Guilherme de Bortoli

Por   

 25/10/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

É um pássaro? É um avião? É uma piada velha e sem graça? Nada disso, ufa! O RD Station Marketing é uma ferramenta que revolucionou o mercado brasileiro.

Ele reúne soluções para diversas necessidades vividas por times que trabalham com Marketing Digital, a um valor mais acessível do que aqueles cobrados por plataformas estrangeiras.

A tecnologia disponibilizada, que automatiza processos importantes, ajuda a planejar, implementar e gerenciar atividades relacionadas ao Inbound Marketing — desde a criação de landing pages (páginas de captura) até o envio de e-mails.

Vou te explicar em detalhes tudo o que é possível fazer com o RD Station Marketing e como usá-lo para ampliar seus resultados. Então continue a leitura e saiba como essa plataforma pode fazer a diferença na sua empresa!

 

 

O que é RD Station Marketing?

Basicamente, o RD Station Marketing é uma ferramenta para automação de Marketing Digital e vendas.

Ele foi desenvolvido por uma empresa brasileira, a Resultados Digitais, de Florianópolis, e hoje é líder de mercado em toda a América Latina.

Precursora no Brasil, a RD criou a plataforma para unificar várias estratégias de Marketing Digital em um mesmo lugar e com um bom custo-benefício.

Através dele, fica mais simples administrar a presença digital dos negócios, além de resolver definitivamente a integração das ações de Marketing e vendas:

  • Gerar e gerenciar leads;
  • Planejar a estratégia de SEO;
  • Controlar publicações e interações nas redes sociais;
  • Crie anúncios no Instagram e Facebook;
  • Automatizar o envio de mensagens no WhatsApp;
  • Automatizar o disparo de E-mail Marketing;
  • Analisar a performance de cada canal — e por aí vai!

Se eu tivesse que resumir o RD Station em poucas palavras, diria que é uma ferramenta completa, que possui funções voltadas para atrair, converter e reter pessoas que fazem parte do público-alvo do seu negócio!

Guia prático: como escolher as Melhores Estratégias de Marketing para sua empresa

O que é preciso para usar o RD Station?

Como mencionei rapidamente acima, o RD Station é uma plataforma que reúne funcionalidades voltadas para o melhor desempenho na implementação de estratégias de Marketing Digital, como o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.

Na agência de Marketing Digital que eu criei e gerencio, a Orgânica, nós usamos a ferramenta para conquistar e manter a atenção da audiência que os nossos clientes buscam — entregando o conteúdo certo, para as pessoas certas, no momento certo — para que as marcas deles sejam lembradas e desejadas.

Dica: Saiba como o Marketing de Conteúdo pode te ajudar a gerar audiência

Fazemos isso para clientes que já têm presença digital e também para os que querem dar os primeiros passos.

Então é importante entender que, para usar o RD Station, partimos de algumas necessidades básicas.

Sabendo que se trata de uma plataforma de automação de Marketing Digital, é preciso ter ou desenvolver uma estratégia para garantir que o seu uso gere retorno sobre o investimento. Concorda?

Outra questão que merece ser lembrada é que a ferramenta viabiliza o Marketing de Conteúdo, que vai além dos blogs, abrindo canais de comunicação direta com seu público para que se tornem não apenas clientes, mas clientes fiéis.

E, quando falamos sobre esse assunto, é preciso mencionar que se comunicar com potenciais ou atuais clientes não significa, simplesmente, definir o que será dito e onde.

Faz parte de uma boa estratégia, por exemplo:

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair, engajar e transformar sua Audiência em Clientes

Por último, vale reforçar que, para usar o RD Station, é interessante ter verba para investir em planos melhores com o passar do tempo.

À medida que você contrata planos mais avançados, tem acesso a outras funcionalidades que são realmente úteis, como testes A/B, lead tracking, lead scoring, entre outras.

Mas, sobre os planos, falarei mais adiante. Continue comigo!

Quais ferramentas existem na plataforma?

