dar uma visão panorâmica sobre a performance do seu site na Internet a partir de fontes que vão muito além dos resultados das buscas orgânicas!

Dica: 12 ferramentas e estratégias essenciais para o sucesso no Marketing Digital

Regularidade da auditoria de SEO

Eu falei anteriormente que a auditoria de SEO (especialmente a auditoria de SEO Técnico) precisa ser feita com certa periodicidade — mas que periodicidade é essa?

Depende!

Já que a missão da auditoria e dos serviços de SEO é fazer com que a sua empresa seja encontrada nos resultados das buscas orgânicas na Internet — e evitar todo erro que prejudica a performance das suas páginas, por mais bobos que eles pareçam —, recomendo que você faça uma auditoria toda vez que for:

  • Apresentar um novo estilo de Branding, um novo funil de vendas, a adição de uma nova funcionalidade ou de uma inovação às páginas;
  • Conferir se toda a estrutura de indexação continua intacta após a publicação de muitas páginas, de novas mídias e de conteúdos no site do seu negócio;
  • Modificar a experiência de navegação das suas páginas, seja no layout ou na atualização da plataforma para apresentar um novo produto ou serviço;
  • Iniciar uma nova estratégia de Marketing Digital, para garantir que a estrutura e os conteúdos do seu site auxiliarão na realização do objetivo do seu novo planejamento;
  • E manter o domínio do seu site no topo das buscas com o surgimento de novos concorrentes ou a elevação do posicionamento dos seus competidores atuais!

Dependendo dos fatores que apresentei acima e da dinâmica da sua empresa no setor ou mercado em que ela atua (principalmente quando a competição é acirrada ou se a sua indústria apresenta muitas novidades em pouco tempo), a frequência da auditoria de SEO pode partir de trimestral, passar pelo semestral, ou acontecer de forma anual!

Não há uma regra — mas se você quer vender mais pela Internet (e de forma contínua), é fundamental que a auditoria de SEO seja uma parte fixa do seu orçamento todo ano!

Uma auditoria consegue resolver problemas antes de eles se tornarem prejuízos — e prejuízo, nesse caso, é se tornar invisível na Internet para o público que está procurando as soluções que a sua empresa tem para oferecer!

Não dê mole!

Vantagens de contratar serviços de SEO

É claro que você e a sua equipe podem fazer uma auditoria de SEO por conta própria usando as ferramentas e as instruções que dividi aqui neste texto, mas já que o objetivo é capturar os erros muitas vezes invisíveis, ter alguma experiência prévia com esse tipo de serviço é tão importante quanto a análise em si!

Até porque, como a sua empresa consertará os erros que descobrir?

Como ela garantirá que descobriu todas as falhas? Ou pior: quanto tempo e recursos serão investidos em tentativas inexperientes até solucionar os problemas antes de eles se tornarem verdadeiras dores de cabeça?

Contratar uma agência de Marketing Digital experiente — que seja capaz de comprovar a expertise e o domínio sobre as ferramentas mais avançadas da auditoria de SEO — acaba sendo o jeito mais efetivo e econômico a curto, médio e longo prazo.

Essa escolha não apenas poupa tempo, mas impede que a verba estoure e coloque em risco a única coisa que a sua empresa realmente deveria estar fazendo: lucrando muito mais!

Na hora de terceirizar a auditoria de SEO, observe o portfólio da agência e peça por provas, resultados de análises, e avalie as opiniões dos clientes anteriores dela

A última coisa que você precisa em uma auditoria que visa solucionar os problemas de indexação da sua marca, é criar ainda mais erros em cima dos que já estão atrapalhando a visibilidade dela na Internet!

Contratar a melhor das melhores agências é a forma mais segura de garantir os resultados positivos para o seu negócio sem lidar com os gastos surpresa!

De 0 a 90 mil visitas por mês: a Orgânica no topo do Google

Seu site no topo dos resultados!

Acho que deu para ver como a auditoria de SEO parece uma tarefa simples — sendo identificar e corrigir os erros que prejudicam a exibição do site da sua empresa nas primeiras posições do Google e de outros buscadores na Internet —, mas que exige:

  • Atenção redobrada para não criar ainda mais erros de indexação das suas páginas nos mecanismos de busca;
  • Uma equipe multidisciplinar que analise a psicologia dos seus clientes ideais para saber exatamente quais modificações precisarão ser feitas na estrutura do seu site e dos conteúdos dentro dele;
  • Além de experiência prática em SEO Técnico, SEO On Page e SEO Off Page, para corrigir todos os erros invisíveis — e agradar os algoritmos que decidem em qual posição (ou em qual página) exibir o seu site durante as buscas dos seus futuros clientes!

A auditoria é a definição suprema de um SEO estratégico planejado para alcançar o topo dos resultados, já que nada dentro dessa dinâmica é uma receita de bolo que serve de maneira igual para todo negócio!

É por isso que, para descobrir se a sua empresa precisa ou não de uma auditoria de SEO, eu ofereço para você o Diagnóstico de SEO Gratuito aqui da Orgânica!

Completando essa análise, você saberá no que está acertando — e o que precisa corrigir o mais rápido possível — para fazer a sua marca dominar as buscas do Google!

Cada milissegundo que você deixa escapar se torna uma vantagem no posicionamento dos seus concorrentes em cima do seu negócio — e é por isso que o tempo, principalmente na Internet, vale muito mais do que dinheiro!

Aproveite que o diagnóstico é gratuito e comece já a montar uma estratégia de vendas realmente lucrativa pegando emprestado os mais de 16 anos de expertise da Orgânica!

Eu e a minha equipe estamos esperando você do outro lado da tela — e das poucas garantias da vida, eu garanto 100% do seu sucesso!

Vem com a Orgânica!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.