Conteúdo para Instagram: ideias para aplicar!


Guilherme de Bortoli

Por   

 26/01/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Olá! Tudo bem? Aqui é o Guilherme de Bortoli e vim ajudar você a criar conteúdo para Instagram.

Você já deve saber que, para ter resultados, “conteúdo pelo conteúdo” não é o suficiente. Para atrair os clientes certos e gerar vendas, a sua estratégia de Marketing de Conteúdo deve, de certa forma, mostrar ao público tudo aquilo que ele poderia ser e ainda não é.

Saber dosar isso durante a jornada de compra, sem deixar de ser atrativo, é a chave para produzir conteúdo para Instagram!

E como chegar nesse equilíbrio? É o que vou mostrar a você agora. Acompanhe!

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair e engajar sua audiência

Conteúdo para Instagram: por que produzir?

Investir na produção de conteúdo para Instagram é uma das estratégias que apresenta maior potencial de retorno para a sua empresa. Eu digo isso porque, em janeiro de 2022, ocupava o quarto lugar entre as redes sociais mais populares do mundo, reunindo mais de 1,21 bilhão de usuários ativos mensalmente.

E a expectativa é de que, até 2025, a rede social cresça ainda mais, alcançando a meta de 1,44 bilhão de usuários ativos mês a mês, o que equivale a 31% dos usuários da Internet no mundo todo!

Para você ter uma ideia, no começo de 2022, o Brasil representou a terceira maior audiência do Instagram, com 119,45 milhões de usuários ativos, ficando atrás apenas da Índia e dos Estados Unidos.

Países com maior público no Instagram

E você sabe o que todos esses números representam? Oportunidades!

O aumento do uso e engajamento no Instagram gera uma enorme oportunidade para que as marcas sejam encontradas mais facilmente pelo seu público, ocasionando não só mais vendas, como também a fidelização.

De acordo com a Opinion Box, o percentual de usuários brasileiros do Instagram, que acessam a rede social pelo menos uma vez por dia, subiu de 84% para 92% em 2022. Já a pesquisa realizada pelo Sprout Social Index mostra que os clientes que se conectam com as marcas nas redes sociais são mais fiéis — sendo que, a cada 10 clientes, 9 afirmam que compram de empresas que seguem nas redes sociais!

Restam dúvidas de que, se você quer aumentar a visibilidade da sua marca, gerar mais vendas e fidelizar seus clientes, está na hora de investir em conteúdo para Instagram?!

Mas, para que a sua estratégia de Marketing de Conteúdo no Instagram tenha sucesso, não basta apenas criar conteúdo e publicar na rede social:

Você deve garantir que seu público esteja sempre aprendendo algo novo, através de conteúdos dinâmicos e que sejam publicados com frequência, até que esses potenciais clientes estejam preparados para fechar negócio com sua empresa. Continue aqui comigo para entender como criar conteúdo para o Instagram!

Dica: A Orgânica é uma Agência de Marketing de Conteúdo especialista em Vendas. Saiba mais!

Como criar conteúdo para o Instagram?

Gere valor para a sua audiência

Um grande erro que você deve evitar na sua estratégia de Marketing de Conteúdo para Instagram é só publicar fotos de produtos à venda, por exemplo, e resumir seu “conteúdo” a isso.

O conteúdo no Instagram deve educar, entreter, inspirar e promover um relacionamento. Assim, você gera valor ao seu público e se conecta com ele de forma mais eficaz.

Veja o perfil no Instagram de uma marca como a Magazine Luiza. Só de bater o olho, já dá para ver que não se trata de um "perfil-vitrine":

Instagram da Magazine Luiza

Dica: Marketing Digital no Instagram em 2023: 11 dicas essenciais

Entenda como a rede social funciona

O Instagram é uma rede social que permite a divulgação de conteúdo em diversos formatos, como:

  • Lives;
  • Reels;
  • Imagens estáticas;
  • Carrossel;
  • Stories, etc.

No entanto, o algoritmo do Instagram costuma priorizar a entrega de certos formatos de conteúdo conforme são lançados, como o Reels. Além disso, a entrega de cada conteúdo também está associada ao engajamento do público com o seu perfil.

Por isso, o segundo passo para produzir conteúdo para Instagram é entender como a rede social funciona. Outro conselho é apostar em uma linha editorial e um calendário editorial, porque permitem que você desenvolva conteúdos de forma mais estratégica — levando em consideração a sua persona, as etapas da jornada do cliente e, ao mesmo tempo, todos os formatos de criação de conteúdo!

