Como a Orgânica usa ferramentas de inteligência artificial


Lauro Becker

Por   

 31/01/2024 

COO, atua desde 2005 com tecnologia, internet, projetos e processos de inovação.

✓ Conteúdo criado por humano

Seja bem-vindo à série "Como a Orgânica faz", onde mergulhamos nas estratégias e tecnologias que impulsionam os resultados da nossa empresa e, claro, dos nossos clientes! Hoje, focarei nas ferramentas de inteligência artificial (IA) — assunto que tem ganhado destaque significativo no mercado em geral.

A IA se tornou um elemento indispensável no Marketing Digital, desde o planejamento estratégico até o atendimento ao cliente.

Aqui na Orgânica, nós incorporamos essa tecnologia não só em nossas estratégias, mas também na nossa plataforma de gestão de tarefas.

Ou seja: com uma tecnologia própria e integrada a soluções de inteligência artificial, exploramos todas as possibilidades que a IA tem a oferecer para proporcionar excelentes resultados.

Então vem comigo que eu vou te mostrar como a Orgânica utiliza diversas ferramentas. Inspire-se na gente e impulsione suas estratégias em 2024!

Passo a passo: como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

O papel da inteligência artificial no Marketing Digital

Sabe aquela sensação de estar em um filme de ficção científica? Pois é, é exatamente assim que me sinto quando penso sobre a inteligência artificial no Marketing Digital. É como se, de repente, tivéssemos ganhado um superpoder!

Mas vamos por partes: primeiro, o que é essa tal de IA?

Basicamente, a inteligência artificial é uma tecnologia que aprende, pensa e toma decisões com base em muitos dados.

No mundo do Marketing, isso é um game-changer! É um colega de trabalho que nunca dorme e está sempre ligado nas últimas tendências, pronto para compartilhar novas ideias com você.

Além disso, um dos maiores presentes da IA é a automação. Tarefas repetitivas, que antes consumiam nosso tempo, agora são feitas em um estalar de dedos. Isso libera mais tempo para a gente se dedicar ao que realmente importa: ser criativo e estratégico!

Há menos erros também, uma vez que a IA não sofre interferências e cumpre sua função com precisão — desde que receba as instruções de maneira adequada, diga-se de passagem.

Claro, não é uma solução que entrega tudo pronto, do nada: exige um cuidado de profissionais capacitados, que estão sempre atentos em busca de saber como usá-la da melhor forma. Em outras palavras, requer polimento humano para se adaptar às estratégias traçadas.

Mas, quando bem usadas, as soluções de IA prometem otimizar a produtividade, a velocidade de produção e a qualidade!

Principais ferramentas de IA usadas pela Orgânica

Veja só quais são as principais ferramentas que usamos no dia a dia aqui na Orgânica:

  • ChatGPT — ideação, sumarização de textos e aprendizado de conceitos;
  • Bluewillow — alternativa ao Midjourney para criar imagens;
  • Leonardo AI — também é uma alternativa ao Midjourney;
  • APIs da OpenAI — integramos à nossa própria plataforma para insights em pautas e ideias de copies;
  • NLP.js — pacote de desenvolvimento Javascript, que nos ajuda a identificar o cliente com base nos e-mails recebidos e tempos lançados, integrados ao Google Calendar.

Dica: Conteúdo online: o que esperar para os próximos anos?

Como usar inteligência artificial no Marketing?

O uso de IA nas estratégias de Marketing é uma ótima maneira de incorporar eficiência e personalização, e obter insights mais profundos sobre a audiência. Assim, é mais fácil produzir com melhores índices de produtividade e qualidade nas entregas!

Vou te mostrar agora, em detalhes, como a Orgânica usa IA em diversas áreas:

No planejamento

No planejamento, nossa equipe usa IA regularmente. A principal solução é o ChatGPT, utilizado para pesquisas de mercado e desenvolvimento de estratégias.

A IA, nessa etapa, funciona bem como apoio para análise preditiva de tendências, segmentação de audiência com base no comportamento do consumidor e nos dados online, elaboração de pautas e investigação sobre o campo semântico de palavras-chave.

