Pesquisa de mercado: dicas para seu time de Marketing


Guilherme de Bortoli

Por   

 09/10/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Será que é preciso ter um espião no time para conseguir fazer uma pesquisa de mercado realmente útil para sua empresa? Eu acredito que não!

Na verdade, aqui na Orgânica, nós sabemos que não.

Desenvolver pesquisas de mercado e extrair o máximo de informações possíveis através delas envolve organização, atenção, método e uma boa dose de curiosidade

Se o seu time de Marketing ainda não tem muita experiência com análises desse tipo ou se você ainda não tem um profissional de análise de mercado no time, pode deixar a preocupação de lado. 

Neste conteúdo, você encontrará as respostas que precisa para dar os primeiros passos!

Passo a passo: como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

O que é pesquisa de mercado?

Pesquisa de mercado é o nome que se dá para o processo que ajuda negócios a analisarem dados relevantes sobre o mercado em que atuam e o público-alvo que desejam alcançar.

É uma definição razoavelmente ampla, concorda? Tão ampla quanto a definição, é a variedade de aplicações e formas de se fazer uma pesquisa de mercado. 

Para que você consiga entender melhor o que essa investigação representa, aí vai alguns exemplos de situações em que ela pode ser aplicada:

  • Análise do potencial de expansão do negócio para outras regiões;
  • Identificação de tendências comportamentais do público-alvo;
  • Ampliação do portfólio de produtos ou serviços;
  • Levantamento de ações dos concorrentes;
  • Estudo do ambiente regulatório; 
  • Estratégias de rebranding, etc.

É inevitável que a nossa visão de mundo seja baseada nas nossas próprias vivências e, consequentemente, limitada. A gente não tem como saber de tudo, né? E, quanto mais a gente sabe, mais a gente percebe o quanto sabe pouco e como é difícil ter certezas…

Até por isso que, por exemplo, algumas empresas tendem a lançar um produto ou serviço ao mercado e acabam metendo os pés pelas mãos! Não adianta construir uma ideia achando que está arrasando e, na verdade, oferecer algo que os potenciais clientes nem querem comprar.

Além disso, muita gente pensa que pesquisas de mercado são análises que só grandes empresas executam. Esse é um grande erro, que faz com que milhares de negócios corram riscos absolutamente desnecessários, que poderiam ser evitados se um estudo mercadológico fosse feito. 

Afinal de contas, as pesquisas de mercado ajudarão a sua empresa a responder perguntas essenciais para a tomada de decisão em diversas frentes de negócio, como:

  • O que minha empresa oferece é suficiente para atender à demanda do mercado?
  • Quais demandas do mercado ainda não são satisfeitas pelos meus concorrentes?
  • Há alguma empresa líder no mercado em que atuo? O que ela faz de diferente?
  • Onde se encontra o maior mercado potencial para a minha empresa?
  • Quanto os clientes (atuais e potenciais) estão dispostos a pagar pelo meu produto ou serviço?
  • Qual seria o melhor contexto para testar um novo produto ou serviço?
  • Os canais de comunicação que uso são os mais adequados para meu público-alvo?
  • As cores e elementos da minha marca conversam com o público desejado?

Essa uma prova de que olhar para o mercado, com certeza, é algo fundamental para depois você conseguir detalhar isso dentro do projeto que estiver trabalhando!

Guia completo: Como entender quem realmente é o cliente da sua empresa

Qual a importância da pesquisa de mercado?

Já deu para entender: poucas ferramentas são tão poderosas e transformadoras para as empresas quanto a pesquisa mercadológica.

No universo competitivo dos negócios, desenvolver uma pesquisa de mercado representa compreender os fatores que influenciam a decisão de compra dos clientes, as potencialidades e fraquezas dos concorrentes, e muito mais.

Essa clareza sobre o mercado é essencial para empresas que sabem que precisam se diferenciar das demais para conquistar bons resultados no longo prazo. Para outras, pode até ser uma questão de sobrevivência!

