5 dicas de Marketing Digital para aumentar vendas online



Por   

 05/05/2021 

Profissional com mais de 12 anos de experiência, responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

E aí, tudo certo? Rodolfo aqui de novo!

Muitos empreendedores costumam me pedir dicas de Marketing Digital para aumentar as vendas online, então resolvi reunir algumas delas neste artigo. Vamos lá?

O e-commerce vive um momento muito bom, sendo inclusive potencializado pela pandemia. 

Para se ter uma ideia, enquanto as lojas físicas ficaram fechadas por conta das medidas restritivas de combate à Covid-19, as vendas no comércio eletrônico registraram um crescimento superior a 48% nos três primeiros meses de pandemia no Brasil (março, abril e maio), chegando a incríveis 75% de crescimento no mês de maio de 2020.

Mas, se por um lado o consumo na Internet aumentou, por outro, a concorrência para os empreendedores digitais também se fortaleceu. Daí surgem aquelas dúvidas: como fazer o site da minha empresa ser encontrado pelos clientes? Por onde devo começar? Em que devo investir?

Vou responder a todos esses questionamentos apresentando a você 5 dicas de Marketing Digital para aumentar as vendas online. Confira!

5 Dicas de Marketing Digital para aumentar as vendas

  1. Seja facilmente encontrado

Ter um site é importante? Muito. Mas é suficiente? Não.

De nada vai adiantar se os seus clientes não conseguirem encontrá-lo.

Para que eles te localizem, você precisa investir em conteúdo e conseguir um bom posicionamento nos mecanismos de pesquisa - com destaque para o Google, é claro.

Estar na primeira página do Google é deixar a sua empresa sempre em evidência. Afinal, quando o usuário pesquisa algo, ele quer uma resposta rápida. Raramente vai ficar navegando por várias páginas para encontrar o que procura.

Pense nas suas pesquisas pela Internet. Você provavelmente começa acessando os sites que aparecem na primeira página, certo? E como eles conseguem aparecer ali?

Além do Marketing de Conteúdo, as empresas utilizam técnicas para otimizar os sites e aumentar as chances de subir no ranking do Google

Produzem conteúdos - geralmente em um blog - com palavras-chave que sejam relevantes para o público-alvo; utilizam técnicas de SEO; melhoram a velocidade de carregamento das páginas… Tudo isso faz diferença.

Ter um site relevante para o Google ajuda até mesmo na hora de pagar mais barato pelo CPC (Custo por Clique) dos seus anúncios, assunto que abordarei na sequência.

Google Meu Negócio

Outra ferramenta bem importante é o Google Meu Negócio. Nela você pode cadastrar gratuitamente o endereço da sua empresa com telefone, site, horário de funcionamento e avaliações de outros clientes (fundamental!).

Assim, quando alguém pesquisar por empresas dentro de uma localização específica (por exemplo: “agência de turismo em São José dos Campos”), seu negócio terá maior probabilidade de ser encontrado.

  1. Conheça bem a sua persona

Se você quer aumentar as vendas online, antes de começar qualquer estratégia de Marketing, o passo número um é criar a sua persona

Afinal, do que adianta gastar tempo e dinheiro produzindo conteúdo e anúncios se eles forem direcionados para as pessoas erradas?

Vá além de saber apenas o gênero, idade e classe social do seu público. Descubra quais são as suas dores, conquistas, frustrações, sonhos, ídolos, hobbies…

Quanto mais informações você tiver sobre a persona, tenha certeza: sua estratégia terá muito mais chances de sucesso.

Ah, e se você não sabe diferenciar público-alvo de persona, recomendo este artigo:

Dica: Persona e público-alvo: entenda as principais diferenças

  1. Qual conteúdo você é capaz de oferecer?

Falei sobre a importância do conteúdo ali no primeiro tópico, né? É porque não tem jeito: você pode pesquisar as melhores dicas de Marketing Digital em trezentos lugares, e em todos eles o Marketing de Conteúdo será citado.

O tráfego orgânico - que por sinal é um ponto forte aqui da Orgânica - é fundamental para quem quer aumentar as vendas online. Consiste basicamente em trazer o seu público até o seu site, sem precisar pagar por isso. Funciona como um ativo da empresa para ficar nas primeiras posições do Google, sempre em evidência, sempre próximo.

E como conseguir? Mandando-o comprar incessantemente e enviando o seu link para pessoas aleatórias no WhatsApp? Não!

