Como produzir conteúdo no Inbound Marketing?


Guilherme de Bortoli

Por   

 20/02/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Olá, aqui é o Guilherme! Preparei este conteúdo para justamente ajudar você com uma dúvida muito comum em todas as empresas que desejam alcançar mais clientes através do Inbound Marketing: como produzir conteúdo e garantir ótimos resultados com ele?

Para esclarecer isso mais profundamente, eu trouxe algumas dicas de como produzir conteúdo focado na estratégia de Inbound Marketing. Acompanhe!

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração, é uma metodologia do Marketing Digital.

Na prática, o Inbound Marketing utiliza diversas ferramentas do digital, como e-mail marketing e redes sociais, como canais para atrair potenciais clientes mais qualificados e construir um relacionamento com eles antes da venda.

O manual definitivo do Inbound Marketing

Para facilitar o entendimento, podemos traçar um paralelo entre o Inbound Marketing e o Outbound Marketing:

Outbound Marketing é uma metodologia que busca atingir seu público através dos chamados “cold call” e “cold mail”, por exemplo, sendo necessário que a sua empresa vá atrás dos potenciais clientes e tente convencê-los a conhecer ou, até mesmo, comprar seu produto ou serviço.

No Inbound Marketing, por outro lado, há outras formas de atrair a atenção do seu público: não é você quem vai ativamente atrás, mas sim os clientes em potencial que irão procurar a sua empresa para saber mais sobre ela, os produtos ou serviços.

Quer descobrir como vender mais integrando essas duas estratégias? Assista ao vídeo abaixo!


Inbound e Outbound Marketing

A atração trabalhada no Inbound Marketing costuma ser feita através da produção de conteúdo sobre temas que sejam de interesse da persona.

Por exemplo, podemos pensar no conteúdo que você está lendo agora mesmo: ele foi publicado no blog da Orgânica, que é uma agência de Marketing Digital especializada em Inbound Marketing.

Já que muito provavelmente você se interessa por esse assunto e pretende saber mais sobre como produzir conteúdos que gerem mais clientes para sua marca, por isso, nós atraímos você até aqui.

Assim, mesmo sem ter mostrado qualquer publicidade ativa sobre nossos serviços, agora você já sabe quem é a Orgânica, o que fazemos, e pôde provar um pouco da nossa expertise ao consumir um conteúdo nosso. Isso é Inbound Marketing!

Dica: Como vender mais com Inbound Marketing?

Por que produzir conteúdo no Inbound Marketing?

O Inbound Marketing atua através de quatro etapas: Atrair, Converter, Vender e Encantar.

Cada uma dessas etapas do Inbound Marketing deve abranger ações específicas, que se alinhem com o momento do potencial cliente, atraiam seu interesse e permitam guiá-lo até o fundo do funil de vendas — e a produção de conteúdo é a forma mais natural e menos invasiva de executar essa tarefa!

Afinal, seu público já tem uma dúvida ou já está buscando algo parecido com o que você oferece e, com a produção de conteúdo, você consegue colocar sua empresa no lugar e no momento certo para gerar mais vendas.

Por isso, uma estratégia de Inbound Marketing de qualidade necessita da produção de conteúdo para que dê resultados.

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair e engajar sua audiência

Como produzir conteúdo no Inbound Marketing?

Existem algumas formas de produzir conteúdo em uma estratégia de Inbound Marketing, e a primeira — e mais fácil — é falar muito sobre:

  • A essência e a visão da sua empresa;
  • O motivo de atuar nesse mercado e ter criado uma solução;
  • Qual a dor que você resolve;
  • Como você chegou até aqui, etc.

Porém, esse não é o único formato a ser seguido! O primeiro aspecto que você precisa levar em consideração é que, em um primeiro momento, as pessoas não querem ouvir tanto sobre a sua empresa, o seu produto ou o seu serviço.

Busque, por exemplo: explicar conceitos, estudos de caso, modos de uso, a evolução do mercado, a sua própria opinião sobre assuntos em alta e que estejam relacionados à sua área.

Basicamente, você precisa produzir conteúdos para cada etapa da jornada de compra e, para isso, deve conhecer os interesses da sua persona antes de colocar a estratégia em prática.

Jornada de compra: Guia completo para criar a da sua buyer persona

Assim, por mais que você fale sobre seu produto ou serviço, não precisa fazer uma oferta clara a todo momento, basta enfatizar algumas características dele através de exemplos, produção de cases, etc.

Depois que a persona souber tudo e estiver muito educada, provavelmente os seus benefícios vão sobressair aos dos concorrentes!

O mais importante da produção de conteúdo no Inbound Marketing, então, é que você garanta que a essência da sua empresa — a visão dela como um todo sobre determinados assuntos — esteja presente no seu conteúdo.

É isso que fará a diferença na qualidade da sua estratégia e será responsável por criar uma conexão muito maior com os seus potenciais clientes!

Vou falar agora, de forma ainda mais detalhada, sobre como você deve produzir conteúdo no Inbound Marketing:

Defina sua persona

A persona da sua marca é a representação do seu cliente ideal. Ao criar o perfil da sua persona, você também terá mapeado as dores e os principais interesses que ela tem e, no momento de produzir conteúdo, você deve apresentar possíveis soluções para essas dores.

Dessa forma, você garante que irá não só atrair a atenção do seu público, como também criar conexão com ele.

Dica: Persona e público-alvo: entenda as principais diferenças

Considere os diferentes estágios da jornada de compra

Ao produzir conteúdo, você também deve levar em consideração que os interesses da sua persona mudam em diferentes etapas da jornada de compra.

Assim, para conseguir guiá-la até o fundo do funil de Inbound Marketing, é importante produzir conteúdo de acordo com o nível de conhecimento dela em cada etapa.

Para isso, busque produzir conteúdos mais amplos para a etapa de aprendizado e descoberta, conteúdos mais focados nos problemas para a etapa de reconhecimento do problema, e assim por diante nas demais etapas!

Explore diferentes formatos de conteúdo

O formato do conteúdo também é muito importante para atrair a atenção e o interesse. Afinal, existem públicos que preferem consumir conteúdos escritos, enquanto outros preferem conteúdos em vídeo, por exemplo.

Por esse motivo, você deve investir na criação de conteúdos em diferentes formatos, como blogposts, vídeos para YouTube, redes sociais, etc.

Guia prático: Como usar as redes sociais para construir a imagem da sua empresa

Produza materiais ricos

Os materiais ricos são muito importantes por gerarem mais interação com seu público e, principalmente, por aumentarem a conversão de visitantes em leads, permitindo que a sua empresa colete dados estratégicos deles.

Com esses dados, é possível trabalhar a nutrição dos leads por e-mail, por exemplo.

A Biblioteca Gratuita sobre Marketing, Vendas e Retenção da Orgânica é uma ótima referência de como você pode trabalhar a sua estratégia de Inbound Marketing a partir de materiais ricos. Nela, disponibilizamos livros digitais, planilhas, masterclasses e em diversos outros formatos!

Aqui na Orgânica, temos uma vasta experiência em Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo aplicados aos mais variados tipos de empresas. Além disso, estamos sempre nos atualizando para oferecer aos nossos clientes o que há de mais avançado!

Agora que você já sabe como produzir conteúdo no Inbound Marketing, está na hora de dar o próximo passo: solicite nosso diagnóstico de Marketing Digital gratuito para saber por onde começar a colocar sua estratégia em prática!

Dica: A Orgânica é uma premiada Agência de Inbound Marketing. Saiba mais!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.