Eu resumo a importância de uma boa pesquisa mercadológica em três pontos principais:

  1. A redução significativa dos riscos associados às inovações, lançamentos e mudanças de processo;
  2. O impulsionamento dos resultados através da maior compatibilização entre as demandas de mercado e o que a empresa oferece;
  3. O aumento da competitividade pela identificação de oportunidades de mercado antes da concorrência.

Um exemplo de pesquisa é a realização do Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE), que deve ser o primeiro passo a se fazer quando se pensa em abrir um negócio. Com ele, empresários e investidores podem identificar riscos tecnológicos, financeiros e de mercado associados a um projeto. 

Dica: Como usar a Matriz BCG para conquistar vantagem competitiva

Como fazer pesquisa de mercado?

A transformação digital que aconteceu nos últimos anos mudou a forma como profissionais e empresas têm acesso a informações — do ponto de vista dos recursos, da facilidade e também da quantidade de dados.

Através da Internet, é possível obter praticamente todo tipo de informação em tempo real: desde as métricas e indicadores de Marketing Digital ou, até mesmo, detalhes sobre o comportamento e os interesses de leads e clientes.

Esses dados vão, de alguma forma, confrontar com a pesquisa de mercado e ajudar a entender se aquilo que estava sendo pensado é, de fato, aquilo que acontece na prática!

Ou seja: tudo que é executado online, além de alcançar os objetivos de Marketing, acaba fornecendo dados como se fosse um “brinde”.

Se a sua empresa conseguir se apropriar desses dados, estruturá-los e construir o que a gente chama de BI (Business Intelligence), ela será dona de informações que vão ajudá-la com melhores direcionamentos.

Isso não seria uma pesquisa de mercado legitimamente falando, mas você já conseguiria, por conta disso, avançar de uma forma muito mais completa!

Como mensurar e otimizar canais de Marketing Digital

Além disso, o cenário digital transformou também a forma como são feitas as pesquisas de mercado legítimas. Hoje, elas são muito mais completas (e mais complexas!).

Para facilitar um pouco o caminho para o seu time de Marketing, a seguir, está um passo a passo com as principais etapas de um estudo de mercado e algumas recomendações importantes:

1. Defina objetivos claros

A definição de objetivos para cada pesquisa de mercado é essencial para não desperdiçar recursos, esforços e o tempo da sua equipe.

Como você viu anteriormente, pesquisas de mercado podem ser aplicadas a diversos contextos de uma empresa e, para direcionar todas as etapas seguintes, é fundamental saber o que se deseja descobrir através dessa investigação.

Nesse momento, costuma ser útil transformar o problema que deve ser resolvido ou a dúvida que precisa ser esclarecida em uma pergunta específica. Por exemplo:

  • Mulheres que ainda não são mães têm interesse em conteúdos sobre maternidade?
  • Qual é o mercado potencial de uma loja online de produtos geeks?
  • O mercado de redes de fast-food está saturado na cidade X?

Aqui, ainda quero destacar duas condições imprescindíveis:

Primeiro, estabelecer metas específicas e mensuráveis. Isso é fundamental para garantir que os resultados sejam relevantes! Então evite metas vagas ou genéricas, utilize critérios que podem ser medidos e quantificados, e estabeleça parâmetros de sucesso para a pesquisa.

Segundo (mas não menos importante), alinhar os objetivos da pesquisa aos de Marketing. Essa conexão direta garante que os esforços de pesquisa sejam úteis e contribuam para o sucesso geral da estratégia de Marketing. Ainda possibilita a tomada de decisões mais inteligentes e ajuda a empresa a se destacar em um ambiente altamente competitivo!

Dica: 5 lições de CEOs de sucesso que você precisa conhecer

2. Identifique a amostra adequada

Esse é um ponto decisivo quando o assunto é pesquisa de mercado. Afinal de contas, todo o esforço é feito para as decisões serem tomadas com base em informações confiáveis e representativas.