Entregando conteúdo que gere valor, que seja realmente relevante e que faça o seu cliente pensar: “Opa, essa galera sabe do que tá falando”.

Por exemplo, você tem uma loja virtual de roupas? Pode ser interessante montar um blog e escrever artigos sobre dicas de moda, o look ideal para cada evento, apresentar as tendências para o ano… 

A partir do momento em que você consegue fazer o cliente vir até a loja, você gera um lead e cria relacionamento, e aí fica muito mais fácil convencê-lo a comprar. É assim que funciona o funil de vendas e o Inbound Marketing.

Mas lembre-se: primeiro você precisa definir bem a sua persona, para depois pensar em assuntos que sejam relevantes para cada etapa da jornada do consumidor.

Se quiser dicas de como encontrar os conteúdos e palavras-chave ideais para o seu negócio, veja este outro artigo:

Dica: Aprenda a pesquisar palavras-chave!

  1. Otimize suas campanhas 

Acompanhando as métricas obtidas com o tráfego orgânico, você consegue informações importantes como, por exemplo, qual tipo de conteúdo o seu público gasta mais tempo lendo, os produtos mais clicados, quais são as páginas mais visitadas e as palavras-chave que mais geram engajamento.

A partir daí, você pode usar o tráfego pago (os famosos anúncios) para acelerar as conversões, aumentar as vendas online e fidelizar o interesse da persona. Isso porque você terá em mãos uma segmentação muito precisa.

Conseguirá separar o seu público por gênero, idade, localização, interesses, canais e dispositivos mais usados, antes de começar a rodar o anúncio.

É por isso que o Marketing Digital é tão eficaz. Afinal, qual publicidade offline permitiria esse tipo de segmentação?

E mais uma vez: entendeu a importância de conhecer a sua persona? Sem isso, são grandes as chances de perder dinheiro.

Vale lembrar que o Google Ads não é o único lugar em que você pode anunciar. Também é possível fazer anúncios no Facebook e no Instagram, por exemplo.

Um material que eu recomendo muito para quem quer aprender sobre tráfego é este eBook gratuito que a Orgânica desenvolveu em parceria com a RD Station: clique aqui para ver.

  1. Vá além das redes sociais

Dentro do Marketing Digital, as redes sociais são os canais mais populares. Afinal, quem é que não tem hoje um perfil no Facebook, Instagram, Twitter ou YouTube?

Dados do próprio Instagram revelam que mais de 1 bilhão de contas usam a rede social por mês em todo o mundo. Além disso, 90% dos usuários seguem pelo menos uma empresa por lá.

São números realmente impressionantes, e as mídias sociais devem, sim, fazer parte da sua estratégia de Inbound Marketing. Porém, elas não podem ser os únicos canais para quem deseja aumentar as vendas online.

Lembre-se de que o Inbound consiste em atrair o público e manter um relacionamento constante, por meio do Marketing de Conteúdo e de canais variados, que devem ser usados em cada etapa do funil de vendas.

Por isso, aqui vão algumas técnicas do Inbound Marketing que você pode utilizar em parceria com o seu posicionamento nas redes sociais:

Conclusão

Depois de ter conhecido essas 5 dicas de Marketing Digital para aumentar as vendas online, podemos resumir o conteúdo deste artigo da seguinte forma: 

  1. conheça muito bem a sua persona;

  2. invista em conteúdo bem-feito, para gerar tráfego orgânico e aumentar a sua autoridade na Internet;

  3. com as métricas obtidas com o tráfego orgânico, invista em anúncios bem segmentados;

  4. use as técnicas do Inbound Marketing para atrair e fidelizar clientes;

  5. redes sociais são importantes, mas não suficientes para uma boa estratégia de Marketing Digital.

Bem… espero que essas dicas tenham sido realmente úteis para a estratégia do seu negócio. Aproveite para assinar o nosso blog no formulário ao final desta página. Assim, você não perderá as outras dicas de Marketing Digital da Orgânica!

Temos mais de 13 anos de experiência em Inbound Marketing e uma equipe especializada em todas as técnicas mencionadas neste artigo - como SEO, Marketing de Conteúdo, criação de sites e landing pages, e-mail marketing, tráfego orgânico e redes sociais.

Clique aqui para conhecer alguns de nossos cases de sucesso.

Um grande abraço e até a próxima!



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!