Fundamentos do Marketing Digital que você precisa conhecer!


Guilherme de Bortoli

Por   

 11/04/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Você não concorda que estamos tão acostumados com as ações de Marketing no meio digital que dá até a impressão de que sempre foi assim?!

Mas você deve se lembrar: essa prática ganhou força apenas nas últimas décadas, à medida que a Internet se tornou parte da nossa vida.

No início, quem quisesse divulgar seu produto ou serviço precisava usar meios de comunicação tradicionais, como jornais, revistas, rádio e televisão. Certo?

Embora as coisas tenham mudado de lá para cá, muitos fundamentos do Marketing Digital ainda se mantêm iguais aos do Marketing tradicional, como a:

Por isso, é importante entender esses fundamentos e adaptá-los ao ambiente digital para criar uma estratégia eficiente. É sobre isso que vou falar aqui, então, continue a leitura!

Guia prático: como escolher as Melhores Estratégias de Marketing para sua empresa

O Mix de Marketing na prática

Imagine que você é empreendedor digital e deseja criar um curso online.

Você está confiante de que seu produto será uma solução valiosa para os desafios dos seus potenciais clientes e, para ter sucesso, já está ciente de que precisa entender e aplicar os conceitos básicos de Marketing.

No começo, eles englobavam os 4Ps, formando o Mix de Marketing — desenvolvido por um cara conhecido como o guru do Marketing: Philip Kotler.

Quais são os 4Ps do Marketing?

1. Produto

Nesse caso, seu produto é o curso que você desenvolverá.

2. Preço

Para que seus esforços valham a pena, você vai precisar precificar o curso de forma que cubra:

  • Os custos de desenvolvimento do material;
  • A divulgação;
  • O pagamento da plataforma (na qual você escolheu disponibilizar o curso);
  • O valor percebido;
  • E o lucro.

3. Praça

É como seu curso vai chegar até seu público-alvo. Aqui você vai decidir quais serão os pontos de venda e canais de distribuição.

4. Promoção

Não se engane com o nome! Promoção não se trata de ofertas ou descontos, mas de como você vai divulgar seu curso.

Jornada de compra: guia completo para criar a da sua buyer persona

Considerando que seu curso é um produto digital e que o ambiente online adicionou mais possibilidades ao Mix de Marketing, os 8 novos Ps podem (e devem!) ser utilizados na sua estratégia.

Vamos explorar, então, como esses Ps podem ser aplicados aos principais canais de Marketing Digital para vender seu produto? Me acompanhe:

Quais são os 8 Ps do Marketing Digital?

1. Pesquisa

Para começar, você estuda o mercado, a concorrência e o perfil de seus potenciais clientes.

2. Planejamento

Com as informações adquiridas na pesquisa, você faz um planejamento detalhado de como irá produzir seu curso, considerando aspectos como qualidade e preço.

3. Produção

Esse é o momento de colocar em prática tudo que foi planejado, ou seja, gravar o curso.

4. Publicação

Aqui, você decide hospedar seu curso online para que ele esteja sempre acessível. Então, escolhe uma plataforma confiável, que oferece um ambiente seguro para seus alunos e facilita a entrega do conteúdo.

5. Promoção

Esse é o único P que se repete no Mix de Marketing tradicional e digital. Além da promoção por anúncios pagos, por exemplo, tem as opções de produção de conteúdo, parcerias com influenciadores, eventos online e muito mais — tudo para divulgar seu produto!

6. Propagação

É a maneira como você faz com que seu conteúdo seja visto por mais pessoas, por exemplo, através do uso de hashtags relevantes, SEO em suas páginas e ações de compartilhamento nas redes sociais.

7. Personalização

Essa é uma parte importante do Marketing Digital. Aqui, você adapta seu curso para atender às necessidades de cada pessoa. Isso pode incluir a segmentação de anúncios para grupos específicos, a criação de conteúdo exclusivo para diferentes canais, e assim por diante.

Guia completo: Como entender quem realmente é o cliente da sua empresa

8. Precisão

Por fim, você analisa os dados para entender o desempenho das suas ações de Marketing Digital. É importante acompanhar métricas como o número de visitantes do site, a taxa de conversão e o retorno sobre o investimento (ROI).

Resumindo, os 8Ps são uma combinação poderosa dos fundamentos do Marketing Digital! A partir deles, você consegue criar uma estratégia completa, que permitirá alcançar seus objetivos e, consequentemente, ter sucesso.