Não é por acaso que o RD Station é conhecido pela variedade de funcionalidades disponíveis em um só lugar, o que permite gerenciar toda a jornada do cliente e as etapas do funil de vendas na ferramenta.

Veja, a seguir, as principais delas:

Dashboard

O dashboard traz um resumo dos principais dados das ações digitais da sua empresa.

Nele, você pode navegar por informações relacionadas à performance do funil de Marketing e vendas em diferentes períodos, fornecendo até 5 indicadores: visitantes, leads, leads qualificados, oportunidades e vendas.

RD Station Marketing

Além de uma visão geral sobre as páginas mais acessadas do site, os últimos leads convertidos, a última landing page publicada e o último e-mail enviado.

Também é interessante saber que essa parte pode ser personalizada conforme as suas metas e objetivos!

Atrair

Nessa aba, é possível gerenciar a sua estratégia tendo como foco a atração de visitantes para o seu site:

  • Postagens e anúncios nas redes sociais;
  • Link na bio do Instagram;
  • Principais palavras-chave para otimização (SEO).

Com isso, você consegue configurar automações, acompanhar o que está sendo feito e verificar os resultados das ações em cada um dos itens que citei, além de estruturar metas.

Dica: Tudo sobre Automação de Marketing e Inbound Marketing!

Converter

Aqui, o foco está na conversão dos visitantes em leads, o que pode ser feito por meio de templates prontos com diversos designs diferentes!

É nessa sessão, então, que você utilizará o RD Station para criar landing pages, formulários e pop-ups para obter dados dos visitantes — como nome, e-mail e empresa, por exemplo.

Guia completo para converter seus Leads e otimizar suas Vendas

Relacionar

Seguindo as etapas do Inbound Marketing, após a conversão, o foco está na criação de relacionamentos duradouros.

Etapas do Inbound Marketing

Sendo assim, na medida em que você tem visitantes sendo convertidos em leads ou clientes, é hora de ir até a aba "Relacionar" do RD Station e desenvolver ações para se comunicar estrategicamente, transformando os leads em leads qualificados ou clientes fiéis.

Para isso, a aba oferece funções diversas, como:

  • Gerenciamento de toda a base de leads;
  • Criação de uma lista inteligente de leads com maior potencial para vendas;
  • Configuração do lead tracking, lead scoring e segmentação de leads;
  • Criação de e-mails, mensagens de WhatsApp e demais automações de Marketing — com as estatísticas de cada um!

Analisar

O RD Station Marketing ainda conta com a aba de análise, na qual você pode mensurar os resultados de todas as suas ações.

Assim, é possível gerar relatórios utilizando recursos como o de Business Intelligence (BI), garantindo um olhar mais estratégico das informações.

Aliás, uma das análises que considero mais interessantes da ferramenta é a de canais. Nela, você consegue ver quais são os que mais geram visitantes, leads e clientes.

Com isso, a sua empresa tem dados relevantes para tomar decisões relacionadas a orçamento, divisão de esforços, direcionamento de melhorias e muito mais!

Além dessa função de análise de canais, é possível navegar por:

  • Dashboards personalizados;
  • Gerenciador de campanhas;
  • Alcance total (leads, seguidores, curtidas…);
  • Páginas mais acessadas;
  • Relatórios;
  • Análise de Marketing e vendas (com dados sobre a conversão de oportunidades para vendas).

E se engana quem acha que as funcionalidades acabam na análise de dados!

Vender

Por compreender a importância da integração entre Marketing e vendas, a plataforma também permite, no menu “Vender”, integrar automaticamente os dados do RD Station Marketing com o RD Station CRM — a ferramenta de acompanhamento do fluxo de vendas!

Dica: 4 razões para integrar seu CRM com uma ferramenta de Automação de Marketing

Por que e como contratar o RD Station Marketing?

Usar o RD Station é imprescindível para o sucesso do seu negócio? Não! Mas eu digo isso com ressalvas muito grandes.

