Quiz no Marketing Digital: aprenda como atrair participantes


Rodolfo Benetti

Por   

 26/07/2017 

Com mais de 13 anos de experiência, é responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

✓ Conteúdo criado por humano

A cada dia, as empresas têm sentido a necessidade de buscar formas mais atraentes dentro do Marketing Digital, para aumentar o engajamento dos clientes.

Uma estratégia bastante utilizada para engajar consumidores é a utilização de quiz no Marketing Digital. Essa tática, que tem sido uma sensação no mercado, poderá ser um divisor de águas para ampliar sua audiência.

Confira o texto de hoje para conhecer dicas valiosas sobre como elaborar o quiz ideal para sua empresa, e assim obter um público cada vez mais engajado. Boa leitura!

Por que o engajamento social é importante para uma estratégia de Marketing Digital?

As empresas têm percebido que é necessário diversificar a maneira como vêm se comunicando com o novo consumidor, que, por sua vez, possui um perfil exigente e sempre antenado com as novidades do mundo online.

E não tem sido fácil encontrar estratégias interessantes, divertidas e envolventes, capazes de entregar a sua mensagem de maneira mais leve e eficiente, ajudando a melhorar o relacionamento da sua marca com seu público-alvo.

Dica: Buyer Persona: como identificar seu cliente ideal?

O engajamento social é importante porque é através dele que as empresas conseguem alcançar um envolvimento mais próximo com seu público.

Esse contato prolongado com sua marca é que ajudará a fortalecer o engajamento com seu público e a fidelizar clientes que poderão se tornar peças-chave para o sucesso do seu negócio, afinal, pessoas satisfeitas com os seus serviços podem se tornar evangelizadores de sua marca no mercado.

Dessa forma, quanto maior for a interação dos seus clientes com aquilo que você cria, mais eles compartilharão seu conteúdo nos vários canais online de comunicação.  

Como elaborar um quiz no Marketing Digital?

Ainda no contexto de engajamento social, é importante criar formas de interagir com seu público, buscando alternativas inovadoras que melhorem a intimidade e envolvimento com a audiência — e que a façam crescer, para gerar ainda mais conversões e vendas.

Uma das maneiras de realizar um excelente engajamento é por meio da elaboração de um quiz no Marketing Digital. Vamos demonstrar algumas dicas para a elaboração desse material, confira!

Dica: Como gerar leads mais qualificados para minha equipe de vendas?

Escolha o quiz ideal para o seu público

Antes de começar a elaborar seu quiz no Marketing Digital, busque estudar suas personas, para elaborar perguntas que sejam coerentes com seus interesses.

Dependendo do perfil do seu público, você pode escolher fazer um quiz de personalidade. Geralmente, a maioria das pessoas gostam de ouvir coisas boas sobre elas.

Você pode fazer um quiz de personalidade relacionado ao seu ramo de atuação e em seguida colocar as pessoas em contato com os seus serviços, de acordo com as respostas obtidas.

Já no quiz que envolve conhecimento, você pode utilizar perguntas que testam o domínio da pessoa sobre determinado assunto relacionado à sua marca.

Faça perguntas coerentes com sua área de atuação

Aqui não há muito que dizer, não é mesmo? Afinal se você presta serviços de consultoria em Marketing Digital, por exemplo, você não vai elaborar um quiz sobre comida.

Parece óbvio falar isso, mas é sempre bom buscar focar suas perguntas no seu nicho de mercado. Pense sempre em engajar o seu público com os serviços que sua empresa oferece, ressaltando o que ela faz de melhor. Dessa forma, você contribui para a consolidação da sua marca e seus principais valores.

Verifique a escolha do título do seu quiz

Antes de começar seu questionário, procure pensar em um "título matador", pois segundo pesquisas, 80% dos leitores decidem se desejam ler o seu conteúdo tendo como base, primeiramente, o seu título. Lembre-se que ele é a primeira impressão que o usuário tem sobre o seu quiz, portanto, capriche!

