Como acompanhar os avanços da tecnologia em Marketing?


Guilherme de Bortoli

Por   

 22/03/2024 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

O Marketing em si não é nenhuma novidade, já que as técnicas voltadas para conquistar novos clientes e aumentar as vendas existem desde as civilizações pré-letradas.

O que faz a diferença nessa metodologia atualmente é o sufixo "digital", fundido ao Marketing depois da popularização dos computadores pessoais, dos celulares e dos tablets conectados à Internet — principalmente pelas redes sociais!

Como uma das chaves para lucrar no mundo virtual envolve se aproximar dos clientes a distância, o Marketing Digital usa da tecnologia para marcar presença constante na vida dos clientes em potencial (chamados de leads) através de conteúdos altamente relevantes!

Por "conteúdo", quero dizer tudo que é publicado na Internet com a intenção de comunicar alguma coisa para um público suscetível, até que ele seja convencido pela mensagem.

Partindo das legendas nas fotos das redes sociais até à escolha das palavras em uma troca de mensagens com os leads — seja por parte do seu time de vendas ou por parte dos seus chatbots, que são ferramentas de inteligência artificial capazes de responder feito humanos às perguntas —, os conteúdos são essenciais para:

  • Nutrir a confiança que captura os leads no funil de vendas;
  • Educar tais leads sobre o valor único que a autoridade da sua empresa tem para contribuir na vida deles acima de todas as alternativas;
  • Guiá-los sutilmente para ver as suas ofertas como as melhores soluções;
  • Fazê-los correr atrás da sua marca para fechar negócio;
  • E comprar de novo a cada lançamento, novidade ou necessidade!

Além disso, a adição da tecnologia em Marketing Digital possibilita que as melhores estratégias de persuasão (aquelas que sobreviveram aos testes do tempo e que ajudam empresas a vender até hoje) agora possam:

  • Ser monitoradas com precisão cirúrgica;
  • Coletar dados sobre o comportamento dos consumidores;
  • Usar dessas informações para afiar ainda mais as estratégias de aproximação;
  • E criar conteúdos cada vez mais relevantes, impactantes e irresistíveis, a partir de tais dados!

Como nada na vida é grátis (além dos conteúdos que publico de graça aqui no blog da Orgânica, é claro), as tecnologias em Marketing não param de evoluir com novas ferramentas e técnicas para facilitar a conexão com (e a coleta de dados sobre) o público ideal, mas ficar antenado nas novidades custa tempo!

Só que esse tempo precisa ser investido cedo ou tarde, já que o único jeito de defender o posicionamento da sua empresa na Internet — e conquistar as posições dominadas pelos seus concorrentes — é explorando as novas tecnologias antes de elas se tornarem o novo padrão!

Para dizimar as suas dúvidas e te manter a par das novidades que aumentam as conversões e que geram vendas, criei esse guia para reunir todos os avanços de Marketing Digital em um lugar só!

Foi dada a largada — e você está saindo na primeira posição!

Ferramentas de Marketing Digital indispensáveis para sua estratégia

Como a tecnologia está moldando o Marketing atual

O que começou como uma coleção básica sobre o perfil demográfico dos leads (como o gênero, a idade e a cidade de domicílio deles), hoje se tornou um mercado de bilhões de dólares com potencial de crescimento para além dos 19% ao ano por conta da popularização da inteligência artificial!

Só em 2020, mais de 70 bilhões de gigabytes foram criados no formato de conteúdo para a Internet — um volume de informações jamais visto em qualquer ponto na história humana!

Uma empresa que mede o comportamento dos leads manualmente ou com ferramentas básicas (sem o auxílio das últimas novidades de tecnologia em Marketing Digital) fica para trás dos competidores que saem na frente usando essas inovações:

  • Automatizadas;
  • Inteligentes;
  • E extremamente rápidas!

Ao usar uma ferramenta de Marketing que explora o potencial da inteligência artificial, por exemplo, fica possível coletar e estudar em paralelo às centenas de milhares de pontos de contato que um lead faz com a sua marca!