Primeiramente, é importante saber que contratar uma ferramenta como essa gera ganhos exponenciais de produtividade e de redução de custos porque, além de integrar todas as ações de Marketing e vendas, ela automatiza processos, garantindo a execução perfeita das suas ações.

Na prática, a cada melhoria ou a cada processo novo automatizado, as empresas acumulam mais desempenho e lucratividade!

Ao conectar a plataforma à estrutura do seu negócio, você agiliza o trabalho da sua equipe que, por sua vez, pode focar mais em inovar e resolver problemas complexos, ao invés de se preocupar demais com tarefas mecânicas.

Isso tudo sem esquecer, é claro, da facilidade de ter muitos dados reunidos. São poucas as plataformas que te permitem, com tanta facilidade, analisar o funil de vendas de diversos canais em um único local!

E eu nem preciso te dizer o quanto isso é valioso, né? Insights assim são preciosos para vencer em um mercado que, a cada dia, se torna mais competitivo.

Planos do RD Station Marketing

O RD Station Marketing pode ser contratado através de planos, que cobrem diferentes necessidades e momentos do seu negócio.

As ofertas variam conforme a amplitude da rede de contatos da empresa e das ferramentas necessárias para gerenciar e ativar as estratégias de Marketing Digital.

Abaixo, explico as principais diferenças entre cada um dos planos do RD Station Marketing. Veja só:

  • Light: landing pages, pop-ups, modelos prontos de landing pages e e-mails, automação, envios ilimitados de e-mails, criação e agendamento de postagens nas redes sociais, análise de resultados das publicações, página de link da bio e botão de WhatsApp para o seu site;
  • Basic: todas as opções do Light e mais! Painel de palavras-chave, otimização para buscadores (SEO), captação de contatos qualificados, criador de formulários, anúncios no Facebook e Instagram e análise de resultados;
  • Pro: todas as opções do Basic, além de fluxos automáticos personalizados, envio de contatos para o CRM, lead tracking, lead scoring, 180 critérios de segmentação, funil de Marketing, exportação de dados, resultados de múltiplos domínios e envio de mensagens de WhatsApp;
  • Advanced: todas as opções do Pro e dashboards personalizados, análise de funil, gerenciador de campanhas, APIs de análise e qualificação inteligente.

Vale saber que também existem diferenças em termos de acesso ao atendimento, sendo oferecidas mais alternativas para os planos mais avançados.

Há, ainda, o RD Station CRM, uma ferramenta adicional com funcionalidades de gestão de vendas. É uma alternativa para as planilhas e sistemas pouco customizáveis, ainda muito usados por empresas mais antigas.

A oferta do CRM inclui a funcionalidade de acompanhamento do funil de vendas em tempo real, que permite uma visão mais clara de cada etapa de contato comercial com potenciais clientes.

Fora as funcionalidades nativas de cada uma das versões, o RD Station ainda permite a integração com 117 outras ferramentas, como Google Analytics, Semrush, Hotmart e mais!

Dica: 5 vantagens de integrar um CRM na sua estratégia de marketing

Nós, da Orgânica, somos especialistas na implementação do RD Station. Inclusive, nosso conhecimento e experiência com a ferramenta são reconhecidos pelo próprio RD Station!

Principais prêmios Orgânica Digital

Além dos prêmios, a certificação como RD Station Partner garante aos nossos clientes que sabemos como usar as melhores práticas de Marketing Digital dentro da plataforma.

Vou falar um pouco mais sobre essa questão adiante!

Quais são os prós e contras do RD Station?

Se você pensa em contratar a ferramenta, já sabe que não faltam vantagens ao implantá-la na sua empresa.

Mas, como nem tudo são rosas, também existem alguns pontos negativos a serem considerados na decisão.

Conheça todos os prós e contras a seguir:

Prós

Além de contar com uma interface visualmente bonita, o RD Station Marketing tem uma navegação simples e intuitiva, que permite realizar as ações com praticidade.

E tem mais: a ferramenta possui um ótimo custo-benefício!

