Como uma agência de Marketing e Publicidade pode te ajudar?


Guilherme de Bortoli

Por   

 19/03/2024 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Considerando o cenário empresarial, imagine uma situação em que um negócio está de um lado e os clientes de outro. Ao facilitar o trajeto, a empresa consegue se aproximar do público e os consumidores ficam mais propensos a comprar. Para tanto, a atuação de uma agência de Marketing e Publicidade é fundamental!

Afinal, uma equipe capacitada nas estratégias de comunicação e divulgação será responsável por construir pontes entre marcas e públicos. Com as ferramentas disponíveis, como estratégias e campanhas, é possível aproximar negócios de seus mercados consumidores.

Uma agência de Marketing Digital, especificamente, também constrói pontes entre pessoas e negócios. A diferença é que ela realiza essa tarefa por meio da Internet e do ecossistema digital.

Depois dessa analogia, você deve estar curioso para compreender como uma agência de Marketing e Publicidade pode te ajudar, certo?

Como CEO da Orgânica, quero trazer uma visão única sobre o papel de uma agência para seu negócio. Continue acompanhando!

Passo a passo: como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

Agência de Marketing e Publicidade: unindo branding e performance

Durante muito tempo, os conceitos de branding e performance estiveram separados. Foi assim que surgiram agências de performance e agências de branding. No entanto, cada vez mais esses conceitos estão relacionados — e uma agência de Marketing e Publicidade tem um papel fundamental nisso.

Afinal, esse time está capacitado para planejar e implementar estratégias que ajudem a marca a gerar valor para o público e transformar a visibilidade em resultados. Com a equipe, portanto, o objetivo é consolidar o desempenho ao longo do tempo.

Nesse contexto, é importante entender que se estima que, em média, apenas de 3 a 10% do público está disposto a interagir com anúncios com o objetivo de conversão em venda. Eles formam o grupo em que ocorre a captação de demanda existente.

Já que em média 30% do público não seria adequado para fechar negócio, é preciso trabalhar com os outros 60%. Nesse contexto, o objetivo passa a ser a geração de demanda.

Logo, a geração de demanda depende do branding e da construção de valor para pessoas que não estavam conscientes sobre a necessidade que tinham.

Ao mesmo tempo, é preciso integrar a abordagem com a captação de demanda. Isso aumenta a eficiência do negócio, cria uma esteira de clientes e traz previsibilidade contínua de vendas.

Com estratégias que observam o cenário completo, a agência de Marketing e Publicidade ajuda exatamente a unir esses elementos. Para tanto, o time precisa ser multidisciplinar e se integrar com a equipe interna de Marketing.

Outro ponto importante para considerar é que essas estratégias não se restringem ao ambiente offline. É possível — e recomendado — usar o Marketing Digital para gerar consciência, familiaridade e desejo de marca, bem como para converter isso em vendas.

Serviços oferecidos por agências de Marketing e Publicidade

Agora que você entende o papel desse tipo de agência, é preciso entender quais são as ferramentas usadas para construir a ponte que liga negócios e clientes.

Há agências que têm um portfólio maior de serviços, enquanto outras focam em determinadas questões. No momento da escolha, cabe a você entender se a gama de serviços oferecidos atenderá às suas necessidades.

De modo geral, veja os principais serviços oferecidos por agências de Marketing e Publicidade!

Planejamento de Marketing e estratégia digital

Assim como uma ponte sólida não é construída no improviso, as ações de Marketing não devem ser executadas sem preparo. Por isso, um dos serviços de agências de Marketing e Publicidade é a estratégia digital.

Defini-la é essencial para estabelecer metas e objetivos condizentes com as ferramentas e iniciativas que serão utilizadas. Ela também deve envolver o uso de análises e dados para tomar decisões mais efetivas.

Dica: 10 estratégias de Marketing Digital para investir para ontem

Criação de conteúdo

Entre as estratégias disponíveis, a criação de conteúdo é relevante para gerar engajamento e autoridade. Por meio dessa atividade é possível educar o público e conduzir as pessoas em uma jornada até a conversão em venda.

Na criação de conteúdo há diversas possibilidades, como a criação de blogs, estudos de caso, infográficos, vídeos e outros formatos. Cada um pode ser usado de formas distintas, como para aumentar o reconhecimento de marca, gerar leads ou posicionar o negócio, por exemplo.

SEO (Search Engine Optimization)

Embora a produção de conteúdo seja essencial, muitas vezes ela não funciona sozinha. É preciso fazer esse conteúdo ser encontrado, o que envolve a abordagem de otimização para mecanismos de busca ou SEO.

Com a otimização do conteúdo e da própria estrutura do site é possível conquistar melhores posições nas páginas de resultados dos buscadores. A partir disso, é possível obter mais tráfego orgânico e até gerar demanda com consistência, o que contribui com os resultados de toda a estratégia.

Gestão de redes sociais

Em todo o mundo, o Brasil é o terceiro país que mais consome redes sociais. Ao total, há mais de 131 milhões de contas de 127 milhões de usuários únicos. Por si só, esse dado ajuda a demonstrar o impacto das redes sociais no cotidiano.

Para as empresas, as redes se tornaram plataformas-chave para a interação. Com uma agência de Marketing Digital fica mais fácil aproveitar esses ambientes. Afinal, a gestão social inclui atividades como monitoramento das redes, criação de conteúdo e engajamento com o público.