Por mais que as decisões estratégicas ainda sejam feitas por você e pelas suas equipes, a quantidade automatizada de dados acumulados sobre as pessoas que já interagiram com a sua empresa — categorizadas conforme a proximidade delas em fechar negócios com você — ajudarão a:

  • Atrair novos clientes (através do desenvolvimento de conteúdos mais relevantes e mais fáceis de consumir);
  • Prever o volume de vendas (a partir do comportamento padrão da sua audiência em períodos similares ou nas projeções para o futuro);
  • E desenvolver funis de venda vitalícios (capazes qualificar os leads de maneira automática, os direcionando para o setor comercial da sua empresa quando estiverem prontos para comprar).

Como eu disse, coletar e analisar essas informações sem ajuda de uma ferramenta de Marketing ainda é possível, mas torna lento o crescimento da empresa — especialmente em comparação aos concorrentes no mercado!

Mesmo que a competição ao redor da sua marca seja baixa, saber absolutamente tudo sobre os ciclos de engajamento e de compra dos seus leads dá às suas estratégias de Marketing um superpoder: a segmentação!

O ato de separar os possíveis clientes em grupos baseados em comportamentos similares garante que cada pessoa receba a dose certa de comunicação por um conteúdo relevante que a aproxima da conversão de lead para cliente!

É outra coisa que pode ser feita manualmente, mas não significa que é o ideal, já que toda essa filtragem e comunicação podem ser automatizadas com as ferramentas de Marketing!

Afinal, você poderia caminhar do Brasil para o Canadá, certo? Mas só porque é possível, não significa que seja o jeito mais seguro, mais rápido ou garantido de alcançar o seu objetivo.

O mesmo acontece com a tecnologia em Marketing: ou você surfa na crista da onda, ou se resigna a assistir da areia os seus rivais se divertindo na água!

As próximas partes deste texto funcionam como uma boia: use-a para entrar no mar e se equilibrar na prancha!

Dica: O que é RD Station Marketing?

A influência da tecnologia nas ferramentas de Marketing

É de se esperar que tamanha participação da tecnologia em Marketing Digital, visando capturar toneladas de dados sobre o comportamento das pessoas, daria à luz estratégias:

  • Altamente personalizadas, em sincronia com os objetivos da empresa e as expectativas dos consumidores;
  • Com um potencial de alcance “incalculável” a partir da busca por públicos com comportamentos similares às segmentações da sua audiência que mais compra;
  • E 100% controláveis, tanto a nível orçamentário quanto no que diz respeito ao público-alvo a ser impactado.

Significa que, para colocar a sua empresa a par daquelas que já estão usando das tecnologias em Marketing para sair na frente, você precisa dar atenção extra à coleta de dados sobre o comportamento dos seus consumidores — e usá-la como base para todas as suas decisões!

As informações sobre o seu público se unirão com as prioridades e os desafios encarados pelo seu negócio, e resultarão em possíveis estratégias para alcançar os objetivos específicos da sua marca.

Sabendo quem é o público certo (aquele que compra), como categorizá-lo (e qualificá-lo) e como se comunicar com ele (através dos conteúdos relevantes), você verá que simplesmente copiar as estratégias que funcionaram para outros negócios jamais funcionará para você!

A abundância de dados (e de ferramentas de Marketing cada vez mais velozes para organizá-los) dá a você a matéria-prima para elaborar planejamentos certeiros — ou, quando não certeiros, ao menos recheados de informações novas sobre o comportamento do seu público!

Então a evolução da tecnologia em Marketing Digital dá a empresas feito a sua uma oportunidade histórica — a de lucrar mais e de forma previsível a partir dos ingredientes que formam a originalidade da sua marca:

  • A expertise prática dela no mercado;
  • Os conteúdos que expressem essa autoridade;
  • E a estratégia de branding dela!

Para a sua sorte, as ferramentas de Marketing emergentes podem ajudar você a alcançar tudo isso!

