Marketing Digital no Google: tudo o que você precisa saber!


Guilherme de Bortoli

Por   

 04/08/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Quando surge uma dúvida, qual a primeira coisa que você faz? Se sua resposta é "procurar no Google", fica claro que há uma enorme oportunidade de tratar a gigante das buscas como uma ferramenta de Marketing Digital.

Até porque não é só você que pesquisa no Google quando precisa de respostas: a cada minuto, quase 6 milhões de buscas são feitas nele!

É por essa razão que o Google tem enorme relevância quando se trata de publicidade na Internet — e isso acontece no mundo inteiro.

Meu nome é Guilherme de Bortoli e eu sou um parceiro do programa Google Partners, que é o certificado de especialização em tudo que diz respeito a anúncios no Google.

E, usando mais de 15 anos de experiência como chefe de execução aqui na Orgânica Digital, vou ensinar a você tudo que eu sei sobre:

  • Tráfego orgânico e pago;
  • Marketing de Conteúdo;
  • E todas as ferramentas que a Google disponibiliza para impulsionar o seu negócio nas buscas da Internet.

Está pronto para chegar no topo?

Cronograma de Marketing Digital

Do orgânico ao pago: estratégias de Marketing Digital no Google

Antes de falar das ferramentas que a Google oferece, preciso explicar em quais contextos cada estratégia pode ser aplicada no Marketing Digital:

Marketing de Conteúdo

Começando pelo Marketing de Conteúdo, onde você produz e publica conteúdos de qualidade para ajudar possíveis clientes na Internet.

Afinal, assim como você e eu, que recorremos ao Google quando temos perguntas para fazer, uma parte colossal da população mundial faz a mesma coisa!

E, pensando em quais perguntas seus potenciais clientes podem jogar no Google, você consegue criar materiais que respondem tais perguntas da forma mais completa possível.

É assim que clientes em potencial encontram sua empresa na Internet: quando seu conteúdo aparece nos resultados para essas perguntas!

Quanto mais caprichado for o material, mais chances seu negócio terá de aparecer no topo — e foi exatamente o que nós, da Orgânica, fizemos para aumentar em 1783% as vendas de uma das vinícolas mais famosas do país. Saiba mais em:

Como um império de conteúdo aumentou 1783% as vendas

SEO

Além de produzir conteúdos valiosos que respondem às dúvidas das pessoas, é preciso otimizar a estrutura desses conteúdos usando o que chamamos de SEO:

É a sigla em inglês para Otimização para Mecanismos de Buscas e possui uma série de técnicas capazes de aumentar a visibilidade dos conteúdos publicados.

Só de aplicar um bom SEO, já é possível elevar a posição da sua marca nos resultados do Google!

A única diferença é que, sem o apoio de mídia paga (que explicarei a seguir), sites, blogs e landing pages levam mais tempo para serem indexados pelos mecanismos de buscas.

Ainda assim, quando suas páginas são indexadas com SEO, elas recebem um fluxo de tráfego orgânico bem mais perene.

Foi aplicando essa otimização de Marketing Digital no Google que a Orgânica passou de 0 a 90 mil visitas por mês, dominando o topo das buscas! Acesse para conferir todos os detalhes:

De 0 a 90 mil visitas por mês: a Orgânica no topo do Google

Mídia paga

A Mídia Paga (também chamada de "anúncios pagos" ou "Ads") faz exatamente o que o nome sugere: coloca um texto, imagem, vídeo ou outros tipos de mídia com o link para o seu negócio em uma posição privilegiada.

Como o nome também sugere, esse impulsionamento custa dinheiro, mas tem um altíssimo potencial de conversão porque sua empresa ganha destaque imediatamente!

Dentre as plataformas de Marketing Digital do Google, você ganha a oportunidade de se inserir:

  • Em destaque nos resultados das buscas;
  • Em sites parceiros do Google (que são incontáveis);
  • E em outros espaços de publicidade do Google.

Resumindo: o uso de Mídia Paga acelera consideravelmente o fluxo de conversão da sua marca, enquanto sua estratégia de SEO vai sendo consolidada com o passar do tempo!

