Qual a importância da análise de métricas para sites?


Qual a importância da análise de métricas para sites?

Um dos trabalhos mais importantes para obter sucesso em seu site é a análise de métricas, pois elas são essenciais para verificar o que está funcionando bem, e o que precisa ser melhorado. Assim, ter em mente a importância das métricas para sites é estar no controle do sucesso de suas empreitadas digitais.

E para estarem bem definidas, as métricas devem estar afinadas com os objetivos do negócio, pois isso possibilita que o site trabalhe em sintonia perfeita com a empresa. Assim, elas não apenas vão ajudar a medir o site, como também os rumos e investimentos da organização.

Para ainda entender mais sobre a importância das métricas para seu site, continue lendo este post!

Dica: Saiba como a otimização de sites para buscadores pode fazer seu negócio crescer!

Qual a importância da análise de métricas?

Desde o início, os sites corporativos surgiram como uma interface digital importante, capaz de atrair novos clientes e realizar negócios. Atualmente, eles já se tornaram cruciais para qualquer empreendimento.

Nesse sentido, definir e analisar as métricas é um dos passos fundamentais para que o site atinja a qualidade os objetivos desejados. A análise delas irá lhe ajudar a aumentar a eficiência digital e diminuir os custos e prejuízos — como a perda de potenciais clientes devido ao site estar mal arquitetado, por exemplo.

Quais são as principais métricas para sites?

Existem inúmeras métricas disponíveis para análise dos sites. O ideal é começar com poucas, e ir se ajustando com o tempo; conforme o trabalho avança, será percebido que algumas métricas não eram tão importantes quanto se pensava, enquanto outras despontarão como grandes termômetros do negócio.

Portanto, para ajudá-los a iniciar esse trabalho, mostraremos a seguir as métricas mais utilizadas pelos sites de sucesso. Assim, você já saberá por onde começar!

Dica: Como administrar sua reputação online?

Visitas

As visitas são as métricas mais usualmente vistas pelos gestores dos sites. Dentre elas, as mais importantes são as visitas únicas. Esses números são importantes porque representam o tamanho do público-alvo que você está atraindo. 

Por exemplo: se a pessoa A acessa o seu site uma vez, e pessoa B acessa cinco vezes, você terá seis visitas totais, mas dois visitantes únicos. Para que as ações digitais surtam efeito, elas precisam ser vistas, por isso, as visitas únicas são os primeiros números que você deve mensurar.

Origens

As origens irão lhe dizer de onde as visitas vêm, rastreando se elas são oriundas de outros sites, redes sociais, motores de busca etc. Assim, quando se entende de onde o tráfego está vindo, é possível verificar qual ação digital terá mais resultados, quais locais são mais favoráveis para divulgação e onde vale mais a pena investir.

Dica: 5 dicas para gerar leads qualificados usando as redes sociais!

Páginas por Sessão

Essa é a quantidade média de páginas visualizadas por visita. Através desse indicador você poderá entender se está conseguindo manter a atenção do visitante.

Duração média da Sessão

O tempo médio de duração das visitas permitirá que você compreenda se o seu conteúdo está sendo lido e se é então, por consequência, útil ao visitante. Caso não seja, ele rapidamente parará a leitura e sairá do site.

Taxa de rejeição

Essa taxa mensura quantas pessoas acessam o site e, imediatamente, saem dele. Isso significa que o usuário não encontrou o que estava procurando, ou não teve uma experiência satisfatória.

Logo, reduzir a taxa de rejeição é extremamente necessário para o seu negócio, pois cada visitante perdido é uma oportunidade perdida. Com essa métrica, é possível descobrir por que as pessoas estão abandonando o site, melhorar a navegação e criar um conteúdo mais atraente.

Conversão

Trata-se de uma das métricas mais importantes para o seu negócio. A conversão é quando um usuário realiza alguma ação muito importante, seja uma venda, um cadastro, a assinatura de uma newsletter, dentre outras. Nesse sentido, a taxa de conversão mede o sucesso dessas ações e permite que você veja o quão bem-sucedido é o seu site.

Dica: Veja o que são CTAs e como escolher o ideal para seu site!

Páginas Top 10

Essas são as páginas que possuem mais acessos e menor taxa de rejeição. A partir dessas páginas você consegue verificar quais conteúdos são os mais atrativos e mais interessantes no seu site, e usar esse conhecimento para ajudar a determinar que tipos de conteúdo você deve criar para fazer com que seu site cresça.

Agora que você entende a importância das métricas para sites e conhece as principais delas, é hora de começar os trabalhos! Defina métricas de curto e médio prazo, bem como as ações para atingi-las. Com o tempo, esse trabalho ficará cada vez mais preciso, e você verá o seu site obter cada vez mais sucesso!

E então, o que achou do post? Já faz algum trabalho de análise do seu site? Deixe o seu comentário e nos conte a sua experiência!




Por
29/08/2016

Atuando desde 2005 com tecnologia e internet, concebendo e desenvolvendo processos de inovação.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!