Saiba quais são os outros pontos positivos do RD Station:

  • Viabiliza alcançar uma alta taxa de conversão, aumentando as chances de um visitante se transformar em um lead;
  • Ajuda a atrair leads qualificados para o seu negócio;
  • Possibilita a construção de um relacionamento mais próximo entre a empresa e seus clientes, aumentando também o número de vendas;
  • Oferece a possibilidade de planejar e analisar todos os resultados obtidos. 

A plataforma também facilita a aplicação das estratégias de Marketing Digital em sua empresa, potencializando os resultados graças a diversas ações, como:

  • Técnicas de SEO potencializadas: você terá acesso a um painel de palavras-chave, assim como a um recurso de otimização (SEO). Por meio deles, é possível ter noção do que o público anda pesquisando nos buscadores, como o Google, para chegar até sua marca;
  • Gerenciamento de redes sociais: graças a esse recurso, é possível alcançar resultados mais relevantes para o seu negócio usando as redes sociais — afinal, um bom planejamento das ações nesses canais é imprescindível;
  • Controle de retorno financeiro: esse é um dos grandes benefícios do RD Station Marketing, já que você recebe informações sobre os resultados das estratégias e, com isso, pode implementar mudanças para melhorar o retorno financeiro associado a cada uma delas.

O Manual definitivo do Inbound Marketing

Contras

Chegou o momento de conhecer as desvantagens da plataforma, que também devem ser analisadas cuidadosamente.

Basicamente, os principais contras são:

  • Os templates não oferecem muitos recursos de edição, o que limita as landing pages e as tornam estáticas;
  • Os fluxos de automação são muito simplificados, especialmente nos dois planos mais baratos;
  • Os relatórios gerados são básicos, apresentando apenas um resumo dos dados de conversão, por exemplo, o que demanda análises mais avançadas para ter uma visão mais completa e aprofundada;
  • Há poucas funções que permitem a realização de testes com variáveis, especialmente nos planos mais baratos.

Dessa forma, o RD Station pode deixar a desejar em empresas que já estão em um contexto de automação de Marketing mais avançado ou que o time já está habituado aos padrões adotados em outras ferramentas, até mesmo, de outros países.

No entanto, o RD Station pode ser a ferramenta perfeita para negócios que estão iniciando no Marketing Digital ou que se satisfazem, em um primeiro momento, com opções mais básicas ou intermediárias — o que é o caso de boa parte das empresas que conheço!

Dica: 7 piores erros ao tentar fazer o Inbound Marketing dar certo

Existem benefícios além da ferramenta?

A resposta é sim!

Isso porque o RD Station Marketing oferece diversas vantagens que vão além do que você pode encontrar nas funcionalidades da plataforma, podendo ser muito útil em diferentes aspectos do seu negócio.

Conheça quais são esses benefícios a seguir:

Oferece atendimento especializado

Os consultores do RD Station são especialistas em Marketing e vão acompanhar o desempenho de sua empresa para garantir que tudo seja feito para te ajudar a alcançar seus objetivos.

Caso necessário, eles também podem ajudar você a ajustar métricas e metas, além de tirar dúvidas sobre a ferramenta em si.

Conta com uma metodologia própria

Já ouviu falar em Máquina de Crescimento? Essa metodologia auxilia as empresas a crescerem de forma sustentável, escalável e previsível, permitindo que acompanhem seu desempenho ao longo do tempo.

E é justamente essa a metodologia aplicada durante a implantação da plataforma, o que é uma ajuda e tanto na obtenção dos resultados!

Passo a passo para migrar o modelo de comunicação da sua empresa do off para o online

Integra com outros softwares

A plataforma pode ser integrada a centenas de outras ferramentas, como plataformas de gestão financeira e e-commerce, por exemplo.

É possível explorar uma imensidão de integrações via API ou via Zapier, e tudo isso ajuda o seu negócio a tirar o máximo proveito da automação das informações.

Disponibiliza uma plataforma de aprendizado online

Por meio da RD University, você pode acessar centenas de conteúdos educativos e conferir capacitações relacionadas a atendimento ao cliente, vendas, Inbound Marketing, entre diversos outros temas relevantes para o cotidiano de quem trabalha com Marketing!

