Descubra como usar o marketing de conteúdo para fortalecer sua marca!



Por   

 05/12/2016 

Profissional com mais de 12 anos de experiência, responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

Descubra como usar o marketing de conteúdo para fortalecer sua marca!

O constante crescimento da presença da internet na vida das pessoas influencia no hábito dos consumidores. Hoje em dia é difícil lembrar de um amigo ou conhecido que não tem acesso à internet, por exemplo.

Essa mudança de comportamento do consumidor levou as empresas a buscarem alternativas para serem mais efetivas na comunicação com o seu público-alvo. Atualmente, uma empresa que deseja se manter ou aumentar a sua fatia de mercado frente aos seus concorrentes precisa saber como usar o marketing de conteúdo a seu favor.

Em resumo, o marketing de conteúdo é uma estratégia do marketing digital que tem o objetivo de engajar o público-alvo e crescer sua rede de clientes por meio de conteúdo relevante que gere valor para as pessoas de modo a criar uma imagem positiva da sua marca.

Dica: Planejamento de marketing de conteúdo: 8 dicas para criar o seu

Para ajudar a melhorar a comunicação da sua empresa e alcançar bons resultados, aprenda de uma vez por todas como usar o marketing de conteúdo para fortalecer sua marca. Confira!

1. Atraia o público-alvo

Uma das consequências do crescimento da internet foi o enfraquecimento das mídias tradicionais. Jornal, rádio e televisão, além de dependerem de um alto orçamento de marketing, já não são tão eficazes como em outras décadas.

Com a grande quantidade de informação oferecida pela internet, o consumidor ganhou a opção de escolher o que vai ver e nem sempre está disposto a “perder tempo” com propagandas ou conteúdos intrusivos.

No marketing de conteúdo é o cliente quem escolhe o que você tem a oferecer para dedicar atenção. Ao oferecer um conteúdo que gere valor para o seu público-alvo, ele estará mais disposto a ver o que você tem a apresentar para ele.

Como resultado, as empresas ganham mais uma forma de chegar até o consumidor sem precisar de um marketing “agressivo”, favorecendo o relacionamento entre ambos baseado em uma relevância gerada pela empresa.

2. Seja referência no seu mercado

Hoje em dia os usuários utilizam as ferramentas digitais para tirarem dúvidas e encontrarem uma forma de resolver seus problemas. Com um conteúdo planejado estrategicamente, você estará presente onde o seu futuro cliente está, oferecendo exatamente o que ele procura.

Resolver os problemas do seu público-alvo vai ajudá-lo a ganhar a confiança no seu conteúdo e, consequentemente, gerará autoridade para a sua empresa. Uma vez que você conquista a confiança do seu público-alvo, as chances dele virar seu cliente aumentam consideravelmente.

3. Gere o “boca a boca” digital

É quase impossível alguém fechar uma compra atualmente com uma empresa sem ao menos ter ideia de como aquele serviço irá ajudá-lo a resolver seus problemas. Em tempos de muita desconfiança em relação às fraudes, vírus e empresas desonestas, o marketing de conteúdo ganha uma importância ainda maior.

Um bom conteúdo tem mais chances de ser compartilhado pelos seus visitantes nas redes sociaisblogs e grupos de aplicativos de mensagens.

Dica:  Por que sua empresa precisa ter um blog?

Ver um amigo, por exemplo, compartilhando um conteúdo, soa como uma indicação. E receber uma indicação de alguém que você confia elimina boa parte das desconfianças que você tinha sobre uma empresa.

4. Conquiste mais vendas para sua empresa

Como já abordamos, em tempos de grande desconfiança, ser referência no mercado e ter indicações de outros clientes pode ser decisivo na hora de um cliente fechar negócio com uma empresa.

Com um bom trabalho de marketing de conteúdo você traz esses critérios de decisão para o seu lado e os transforma em vantagens competitivas frente a seus concorrentes, ampliando as possibilidades de transformar o visitante do seu site em um cliente fiel.

Agora que você sabe como usar o marketing de conteúdo para fortalecer sua marca, estude seu público, o objetivo da sua empresa, qual a melhor mensagem a ser transmitida e faça um planejamento de médio e longo prazo para se tornar a primeira opção para o seu público-alvo no mercado.

Se você gostou dessas dicas, siga-nos no Facebook e saiba mais sobre marketing de conteúdo!



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!