SaaS: como as empresas estão atraindo mais usuários para seus softwares?



Por   

 11/09/2017 

Profissional com mais de 12 anos de experiência, responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

Um dos grandes desafios de toda empresa SaaS é atrair usuários para seu software. Atualmente, existem diversas opções que podem ser usadas para conquistar mais clientes. Porém, é preciso se apostar somente nas estratégias mais eficientes para evitar perder tempo, dinheiro e energia.

Se o seu objetivo é conquistar mais usuários para softwares, fique com a gente. Neste artigo vamos mostrar as top estratégias que empresas SaaS estão usando para atrair público. Falaremos de como trabalhar a geração de conteúdo, captação de leads, estratégias de e-mail marketing, entre outros caminhos promissores.

Acompanhe!

Geração de Conteúdo

Uma das melhores formas de atrair potenciais clientes é criar conteúdo gratuito que seja relevante para a sua audiência. A estratégia pode até parecer contraditória. Contudo, ao gerar valor gratuitamente, você atrai diretamente o público interessado, tira dúvidas dos seus futuros clientes, quebra objeções de venda, assim por diante.

Dica: Descubra como usar o marketing de conteúdo para fortalecer sua marca!

Alguns dos formatos mais usados no marketing de conteúdo são:

Artigos em blog

O blog pode estar ligado ao site principal da sua empresa, trazendo artigos, infográficos e outros materiais que esclareçam dúvidas da sua audiência.

Vídeos no Youtube

Criar um canal do Youtube e produzir vídeos com dicas e tutoriais também pode atrair usuários para softwares, ajudando sua empresa SaaS.

Podcasts

Dependendo do perfil do seu público, pode valer a pena produzir conteúdo em áudio para ser consumido enquanto as pessoas estão no trânsito, na academia ou fazendo atividades diversas do cotidiano.

Dica importante: ao pensar na geração de conteúdo, é importante considerar estratégias de SEO, ou seja, a otimização de sites e conteúdos para os mecanismos de busca, como o Google. Contando com um parceiro que entende de SEO, torna-se possível atrair mais usuários com o mesmo esforço de produção.

Captação e Nutrição de Leads

Cada vez menos as pessoas realizam compras por impulso na internet. Normalmente, o consumidor precisa conhecer sua empresa a fundo e criar uma relação com ela antes de fechar a contratação. Isso só é possível se vocês mantiverem contato constantemente. Por isso, é fundamental trabalhar a captação de leads (potenciais clientes).

Tendo dados como o e-mail e nome de alguém, sua empresa pode enviar conteúdos periódicos para construir um relacionamento e conduzir essa pessoa para a compra de maneira natural (nutrição de leads).

Algumas alternativas para gerar e nutrir leads são:

Produção de materiais ricos

Materiais ricos são conteúdos aprofundados que você oferece em troca das informações de contato do usuário. Por exemplo: e-books, guias sobre um determinado assunto, tutoriais completos, versões de teste, entre outros. A ideia é disponibilizar materiais tão interessantes que a pessoa estará disposta a preencher seus dados para fazer o download ou ter o acesso.

Automações de e-mail marketing

Uma vez que o usuário deixa o e-mail para receber mais informações, você pode nutri-lo de maneira automática. Basta programar uma sequência de e-mails com conteúdos úteis e que tirem dúvidas do seu público. Isso pode ser feito por meio de um sistema de e-mail marketing. Para resultados melhores, conte com o auxílio de uma agência para construir esse fluxo de nutrição.

e-mail marketing é uma ferramenta vibrante e poderosa para se conectar com seu público. Clique no banner abaixo e receba gratuitamente nosso material para gerar mais resultados com essa ferramenta indispensável!

Email Marketing: A chave para a vantagem competitiva

Envio de newsletter

Se o usuário está procurando um software, provavelmente é porque ele gosta de se manter atualizado em relação às tendências e contar com as melhores ferramentas. Por isso, deixe claro que sua empresa envia conteúdos semanais ou quinzenais com as novidades do mercado. Assim, você pode capturar ainda mais leads.

Lead Scoring

Você é uma pessoa que gosta de números e resultados concretos? Então vai adorar a estratégia de Lead Scoring. O objetivo do Lead Scoring é pontuar e ranquear os leads que mais se interessam pela sua empresa. Ou seja, aqueles que abrem e clicam em e-mails, baixam materiais, acessam diversas páginas, etc.

Com base na pontuação do Lead Scoring, sua equipe de vendas interna pode entrar em contato com os leads mais interessados. Ou, ainda, você pode enviar conteúdos mais aprofundados para essas pessoas.

Dica importante: opte por um parceiro ou fornecedor que desenvolva APIs que podem conectar seu CRM ao marketing. Assim, seus leads têm muito mais chances de se transformarem em vendas.

Gostou desse conteúdo sobre como atrair mais usuários para softwares? Então, a aproveite e assine a nossa newsletter para receber novas dicas em primeira mão!



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!