Como prospectar clientes ideais para o seu negócio?


Rodolfo Benetti

Por   

 18/12/2017 

Com mais de 13 anos de experiência, é responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

✓ Conteúdo criado por humano

Todo e qualquer gerente sabe que o cliente é o fator mais importante para que uma empresa mantenha-se ativa no mercado e garanta seus lucros. Pode-se então afirmar que a prospecção de clientes é algo vital para que um negócio sobreviva e consiga vencer a forte concorrência do mercado brasileiro.

A busca de novos clientes e todos os processos que envolvam a conquista de pessoas e o direcionamento para que elas fechem negócio com a empresa devem ser tratados como prioridade pelos gerentes, visto que serão fundamentais para o aumento das vendas e dos lucros da empresa.

Prospectar clientes não é uma tarefa simples, é um processo que carece de um posicionamento ativo da empresa e da implementação de estratégias que busquem envolver e conquistar o cliente ideal, induzindo-o a comprar e até mesmo a tornar-se um consumidor fiel da marca.

Para ajudar você a identificar os perfis ideais de cliente, mais conhecidos como ICP (Ideal Customer Profile), nós criamos a Planilha de Perfil Ideal de Cliente.

Planilha Perfil Ideal de Cliente

Confira nosso artigo e aprenda como prospectar clientes para o seu negócio para destacar a sua empresa no mercado e alavancar as vendas e os lucros.

Estude o mercado

Antes mesmo de utilizar estratégias para prospectar clientes e aumentar as vendas da empresa, os gerentes precisam estudar o mercado e entender o contexto no qual a empresa está inserida.

A pesquisa de mercado é fundamental para que os gestores entendam o comportamento do público, como as pessoas têm se relacionado com os produtos ou serviços oferecidos pela empresa e quais são os competidores e eventuais parceiros no mercado.

Esse entendimento do mercado é um dos alicerces para as estratégias utilizadas pela empresa para captar novos clientes, sendo também essencial para a tomada de decisão dos gestores.

Faça a pré-qualificação de potenciais clientes

Todas as pessoas que já demonstraram algum interesse pela empresa devem ser tratadas como potenciais clientes, carecendo de atenção e cuidados especiais.

É muito importante que a empresa esteja preparada para receber essas pessoas e direcioná-las de forma a envolverem-se mais com o negócio e aumentarem o desejo de adquirir os produtos ou serviços oferecidos.

As empresas devem conduzir essas pessoas por meio de estratégias de Marketing Digital a tornarem-se leads e cederem informações ao negócio. Com os dados dos potenciais clientes é possível enviar a eles conteúdos e informações relevantes, qualificando-os e induzindo o fechamento de negócio com a empresa.

Dica: Como gerar leads mais qualificados para minha equipe de vendas?

Promova ações de Inbound Marketing

Quando o assunto é prospecção de clientes pode-se afirmar que o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo são estratégias eficazes que permitem resultados expressivos. A forma como os clientes se relacionam com as empresas, pesquisam produtos e esclarecem dúvidas mudou bastante nos últimos anos. Atualmente, todos os questionamentos e a busca de produtos são realizados na internet.

Por isso, é imprescindível que toda e qualquer empresa que deseja atrair e conquistar novos clientes tenha um bom posicionamento digital, esteja presente nas redes sociais, possua estratégias para atrair o público, saiba se relacionar com os leads, ofereça aos clientes conteúdos e informações relevantes, orientando as pessoas a comprarem e, até mesmo, a tornarem-se consumidores fiéis do negócio.

Dica: A Orgânica é uma premiada Agência de Inbound Marketing. Saiba mais!

Aprendeu como prospectar clientes para o seu negócio? Agora não deixe de baixar o nosso manual do Inbound Marketing e aprenda tudo sobre esse método que permite às empresas revolucionarem a forma de conquistar clientes!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.