Para te ajudar a aplicar esses fundamentos, também listei abaixo as principais estratégias de Marketing Digital:

Principais estratégias de Marketing Digital

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma das minhas estratégias preferidas por permitir que você crie conteúdo de diversas formas e, assim, alcance diferentes tipos de público.

Por exemplo: você pode criar um blog e publicar artigos que ensinam algo útil ou que respondem a perguntas frequentes sobre o seu produto ou serviço. Ou, se preferir, pode usar as redes sociais para isso, compartilhando dicas, curiosidades e outros conteúdos relevantes. Mas não para por aí!

Com o Marketing de Conteúdo, você também pode investir na criação de um e-book, como um guia completo sobre algum tema do interesse da sua audiência. Ou, ainda, pode gravar vídeos ensinando a fazer algo relacionado ao seu produto ou serviço. É opção que não tem fim!

O mais importante é sempre buscar gerar valor para sua audiência. Assim, as pessoas tendem a ficar mais interessadas naquilo que você tem a dizer e a se sentir mais conectadas com a sua marca. E, claro, isso é capaz de aumentar as vendas do seu negócio!

Se quiser saber mais, te indico nosso livro digital:

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair, engajar e transformar sua Audiência em Clientes

SEO (Search Engine Optimization)

O SEO (Search Engine Optimization) é fundamental para o sucesso de qualquer estratégia online, afinal, ter um bom posicionamento no Google, por exemplo, atrai novos clientes e potencializa o crescimento do seu negócio.

Em outras palavras, investir em SEO significa otimizar seu site e seu conteúdo para que apareçam nos primeiros resultados de busca.

E digo, por experiência própria, que isso não é uma tarefa muito fácil: requer conhecimento sobre as melhores práticas de otimização, atualização constante, pesquisa das palavras-chave que seu público procura e criação de conteúdo útil para ele.

Mas eu também garanto: tudo isso vale a pena! Acesse o case da Orgânica para ver, com seus próprios olhos, sobre o que estou falando:

Dica: De 0 a 90 mil visitas por mês: a Orgânica no topo do Google

Redes Sociais

Você já se pegou rolando o feed das suas redes sociais favoritas durante horas? Eu sei que já!

E, acredite ou não, as redes sociais são um dos melhores canais de relacionamento que existem para qualquer empresa.

Com uma estratégia sólida, você pode não só converter seguidores em clientes, como em clientes fiéis. Então não pense duas vezes e comece a construir uma comunidade em torno de sua marca nas redes sociais!

Guia prático: como usar as redes sociais para construir a imagem da sua empresa

E-mail Marketing

Por mais que as redes sociais estejam em alta, o e-mail marketing continua sendo uma das formas mais eficazes de se comunicar com seu público-alvo.

Ao utilizá-lo nas estratégias de Marketing Digital, você pode enviar mensagens personalizadas para seus clientes em potencial (ou leads) com base em seus interesses e comportamentos.

Além disso, é possível segmentar sua lista de e-mails para garantir que cada mensagem seja direcionada para um grupo específico de pessoas.

Outra vantagem do e-mail marketing é que ele é altamente mensurável. É possível rastrear as taxas de abertura, cliques e conversões de cada campanha, o que permite ajustar sua estratégia de forma contínua e melhorar seus resultados!

Inbound Marketing

O Inbound Marketing se destaca por oferecer uma resposta organizada para o comportamento dos consumidores. Assim, ele ajuda empresas de todos os tamanhos a atrair e conquistar clientes de forma natural e eficaz. Veja:

Gráfico das etapas do Inbound Marketing

Basicamente, essa estratégia se baseia em entender o comportamento do consumidor e construir um relacionamento de confiança a partir disso. Quando bem aplicada, pode trazer resultados surpreendentes para qualquer negócio!

Dica: A Orgânica é uma premiada Agência de Inbound Marketing. Saiba mais!

Não pare por aí!

Você acabou de conhecer os fundamentos do Marketing Digital e como eles são essenciais, principalmente os 8Ps, para criar um plano de Marketing Digital e aplicar às principais estratégias disponíveis.

E já que usei o exemplo sobre curso online, que tal você conferir o curso de Marketing Digital gratuito da Orgânica?

Aproveite nossas aulas para continuar aprendendo sobre o assunto e começar a colocar tudo em prática! Inscreva-se agora mesmo!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.