Por   

 22/05/2020 

 22/05/2020 

Com 18 anos de experiência, é especialista em estratégias digitais, do marketing ao software.

O que é o RD Station?

É um pássaro? É um avião? É uma piada velha e sem graça? Nada disso, ufa! RD Station não é magia, e sim tecnologia que automatiza processos de marketing digital, reúne dados importantes de performance e ajuda a organizar a pauta e a publicação de conteúdo nas redes sociais.

Vou explicar bem melhor tudo o que é possível fazer com o RD Station e como usá-lo para ampliar resultados e conversão. Prometo que vou deixar as piadas ruins de fora. Continue a leitura e saiba como essa plataforma pode fazer a diferença em sua empresa!

O que é RD Station?

Basicamente, RD Station Marketing é uma ferramenta para automação em marketing digital e vendas. É um software desenvolvido por uma empresa brasileira que hoje é líder de mercado em toda a América Latina. Precursora na educação e no fornecimento de software de Inbound Marketing no Brasil, a Resultados Digitais, empresa de Florianópolis, desenvolveu o RD Station para resolver várias necessidades e unificar dados de performance das estratégias de marketing digital. Com a ferramenta, fica mais simples administrar a presença digital de marcas e negócios, além de é claro, resolver definitivamente a integração das ações de marketing e vendas. 

Com a ferramenta, fica mais simples administrar a presença digital de marcas e negócios, além, é claro, de resolver definitivamente a integração das ações de marketing e vendas. Gerar e gerenciar leads, controlar publicações e interações em redes sociais, planejar a estratégia de SEO, analisar performance de campanhas em sites, automatizar e-mail marketing, analisar relatórios, converter, reter… tudo isso pode ser feito dentro da plataforma RD Station.

Com isso em mente, saiba que por meio dela é possível visualizar e direcionar todas as estratégias digitais da sua empresa. Então eu vou te explicar melhor os planos e as funcionalidades capazes de ampliar seus resultados de negócios.

O que é preciso para usar RD Station?

Como mencionei rapidamente acima, o RD Station é um sistema que reúne funcionalidades que estão voltadas para o melhor desempenho da implementação de metodologias de marketing digital como o inbound marketing e o marketing de conteúdo.

Na agência que eu criei e gerencio, a Orgânica Digital, nós usamos a plataforma para conquistar a atenção da audiência que os nossos clientes buscam, entregando o conteúdo certo para a pessoa certa, para que as marcas deles sejam a cada dia mais desejadas e consumidas.

Dica: Saiba como o Marketing de Conteúdo pode te ajudar a gerar audiência

Fazemos isso com clientes que já têm presença digital e outros que querem dar os primeiros passos. Por isso, é importante entender que para usar o RD Station, partimos de algumas necessidades básicas. Se o RD Station é uma plataforma de automação de marketing digital, é preciso ter ou desenvolver uma estratégia para garantir que o seu uso gere retorno sobre o seu investimento.

Na maioria das vezes ela contempla o marketing de conteúdo, abrindo canais de comunicação direta com seu público para que ele se torne cliente. Eu posso falar que essa é uma das ações mais importantes para expandir conhecimento de marcas, obtendo reciprocidade do mercado, e ainda a capacidade de medir milimetricamente o desempenho de cada ação estratégica. 

Quando falamos de marketing de conteúdo, é preciso mencionar que isso não é apenas definir o que dizer e onde. Também faz parte da estratégia ter uma personalidade de marca, usar SEO para alavancar o tráfego orgânico e investir no bom storytelling, que gera conexão e empatia com o público.

A plataforma dispõe de insights sobre conteúdo e os planos até incluem modelos de e-mail marketing. No entanto, o conteúdo em si, a parte criativa e estratégica na prática, é o elemento mais importante.  Além disso, as equipes responsáveis pelo marketing e pelo comercial do seu negócio devem estar em constante alinhamento. Uma fornecendo apoio alinhar as necessidades da outra, otimizando os esforços e convertendo mais.

Por último, é preciso ter verba para investir na automatização. É um investimento capaz de ter ótimos retornos, especialmente quando alinhado junto às ações globais de marca com intuito de ter mais visibilidade frente à concorrência e capturar mais e melhores leads.

