Como escolher o tamanho do post ideal para sua estratégia de marketing?



Por   

 22/11/2017 

 22/11/2017 

Profissional com mais de 12 anos de experiência, responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

Uma das partes mais importantes da sua estratégia de marketing deve ser seu blog. Com ele, você poderá alcançar uma boa parcela do seu público com bom conteúdo e conquistar mais clientes.

O primeiro passo para conquistar um blog corporativo de sucesso é saber como definir o tamanho ideal para cada post que será publicado.

Se você não sabe como fazer isso (ou nem desconfiava que a extensão de um artigo é importante para o sucesso da sua estratégia), não precisa se preocupar. Existe uma maneira simples de resolver essa questão.

Continue lendo para saber mais sobre isso!

Dica: Como ter um blog incrível investindo pouco dinheiro?

Qual o tamanho mínimo para um post aparecer no Google?

Os motores de busca definem diversas características que um artigo em um blog precisa ter para ser indexado e então exibido para os usuários que buscam por algum conteúdo específico.

No caso do Google, o mínimo necessário para um artigo entrar nos resultados de pesquisas é 300 palavras. Considere essa marca como o mínimo necessário para a publicação de um post.

Sem atingir a marca de 300 palavras, seu conteúdo não terá o destaque merecido no Google e ficará prejudicado em termos de SEO. Curiosamente, esse é o caso da maioria dos posts de blogs pelo mundo.

Segundo uma pesquisa do Moz, a média de palavras publicadas por artigo em blogs e sites que usam o Wordpress é de 280 palavras. Escrevendo mais do que isso, você já fica acima da média e elimina boa parte da concorrência.

Como o tamanho do post afeta minha estratégia de marketing?

Se o mínimo para um artigo ser indexado pelo Google e outros buscadores é 300 palavras, então qual a extensão perfeita para o seu conteúdo? A resposta para isso vai depender de 4 elementos:

Dependendo da sua função, o artigo que será escrito poderá ter um número de palavras diferentes. Um post na fase de atração do funil de vendas não precisa de muita profundidade, podendo ficar entre 500 e 1000 palavras.

Já um artigo de consideração deverá aprofundar mais em um assunto em específico, facilmente passando das 1000 palavras.

Outro elemento muito importante é a forma de distribuição do conteúdo para o público. Se a ideia é alcançar uma boa posição na primeira página do Google, o ideal é escrever um pouco mais. Segundo a pesquisa do Moz, a média das primeiras posições dos motores de busca flutua entre 1100 e 1200 palavras.

Já artigos que serão divulgados por redes sociais podem ter uma extensão menor, pois não dependem tanto de SEO.

O tema também é elemento importante a influenciar o tamanho de um post. Para obter autoridade perante o leitor, seu blog não pode parecer superficial. Portanto, se um assunto for complexo demais para tratar em apenas 500 palavras, deve-se partir para um formato maior.

Ao mesmo tempo, leve sempre em consideração a disposição da sua persona em ler. Se estiver escrevendo para um público que não vê problemas em grandes quantidades de texto, então use mais palavras sem medo.

Como escolher o tamanho ideal para meu próximo post?

Com tantos fatores a considerar, como determinar qual será a extensão perfeita para cada artigo que você publicará em seu blog?

Mesmo que o seu post acabe com 1000 ou 2000 palavras e você tenha medo de alienar o leitor por causa disso, existem certos truques que ajudam a facilitar a leitura de um artigo tão grande.

Um bom trabalho de escaneabilidade, dividindo o artigo em subtítulos, usando o negrito para destacar as partes importantes e utilizando bullet points para listas, pode deixar um artigo de 2000 palavras mais dinâmico e fácil de ler.

O mesmo acontece com o estilo da escrita. Se o ideal para seu post é ter 1500 palavras, por exemplo, prefira frases curtas e palavras mais simples para conquistar um ritmo melhor no texto e não atrapalhar o leitor.

Também é importante estabelecer uma comunicação consistente que crie valor para o seu negócio, aproxime o seu público-alvo do seu produto e gere vendas mais assertivas. Para isso, indicamos nosso webinar: Saiba como direcionar a comunicação da sua empresa.

Saiba como direcionar a comunicação da sua empresa



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!