Passo a passo: como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

O que se destaca no mercado de tecnologia em Marketing?

Tecnologias no Marketing Digital

Inteligência artificial (IA)

Como eu disse anteriormente, o maior destaque dentre as novidades da tecnologia em Marketing Digital vai para a IA: a inteligência artificial!

Por funcionar como centenas de milhares de cientistas pensando ao mesmo tempo, a IA pode processar em um piscar de olhos todos os dados coletados pelo seu negócio — principalmente no que diz respeito aos perfis do seu público!

Comparar pessoa por pessoa na sua base de dados — e segmentá-las automaticamente a partir de conexões avançadas (e calculadas em segundos) — alimenta:

  • A análise preditiva, que tenta prever as ações do público;
  • A personalização dos conteúdos, não apenas na reconstrução em tempo real do material em si, mas também na seleção de qual material exibir a nível individual;
  • Os chatbots, que poderão agir de maneira mais humanizada e independente a partir de informações anteriores, coletadas sobre a sua audiência;
  • E qualquer outra tarefa que exija interpretar grandes volumes de dados ou fazer alguma coisa inteligente (e criativa) com eles!

Dica: Como a Orgânica usa ferramentas de inteligência artificial

Automação de Marketing

Por mais que a inteligência artificial ganhe o destaque dentre as tecnologias em Marketing que você precisa ficar de olho, a habilidade que ela tem de entender quantidades massivas de dados acaba sendo útil especialmente para o setor de automação de Marketing como um todo!

Décadas antes da presença cada vez mais comum da IA, as plataformas de automação de Marketing vêm revolucionando a maneira com que equipes como a sua:

  • Alcancem novos públicos;
  • Gerenciem campanhas de Marketing;
  • Nutram os leads de forma automática;
  • E recolham métricas detalhadas sobre como eles agem.

Impedir o seu time de perder tempo com tarefas repetitivas — ou impossíveis, como segmentar os leads um a um — e calcular o momento perfeito para enviar um conteúdo que converte (a partir de índices como o lead scoring, por exemplo) é o que torna a automação tão efetiva!

Com ela, você pode aumentar a escala de contato do seu negócio diante da melhor audiência e deixar os próprios leads explorarem as etapas do seu funil, já que todos os caminhos o levam ao mesmo destino: correr atrás da sua marca!

Em vez de gastar recursos perseguindo os seus próximos clientes, com o Marketing Digital, você cria as melhores iscas para trazê-los aos seus funis e deixa que os algoritmos descubram o momento certo para fechar negócio!

Inovações em Inbound Marketing

Vídeo Marketing

A publicação de vídeos continua sendo uma tendência forte no Inbound Marketing porque as imagens em movimento realmente dizem mais do que mil palavras! Elas são:

  • Envolventes;
  • Fáceis de entender;
  • Simples de compartilhar;
  • E absurdamente eficazes ao transmitir mensagens!

É por essa razão que as plataformas de vídeo ao vivo, ou de vídeos interativos, estão ganhando tanta popularidade — e o Instagram, o Discord, o YouTube e o TikTok são apenas o início dessa febre!

Chatbots interativos

Em vez de perder tempo respondendo dúvidas de clientes indecisos nos mensageiros das redes sociais ou no site do seu negócio, dá para colocar os chatbots interativos nessa missão para:

  • Liberar a produtividade, o tempo e a atenção para o seu time comercial se dedicar aos leads mais próximos de fechar uma compra;
  • Derrubar a maior parte das objeções dos seus leads em relação à sua marca e às ofertas, aos produtos ou aos serviços que ela oferece;
  • Facilitar o acesso do público segmentado ao time certo — aquele capaz de aniquilar as dúvidas e abrir as carteiras;
  • E melhorar a interação dos visitantes do seu site, ou de outros canais de comunicação, de maneira geral — com respostas disponíveis 24 horas por dia e todos os dias!

