Aprenda a usar o Social Selling para aumentar suas vendas



Por   

 08/05/2017 

Com 18 anos de experiência, é especialista em estratégias digitais, do marketing ao software.

As redes sociais mudaram completamente a forma de vender na internet e se tornaram uma ferramenta indispensável para qualquer negócio. Essa oportunidade foi logo aproveitada e resumida em uma estratégia, conhecida como Social Selling.

Social Selling é uma tática de marketing que conta com um conjunto de iniciativas para alavancar as suas vendas. Envolve a definição de um público-alvo e a gestão de relacionamento com o cliente (CRM).

Mas como colocar isso em prática? Continue lendo e aprenda como utilizar as técnicas de Social Selling para otimizar as suas vendas!

Entendendo o poder das redes sociais

Sites como o Facebook, o Instagram e o Twitter contam com acessos de dar inveja a qualquer empreendedor. De acordo com pesquisa divulgada pela Infobase Interativa, as redes sociais já alcançaram 78% do total de usuários no Brasil. Além disso, o país é líder absoluto em tempo gasto nas redes, com uma média 60% maior que o resto do mundo.

Quer saber como vender mais com uma das plataformas mais importantes de marketing e publicidade da atualidade? Clique no banner abaixo e receba gratuitamente nosso Guia Completo de Facebook para Empresas!

Embora possam servir para alavancar as suas vendas, as redes sociais ainda são um canal de interação social. Por isso, não adianta criar perfis e vender o seu produto. O Social Selling funciona quando se entende a relação do público com a sua marca e se faz a nutrição dos leads baseada nessa interação.

Criando o seu público-alvo

É preciso entender como o seu público interage com você nas redes sociais. Para isso, você pode contar com ferramentas online de monitoramento como o Seekr, ou o Google Analitycs. Ao fazer isso, é possível conhecer estatísticas, como:

  • faixa etária;
  • gênero;
  • localização;
  • dispositivos utilizados para acessar o seu conteúdo;
  • tipos de publicações com maior engajamento.

Você também pode ter acesso a informações mais completas, como as páginas que o seu público curte, o que costuma publicar ou analisar de maneira mais profunda um grupo de pessoas que interage mais com as suas publicações. A partir do conhecimento acumulado sobre o consumidor, é possível realizar abordagens mais acertadas.

Dica: Canais de Marketing Digital: como distribuir um conteúdo adequadamente?

Aplicando a estratégia de vendas nas redes sociais

Depois de compreender o seu público, é hora de criar conteúdo para conduzi-lo até a venda. O Social Selling permite a aplicação de diversas abordagens. Se a sua empresa já possui uma presença no mercado e no e-commerce, é possível impulsionar as suas vendas por meio do relacionamento e engajamento dos seus clientes.

Você também tem a possibilidade de expandir os seus canais de venda e utilizar as redes sociais como uma loja online, como muitas empresas já fazem. Apenas tenha em mente que é necessário utilizar o conceito do funil de vendas e fazer uso de abordagens educativas sobre o seu produto e menos explícitas em torno da venda.

Mensurando os resultados do Social Selling

O sucesso da estratégia de Social Selling é mesurado a partir de relatórios de desempenho. As informações são obtidas a partir das interações geradas nas redes sociais em um determinado período.

O processo de mensuração deve ser constante e deve orientar os seus próximos passos por meio de insights, que podem surgir de uma sugestão de um cliente ou por meio da observação de uma tendência de mercado.

Dica: Por que investir em automação de marketing?

E aí? Ainda tem dúvidas sobre o Social Selling? Estamos à sua disposição para responder qualquer dúvida. Deixe o seu comentário!



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!