E a confiabilidade das informações começa na escolha adequada da amostra, que depende de alguns conceitos que vêm da estatística, como População, Grau ou Nível de Confiança e Margem de Erro.

Para facilitar esse processo, a SurveyMonkey disponibiliza uma calculadora de tamanho da amostra. Nela, você encontrará explicações mais detalhadas sobre cada um dos conceitos que citei!

3. Escolha as melhores técnicas de coleta de dados

Existem várias maneiras de se coletar dados. Elas podem ser divididas da seguinte forma:

  • Pesquisa primária: dados são obtidos através de pesquisas, levantamentos e análises feitas pela sua própria empresa. Alguns exemplos são: envio de questionários aos clientes, entrevistas, levantamento em campo, enquetes, dados de CRM, histórico de vendas, etc.
  • Dados secundários: os dados são apurados por outras organizações e apresentados em relatórios, estudos acadêmicos e outros documentos. Alguns exemplos são: relatórios divulgados por empresas de consultoria, dados demográficos, pesquisas de órgãos governamentais, estudos científicos, etc. 

A escolha do melhor método — ou dos melhores métodos, caso você faça o cruzamento de dados — depende de fatores como o objetivo da sua pesquisa de mercado, orçamento disponível, habilidades dos membros do time, entre outros.

4. Elabore questionários e roteiros de entrevistas eficientes

Caso opte por coletar dados através de questionários ou entrevistas, lembre-se de que esse trabalho deve ser minuciosamente pensado para as perguntas feitas conseguirem responder à pergunta inicial, definida no objetivo.

Além disso, certifique-se de que as perguntas vão direto ao ponto e, sobretudo, não influenciam a resposta da pessoa que será consultada.

Aqui na Orgânica, sempre que precisamos fazer esse tipo de atividade, temos o hábito de testar os questionários e roteiros de entrevistas com pessoas que não participaram da elaboração, para nos certificarmos de que as orientações são claras e imparciais. Recomendo que o seu time de Marketing faça isso também!

Modelo de Processo para definição de Perfil de Cliente Ideal (ICP) e Personas

5. Analise criteriosamente os dados coletados

Nessa etapa, o time precisará organizar os dados de forma que seja possível analisá-los, identificando padrões e tendências. 

Essa análise pode envolver o uso de gráficos, tabelas e outros mecanismos para facilitar a visualização dos dados e a extração de informações relevantes a partir deles. 

Vale lembrar que uma análise criteriosa significa que devem ser levados em consideração não apenas os dados em si, mas as características da amostra selecionada e o contexto no qual foram coletados!

6. Interprete os resultados para embasar decisões estratégicas

Por fim, o time chegará à etapa de interpretação das informações e aplicação prática

Resumidamente, ele deve conseguir transformar as informações observadas na análise em insumos úteis para a tomada de decisão, especialmente no que se refere à resolução do problema ou resposta à dúvida levantada na etapa de definição do objetivo da pesquisa de mercado.

Use os dados ao seu favor com a pesquisa de mercado! 

O passo a passo é simples, mas um tanto trabalhoso! O que eu espero de verdade é que, com esse conteúdo, você tenha entendido o quão importante é investir em pesquisas de mercado.

Com mais de 20 anos de experiência, posso te afirmar que costuma ser bastante comum as empresas delegarem 100% do Marketing para as agências de Marketing Digital sem compreenderem aquilo que deveria ser de responsabilidade delas — fornecer informações, para toda a equipe de trabalho usar os dados ao seu favor, é um exemplo.

Então aqui vai a minha última dica para que você deixe esse erro lá para a concorrência: quanto melhor a própria equipe interna e os fornecedores dominarem o contexto do seu negócio como um todo, melhores serão as ideias, as soluções e os resultados por consequência.

E aqui na Orgânica, todo o nosso time está preparado para unir forças com você e alcançar resultados excelentes!

Que tal dar o primeiro passo solicitando um diagnóstico gratuito da nossa agência de Marketing Digital?

Não deixe para amanhã o que você pode fazer agora mesmo!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.