Fundo para Marketing Digital: como escolher?


Guilherme de Bortoli

Por   

 13/09/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Com a evolução da tecnologia e a abundância de conteúdos disponíveis na Internet, conquistar a atenção (e o desejo) do consumidor é a principal missão de muitas empresas hoje.

Mas você já parou para pensar que a escolha do fundo para Marketing Digital pode ter um papel fundamental nisso?!

“Como assim?” — você deve estar se perguntando agora. E, apesar de até parecer um pouco óbvio, o que tenho para te dizer é: nós, seres humanos, somos extremamente visuais!

Prova disso são os dados que mostram que, com imagens, artigos em blogs atingem 94% mais visualizações e postagens no Facebook recebem 53% mais curtidas e 104% mais comentários.

Porém, não basta inserir qualquer imagem pensando que o trabalho está feito. O cuidado para escolher um fundo faz toda a diferença na hora de se destacar frente a potenciais clientes, além de melhorar a percepção deles sobre o seu negócio.

Se o que você quer é saber os principais passos para fazer as melhores escolhas de fundo para Marketing Digital, está no conteúdo certo! Reuni algumas dicas simples e práticas para você definir efetivamente todas as imagens das suas criações. Bora conferir?

Como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

Imagens de fundo para Marketing Digital: como escolher?

Evite distrações

Ao definir alguma imagem, opte por um fundo neutro: é mais versátil tanto para fotografias, quanto para criações gráficas. Assim, é possível dar mais destaque para o que está em primeiro plano, sem a interferência de detalhes indesejados.

Lembre-se que o mais relevante é a mensagem que deve ser passada. Quando há muitas informações, dependendo do caso, as pessoas podem ficar confusas e não saberem no que prestar atenção de fato — e não é isso que queremos. Certo?

Use as cores ao seu favor

Existem diversos estudos indicando a influência que as cores têm na decisão de compra dos clientes. Uma pesquisa mostrou que o uso delas é tão eficaz, que 80% das pessoas acreditam que as cores aumentam o reconhecimento de marca.

Trabalhar com cores mais vivas pode ajudar, sim, a diferenciar e chamar a atenção para o seu conteúdo. Mas, ao mesmo tempo, um fundo com cores claras destaca melhor objetos, textos e demais imagens do primeiro plano.

Portanto, é importante ter cuidado com a composição de cores para não prejudicar a visualização, a experiência do conteúdo e, consequentemente, os resultados dele!

Fuja do óbvio

Vamos combinar: ninguém quer mais do mesmo! Em uma Internet recheada de conteúdos sobre assuntos iguais, fugir do óbvio acaba se tornando uma obrigação para se destacar.

Um fundo branco com letras pretas, por exemplo, facilita a leitura, mas certamente não desperta a curiosidade de quem vê. Então busque reforçar sua identidade visual, mas sempre criando composições diferentes, que deem mais personalidade para cada conteúdo e, assim, não passem despercebidos em meio aos demais.

Agora, entender qual fundo se encaixa melhor em cada local que será utilizado é o segundo passo para escolher as melhores imagens. Veja abaixo!

Dica: Marketing Digital é furada? Saiba como evitar uma!

Tipos de fundo para Marketing Digital

Publicações nas redes sociais

Para publicações em redes sociais, como Instagram e Facebook, é fundamental pensar nos fundos considerando os formatos ideais para cada uma delas. 

Você já deve saber que os stories do Instagram, por exemplo, têm o formato vertical, acompanhando a tela do celular. Logo, a imagem deve estar no mesmo formato para não causar estranheza ou sensação de amadorismo.

Da mesma forma, para cada formato de conteúdo diferente, há um tamanho específico. Então é fundamental se manter por dentro dos padrões para não correr o risco de ficar com um perfil nada atraente!

Além disso, principalmente nas redes sociais, os conteúdos são bastante visuais. Por isso, vale se atentar a detalhes como:

  • Combinar o fundo com o tema da foto: o fundo da imagem (ou do vídeo) precisa estar alinhado com o tema. Se a imagem mostrar um produto de verão, por exemplo, é legal que o fundo esteja relacionado à praia ou piscina;
  • Usar filtros: as próprias redes sociais contam com recursos que podem ser uma alternativa quando o fundo disponível não corresponde ao tema proposto ou, ainda, quando se quer usar algo diferente. Mas tenha atenção e não escolha filtros muito artificiais ou fantasiosos quando o assunto for mais sério;
  • Usar ferramentas de edição: existem muitos aplicativos no mercado, pagos e gratuitos, para computador ou celular, que podem ajudar na hora da edição — seja desfocando ou removendo um fundo indesejado, por exemplo.

Guia prático: Como usar as redes sociais para construir a imagem da sua empresa

Vídeos no YouTube

As capas ou thumbnails do YouTube — aquelas imagens que aparecem para as pessoas decidirem (ainda que inconscientemente) se acessam um vídeo ou não — são tão importantes quanto o conteúdo do vídeo em si ou o título dele — se não mais!

Então tenha em mente que uma thumbnail escura, com pouco contraste e cheia de texto não atrai o clique:

Precisa ser objetiva, despertando curiosidade. Sempre que possível, deve haver o rosto de uma pessoa olhando diretamente para a câmera e expressando alguma emoção — em concordância com a frase da thumbnail —, além de cores vivas. Por exemplo:

Exemplo de thumbnail para YouTube

Dica: Inbound Marketing no YouTube: como fazer?

Conteúdos em Blogs

Muitas vezes, os blogs também utilizam imagens de fundo, principalmente em materiais ricos. Observe:

Guia prático: Como escolher as melhores estratégias de marketing para a sua empresa

Nesses casos, elas são super importantes porque também podem captar a atenção e, durante um artigo, até complementar o que é dito. Veja um outro exemplo:

Exemplo de imagem de meio de texto

Dica: Conteúdo para Instagram: ideias para aplicar!

Bancos de imagens para os seus fundos de Marketing Digital

Os bancos de imagens são uma ótima escolha para quem busca fundos de Marketing Digital para compor suas criações. Neles, existem muitas possibilidades com opções de cores, texturas e elementos diversos.

Outro ponto positivo dos bancos de imagens é que as opções são profissionais de fato, prontas para usar de maneira legal, segura e, muitas vezes, gratuita.

A seguir, separei algumas opções grátis com um grande acervo. Já aproveite para salvar os links!

  1. Unsplash
  2. Rawpixel
  3. FreePik
  4. Depositphotos
  5. Vintage Stock Photos
  6. Morguefile
  7. Pixabay
  8. RGB Stock
  9. Stockvault
  10. Death To The Stock Photo
  11. Libreshot
  12. Getrefe
  13. Reshot
  14. HubSpot
  15. PicJumbo

Imagens e fundos são apenas uma parte do Marketing Digital!

Agora que você sabe, ainda mais profundamente, que as imagens e fundos para Marketing Digital são essenciais na hora de produzir conteúdo, é preciso se atentar a vários outros pontos para que sua estratégia realmente dê certo. 

Então leia nosso livro digital sobre ferramentas de Marketing Digital e descubra um mundo de oportunidades para crescer cada vez mais e atingir resultados nunca vistos antes!

Ferramentas de Marketing Digital indispensáveis para sua estratégia

Ou, se você estiver precisando que uma agência de Marketing Digital faça isso por você, não deixe de entrar em contato com a gente!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.