Fazer um site realmente resolve todos os seus problemas?



Por   

 11/10/2021 

Com 19 anos de experiência, é especialista em estratégias digitais, do marketing ao software.

Fazer um site é essencial para qualquer empresa que deseja atrair mais clientes e aumentar o reconhecimento de sua marca com a ajuda da internet. Porém, nem sempre ter páginas na rede será o suficiente. De fato, na maioria das vezes, essa é apenas uma das iniciativas necessárias para obter resultados com o Marketing Digital.

O site é como se fosse a fundação para o Marketing Digital de uma empresa e, assim como em uma casa, uma fundação não protege ninguém da chuva. Para isso, acima dela deverão ser construídas paredes, teto e o que for necessário para alcançar o objetivo final.

Neste artigo te explicarei a importância de um site para uma estratégia de Marketing Digital que vende mais.

Fazer um site realmente abre uma porta para potenciais clientes

Um site é essencial para facilitar que a sua empresa seja encontrada na internet. Quando uma pessoa tem uma dúvida ou curiosidade, costuma realizar pesquisas em buscadores, como o Google, certo?

Se alguém quiser saber mais sobre os produtos ou serviços que a sua empresa oferece ou mesmo sobre a própria companhia, é importante que ache essas informações com facilidade e, de preferência, em conteúdos do seu site. Para isso, suas páginas devem ser otimizadas, a fim de obter um bom posicionamento no buscador.

Dica: 

Nem sempre, porém, as pesquisas do consumidor serão sobre uma empresa ou sobre produtos ou serviços. É mais comum que os usuários busquem por informações que os ajudem a solucionar algum problema ou necessidade. Por esse motivo, também é importante criar, além de um site institucional, um blog.  

Isso fará com que suas páginas atraiam ainda mais pessoas que são seu público-alvo, gerando leads, engajamento e, posteriormente, vendas. Aliás, se você é uma empresa varejista, não deixe de desenvolver um e-commerce para vender na Internet.

Ser encontrado por quem está em uma jornada de compra é essencial, tanto para grandes empresas que âmbito nacional e internacional, como também para negócios locais, como escritórios de advocacia, lojas de roupas, calçados, agências de turismo e restaurantes, por exemplo.

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair e engajar sua audiência

Atrair usuários para o site não é tudo

Para que o Marketing Digital dê resultados satisfatórios é preciso criar um planejamento estratégico que integre as ações e os canais por todo o funil, desde a atração da audiência até as vendas.

Há empresários que querem estar presentes na Internet, mas não sabem por onde iniciar ou não entendem por que ter um site se a companha já tem perfis nas redes sociais mais importantes.

Primeiramente, é preciso entender que os espaços concedidos pelas mídias sociais não pertencem à sua empresa. Você não pode controlar os custos e as normas que regem suas publicações — inicialmente, o Facebook, por exemplo, reduziu o alcance de seus posts orgânicos. Isso também ocorreu posteriormente no Instagram e esse fato continuará se repetindo sempre que uma rede social se tornar popular.

Um perfil social, portanto, não elimina a importância de um site. Ambos os canais têm objetivos diferentes e contribuem para as estratégias de marketing a sua maneira.

Como usar as redes sociais para construir a imagem da sua empresa

Seu ambiente, suas regras

Em seu site, você define tudo. Frequência, formato, design, ou seja, ele é muito mais personalizável permitindo que você proporcione a melhor experiência para seus clientes.

Ele sempre será a única forma com que você poderá se comunicar de forma direta, sem a interferência de intermediários.

O verdadeiro valor de um site

Um site é especialmente importante devido à função essencial que cumpre em estratégias de Marketing Digital. Afinal, é por meio dele que os conteúdos de qualidade são encontrados — tão importantes para evidenciar a autoridade e diferenciar a empresa perante seus concorrentes.

Dica: 

E ainda tem mais: se o potencial cliente não estiver buscando um produto ou serviço em específico que a sua empresa oferece (caracterizando sua posição no fundo de funil), ainda dá para educá-lo e aumentar as chances de uma venda no futuro. Isso é possível por meio de campanhas de e-mail marketing e retargeting, mas, antes, gerar leads é necessário, então é preciso ter um site ou, no mínimo, uma landing page.

Manual do Inbound Marketing

Elaborar uma estratégia é essencial

Se você não souber por onde começar ou estiver com dificuldades para alcançar seus objetivos, que tal contar com a ajuda de uma agência especializada para elaborar sua estratégia?

Aqui na Orgânica Digital nós somos especialistas em estratégias digitais. Aliamos tecnologia com ações de Marketing Digital para gerar resultados reais aos nossos clientes. E queremos fazer o mesmo por você!



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!