História de Sucesso: Todeschini, Orgânica e RD Station Marketing

A rede de lojas de móveis Todeschini tinha dificuldade em direcionar seus clientes em potencial para os pontos de venda mais próximos a eles: a empresa orientava manualmente cada lead para as lojas!

Isso era custoso e ineficiente, porque estava sujeita a uma alta taxa de erro.

Para solucionar esse desafio, nós integramos o formulário de contato do site da Todeschini com o RD Station Marketing.

E, com uma aplicação que desenvolvemos aqui na agência, conseguimos identificar a latitude e longitude aproximada de cada um dos leads.

Essas coordenadas tinham cruzamento automatizado com a geolocalização dos pontos de venda.

A loja mais próxima do lead, considerando algumas políticas comerciais, recebia essas informações para entrar em contato com o cliente.

Com essa ação, geramos mais de 4 mil leads qualificados em apenas oito meses!

Mais de 4 mil leads foram entregues

Automatizamos uma tarefa que antes era manual, e que custava cerca de 10 minutos por lead para ser realizada, e ainda eliminamos 100% das falhas humanas!

A Todeschini conseguiu economizar um mês inteiro de tarefas repetitivas de um funcionário, mostrando como a união entre visão de negócio, compromisso com a entrega e bom uso das ferramentas pode trazer resultados significativos!

A Orgânica é RD Station Partner!

A Orgânica, orgulhosamente, se destaca como uma agência parceira do RD Station, o que reforça nossa expertise em soluções de Marketing Digital.

Inclusive, essa parceria de sucesso rendeu à Orgânica o 1º lugar no prestigiado Prêmio Limitless em 2022, como Melhor em RD Station, além do 1º lugar na categoria Espada Ninja na Vitrine em 2019 e 2020!

E, em novembro de 2023, novamente vamos marcar presença no renomado RD Summit!

Isso se deve pelo nosso compromisso em estar presente nesses eventos para absorver novos conhecimentos e participar das discussões mais atuais no setor de Marketing, mas também pelo fato de que a Orgânica foi, mais uma vez, indicada para o Prêmio Limitless em duas categorias:

  • Especialista em Sucesso do Cliente;
  • Melhor Case de Marketing e Vendas, com o case da Rodojacto!

153% mais faturamento com o funil de vendas da Rodojacto

Extraia o melhor da ferramenta com a Orgânica!

Ufa! Foi muita informação até aqui, não foi?

Espero ter conseguido te mostrar todo o potencial da ferramenta e critérios que você deve levar em consideração ao contratá-la.

A equipe da Orgânica está preparada para te ajudar a avançar nesse processo, seja criando planejamentos ou executando todas as ações necessárias.

Quer usar o RD Station Marketing para gerar mais resultados para sua empresa? Conte com a gente! Basta entrar em contato através do formulário abaixo!

 

Perguntas Frequentes

🔴 O que é o RD Station?

Basicamente, RD Station Marketing é uma ferramenta para automação em marketing digital e vendas. É um software desenvolvido por uma empresa brasileira que hoje é líder de mercado em toda a América Latina. Precursora na educação e no fornecimento de software de Inbound Marketing no Brasil, a Resultados Digitais, empresa de Florianópolis, desenvolveu o RD Station para resolver várias necessidades e unificar dados de performance das estratégias de marketing digital.

📗 Por que contratar o RD Station?

Contratar um software como esse, gerará ganhos exponenciais de produtividade e de redução de custos, pois além de integrar todas as ações de marketing e vendas, ela automatiza processos, garantindo a execução perfeita das ações sem que haja a intervenção humana.

🔴 Existem benefícios além da ferramenta?

A resposta é sim. Isso porque o RD Station oferece diversas vantagens que vão além do que você pode encontrar ao utilizá-lo em sua empresa, sendo muito útil em diversos aspectos do negócio.
 


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.