Google Meu Negócio: saiba como ele aumenta vendas em lojas físicas



Por   

 02/01/2017 

Com 18 anos de experiência, é especialista em estratégias digitais, do marketing ao software.

Em tempos de popularização dos negócios na internet e do marketing digital, muitas pessoas têm a impressão que as lojas físicas foram deixadas de lado. A verdade é que existem consumidores que preferem a experiência de ver os produtos na sua frente, tocar neles e até testá-los antes da compra. Mas só porque eles preferem visitar lojas físicas, não quer dizer que não façam pesquisas online para encontrar os melhores preços, produtos e lojas.

Levando em conta esse comportamento, no post de hoje, vamos entender como o Google Meu Negócio pode aumentar a visibilidade e as vendas do seu negócio local!

Dica: Leia também nosso artigo: Marketing digital para varejo: é possível?

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma espécie de banco de dados do Google com informações sobre empresas, como nome, descrição, localização, categoria, imagens, horário de funcionamento, website e contato.

Como as próprias empresas fornecem essas informações, o buscador consegue mostrar os dados mais confiáveis para os usuários que pesquisam sobre as marcas já cadastradas no serviço. É por isso que o Google Meu Negócio é uma ótima estratégia para ajudar a sua empresa a aparecer no Google.

Para cadastrar a sua loja gratuitamente, basta ter uma conta no Google, acessar a página do Google Meu Negócio e clicar em "Aparecer no Google". Em seguida, preencha as informações com bastante cuidado. Isso vai garantir que seus clientes vão conseguir encontrar sua loja ou entrar em contato sem problemas depois que sua empresa aparecer para eles no Google. Finalizado o cadastro, sua loja também aparecerá no Google Maps e receberá um perfil no Google+.

Para verificar que o endereço cadastrado está correto e que é mesmo da sua empresa, o Google vai enviar um cartão de confirmação por correspondência. Quando ele chegar, valide o código na página do Google Meu Negócio para confirmar os dados de localização.

11 dicas para que sua empresa venda 600% mais

Qual a vantagem do Google Meu Negócio?

Aparecer no Google já é, em si, um excelente benefício. Mas o maior poder do Google Meu Negócio certamente está em atrair os clientes que já estão perto da sua loja. Veja como funciona.

As pesquisas feitas por meio de aparelhos móveis são cada vez mais frequentes. E a funcionalidade de geolocalização desses dispositivos influencia diretamente nos resultados das buscas.

Imagine que um usuário esteja no bairro da sua loja e utilize o celular para fazer uma pesquisa no Google. Ele procura justamente por um gênero de produto ou serviço com o qual a sua empresa trabalha. Se o seu estabelecimento estiver cadastrado no Google Meu Negócio, é muito provável que ele apareça nos resultados, sendo inclusive mostrado no mapa. Além de poder entrar em contato ou acessar o seu site, o usuário poderá ver comentários que outros clientes deixaram e solicitar uma rota para chegar à sua loja.

Concorda que esse é o perfil de cliente que toda loja desejaEle procura exatamente o que você vende e ainda está bem perto do seu ponto de venda.

Dica: Publicidade Online: Promova a sua marca na internet!

Como saber se o Google Meu Negócio está dando resultado?

Para ter acesso às estatísticas do Google Meu Negócio, os empresários que já têm a empresa cadastrada podem acessar a página do serviço e clicar em "Fazer login".

Ao selecionar a opção "Insights", é possível ver quantos usuários acessaram seu site, solicitaram rota, visualizaram fotos ou ligaram para você diretamente da ficha de pesquisa do Google. O mesmo relatório também mostra quantas pessoas descobriram a sua empresa na pesquisa e quantas buscaram diretamente pelo nome da sua marca.

Essas métricas dão uma ideia dos meios mais utilizados pelos clientes para chegarem até você. É uma ótima oportunidade de melhorar esses canais, atrair mais clientes e aumentar ainda mais as vendas.

Gostou o nosso post? Percebeu como o Google Meu Negócio pode ser um poderoso aliado para a sua loja física? Então, não deixe de compartilhar este artigo nas suas redes sociais!



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!