Marketing Digital é confiável? 5 mentiras que já te contaram


Guilherme de Bortoli

Por   

 29/07/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Se você veio parar aqui, é porque já se perguntou se o Marketing Digital é realmente confiável. E eu admito: muitas mentiras e promessas enganosas circulam pela Internet a respeito dessa poderosa estratégia, levantando dúvidas sobre sua eficiência.

Mas a verdade é que o Marketing Digital é confiável sim — principalmente quando executado pelas mãos (e mentes) corretas! Prova disso são os números impressionantes que mostrarei a você até o final deste conteúdo.

Vamos, então, desmistificar as 5 maiores mentiras sobre Marketing Digital? Descubra a verdade comigo e o que de fato funciona nessa estratégia vital para o sucesso dos negócios!

Passo a passo: como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

O que é Marketing Digital e o que NÃO é?

Antes de continuar a leitura, preciso te esclarecer em especial o que não é Marketing Digital, já que o uso indevido do termo pode levar à confusão e desconfiança — ou até algo pior.

Muitas vezes, pessoas mal-informadas (ou mal-intencionadas) divulgam que:

  • Dá dinheiro rápido e fácil;
  • Não precisa estudar para trabalhar na área;
  • Basta trabalhar pouco — e por aí vai!

Então aqui fica meu alerta a você de que promessas como essas não têm relação alguma com o verdadeiro Marketing Digital. São golpes que só visam obter lucro às suas custas.

Para não cair em furadas, sempre que você se deparar com algo do tipo, avalie cuidadosamente o que está sendo oferecido e busque informações sobre a empresa ou pessoa responsável pela oferta.

Lembre-se: o Marketing Digital é uma estratégia que exige planejamento, trabalho duro e consistência para gerar resultados reais e duradouros. Não existe fórmula mágica nem atalhos para o sucesso!

Dica: Marketing Digital é furada? Saiba como evitar uma! 

5 mentiras que já te contaram sobre Marketing Digital

Para te ajudar a identificar tais mentiras e garantir que você consiga desfrutar de todos os benefícios do Marketing Digital, listei abaixo as 5 mais comuns. Confira!

1. Ganha-se dinheiro rápido e fácil 

Muitos dizem ser possível ganhar dinheiro com Marketing Digital de forma rápida e fácil, sem esforço ou investimento — essas pessoas você já entendeu que não dá para levar a sério!

E se tem uma coisa que eu posso te afirmar é que, na verdade, isso exige tempo, dedicação, estudo e muita prática.

É fato que existem diversas ferramentas e materiais disponíveis — o que acaba facilitando —, mas, para utilizar da forma correta, é necessário ter conhecimento e habilidades específicas.

Além disso, cada área do Marketing Digital exige um tipo de especialização diferente. Por exemplo, para ter sucesso em SEO, você precisa entender sobre algoritmos de busca, produção de conteúdo, programação e análise de dados.

Ou seja: o sucesso em Marketing Digital não acontece da noite para o dia. Eu te aconselho a investir em um plano de ação sólido, com metas e objetivos bem definidos, e estar sempre atualizado com as novidades e tendências do mercado.

De 0 a 90 mil visitas por mês: a Orgânica no topo do Google

2. Não precisa estudar para trabalhar na área 

Aqueles que acreditam que o Marketing Digital é fácil, também presumem que não precisa estudar para trabalhar (ou investir) nessa área. Infelizmente, essa é uma mentira que pode prejudicar a carreira de qualquer profissional!

Ao contrário do que se imagina, o Marketing Digital é uma área em constante evolução. Surgem novas ferramentas, técnicas e tendências a todo momento, e é indispensável estar sempre atualizado para atingir os melhores resultados possíveis.

Isso significa que todo profissional precisa estudar e se aprimorar através de cursos, livros, webinars e eventos da área — que devem estar presentes na sua rotina. 

E, como falei antes, o Marketing Digital tem ramificações que requerem diferentes tipos de conhecimento e habilidades. Algumas delas são:

Portanto, não acredite na mentira de que não é necessário estudar para ter sucesso no Marketing Digital. Estudar é essencial em qualquer área, inclusive nessa, tão competitiva e em rápido crescimento!

Dica: O que é Inbound Marketing?

3. Você trabalha pouco

Sim, ainda existem aquelas pessoas com uma visão equivocada de que trabalhar com Marketing Digital é sinônimo de trabalhar pouco — talvez até em uma praia paradisíaca —, mas essa é apenas mais uma mentira que circula por aí!

