Como ter um blog incrível investindo pouco dinheiro?


Lauro Becker

Por   

 07/09/2016 

Lauro Becker
07/09/2016

COO, atua desde 2005 com tecnologia, internet, projetos e processos de inovação.

✓ Conteúdo criado por humano

O blog é uma importante prática do Marketing Digital para atrair clientes que estejam nos buscadores atrás de informações que remetam ao conteúdo do seu site, seja um produto, uma dica, a solução de um problema. Também é utilizado para construir autoridade e gerar confiança no público para contratar uma empresa ou um profissional.

Criar um blog exige dedicação, e o indicado é que ele esteja dentro do site da sua empresa, assim, a relação entre as páginas e a relevância do site como um todo serão muito maiores. Mas como ter um blog de sucesso investindo pouco?

Para saber o passo a passo para que seu blog tenha sucesso, clique no banner abaixo!

Passo a passo para criar um blog de sucesso

Crie suas personas

Crie um perfil semifictício de uma pessoa que seria seu comprador ideal (persona) e analise como ele se comporta para procurar aquilo que você oferece, quais tipos de mídia utiliza, quais problemas e dificuldades enfrenta no cotidiano e no trabalho, e de que forma você poderia ajudá-lo.

As personas são criadas com base em características comportamentais, psicológicas e emocionais do seu público.  O conceito de Buyer Personas foi criado pelo programador e designer de softwares Alan Cooper e trata-se de ver o seu público de forma mais individualizada, observando características que podem ser significativas para o momento da decisão de compra.

Dica: Entenda como seu cliente ideal se comporta ao buscar pelas soluções que você oferece. Os mistérios das Buyer Personas: aprenda o que é e como criar!

Elabore pautas que ofereçam soluções

As pessoas estão cada vez mais recorrendo à internet para buscar respostas às suas dúvidas, problemas, dificuldades. Elas procuram uma maneira de fazer alguma coisa, o que significa outra, enfim, é uma rede de pesquisa.

Assim, evite desenvolver pautas que falem da sua empresa, pois esse tipo de conteúdo deve ser apresentado a potenciais clientes que já estão familiarizados com seu negócio e interessados pelo que você oferece.

As pautas de atração de novos clientes devem oferecer soluções. Procure fazer postagens com dicas, apontamentos e questionamentos que gerem interesses, dentro do segmento do seu blog.

Veja abaixo os exemplos de conteúdos abordados no blog da Orgânica: 

Se você não sabe por onde começar, entenda a seguir como a pesquisa de palavras-chaves poderá te ajudar a definir uma pauta.

Pesquise palavras-chave relevantes

Todo início de produção de conteúdo deve ser baseado numa boa pesquisa de palavras-chave, e por que isso? As palavras-chave determinam a relevância do assunto para os usuários nos mecanismos de buscas, assim, você tem chances de escrever um texto mais útil para seu público-alvo, já que existe maior interesse por ele. Consequentemente, você poderá conseguir um melhor posicionamento nas páginas de resultados.

É possível fazer essa pesquisa de forma gratuita por meio de ferramentas que o próprio Google disponibiliza, como o Planejador de Palavras-Chave do Google AdWords, onde também é possível ver o volume de busca e a concorrência. Optando por palavras-chave que possuem maior interesse, você alcança e ajuda mais pessoas e tem maior chance de realizar vendas

Dica: As 10 melhores ferramentas de palavras-chave!

Escolha uma imagem sobre o tema

Não adianta você ter um conteúdo incrível se visualmente a página não estiver atrativa para o novo visitante. Escolha uma imagem que se relacione com o tema do post. Uma dica interessante é procurar por imagens mais lúdicas, ou até mesmo gifs, que irão dar sensação de leveza e descontração antes do início do artigo.

Cuidado com o download de fotos no Google Imagens devido aos direitos autorais. Prefira usar bancos de imagens, pois há opções gratuitas, como o Pixabay.

Siga as orientações do SEO

SEO é a abreviação de Search Engine Optimization, que significa otimização para mecanismos de busca. Trata-se de um conjunto de técnicas para que suas páginas, do site e do blog, ganhem qualidade e relevância para conseguirem melhor posicionamento nas páginas de busca.

Já falamos um pouco sobre isso no tópico pesquisa das palavras-chave, mas há muito mais a ser feito. Por exemplo, coloque suas palavras-chave nos títulos, descrição da página e nas imagens. Procure escrever artigos com pelo menos 500 palavras (o ideal é que possuam mais que 1500 palavras). Outra dica é colocar links internos e externos ao longo do texto.

Você também pode acelerar seus resultados com Marketing de Conteúdo. Quer saber como? Clique no banner abaixo!

Acelere seus resultados com Marketing de Conteúdo

Dica: A Orgânica é uma agência de SEO especializada. Saiba mais!

Monitore o resultado do seu blog

É importante que, assim que o blog for criado, você faça um cadastro no Google Analytics, uma ferramenta gratuita do Google para acompanhar o desenvolvimento do seu site, inclusive do blog.

Com esse monitoramento você consegue descobrir quais pautas estão sendo mais acessadas e se vale a pena investir em mais conteúdo sobre os assuntos mais buscados. Exemplos de materiais extras são e-books e vídeos.

Uma dica também é manter todo o seu processo de postagem registrado. Nós, aqui na Orgânica, desenvolvemos um check-list de qualidade para nosso blog e vamos compartilhá-lo com você, basta clicar no banner abaixo! 

Check-list de Qualidade de Publicação de Conteúdo para seu Blog

Viu só como ter um blog de sucesso investindo pouco dinheiro?! Se você quiser colocar um blog no ar, entre em contato conosco e entenda como nossa agência de Marketing de Conteúdo pode ajudar!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.