Avanços em SEO

Busca por voz

O aumento no uso de assistentes por voz, como a Alexa ou o próprio Google (ambos capazes de realizar tarefas simples a partir de comandos ditos em voz alta pelo usuário), tornou o SEO mais indispensável do que nunca!

A sigla SEO vem do inglês "Search Engine Optimization" e quer dizer a mesma coisa que "Otimização para Mecanismos de Busca" em português.

Essa otimização com foco em ampliar as chances dos conteúdos aparecerem nas primeiras posições nos sites de busca (e serem encontrados por quem importa, acima dos concorrentes) é o que define a máxima do sucesso em uma estratégia que visa um crescimento previsível na lucratividade!

Afinal, uma das principais formas que uma empresa como a sua pode ser encontrada na Internet é pelos mecanismos de buscas — tanto faz se os resultados são artigos para serem lidos, imagens para serem consultadas ou transcrições para serem ditadas por assistentes virtuais!

As estratégias de SEO adaptadas para consultas faladas estão se tornando cada vez mais relevantes — e você não deveria ignorar essa tendência!

Técnicas de indexação para potencializar os resultados de seu blog e gerar vendas

Conteúdo evergreen

Não canso de falar que outra enorme vantagem da aplicação da tecnologia em Marketing Digital é a possibilidade de gerar um tráfego previsível e vitalício a partir de uma criação de conteúdos:

  • Relevante;
  • Estratégica;
  • Sustentável;
  • E atemporal.

Na prática, usando as observações feitas pelo SEO avançado, é só identificar depois quais seriam os temas de interesse constante por parte da audiência, e então criar novos conteúdos os cobrindo.

Para medir o interesse entre tópicos ou receber sugestões de quais assuntos observar para a produção dos conteúdos perenes, capazes de trazer tráfego orgânico (gratuito) para o seu negócio a médio e longo prazo, você pode usar ferramentas de Marketing como:

  • O Google Trends;
  • O Google Analytics;
  • O RD Station;
  • E o Semrush.

As tecnologias de Marketing emergentes

Realidade aumentada (RA)

Agora que todas as gigantes da tecnologia investiram pesado nos óculos de realidade aumentada, significa que você verá essa tecnologia com uma frequência muito maior pelos próximos anos!

A realidade aumentada, também chamada de RA, é uma projeção de elementos virtuais sobre o mundo físico através das lentes de um óculos especial, ou de um aplicativo para tablets e celulares que suportem essa tecnologia (como o lucrativo jogo Pokémon Go).

Os óculos de RA (que parecem ser o carro chefe dessa inovação) ainda são peças caras e experimentais demais para entretenimento e a produtividade dos consumidores a nível global.

Por outro lado, se você ficar de olho nessa tecnologia a partir de agora, poderá assegurar o seu pedaço de virtual de terra e impedir os concorrentes de tomarem o seu espaço na realidade aumentada!

Essa promete ser uma das tecnologias em Marketing mais dinâmicas para aproximar a sua marca do cliente que compra no futuro breve, então nada de engolir mosca!

Dica: 28 maiores tendências de Marketing Digital para 2024

Blockchain no Marketing

A tecnologia blockchain, que é uma "cadeia de blocos" quando traduzida literalmente do inglês, cria uma base de dados inviolável capaz de comprovar a originalidade de um único arquivo digital dentre várias cópias!

Dominar os meios para comprovar a integridade de uma imagem, de um documento ou de qualquer outro tipo de mídia digital através do blockchain, fará com que as campanhas publicitárias do futuro:

  • Sejam mais transparentes;
  • Criem um ambiente virtual mais seguro e confiável para negociações;
  • E combatam fraudes.

Os potenciais do blockchain vão muito além das criptomoedas, mas só agora os profissionais, como os CMOs, estão descobrindo que potenciais são esses — e essa é a sua chance de aprender junto com eles!

Personalização dinâmica de conteúdo

Mais cedo, neste texto, eu comentei sobre os conteúdos distribuídos dependendo das preferências e comportamentos do lead quando diante de tais materiais — é isso o que é chamado de "personalização dinâmica de conteúdo"!

