Inbound Marketing no Instagram: 7 dicas para começar!


Guilherme de Bortoli

Por   

 06/05/2022 

Com 19 anos de experiência, é especialista em estratégias digitais, do marketing ao software.

Não deve ser novidade para você que o Instagram é uma das redes sociais com maior potencial de geração de vendas da atualidade.

Além de contar com mais de 1 bilhão de contas ativas e continuar em crescimento, as pessoas já estão acostumadas a usar o Instagram para conseguir mais informações sobre produtos ou serviços que pretendem comprar.

Pensando em tudo isso, eu trouxe para você algumas formas de usar o Instagram para turbinar sua estratégia de Inbound Marketing e gerar ainda mais vendas. Me acompanhe!

O Manual do Inbound Marketing

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma metodologia de Marketing Digital usada para atrair potenciais clientes, se relacionar e conquistar a confiança deles (antes mesmo da venda).

Diferente do Outbound Marketing — em que é a sua empresa que vai atrás dos clientes em potencial para oferecer seus produtos ou serviços de forma ativa —, no Inbound Marketing, são os clientes que chegam até você.

Isso acontece através da disponibilização de conteúdos de qualidade, usando o Marketing de Conteúdo em diferentes canais, como blog e redes sociais. E é aí que o Instagram entra!

Dica: Planejamento de Marketing de Conteúdo: 14 dicas para criar o seu

Por que fazer Inbound Marketing no Instagram?

A escolha pelos canais de Marketing Digital utilizados no Inbound Marketing varia conforme o orçamento e a persona do seu negócio, por exemplo, mas uma coisa é certa:

Para que sua estratégia de Inbound Marketing seja bem sucedida, é importante falar não apenas sobre os assuntos de interesse comum entre sua empresa e a persona, mas também no formato de conteúdo que ela mais gosta de consumir e no canal em que ela mais está.

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo todo, com o Brasil ocupando o terceiro lugar entre os países com maior número de contas ativas!

Contas ativas no Instagram por país

Países com mais contas ativas no Instagram- Fonte:Statista

Isso significa que mais da metade da população brasileira está no Instagram e acessa todos os dias. Aliás, o tempo de uso também é impressionante: no Brasil, a média diária é de 3h30, ocupando mais uma vez o terceiro lugar entre os países que passam mais tempo nessa rede social. Você vê para onde estamos indo com tudo isso?

Se a sua empresa ainda não investe no Instagram, agora é a hora de começar com a criação de conteúdo nos mais diversos formatos à seu dispor: imagem, carrossel, Reels, Stories… e aproveitar tudo isso em uma estratégia de Inbound Marketing!

Como fazer Inbound Marketing no Instagram?

O passo zero deve ser entender e definir o que é topo, meio e fundo de funil para o seu negócio. Depois, criar linhas editoriais que trabalharão todas as etapas desse funil dentro da rede social.

Afinal, assim como qualquer outro canal de Marketing Digital, o Instagram também pode ser usado para aumentar a consciência dos seus seguidores sobre seu produto ou serviço ao longo da jornada de compra!

Jronada de compra: guia completo para criar a da sua buyer persona

1. Defina sua persona

A persona é a representação do seu cliente ideal e, como comentei antes, a aplicação do Inbound Marketing depende do reconhecimento dos interesses, preferências e demais características da sua persona.

Assim, você será capaz de falar com a pessoa certa e do jeito certo, aumentando seus resultados em vendas como consequência.

Dica: Persona e público-alvo: entenda as principais diferenças

2. Atraia seguidores com um bom conteúdo

O Instagram é, antes de tudo, uma rede social visual. Por isso, um dos grandes segredos para ter sucesso nele é investir em um bom design das publicações e em uma copy (legenda) inteligente e instigante.

Nesse sentido, o que você pode fazer é aproveitar os conteúdos produzidos para o seu blog, por exemplo, para apenas adaptar eles aos formatos de conteúdo do Instagram e demais redes sociais da sua marca.

Atualmente, o Reels é o formato que tem uma entrega maior, então se você estiver pensando em uma maneira de atrair mais seguidores sem investir em tráfego pago, essa é uma boa sacada.

E também não se esqueça que, além de educar, os conteúdos para redes sociais — em especial o Instagram — precisam ter uma dose de entretenimento e incentivar o relacionamento!

Marketing de conteúdo: os segredos para atrair e engajar sua audiência

3. Use hashtags

As hashtags são ótimas formas de usar palavras-chave relacionadas ao seu negócio para facilitar que você seja encontrado por quem já está buscando por esses assuntos.

Outro uso comum é criar uma hashtag específica da sua marca ou de uma campanha. No entanto, ao usar qualquer tipo de hashtags nas suas publicações, tome cuidado para não exagerar nem acabar utilizando aquelas banidas pelo Instagram!

4. Interaja com os seguidores

Como o próprio nome deixa claro, as redes sociais são feitas para possibilitar a interação entre as pessoas. Por esse motivo, é essencial adequar sua estratégia para garantir essa interação.

Assim você não só estimula o engajamento, mas também a percepção de ser uma marca acessível. Portanto, nunca deixe de incentivar conversas, muito menos de responder seus seguidores — seja por mensagem ou nos comentários!

5. Invista em parcerias

Parcerias com outros perfis — que tratam de assuntos semelhantes ao do seu — ou com influenciadores, que geralmente têm um grande número de seguidores, podem aumentar o alcance da sua marca.

Além disso, os seguidores que chegam através de parcerias já possuem uma noção sobre as soluções oferecidas pela sua empresa, justamente porque já tiveram um primeiro contato com ela antes, o que também é muito positivo!

Guia prático: como usar as redes sociais para construir a imagem da sua empresa

6. Direcione os seguidores para uma landing page

Para estar cada vez mais perto de transformar seus seguidores em clientes, você também deve oferecer um incentivo para conseguir as informações de contato deles e a permissão para se relacionar diretamente em outros canais.

Esse incentivo pode ser um material gratuito, mais aprofundado, sobre um tema específico e de interesse da sua persona — e-books, minicursos, templates, etc. Assim, ao converterem em uma landing page para receber o material, os seguidores também se tornam leads da sua empresa.

Veja um exemplo básico de landing page:

Landing page simplificada

Ah, e para que você consiga ter bons resultados nessa etapa de conversão, as landing pages precisam solicitar dados estratégicos dos leads. Dessa forma, é possível aprofundar o relacionamento, personalizando cada mensagem, e-mail ou, até mesmo, proposta comercial!

7. Acompanhe as métricas e indicadores

Acompanhar as métricas e indicadores da sua estratégia de Inbound Marketing no Instagram é muito importante para identificar o perfil dos seguidores mais engajados e ajustar a criação ou a distribuição dos conteúdos, por exemplo.

Além disso, você também deve acompanhar as métricas financeiras da sua estratégia — principalmente se investir em anúncios.

Dica: Indicadores e métricas de Marketing Digital: saiba como usar

Otimize seu Inbound Marketing com a Orgânica!

Quer dar o próximo passo na sua estratégia de Inbound Marketing e vender mais pelo Instagram?

Antes de começar, é importante estar bem consciente sobre o nível de maturidade do Marketing Digital da sua empresa. Para isso, solicite nosso diagnóstico de Marketing Digital gratuito.

Com ele, você saberá exatamente por qual caminho seguir, de forma totalmente personalizada: a Orgânica é uma agência de Marketing Digital especialista em Inbound Marketing e nós possuímos a experiência necessária para guiar você em direção ao sucesso!

Atendimento comercial da Orgânica



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!