Saiba como a Inteligência Artificial ajuda sua empresa!


Lauro Becker

Por   

 05/09/2023 

COO, atua desde 2005 com tecnologia, internet, projetos e processos de inovação.

✓ Conteúdo criado por humano

Você já se perguntou como a Inteligência Artificial ajuda sua empresa? Essa é uma das maiores dúvidas que os gestores da atualidade têm!

Afinal, são muitas as aplicações que podem ser usadas, como a introdução de um chatbot, a otimização de um processo e até mesmo a realização de tarefas razoavelmente complexas.

Vale destacar que existem inúmeras tendências em Inteligência Artificial para empresas que já estão sendo implementadas por diversas organizações, como aponta o novo relatório Zendesk CX Trends 2023.

A pesquisa revelou que 60% das empresas da atualidade já usam chatbot para melhorar a experiência de compras do cliente. Porém, o uso da Inteligência Artificial nas companhias não para por aí!

Vou te mostrar como ela ajuda sua empresa a se destacar no mercado, apresentando 5 aplicações práticas que você pode adotar. Confira!

Ferramentas de Marketing Digital indispensáveis para sua estratégia

O que é a Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial (IA) é um ramo da ciência da computação que se concentra no desenvolvimento de algoritmos e sistemas capazes de executar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana para serem realizadas.

Ela busca criar máquinas capazes de aprender, raciocinar, perceber e tomar decisões, sendo construída com base em algoritmos de aprendizado de máquina, que permitem que o sistema aprenda e melhore por conta própria, conforme é exposto a mais dados.

Essa tecnologia é usada em uma ampla variedade de aplicações, incluindo análise de dados, reconhecimento de voz e imagem, robótica, sistemas de recomendação, entre outras.

Dica: 22 maiores tendências de Marketing Digital para 2023

Como a Inteligência Artificial ajuda sua empresa?

A Inteligência Artificial pode ajudar sua empresa de diversas maneiras, como, por exemplo:

  • Tendo uma maior eficiência na análise de dados;
  • Automatizando processos;
  • Personalizando a Experiência do Cliente;
  • Detectando fraudes;
  • E, até mesmo, melhorando a qualidade do produto ou serviço oferecido.

Análise de dados

A Inteligência Artificial pode ser usada para coletar, processar e analisar grandes volumes de dados em um curto período de tempo, viabilizando uma tomada de decisões com base em insights valiosos.

Automação de processos

Também é possível, com a ajuda da IA, automatizar tarefas repetitivas e rotineiras, como o processamento de pedidos, o gerenciamento de estoque e o atendimento ao cliente, contribuindo para reduzir custos e melhorar a eficiência operacional.

Dica: Tudo sobre Automação de Marketing e Inbound Marketing!

Personalização

Com a IA, é possível personalizar a Experiência do Cliente oferecendo recomendações com base em dados de compras anteriores e preferências, melhorando assim a satisfação do cliente e acarretando em um aumento das vendas.

Guia prático: como escolher as Melhores Estratégias de Marketing para sua empresa

Detecção de fraudes

A IA também é muito útil para detectar padrões e comportamentos suspeitos em transações financeiras e alertar a empresa sobre possíveis fraudes, evitando prejuízos que poderiam acontecer caso não houvesse esse alerta.

Melhoria da qualidade

O seu uso também serve para monitorar processos e identificar oportunidades de melhoria, contribuindo para que a empresa identifique e corrija problemas rapidamente.

5 aplicações práticas da Inteligência Artificial

Agora que você já viu o que é a Inteligência Artificial e como ela é capaz de ajudar a sua empresa a se destacar no mercado, confira 5 aplicações práticas:

1. Chatbot para negócios

Um chatbot é uma ferramenta de Inteligência Artificial geralmente programada para responder perguntas comuns dos clientes e realizar outras tarefas automatizadas.

A sua implementação reduz significativamente o tempo de resposta para perguntas simples, melhorando a eficiência do atendimento ao cliente.

Inclusive, a IA pode ser usada para treinar o chatbot para reconhecer e responder a perguntas complexas e mais personalizadas. Um exemplo é o processamento dos pedidos de clientes.

Nesse caso, ele coleta informações como o nome e o endereço de entrega, e processa o pagamento do pedido. Ele também pode ser usado para fornecer informações sobre produtos e serviços, respondendo a perguntas frequentes.

O resultado disso é uma melhora na satisfação do cliente, já que as informações necessárias estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana!

Veja só um exemplo da própria Orgânica:

Exemplo de atendimento ao cliente da Orgânica Digital

2. Colaboração entre setores

A Inteligência Artificial também contribui para melhorar a colaboração entre os setores de uma empresa, permitindo que eles trabalhem juntos de forma mais eficiente e produtiva.

Por exemplo, é possível usá-la para coletar e analisar dados de vendas, para que o setor de Marketing adapte sua estratégia para melhor atender às necessidades dos clientes.

Outro exemplo é o uso de um sistema de IA para traduzir automaticamente mensagens entre equipes que falam idiomas diferentes. Dessa forma, a comunicação entre os setores é simplificada e a colaboração facilitada.

Dica: Funil de vendas em Y: como conectar Inbound e Outbound?

3. Otimização de processos com IA

O uso da IA pode se estender também para a otimização de processos empresariais e melhoria da eficiência operacional.

Para exemplificar, imagine que um sistema de IA seja usado para prever a demanda por um produto, permitindo ajustes em seus processos de produção. Como consequência, a empresa terá um estoque mais eficiente, e usará melhor o seu capital de giro.

Além do mais, a IA pode ser usada para otimizar a cadeia de suprimentos, prevendo problemas e identificando oportunidades de melhoria em cada etapa do processo.

Dessa forma, os gestores conseguem ajustar seus processos de produção e entrega para atender melhor às necessidades de cada cliente!

4. Predições

Com a Inteligência Artificial, é possível prever resultados e comportamentos futuros com base em dados históricos e padrões dos clientes da empresa.

Por exemplo, um gestor pode usar um sistema de IA para prever a demanda por um produto em um determinado período, e posteriormente ajustar os processos de produção e estoque, ajudando a organização a reduzir custos e melhorar a eficiência operacional.

Também é possível usar a IA para identificar padrões de compra e prever quais produtos um cliente estará interessado no futuro. Assim, a empresa pode personalizar sua oferta de produtos e serviços para também atender melhor às necessidades dos clientes!

Guia completo: Como entender quem realmente é o cliente da sua empresa

5. Vendas e Marketing

Por fim, a IA pode ser usada para personalizar a Experiência do Cliente através de um sistema de recomendação de produtos com base no histórico de compras dele e em seus interesses pessoais.

Outra aplicação da IA em vendas e Marketing é a análise de dados. Ela pode ser usada para coletar, processar e analisar grandes volumes de informações em tempo real, identificando padrões e tendências para embasar estratégias.

Dessa maneira, é possível tomar decisões mais acertadas com base em insights valiosos, melhorando a eficiência das campanhas de Marketing e aumentando as vendas.

Como deu para ver, há inúmeras formas da Inteligência Artificial ajudar sua empresa a se destacar no mercado. Agora é só colocar em prática!

Quer contar com o apoio de uma agência de Marketing Digital para isso? Fale com um dos nossos especialistas!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.