O que é gamificação e quais são os benefícios de usar essa estratégia?


Rodolfo Benetti

Por   

 28/02/2018 

Com mais de 13 anos de experiência, é responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

✓ Conteúdo criado por humano

A busca por novas técnicas que possam aumentar os lucros faz parte da rotina de qualquer empresa. Afinal, o desenvolvimento contínuo é um objetivo comum. Nesse cenário, surgem práticas baseadas em conceitos que, outrora, eram utilizados com outras finalidades. Assim nasceu o storytelling para negócios, por exemplo, cujas origens remetem à literatura.

De maneira similar, os jogos foram inseridos no meio corporativo como forma de auxiliar as corporações a obter melhores resultados. É justamente esse o foco deste texto. Aqui você aprenderá o que é gamificação e como isso pode trazer benefícios para os seus funcionários e clientes. Confira!

Afinal, o que é gamificação?

Pinturas rupestres confirmam que os jogos existem desde os primórdios. Assim, um dos primeiros registros são os jogos de pião. A seguir vieram os jogos de dados, cartas e tabuleiro. Mais recentemente, RPG, games de computador e em dispositivos móveis. Por fim, essa prática migrou para o ambiente comercial.

Dessa maneira, a gamificação consiste na utilização de preceitos dos jogos para estimular a execução de tarefas, engajar pessoas, resolver problemas, incentivar a cooperação e aprender. O ser humano tem uma tendência natural a sobressair-se ante a desafios e demonstrar superioridade em competições. Eis o principal motivo do sucesso do método.

Dica: Como usar o marketing de recompensas no funil de venda

Por que usar a gamificação?

A gamificação pode trazer diversos benefícios para os negócios, independentemente do nicho. Vejamos o exemplo do mercado de tecnologia. O Dropbox premia o usuário com armazenamento gratuito em troca de tarefas de divulgação da marca. O Duolingo cria rankings e concede medalhas para encorajar as pessoas a aprenderem novos idiomas.

Até mesmo o Waze, popular aplicativo de GPS, bonifica os motoristas por indicações de problemas no trânsito, estimulando a colaboração. Também existem diversos cases de produtos: a Red Bull realizou uma campanha na qual o usuário deveria postar fotos no Facebook consumindo o energético. Aquele com o maior número de likes seria premiado.

O Starbucks tem seu próprio programa de fidelidade, no qual os usuários recebem informações e ofertas exclusivas de acordo com a pontuação no aplicativo. Em eventos, essa estratégia também funciona muito bem. Empresas como a Jokerman e a Coca-Cola são famosas por ações sazonais, nas quais o usuário é desafiado e pode ganhar prêmios. Essa atividade, é claro, incentiva a interação com a marca.

Branding, vendas, capacitação de funcionários... A gamificação certamente pode trazer benefícios de diversas formas.  

Dica: Instagram para negócios: 4 dicas para usar a ferramenta na sua estratégia

Como implementar essa metodologia em uma empresa?

Por mais que pareça impossível, você pode começar a implementar a gamificação na sua empresa hoje mesmo. Em sua palestra no TED Talks, a game designer da Blizzard, Jane McGonigal, explica como as recompensas instigam a colaboração. No mais famoso jogo massivo de interpretação de jogos online do mundo, o World of Warcraft, milhões de jogadores se reúnem para cumprir missões.

Então, que tal implementar metas coletivas que representem premiações para a equipe? Essa técnica também pode ser utilizada para aproximar os clientes da marca. Você pode, por exemplo, criar um programa de pontuação para clientes fiéis com descontos, brindes e benefícios.

O mesmo vale para divulgação. Campanhas específicas que sugerem o engajamento e compartilhamento no ambiente digital podem aumentar o poder da sua marca. Basta usar a criatividade e colher os frutos da gamificação!

Pronto! Agora você já sabe o que é gamificação e está preparado para começar a utilizar esse conceito na sua empresa. Quer planejar ações de sucesso com o apoio de uma agência de Marketing Digital? Fale com um de nossos especialistas ou acesse nosso guia abaixo!
 

Guia Planejamento de Marketing Digital para sua empresa!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.