Google Meu Negócio: saiba como ele aumenta vendas em lojas físicas


Guilherme de Bortoli

Por   

 02/01/2017 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Em tempos de popularização dos negócios na internet e do marketing digital, muitas pessoas têm a impressão que as lojas físicas foram deixadas de lado. A verdade é que existem consumidores que preferem a experiência de ver os produtos na sua frente, tocar neles e até testá-los antes da compra. Mas só porque eles preferem visitar lojas físicas, não quer dizer que não façam pesquisas online para encontrar os melhores preços, produtos e lojas.

Levando em conta esse comportamento, no post de hoje, vamos entender como o Google Meu Negócio pode aumentar a visibilidade e as vendas do seu negócio local!

Dica: Leia também nosso artigo: Marketing Digital para varejo: é possível?

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma espécie de banco de dados do Google com informações sobre empresas, como nome, descrição, localização, categoria, imagens, horário de funcionamento, website e contato.

Como as próprias empresas fornecem essas informações, o buscador consegue mostrar os dados mais confiáveis para os usuários que pesquisam sobre as marcas já cadastradas no serviço. É por isso que o Google Meu Negócio é uma ótima estratégia para ajudar a sua empresa a aparecer no Google.

Para cadastrar a sua loja gratuitamente, basta ter uma conta no Google, acessar a página do Google Meu Negócio e clicar em "Aparecer no Google". Em seguida, preencha as informações com bastante cuidado. Isso vai garantir que seus clientes vão conseguir encontrar sua loja ou entrar em contato sem problemas depois que sua empresa aparecer para eles no Google. Finalizado o cadastro, sua loja também aparecerá no Google Maps.

Para verificar que o endereço cadastrado está correto e que é mesmo da sua empresa, o Google vai enviar um cartão de confirmação por correspondência. Quando ele chegar, valide o código na página do Google Meu Negócio para confirmar os dados de localização.

11 dicas para que sua empresa venda 600% mais

Qual a vantagem do Google Meu Negócio?

Aparecer no Google já é, em si, um excelente benefício. Mas o maior poder do Google Meu Negócio certamente está em atrair os clientes que já estão perto da sua loja. Veja como funciona.

As pesquisas feitas por meio de aparelhos móveis são cada vez mais frequentes. E a funcionalidade de geolocalização desses dispositivos influencia diretamente nos resultados das buscas.

Imagine que um usuário esteja no bairro da sua loja e utilize o celular para fazer uma pesquisa no Google. Ele procura justamente por um gênero de produto ou serviço com o qual a sua empresa trabalha. Se o seu estabelecimento estiver cadastrado no Google Meu Negócio, é muito provável que ele apareça nos resultados, sendo inclusive mostrado no mapa. Além de poder entrar em contato ou acessar o seu site, o usuário poderá ver comentários que outros clientes deixaram e solicitar uma rota para chegar à sua loja.

Concorda que esse é o perfil de cliente que toda loja desejaEle procura exatamente o que você vende e ainda está bem perto do seu ponto de venda.

Entenda como alcançamos o topo do Google e aumentamos 184% nossas vendas. Clique no banner abaixo!

De 0 a 50 mil visitas por mês: a Orgânica no topo do Google

Como saber se o Google Meu Negócio está dando resultado?

Para ter acesso às estatísticas do Google Meu Negócio, os empresários que já têm a empresa cadastrada podem acessar a página do serviço e clicar em "Fazer login".

Ao selecionar a opção "Insights", é possível ver quantos usuários acessaram seu site, solicitaram rota, visualizaram fotos ou ligaram para você diretamente da ficha de pesquisa do Google. O mesmo relatório também mostra quantas pessoas descobriram a sua empresa na pesquisa e quantas buscaram diretamente pelo nome da sua marca.

Essas métricas dão uma ideia dos meios mais utilizados pelos clientes para chegarem até você. É uma ótima oportunidade de melhorar esses canais, atrair mais clientes e aumentar ainda mais as vendas.

Gostou do conteúdo? Percebeu como o Google Meu Negócio pode ser um poderoso aliado para a sua loja física? Converse com um especialista e descubra o que nossa agência de Marketing Digital pode fazer por você!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.