Um algoritmo desse tipo pode tanto prever quais são os melhores CTAs (as chamadas para ação) para mostrar para cada pessoa, quanto pode exibir conteúdos específicos para cada dispositivo navegando!

Essa tecnologia leva invariavelmente à recomendação personalizada de conteúdos no site (facilitando a coordenação de um lead pelo seu funil de venda) e uma melhora de peso na experiência do usuário (o que eleva a posição do site da sua empresa no Google)!

A personalização dinâmica de conteúdo promete ser uma enorme ferramenta de Marketing Digital — e tudo que você precisa fazer agora é ficar de olho nela!

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair, engajar e transformar sua Audiência em Clientes

Internet das coisas (IoT) no Marketing

Com toda essa facilidade de conexão e análise de dados, até os objetos comuns passarão pela revolução da "Internet das coisas".

Também conhecida como IoT, é essa tecnologia que torna inteligentes as máquinas de café, as geladeiras e os aspiradores de pó!

Até as luzes controladas por aplicativos ou assistentes de voz pertencem a essa categoria — e podem ser exploradas!

Você pode usar a telemetria da IoT para coletar dados em tempo real sobre o uso dos seus produtos ou serviços, e oferecer suporte imediato e proativo com a intenção de fascinar os seus clientes ou incentivar novas compras, por exemplo.

De anéis que medem os níveis de oxigênio no sangue aos carros autônomos, você com certeza conseguirá encontrar (ou criar) um nicho se aproveitando da IoT para tornar ainda mais fantásticas — e mensuráveis — as soluções que a sua empresa já oferece!

Como acompanhar e adaptar-se à tecnologia no Marketing

Mesmo que seja difícil ficar ligado nas últimas evoluções da tecnologia em Marketing Digital, aqui no blog da Orgânica, eu dou o meu máximo para manter você e a sua equipe por dentro de tudo que importa no mundo das vendas!

As tecnologias com o maior destaque atualmente podem ser resumidas:

  • À inteligência artificial (ou IA);
  • À automação de Marketing;
  • Ao uso de vídeo Marketing para comunicação;
  • Ao uso de chatbots interativos;
  • À especialização de SEO para as buscas por voz;
  • E à criação de conteúdos vitalícios.

Já as novidades mais emergentes e frescas ficam entre:

  • O blockchain contra fraudes;
  • A realidade aumentada (ou RA);
  • A internet das coisas (ou IoT);
  • E a personalização dinâmica de conteúdo ao vivo!

No que diz respeito às ferramentas de Marketing ou às plataformas específicas, não tem jeito: será preciso investir tempo e recursos para garantir que os seus times saibam como usar as novas funcionalidades e não tomem decisões baseadas em conhecimento obsoleto!

É por isso que, ao considerar fazer uma parceria com um profissional de vendas ou com uma agência de Marketing Digital, a primeira coisa que você precisa conferir são as formações mais recentes dos líderes e gerentes no uso das últimas versões das ferramentas utilizadas para planejar e executar uma estratégia de vendas vencedora!

O futuro já está aqui e ele exige que, cedo ou tarde, a sua empresa invista na própria educação para acompanhar a evolução da tecnologia em Marketing.

Essa não é mais uma questão de "se" — é apenas uma questão de "quando"!

Não fique para trás!

Se você não puder começar a evoluir agora investindo nas tecnologias em Marketing Digital, navegue aqui pelo blog da Orgânica e cheque outros conteúdos: nós publicamos materiais inéditos a cada ferramenta que dominamos!

Isso sem falar nas dezenas de materiais gratuitos com recomendações acumuladas pelos meus mais de 16 anos como o CEO da maior agência de Inbound Marketing do Brasil!

Mais rico do que o reino de Atlântida, aqui no nosso blog, você encontra tudo o que precisa para surfar nas ondas colossais da tecnologia e dominar os perigos do mar!

Chegou a hora de surfar com os gigantes — vem dar um tchibum com a gente!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.