Jornada de compra: Guia completo para criar a da sua buyer persona

Avalie o seu público-alvo e a sua persona

Conhecer a sua persona é um ponto crítico para a estratégia de Marketing de Conteúdo em geral — e, no Instagram, por que isso seria diferente?!

Para conseguir atrair a atenção do seu público-alvo, você deve conhecer bem os interesses e preferências dele — inclusive, quais tipos de conteúdo mais consome.

Afinal, se o seu público está atrás de informações mais completas e acaba preferindo conteúdos apresentados em imagens com texto, você deve priorizar a criação de um carrossel, por exemplo, em vez de produzir apenas vídeos no Reels, que normalmente são mais descontraídos.

E é com a definição de uma ou mais personas que você consegue compreender como abordar cada assunto, qual o melhor momento e quais formatos de conteúdo priorizar para aumentar o engajamento com a sua marca — até chegar a hora da decisão de compra!

Dica: Persona e público-alvo: entenda as principais diferenças

Saiba exatamente o que a sua marca quer comunicar

Quanto mais clareza você tem sobre o que define a sua marca, mais clara é a sua comunicação — e, por consequência, você atrai os clientes certos.

Então reflita sobre valores, crenças, princípios… e entenda de que maneira quer que a sua marca seja vista dentro do Instagram. Por exemplo:

  • Autêntica;
  • Confiável;
  • Divertida;
  • Informativa;
  • Inovadora, etc.

Essa definição também deve partir da sua persona, pensando, por exemplo: como ela se comunica?

Associe tudo isso à imagem que você quer formar para sua marca ao produzir conteúdo para Instagram! Abaixo, estão algumas ideias de tipos de conteúdo:

4 ideias de conteúdo para Instagram

Mostre jeitos diferentes de usar o seu produto ou serviço

Uma forma de evitar que o seu perfil se torne apenas uma “vitrine” é criar conteúdos que mostrem diferentes jeitos de usar o seu produto ou serviço.

Busque produzir vídeos, por exemplo, que consigam cumprir com esse objetivo — assim como fez a Nestlé, ao criar um perfil de receitas no Instagram:

Instagram da Nestlé

Aliás, você também pode fazer como a Nestlé e estimular seus clientes a produzirem esses conteúdos para que sejam compartilhados no perfil da sua empresa:

Biografia do Instagram da Nestlé

Dessa forma, você não só aumenta o engajamento, melhora o relacionamento com os clientes e cria muitas provas sociais, como também constrói uma comunidade em volta da marca! Que tal?

Apresente os bastidores da empresa e a sua equipe

O Instagram é uma rede social e, como o próprio nome diz, as pessoas estão presentes nela em busca de interação social.

Por isso, mostrar o que ocorre e quem são as pessoas “por trás” da operação da empresa gera identificação e proximidade com o público.

Além disso, mostrar os bastidores também ajuda a gerar valor, comunicar os princípios da empresa e aumentar o reconhecimento de marca!

Aproximação entre cliente e marca

Compartilhe notícias e tendências do seu nicho

Aliar curiosidades, notícias ou tendências a uma enquete nos Stories, por exemplo, é outra ótima maneira de aproximar o público da sua marca: atrai novos seguidores, aumenta a interação e a autoridade dela.

Isso porque conteúdos desse tipo também são importantes para mostrar como a empresa enxerga o mercado: se está estagnada ou se está sempre buscando conhecimento e inovação!

Promova lives e discussões ao vivo

A maioria das pessoas que assiste às lives promovidas por uma marca está, ao menos, engajada e interessada em aprofundar os conhecimentos que a empresa tem para passar

Por que não aproveitar esse interesse para aumentar a taxa de conversão no Instagram?!

Você pode oferecer um material rico, ainda mais aprofundado sobre o tema da live, por exemplo, incentivando e facilitando a conversão em uma landing page.

Após isso, elas seguirão a jornada através de um fluxo de nutrição de leads até se tornarem clientes — o que, no fim das contas, vai além do Marketing de Conteúdo, se configurando como uma estratégia de Inbound Marketing!

O manual do Inbound Marketing

Otimize suas estratégias de Marketing de Conteúdo com a Orgânica!

Agora é a hora de dar o próximo passo na sua estratégia de Marketing de Conteúdo: faça o Diagnóstico de Marketing Digital gratuito da Orgânica e saiba por onde começar a melhorar seus resultados!

Nós somos uma agência de Marketing Digital especialista em Inbound Marketing, contemplando não só a produção e distribuição de conteúdos em diferentes canais, como também a geração de leads e de clientes satisfeitos. Fale conosco!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.