Marketing digital para varejo: é possível?



Por   

 20/06/2016 

Profissional com mais de 12 anos de experiência, responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

Marketing digital para varejo: é possível?

Ao pensar em estratégias de marketing digital, é comum direcionarmos automaticamente os nossos pensamentos as grandes empresas. São notáveis aquelas que realmente conseguem utilizar os meios on-line para fazer ações significativas e que realmente tragam resultados para o seu negócio. O que muitas empresas não se atentam, nesse caso, é para a possibilidade de desenvolver boas estratégias de marketing digital para varejo também em lojas de pequeno ou médio porte.

Não precisa ser um gigante no mercado para conseguir fazer a diferença no mundo digital. É necessário, apenas, ter uma equipe dedicada a colocar as melhores estratégias em prática — sendo o marketing digital caracterizado pelo seu baixo custo se comparado ao tradicional, é a hora das empresas de varejo realmente investirem nessa opção. Por isso, separamos algumas dicas para começar a transformar o seu negócio! Vamos lá!

Utilize as redes sociais como SAC

Usar as redes sociais como uma forma de SAC é o primeiro passo para conseguir fazer a diferença no mundo digital. Isso é necessário, porque com as mudanças nos hábitos de consumo, a comunicação precisa ser bilateral. A internet permite que os clientes conversem diretamente com a sua empresa e isso pode ser a chave para o sucesso.

Esteja presente nas redes sociais e responda todas as dúvidas dos seus clientes. Descubra os principais problemas que eles têm enfrentado e ajude-os a solucioná-los. As redes sociais também permitirão que você conheça cada vez mais o seu público, ajudando a fazer ações otimizadas para eles.

Anuncie a sua marca na internet

Outra forma de aproveitar o marketing digital para aumentar as vendas é com a criação de anúncios, sejam eles nos mecanismos de busca ou em sites e blogs do banco de parceiros do Google.

Essa estratégia é interessante, porque falamos diretamente para aqueles clientes que já estão com a intenção de compra. Conseguimos fisgá-los antes da tomada de decisão, fazendo com que eles descubram que a sua empresa existe e também comercializa algumas soluções para os problemas/necessidades que eles apresentam.

Para isso, é necessário fazer uma boa pesquisa de palavras-chave, descobrir quais são os termos mais utilizados para encontrar os produtos e serviços que você comercializa e trabalhá-los.

Dica: As 10 melhores ferramentas de palavras-chave!

Crie conteúdo relevante

Uma outra tendência no mercado digital é a utilização de conteúdo relevante para atrair e aproximar os clientes. Tenha um blog onde conteúdos sobre o seu nicho são postados. Por exemplo, se a sua empresa trabalha com a comercialização de acessórios esportivos, um conteúdo interessante seria sobre alimentos recomendados antes e depois de atividades físicas, como escolher o tênis correto, etc.

Essas são dúvidas comuns para pessoas que estão começando a vida mais ativa — um público potencial para o seu negócio. Esses conteúdos trarão as pessoas para o blog e site da sua empresa, podendo inclusive aumentar a taxa de vendas realizadas pela loja on-line.

Para isso, é importante realizar a pesquisa de palavra-chave nessa estratégia. É necessário separar as palavras-chave mais interessantes para o seu negócio e trabalhar conteúdos em cima delas para atrair as pessoas que estão procurando por algumas soluções específicas.

E você, já utiliza algumas destas estratégias na sua empresa? Tem alguma dúvida ou alguma sugestão de estratégias de marketing digital para varejo? Deixe seu comentário!



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!