Por isso, percebemos como benefícios o ganho de agilidade e a possibilidade de criar estratégias mais densas, profundas e atualizadas.

Na criação de conteúdo

Nosso time de conteúdo também é adepto de várias soluções de inteligência artificial. Ele usa ChatGPT, Bard, Siri, Alexa, Copilot do Bing, Google Assistente e outros!

E essas ferramentas são usadas aqui para respostas rápidas, copywriting, revisão de conteúdo, títulos, artigos simples, coleta de ideias, etc.

Nessas aplicações, além da melhoria na produtividade, é possível perceber a diminuição de refação por erros gramaticais e ortográficos, por exemplo, e pautas mais precisas.

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair, engajar e transformar sua Audiência em Clientes

No design

No nosso time de design, a inteligência artificial é uma fonte inesgotável de criatividade e eficiência!

Usamos várias ferramentas de IA, como ChatGPT, Google Assistente, Alexa, Siri, Microsoft Bing, Shutterstock IA, Canva IA e LuzIA.

Essas ferramentas transformam nosso processo de criação, desde a solução de dúvidas de criação e aplicação até a edição de imagens — com o ajuste automático de elementos como contraste, brilho e saturação, por exemplo.

Um dos principais benefícios é a possibilidade de gerar peças únicas, diferenciando-as daquelas disponíveis em bancos de imagens.

Na gestão de mídia paga

Na gestão de mídia paga, a inteligência artificial fornece aquele impulso extra na otimização das campanhas, ajustando orçamentos, lances e a segmentação de anúncios em tempo real.

Também é possível identificar melhores oportunidades, como os momentos ideais para investir em certos canais, ou possibilidades de melhoria na copy e imagem dos anúncios.

É como ter um assistente sempre atento para fazer os ajustes necessários e garantir que cada centavo investido esteja trazendo o melhor retorno possível!

No atendimento ao cliente

No atendimento ao cliente, estamos usando a inteligência artificial para levar nossa eficiência e qualidade a outro nível. Ferramentas como ChatGPT, Midjourney, Google Assistente, Alexa e Siri estão no centro dessa revolução!

Com o ChatGPT, por exemplo, melhoramos a correção ortográfica e organizamos ideias para a gestão das atividades rotineiras.

A Alexa nos ajuda na organização do trabalho e tarefas pessoais, enquanto o Midjourney é um “ás” nas criações para compor apresentações.

Isso não só otimiza nosso tempo, mas também amplia nossa capacidade criativa. O que antes levava 40 minutos, agora é resolvido em 10!

Além disso, dá para responder perguntas frequentes com chatbots, fornecer suporte constante e direcionar o atendimento aos departamentos certos.

Dica: Afinal, é possível ter um atendimento humanizado usando chatbots?

Melhores práticas no uso de IA para Marketing

Que tal algumas dicas para melhorar em 200% o uso de IA no seu Marketing?

E olha que “200%” é só uma força de expressão, viu? É possível melhorar bem mais! Então confira as práticas que considero essenciais:

  • Defina objetivos claros;
  • Escolha as ferramentas certas — evite o excesso, priorize as que mais fazem diferença para sua empresa;
  • Invista em treinamento e capacitação;
  • Teste e ajuste;
  • Faça monitoramento contínuo;
  • Integre com estratégias humanas;
  • Colete feedback e foque em aprendizado constante.

A inteligência que o seu negócio precisa!

Você acaba de descobrir como a inteligência artificial pode ser uma peça-chave em várias etapas do Marketing Digital ao trazer eficiência, criatividade e precisão!

E se você está procurando formas de levar seu Marketing Digital para o próximo nível, eu tenho uma solução!

Com nosso diagnóstico, você vai desvendar o potencial completo do Marketing da sua empresa e descobrir como a IA também pode ser integrada de forma inteligente em suas estratégias.

Gostou da ideia? Conheça o Diagnóstico de Marketing Digital da Orgânica e dê o primeiro passo rumo ao sucesso!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.