Clique no banner abaixo e receba gratuitamente nosso material completo para alcançar o sucesso do seu negócio em uma das plataformas mais importantes de marketing e publicidade da atualidade!

E-book: Guia Completo Facebook para Empresas

Evite perguntas em excesso

Após elaborar o título do seu quiz, é necessário dar forma ao conteúdo, ou seja, pensar nas perguntas que serão feitas com o objetivo de engajar o seu público.

É preciso elaborar perguntas com personalidade. Fale com as pessoas como se estivesse conversando cara a cara com elas. Faça-as se sentirem à vontade, utilize perguntas simples, porém relevantes para que elas queiram respondê-las.

Não peque pelo excesso de perguntas. Lembre-se da máxima: às vezes, o menos é mais!

Atualmente, as pessoas têm um nível de atenção muito rápido, portanto o ideal é manter uma média de 6 a 10 perguntas, com um limite máximo de 2 a 3 minutos para respostas.  

Utilize recursos multimídia para aumentar o interesse

Não há problemas em utilizar apenas textos em seu quiz, mas imagens ou vídeos com músicas podem aumentar a curiosidade e o interesse do público em relação às suas perguntas.

Dica: Videomarketing: por que usar vídeos na sua estratégia de marketing?

Somos extremamente audiovisuais. E quanto mais recursos multimídia você utilizar, mais poderá chamar a atenção do público, tornando o seu quiz atraente e com uma excelente taxa de conversão.

Procure destacar os conceitos mais importantes

Destaque o seu quiz com conceitos que sejam mais relevantes para o seu negócio. Esqueça perguntas que não acrescentarão nada de novo nem para o seu público e muito menos para sua empresa.

Trabalhe com enunciados e conceitos claros, bem otimizados, para que o seu público não tenha dificuldades de entender as questões e respondê-las corretamente.   

Peça apenas informações úteis

Não peça informações irrelevantes, fora do propósito do seu negócio e que você não vai utilizar. Certifique-se de pedir apenas dados essenciais para aumentar o engajamento e gerar mais visitas ao seu site.

Crie estratégias de compartilhamento

Um dos seus objetivos com o quiz é também fazer com que o público atingido compartilhe as perguntas com outras pessoas.  Sempre gostamos de receber respostas que liberam nossas emoções mais positivas. E respostas otimistas tendem a levar o usuário a compartilhar mais vezes os seus resultados.

Lembre-se também que, o engajamento com o público continua mesmo após a divulgação dos resultados do quiz. Por isso, o call-to-action tem função extremamente importante para continuar o relacionamento com os clientes.

Na finalização do quiz, você pode aproveitar o seu CTA, por exemplo, para acrescentar um link para redirecionar a pessoa até uma determinada página, onde estão algumas informações sobre os seus serviços.

Dica: Canais de Marketing Digital: como distribuir um conteúdo adequadamente?

Agradeça seu público

Um dos principais itens que você nunca deve esquecer é de agradecer seu público por responder ao seu quiz. É muito simples e rápido otimizar respostas de agradecimento via e-mail, por exemplo.

Essa estratégia, além de fazer com que a pessoa se sinta especial, ajudará no engajamento de sua marca e dará a entender ao seu público que em breve você entrará em contato com ele novamente para oferecer outras novidades.

Enfim, elaborar quiz no Marketing Digital pode não ser uma tarefa muito complicada, mas exige coerência, responsabilidade, trabalho e muito bom senso para conseguir engajar as pessoas com as perguntas certas, levando-as a se interessarem pelo seu negócio.

Agora você já sabe elaborar um quiz no Marketing Digital, que tal saber como mensurar e otimizar esses Canais de Marketing Digital? Clique no banner abaixo e baixe nosso e-book gratuitamente!

Como Mensurar e Otimizar Canais de Marketing Digital

E aí? Ficou interessado em elaborar um quiz para sua empresa? Então entre em contato com a Orgânica — uma agência de Marketing Digital especializada. Teremos o maior prazer de falar um pouco mais sobre esse assunto com você!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.