Quais ferramentas existem na plataforma?

O funcionamento do RD Station tem como base o funil de vendas, sendo organizado em cinco ferramentas principais: dashboard, atrair, converter, relacionar e analisar, contando com diferentes funcionalidades. Entenda cada uma delas a seguir!

Dashboard

É o painel principal da plataforma, trazendo o resumo dos principais dados das ações digitais da empresa. Ao clicar nas opções, você pode navegar por dados relacionados à performance, número de visitantes, leads, páginas mais acessadas do site, entre outros.

Atração

Nessa aba, é possível gerenciar a sua estratégia tendo como foco a atração de usuários e visitantes do site. Assim, você pode fazer anúncios e postagens nas redes sociais, usar o recurso de otimização de SEO e acessar o painel de palavras-chave.

Converter

Aqui, o foco é na conversão dos visitantes em leads, o que é feito por meio de templates prontos com diversos designs diferentes. É nessa sessão que você poderá utilizar o RD Station para criar landing pages, obter dados dos usuários — como nome, e-mail e idade, por exemplo — e fazer páginas de captação e agradecimento.

Relacionar

Um visitante foi convertido em lead? É hora de ir até a aba "Relacionar" e criar um relacionamento com o público, transformando-os em leads qualificados. Para isso, a aba oferece funções como segmentação dos contatos, classificação dos melhores leads, criação de e-mail marketing, entre outras.

Analisar

Por fim, o RD Station conta com a aba "Analisar", na qual você pode mensurar todas as ações e resultados. Assim, é possível observar relatórios utilizando recursos como o de Business Intelligence (BI), garantindo um olhar mais estratégico das informações.

Por que e como contratar o RD Station Marketing?

Usar RD Station é imprescindível para o sucesso digital do seu business? Não, mas com ressalvas muito importantes. Contratar um software como esse, gerará ganhos exponenciais de produtividade e de redução de custos, pois além de integrar todas as ações de marketing e vendas, ela automatiza processos, garantindo a execução perfeita das ações sem que haja a intervenção humana. A cada melhoria ou a cada processo novo automatizado, a empresa acumula mais desempenho e lucratividade.

Dica: Afinal, é possível ter um atendimento humanizado usando chatbots?

Ao conectar a plataforma à estrutura do seu negócio, você agiliza a equipe que, assim, pode focar mais em inovar e criar e menos em realizar tarefas mecânicas. Sem esquecer, é claro, da facilidade de ter muitos dados todos reunidos em um só lugar. Sem esquecer, é claro, da facilidade de ter muitos dados, todos reunidos em um só lugar. Quando falo em dados, isso inclui o gerenciamento do seu funil de marketing e de vendas. Ou seja, visualizar as métricas de interação, audiência, de geração de leads e de vendas a poucos cliques de distância.

Então, é ter no mesmo lugar tudo o que você precisa para entender onde seu negócio está indo bem e onde pode ser melhorado. Insights assim são preciosos para vencer em um mercado que a cada dia é mais competitivo.

O RD Station Marketing é contratado através de planos que cobrem diferentes necessidades. As ofertas variam conforme a amplitude da rede de contatos do negócio e das ferramentas necessárias para gerenciar e ativar as estratégias de marketing digital. Cada negócio pode optar por versões customizadas da plataforma.

O plano Basic inclui:

  • Análises do funil de Marketing e Vendas;
  • Análise de palavras-chave (by SEMrush);
  • Gestão de contatos (com sinalização de oportunidades e vendas);
  • 30 modelos de Email Marketing;
  • Editor de Landing Pages;
  • Automação de Marketing Basic;
  • Integrações via Zapier.

Já o Plano Pro inclui todas as funcionalidades do plano Basic, mais:

  • Automação de Marketing com editor visual e ações condicionais;
  • Lead Tracking;
  • Lead Scoring;
  • Teste A/B em Email e Landing Pages;
  • Integrações ilimitadas;
  • Apoio Consultivo.

E a opção mais completa é o plano Enterprise, que oferece o plano Pro mais:

  • Marketing BI;
  • Relatórios Personalizados;
  • Usuários ilimitados.