Inbound Marketing

Só que de nada adianta ser encontrado no Google se o seu negócio não vende o suficiente para manter a cabeça fora d'água!

É aí que entra o Inbound Marketing: metodologia que a gente, aqui da Orgânica, é especialista.

O Inbound Marketing conecta os pontos entre todas as estratégias apresentadas anteriormente (Marketing de Conteúdo, SEO e Mídia Paga) para aumentar as vendas de qualquer negócio!

Aproveite para assistir ao vídeo feito pelo meu sócio, Lauro Becker, sobre o assunto:


Etapas do Inbound Marketing

Dica: Estratégia de Inbound Marketing: saiba o que não pode faltar

Ferramentas do Google para Marketing Digital

Reparou que, para aparecer no Google, é fundamental contar com conteúdos otimizados?

Ter um site, blog, redes sociais e outros canais presentes no Google, como o YouTube, é importante por serem os únicos jeitos de disponibilizar seus conteúdos na Internet.

Além disso, um bom Marketing Digital no Google usa das diversas ferramentas que a própria gigante das buscas oferece para que empresas sejam encontradas — e vendam mais!

Vou apresentar cada uma delas a seguir:

Google Meu Negócio

A ferramenta Google Meu Negócio possibilita a indexação integrada da sua empresa no Google Mapas (fazendo aparecer no mapa literalmente) e também nos resultados das buscas. Veja nosso próprio exemplo:

Google Meu Negócio da Orgânica Digital

Você pode inserir informações como seu endereço, formas de contato, horário de funcionamento, fotos, vídeos, pedir por avaliações, responder perguntas e ainda criar postagens (ofertas, eventos e outras atualizações sobre sua empresa) com um feed similar ao das redes sociais!

Google Analytics

Já a ferramenta Google Analytics permite que empresas monitorem o tráfego dos sites que administram.

Assim fica fácil obter informações valiosas sobre o comportamento dos usuários e o desempenho das ações de Marketing Digital no Google!

Dica: Resultados com Marketing Digital que você pode alcançar!

Google Trends

A ferramenta Google Trends é muito útil para o planejamento das ações de Marketing Digital porque, ao pesquisar palavras-chave nela, você pode ver o volume de buscas de cada uma!

Você também pode comparar o interesse do público entre dois temas diferentes, encontrar novas palavras-chave, separá-las por plataforma (Google e YouTube), por período de tempo e por região.

Análise de interesse ao longo do tempo no Google Trends

Google Search Console

O Google Search Console é a ferramenta ideal para acompanhar o desempenho da indexação do seu site nas buscas do Google!

Além disso, é super útil porque auxilia na correção de erros, avisando sobre problemas de carregamento no site e alertando sobre problemas de segurança (como malwares ou invasão).

Google Ads

O Google Ads é a plataforma de publicidade que permite que você faça diferentes formatos de anúncios com o potencial de serem exibidos no Google!

Por ser uma plataforma altamente segmentável para criar anúncios focados em grupos específicos de pessoas, o Google Ads disponibiliza uma ferramenta exclusiva: o Google Keyword Planner.

Essa ferramenta funciona como uma versão muito mais detalhada do Google Trends, oferecendo informações como volume de palavras-chave, competição, custos e termos similares.

Ferramentas de Marketing Digital indispensáveis para sua estratégia

Coloque o Marketing Digital no Google em prática!

Colocar em prática uma estratégia de Marketing Digital no Google é capaz de ser o maior indicativo de sucesso para o seu negócio, assim como é para milhões de outros empreendedores!

Você viu que não é um bicho de sete cabeças, mas também é preciso experiência para planejar um bom Marketing de Conteúdo (otimizado com SEO) para depois ser veiculado por Mídia Paga em um ciclo que o lucro das vendas pode ser alimentado pelo próprio Inbound Marketing.

Por isso, trabalhar com uma agência de Marketing Digital Google Partner (feito a gente aqui na Orgânica) é a melhor opção para maximizar o uso da sua verba, ter mais visibilidade e vender muito mais!

Então fale com um dos nossos especialistas se não quiser arriscar seu orçamento em apostas de erro e acerto!

Dica: A Orgânica é uma premiada Agência de Inbound Marketing. Saiba mais!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.