Livros de Marketing Digital: 10 recomendações imperdíveis!



Por   

 23/11/2021 

Profissional com mais de 12 anos de experiência, responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

Quem já trabalha com Marketing Digital sabe: as coisas mudam o tempo todo! Por isso, é muito importante estar sempre atualizado, e bons livros de Marketing Digital podem ajudar você nesse objetivo.

Então eu resolvi listar, aqui neste artigo, 10 recomendações de livros para estudar sobre Marketing Digital, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo, mesmo que você ainda seja iniciante no assunto. Vale a pena conferir até o final! 😊

Quais os melhores livros de Marketing Digital?

A Bíblia de Vendas – Jeffrey Gitomer

A Bíblia de Vendas – Jeffrey Gitomer

Bem, para começar a nossa lista de livros de Marketing Digital, preciso citar este best-seller do Jeffrey Gitomer. O cara já trabalhou para a Apple, Microsoft e Coca-Cola, então dá para ter uma ideia de como ele é referência no mercado.

Por mais que o marketing não se resuma apenas a vendas, não dá para negar que o objetivo principal é, de fato, vender. Concorda?

Nesta obra, Jeffrey usa a sua experiência para ensinar — por meio de uma linguagem simples e descontraída — como fazer uma apresentação perfeita, contornar as objeções dos clientes, construir networkingrelacionamentos e usar as melhores estratégias de vendas.

Em resumo, faz com que o profissional de marketing tenha uma visão mais comercial das coisas!

Dica: Venda 600% mais seguindo (apenas) 11 passos

A Máquina Definitiva de Vendas – Chet Holmes

A Máquina Definitiva de Vendas – Chet Holmes

Já que falamos em vendas, vou aproveitar para recomendar mais um livro sobre o tema. Pode ser?! 

“A Máquina Definitiva de Vendas” revela 12 passos para que qualquer empresário ou profissional de marketing consiga entender a parte estratégica que envolve o processo de negociação.

Olha o que meu colega, Guilherme, disse sobre ele:

 

Guilherme de Bortoli, CEO da Orgânica

É um livro que foi muito importante para mim, porque me ajudou a criar uma base teórica e a pensar em planejamento estratégico. Ele não fala exatamente de marketing, é mais focado em vendas, mas, de qualquer forma, esses são dois assuntos que estão intimamente ligados.

Guilherme de Bortoli – CEO da Orgânica

 

Também é neste livro que a Pirâmide de Chet Holmes foi apresentada ao mundo:

Pirâmide de Chet Holmes

Vendo assim, pode até não parecer, mas a ideia por trás dela é bastante simples! Para ser breve, seu público está distribuído da forma como a imagem acima mostra e, já que apenas 10% tem interesse no produto ou serviço da sua empresa e 30% não está interessado em oferta alguma, a pergunta que fica é: o que você está fazendo para se tornar relevante para os demais 60%?

No vídeo a seguir, o Guilherme mostra os níveis de consciência e 6 passos para aumentar em até 7x os resultados do marketing da sua empresa:


As Armas da Persuasão – Robert Cialdini

As Armas da Persuasão – Robert Cialdini

Dentre os livros do Marketing Digital, aqui está um dos maiores clássicos. 

Cialdini é psicólogo social e sabe falar de persuasão como poucos. Este livro vai te ajudar a entender quais técnicas utilizar para transformar os seus conteúdos em conversão e vendas — objetivo central do Inbound Marketing.

Ele revela seis “armas da persuasão” que são o que conhecemos hoje, no Marketing de Conteúdo, como gatilhos mentais:

  • Reciprocidade;
  • Compromisso e coerência; 
  • Aprovação social;
  • Afeição; 
  • Autoridade;  
  • Escassez.

Se você gosta das áreas de produção de conteúdo e copywriting, é uma leitura obrigatória!

Conteúdo S.A.: como os empreendedores usam o conteúdo para gerar um público enorme e criar empresas extremamente bem-sucedidas – Joe Pulizzi

Conteúdo S.A. – Joe Pulizzi

Continuando na temática do Marketing de Conteúdo, este foi um dos primeiros livros que abordou a parte estrutural, ou seja, como planejar os conteúdos, o tamanho ideal, os formatos, como fazer a integração com outras mídias e ganhar dinheiro com tudo isso.

E outra coisa legal é que ele traz exemplos práticos vivenciados por Pulizzi (uma das principais referências em Marketing de Conteúdo do mundo), além de explicar como diversificar conteúdos de acordo com cada etapa do funil de vendas, e muito mais.

Apesar de longo, é didático e bem completo!

Dica: O que é funil de vendas e como isso pode impactar no sucesso do seu negócio?

Copywriting: o método centenário de escrita mais cobiçado do mercado americano – Paulo Maccedo

Copywriting: o método centenário de escrita mais cobiçado do mercado americano – Paulo Maccedo

Só de ler o nome do livro já dá para saber do que se trata, né?

Não dá para falar de Marketing Digital hoje em dia sem citar o copywriting. Afinal, é o método responsável por transformar palavras em armas de persuasão — parafraseando Cialdini — que convencem a audiência a tomar uma determinada ação.

Mas você sabia que o copywriting já existia antes mesmo da Internet?

O bacana desse livro é que Paulo Maccedo (autor brasileiro) fala exatamente sobre a origem da técnica, trazendo vários exemplos antigos.

Mas não é só isso! Ele também explica os fundamentos, histórias de sucesso, estruturas, gatilhos mentais e dicas de como começar a pensar como um verdadeiro copywriter.