Os planos têm valores que se diferenciam entre si e também conforme a capacidade de armazenamento de leads. As opções partem de 5 mil contatos. 

Ainda há o RD Station CRM, uma ferramenta adicional que tem funcionalidades de gestão de vendas. É uma alternativa para as planilhas e sistemas pouco customizáveis ainda muito usados por empresas mais antigas. A oferta de CRM inclui a funcionalidade e acompanhamento do funil de vendas em tempo real, que permite uma visão mais clara de cada etapa de contato comercial com clientes em potencial. Fora as funcionalidades nativas de cada uma das versões, o software ainda permite integrações com 117 outras ferramentas, como Google Docs, Sympla, Hotmart, Slack e mais.

Dica: 5 vantagens de integrar um CRM na sua estratégia de marketing

Nós da Orgânica Digital somos especialistas na implementação do RD Station. Nossos conhecimentos e experiências na ferramenta são reconhecidos pela própria empresa que criou a plataforma. A certificação garante aos nossos clientes que sabemos como usar as melhores práticas de marketing digital para cada um dos seus desafios. 

O RD Station oferece facilidades com alto potencial de retorno financeiro e para ter sucesso é preciso entender muito além da ferramenta, mas de estratégias avançadas de marketing digital, que você pode conseguir com os nossos mais de 10 anos de experiência. 

Quais são os prós e contras do RD Station?

Se você pensa em contratar a ferramenta, saiba que não faltam vantagens ao implantá-la em sua empresa. Contudo, como nem tudo são rosas, também existem alguns pontos negativos na plataforma. Conheça todos os prós e os contras a seguir.

Prós

Além de contar com uma interface amigável, muito bonita e visual, o RD Station tem uma navegação simples e intuitiva, que permite ao usuário realizar as ações com facilidade e praticidade. Tem mais: a ferramenta tem um ótimo custo-benefício e ainda possibilita a centralização de diversas tarefas em um mesmo local.

Saiba quais são os outros pontos positivos do RD Station:

  • ajuda a atrair visitantes qualificados para o seu negócio;
  • possibilita a construção de um relacionamento mais próximo entre a empresa e seus clientes, aumentando o número de vendas;
  • garante uma alta taxa de conversão, aumentando as chances de que um visitante se transforme em um lead;
  • oferece a possibilidade de planejar e analisar todos os resultados obtidos. Desse modo, escolhas mais acertadas podem ser tomadas, já que você terá dados concretos em mãos.

A plataforma também facilita a aplicação de estratégias de marketing digital em sua empresa, potencializando os resultados graças a diversas ações, como:

  • técnicas de SEO potencializadas: você terá acesso a um painel de palavras-chave, assim como a um recurso de otimização de SEO. Por meio dessas ferramentas, é possível ter noção do que o público anda pesquisando para chegar até sua marca;
  • gerenciamento de mídias sociais: graças a esse recurso, é possível alcançar resultados mais relevantes para o negócio — afinal, um bom planejamento de mídias sociais é imprescindível;
  • controle de retorno financeiro: esse é um dos grandes benefícios do RD Station, já que você receberá informações sobre os resultados das estratégias e fará mudanças para melhorar o retorno financeiro.

Contras

Agora, chegou o momento de conhecer as desvantagens da plataforma, o que também é muito importante de ser analisado. Basicamente, os principais contras são:

  • os templates não oferecem muitos recursos de edição, o que limita as landing pages e as tornam estáticas;
  • os fluxos de automação são bastante simplificados;
  • os relatórios gerados são básicos, apresentando apenas um resumo dos dados de conversão, por exemplo;
  • há poucas funções que permitem a realização de testes com variáveis.

Dessa forma, podemos dizer que o RD Station realmente pode deixar a desejar em empresas que já estão avançadas ou acostumada a padrões adotados em outros países. No entanto, pode ser a ferramenta perfeita para negócios que estão no início ou que têm um nível básico ou intermediário.

Existem benefícios além da ferramenta?