Campanhas de mídia paga

Uma das formas de capturar a demanda existente é por meio de campanhas de mídia paga. É por isso que esse é um dos serviços prestados por agências de Marketing Digital, o que envolve criar campanhas de tráfego pago para alcançar públicos específicos.

Também cabe aos profissionais responsabilidades como realizar a segmentação adequada das campanhas e analisar os resultados. Desse modo, é possível gerar novas oportunidades.

E-mail Marketing

O e-mail continua sendo uma ferramenta eficaz de comunicação com o público-alvo. Afinal, essa é uma forma de falar com o público de modo direto, sem intermediários. Ao contratar uma agência de Marketing Digital, é possível ter diversos serviços nesse sentido.

As atividades contemplam a automação de e-mails, bem como a segmentação e personalização de campanhas. Com a análise dos resultados, é possível obter insights e aplicá-los em outras iniciativas.

E-mail marketing: a chave para a vantagem competitiva

Design gráfico

Também vale saber que as agências de Marketing e Publicidade costumam ter profissionais de design. Eles elaboram identidades visuais, criam peças publicitárias e inserem a linguagem visual da marca em todos os materiais.

Essa é uma questão fundamental para construir identidade de marca, o que favorece até o reconhecimento. Explorar corretamente a comunicação visual também é essencial para impactar o público de forma estratégica.

5 motivos para contratar uma agência

Agora que você entende quais são os principais serviços de uma agência de Marketing e Publicidade, vale a pena compreender as principais razões para contratar uma.

Confira quais são os pontos principais!

1. Economia de tempo e recursos

Com uma agência, seu negócio tem o apoio de um time para criar, executar e mensurar estratégias diversas. Isso ocorre sem que seja preciso se responsabilizar por novas contratações.

Também há mais flexibilidade na alocação de pessoas, sem ocorrer o aumento do custo fixo. Assim, há como atender a demandas maiores com facilidade.

2. Acesso a profissionais especializados

Uma boa agência é formada por diversos profissionais especializados em suas atividades. Com a contratação da agência, seu negócio conta com a atuação de todo esse time.

Vale destacar que essa equipe também já está coesa, com processos validados e capaz de atingir resultados com mais facilidade.

3. Foco no core business

Como a contratação de uma agência funciona como uma terceirização de atividades, é possível focar na atividade-fim da empresa. Isso significa poder direcionar mais recursos e esforços em atividades altamente estratégicas e específicas.

Do ponto de vista do público, isso é importante porque garante um atendimento ainda mais completo às necessidades das pessoas.

4. Acompanhamento de tendências e inovações no mercado

Essa também é uma forma de ficar sempre por dentro das novas estratégias e mudanças dos consumidores. Ainda, a agência costuma testar as novidades em diferentes contextos, sabendo o que funciona melhor em cada caso.

Desse modo, é possível evitar cometer diversos erros ao contar com a expertise e com a constante atualização da agência.

Dica: 28 maiores tendências de Marketing Digital para 2024

5. Acompanhamento e mensuração

A especialização da agência também se estende ao acompanhamento e mensuração dos resultados. É possível contar com ferramentas profissionais para essa tarefa, além de ter a multidisciplinaridade do time.

Outro ponto relevante é que a agência também é capaz de fazer benchmarking e fornecer insights baseados em outras experiências. Com isso, há como obter mais dados ainda mais relevantes.

Venda mais com estratégias de Marketing!

Ao pensar na obtenção de resultados, é essencial considerar que as estratégias de Marketing podem ser adaptáveis e flexíveis — principalmente, no ambiente digital. Por isso, elas podem ser usadas para atingir os objetivos da sua marca.

E é por acreditarmos que o Marketing precisa ser orgânico e em constante evolução que nossa agência se chama Orgânica. Acima de tudo, acreditamos que a personalização é essencial para atender cada cliente de acordo com suas necessidades.

Nesse contexto, a tecnologia não pode ser uma limitadora. Em vez disso, usamos as ferramentas e estratégias para impulsionar resultados de acordo com o contexto e momento de cada cliente.

Conheça algumas histórias de sucesso da Orgânica!

Com a visão de um Marketing adaptável, a Orgânica desenvolveu a metodologia própria Content+Performance. A partir dela, diversos clientes conseguiram ótimos resultados, tanto de branding quanto de performance.

Um exemplo é a Cresol. A partir do branded content, a empresa conseguiu aumentar a visibilidade do blog em 135%. Ainda, a estratégia ajudou a aumentar a autoridade da cooperativa de crédito no ambiente digital.

Já a Dimed contou com a Orgânica para sua estratégia de mídia paga. O retorno sobre o investimento em Publicidade ou return on advertising spend (ROAS) foi de 4896% em apenas um ano. O aumento de apenas 15% na verba ampliou a receita da empresa em 307% no período.

Enquanto isso, a Casa Valduga aproveitou um aumento de 1783% nas vendas online. Em um dos canais, o ROAS chegou a 840%, enquanto a taxa de conversão subiu 20% por meio de uma estratégia de conteúdo.

O melhor é que a sua empresa pode ser a próxima a obter resultados como esses e até melhores!

A Orgânica pode te ajudar!

Como você aprendeu, uma agência de Marketing Digital e Publicidade pode levar seu negócio mais alto e mais longe. Para isso, é preciso escolher uma parceira confiável, especializada e experiente, como a Orgânica.

Dê o próximo passo em busca de resultados. Garanta nosso Diagnóstico de Marketing gratuitamente e conte com análises e recomendações exclusivas!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.