Livros de Marketing Digital gratuitos

Agora que mostramos alguns dos livros de Marketing Digital mais interessantes para quem já trabalha ou quer iniciar na área, que tal falarmos também de materiais gratuitos, que você pode encontrar aqui mesmo, no site da Orgânica?

Aproveite, que é tudo de graça e em PDF! Com certeza eles vão agregar conhecimentos valiosos à sua jornada, então aqui vão algumas sugestões para se manter atualizado nesse mercado tão dinâmico:

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair e engajar sua audiência

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair e engajar sua audiência

Este livro digital traz uma base importantíssima para entender o processo como um todo. Isso porque ele explica as diferentes formas de se fazer Marketing Digital, comparando o Outbound Marketing (abordagem direta) com o Inbound Marketing (atrair para depois vender).

E o pilar do Inbound Marketing é justamente o conteúdo: é o que constrói audiência, faz com que ela comece a confiar na empresa e queira conhecer mais sobre os produtos ou serviços. A partir daí, fica muito mais fácil transformar essas pessoas em clientes.

Quer entender melhor? É só clicar aqui para baixar o material gratuitamente e, caso você também queira conhecer o Inbound Marketing de forma mais profunda, basta assistir ao vídeo abaixo:


Guia completo: como entender quem realmente é o cliente da sua empresa

Guia completo: como entender quem realmente é o cliente da sua empresa

Muitas vezes, a empresa até investe em Marketing Digital, mas fala para as pessoas erradas, usa uma linguagem inadequada ou não entrega materiais realmente relevantes para o público.

Esse é um erro primário — apesar de muito comum — e pode comprometer todos os resultados das estratégias de marketing da empresa.

É fundamental, antes de fazer qualquer tipo de planejamento, definir com exatidão qual é a persona da marca, e é exatamente nisso que este eBook gratuito vai ajudar você! Para acessá-lo, clique aqui.

Um outro material da Orgânica que eu não posso deixar de indicar é a nossa planilha gratuita para identificar o seu Perfil Ideal de Cliente (ICP):

Planilha Perfil Ideal de Cliente

Guia prático: saiba tudo sobre a cultura de Customer Success

Guia prático: saiba tudo sobre a cultura de Customer Success

Atrair novos clientes é sempre um motivo de preocupação, porém, isso pode custar entre 5 e 7 vezes mais do que manter seus clientes atuais — aqueles que já estão “dentro de casa”.

É aí que surge o Customer Success: para colocar os clientes como protagonistas, melhorar a experiência de consumo e entregar mais valor para eles.

A inevitável consequência disso, então, é a retenção e fidelização de clientes, criando uma cultura de atendimento que realmente tenha o sucesso deles como foco principal.

Como fazer? É o que você vai aprender lendo este guia prático com todas as informações sobre Customer Success e como ele pode transformar o seu negócio!

Aliás, encontrar agências de Marketing Digital que apenas executam serviços de marketing, mas não estão realmente conectadas com os valores e os objetivos dos clientes, é mais comum do que se possa pensar.

E quando eles não enxergam essa via de mão dupla — ou seja, um real interesse dos profissionais em garantir resultados de sucesso —, não demora muito para encerrarem o relacionamento e procurarem outra empresa de Marketing Digital.

Mas para evitar que isso aconteça, é preciso investir em quê? Uma agência focada no Sucesso do Cliente!

Você também pode conferir as principais informações sobre o assunto e como escolher a agência certa neste material:

Customer Success: O diferencial de uma agência focada no sucesso do cliente

Passo a passo: como fazer um Plano de Marketing Digital em sua empresa

Passo a passo: como fazer um Plano de Marketing Digital em sua empresa

Falando em sucesso, ações de marketing e vendas que geram resultados expressivos não costumam acontecer sem um bom planejamento. Certo?

Vou repetir: antes de qualquer coisa, é necessário entender quais são as melhores estratégias para atingir o público da sua empresa e o que você espera delas.

Sendo assim, para ajudar você a começar (ou recomeçar) com o pé direito, aqui está um passo a passo completo, que ensina a importância da persona e dos objetivos, além de como organizar os principais aspectos para dar início a um bom plano de Marketing Digital.

A propósito, se você tem vontade de trabalhar com isso, mas ainda não sabe exatamente como fazer, sério... leia este livro! É só clicar aqui para baixá-lo de graça!

Dica: Como trabalhar com Marketing Digital: dicas para começar

Guia Prático: como usar as redes sociais para construir a imagem da sua empresa

Guia Prático: como usar as redes sociais para construir a imagem da sua empresa

Para finalizar as recomendações de livros de Marketing Digital, trago este guia.

Ele é bem completo e vai ajudar você a entender as características de cada rede social e as diferenças entre os públicos.

Nele, você também aprende o tipo de conteúdo ideal para cada uma das redes sociais e como usá-las em parceria com outras estratégias de Marketing Digital, para ter sucesso no processo de construção da imagem da sua empresa.

Gostou do assunto? É só baixar o eBook aqui!

Conclusão

Espero que você tenha curtido as dicas de livros de Marketing Digital deste artigo, pois tenho certeza de que eles serão muito úteis na sua jornada no Marketing Digital. Aproveite também as sugestões de eBooks gratuitos, que são conteúdos bem legais e vão direto ao ponto.

Ah, lembrando que aqui na Orgânica nós temos uma biblioteca totalmente gratuita, com mais de 60 materiais! 

Nela, você encontra eBooks, planilhas, webinars, pesquisas e vários outros materiais para ajudar quem está começando ou já trabalha com Marketing Digital. Basta clicar na imagem abaixo para acessá-la!

Biblioteca Gratuita sobre Marketing, Vendas e Retenção



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!