A resposta é sim. Isso porque o RD Station oferece diversas vantagens que vão além do que você pode encontrar ao utilizá-lo em sua empresa, sendo muito útil em diversos aspectos do negócio. Conheça quais são esses benefícios a seguir.

Oferece atendimento especializado

Os consultores do RD Station são especialistas em marketing e vão acompanhar o desempenho de sua empresa para garantir que tudo seja feito conforme seus objetivos. Caso necessário, eles também podem ajudá-lo a ajustar métricas e metas.

Conta com uma metodologia própria

Já ouviu falar da metodologia da Máquina de Crescimento? Ela auxilia as empresas a crescerem de forma sustentável, escalável e previsível, permitindo que acompanhem seu desempenho ao longo do tempo. Afinal, é justamente essa metodologia a ser aplicada durante a implantação da plataforma, o que é uma ajuda e tanto na obtenção dos resultados.

Integra com outros softwares

A plataforma pode ser integrada a centenas de outras ferramentas, como plataformas de gestão financeira e e-commerce, por exemplo. Tudo isso ajuda você a tirar o máximo proveito da automação das informações.

Disponibiliza uma plataforma de aprendizado online

Por meio da RD University, você pode acessar centenas de conteúdos educativos e conferir capacitações relacionadas a atendimento ao cliente, vendas, inbound marketing, entre diversos outros temas.

Como usamos RD Station para uma ação no ponto de venda físico?

A rede de lojas de móveis Todeschini tinha dificuldade em direcionar seus clientes em potencial para os pontos de venda mais próximos de cada cliente. A empresa orientava manualmente cada lead para as lojas. A estratégia era custosa e ineficiente porque estava sujeita a uma alta taxa de erro.

Para solucionar esse desafio, integramos o formulário de contato original do site da Todeschini com o RD Station. Com uma aplicação que desenvolvemos na agência, conseguimos identificar a latitude e longitude aproximada de cada lead.

Essas coordenadas tinham cruzamento automatizado com a geolocalização dos pontos de venda. A loja mais próxima do lead, considerando algumas políticas comerciais, recebi essas informações para entrar em contato com o cliente. Neste caso específico, não criamos uma Landing Page, já que o contato já estava virando lead a partir do site. 

Com essa ação, geramos mais de 4 mil leads qualificados em apenas oito meses. Automatizamos uma tarefa que antes era manual, que custava cerca de 10 minutos por lead para ser realizada e ainda eliminamos 100% das falhas humanas da atividade. A Todeschini conseguiu economizar um mês inteiro de tarefa repetitiva de um funcionário de cruzar as informações necessárias para direcionar o cliente para a loja mais próxima.

Cruzamento automatizado com geolocalização

A minha equipe na Orgânica é especialista em marketing digital e está preparada para criar e executar planejamento e ações onde o público do seu negócio será atraído a ele pelo conteúdo ideal. Confiar na estratégia certa traz mais leads, gera mais contatos qualificados para comprar e cria uma rede de clientes mais conectados com os interesses da sua marca.

Para conhecer gratuitamente o RD Station Marketing, clique aqui!
 
Quer usar o RD Station Marketing para gerar mais resultados para sua empresa? Preencha os dados abaixo!

 

Perguntas Frequentes

🔴 O que é o RD Station?

Basicamente, RD Station Marketing é uma ferramenta para automação em marketing digital e vendas. É um software desenvolvido por uma empresa brasileira que hoje é líder de mercado em toda a América Latina. Precursora na educação e no fornecimento de software de Inbound Marketing no Brasil, a Resultados Digitais, empresa de Florianópolis, desenvolveu o RD Station para resolver várias necessidades e unificar dados de performance das estratégias de marketing digital.

📗 Por que contratar o RD Station?

Contratar um software como esse, gerará ganhos exponenciais de produtividade e de redução de custos, pois além de integrar todas as ações de marketing e vendas, ela automatiza processos, garantindo a execução perfeita das ações sem que haja a intervenção humana.

🔴 Existem benefícios além da ferramenta?

A resposta é sim. Isso porque o RD Station oferece diversas vantagens que vão além do que você pode encontrar ao utilizá-lo em sua empresa, sendo muito útil em diversos aspectos do negócio.
 



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!