É claro que há maneiras de facilitar o dia a dia e otimizar os resultados, só que isso não significa que a carga horária será reduzida drasticamente.

Na realidade, é preciso estar sempre atento às necessidades dos clientes, se dedicando a cada projeto com excelência e buscando entregar (e melhorar) os resultados esperados.

Além disso, o Marketing Digital pode até oferecer flexibilidade em relação à rotina de trabalho, mas o sucesso nessa área requer uma forte relação de confiança com os clientes, envolvendo disponibilidade, atenção e comprometimento. Não há espaço para a moleza!

4. É esquema de pirâmide

Para mim, essa é uma das piores mentiras sobre Marketing Digital. Afinal, não tem nada pior do que ser enganado por alguém que te promete mundos e fundos, né?

Apesar de existirem empresas de Marketing Multinível e programas de Marketing de Afiliados que geram comissões por vendas, isso não tem nada a ver com pirâmide nem necessariamente com Marketing Digital!

É importante cuidar para não confundir as coisas e acabar se envolvendo em esquemas perigosos. O Marketing Digital está relacionado com:

  • Planejamento estratégico;
  • Produção de conteúdo;
  • Geração de leads;
  • Nutrição de leads;
  • Otimização de conversões;
  • Análise de resultados — entre outras atividades.

Se algo parecer fraude, é provável que seja mesmo, e não uma estratégia de Marketing Digital legítima. Fique atento e não deixe que essas mentiras te prejudiquem!

Guia prático: como escolher as Melhores Estratégias de Marketing para sua empresa

5. Trata-se apenas de vender cursos

Você já deve saber: é possível usar o Marketing Digital para vender cursos sim. Inclusive, existem profissionais que ensinam, de forma justa e honesta, tudo que sabem para quem está disposto a aprender — e acabam transformando vidas!

No entanto, o Marketing Digital vai muito além e dá para vender basicamente qualquer coisa com ele. O essencial é ter um conteúdo de valor para compartilhar e usar as ferramentas certas para atingir o público-alvo. Então não se deixe enganar por essa mentira!

Dica: O que é conteúdo e como usá-lo para vender mais?

Marketing Digital é confiável e eu posso provar!

Mais vendas e menos custos para a M.Pollo

Com a ajuda da Orgânica Digital, a M. Pollo criou um site otimizado para SEO, investiu em campanhas de links patrocinados e em criação de conteúdo relevante para seus clientes.

A empresa também aproveitou o poder das redes sociais para se aproximar dos seus consumidores e estabelecer uma comunicação mais próxima com eles.

A partir dessas ações, foi possível aumentar significativamente as vendas e consolidar a marca no mercado!

Resultados com Marketing Digital para a M.Pollo

Mais de R$ 10 milhões em oportunidades para a Móveis Masotti 

A Móveis Masotti investiu em Marketing Digital para alavancar seus negócios e aumentar a visibilidade da marca.

Consequentemente, obteve resultados impressionantes com nosso trabalho — que incluem mais de 10 milhões de oportunidades de negócio geradas!

Resultados com Marketing Digital para a Móveis Masotti

Mais visibilidade para a Fiat em campanha nacional

A Fiat também estava buscando aumentar sua visibilidade online e gerar mais conversões em suas campanhas digitais.

A Orgânica entrou em ação propondo um conjunto de ações, como a otimização de campanhas e landing pages, além do investimento em anúncios nas redes sociais.

Com a estratégia em andamento, a Fiat alcançou resultados expressivos: um aumento de 54% nas conversões de vendas online e uma redução de 34% no custo por lead!

Dica: Confira nossas Histórias de Sucesso completas!

Na dúvida, pesquise! 

A expressão “se a esmola é grande, até santo desconfia” nunca foi tão verdadeira! Na era do Marketing Digital, é comum encontrar diversas ofertas tentadoras na Internet, mas nem todas são confiáveis.

E como repetir isso nunca é demais: quando a oferta for boa demais para acreditar, pesquise sobre a reputação da empresa. Olhe se há antecedentes no Reclame Aqui, comentários no Google Business e nas redes sociais!

Agora, se você está convencido de que o Marketing Digital é confiável e busca um trabalho sério, a Orgânica é uma ótima opção. Converse com um dos nossos especialistas e descubra como investir em Marketing Digital de forma segura e eficaz!

Dica: A Orgânica é uma agência de Marketing Digital especializada. Saiba mais!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.