Afinal, o que é Inside Sales? Entenda o conceito!



Por   

 05/11/2018 

Com 18 anos de experiência, é especialista em estratégias digitais, do marketing ao software.

Afinal, o que é Inside Sales? Entenda o conceito!

A redução de custos e a implementação de processos mais eficientes são formas bastante eficazes de conseguir competitividade em um mercado tão concorrido. Em tempos de crise, essas e outras medidas para otimizar os processos da empresa se tornam ainda mais necessárias e importantes.

É relativamente fácil falar nelas quando o assunto são áreas mais flexíveis, como a comunicação, por exemplo. Mas será que isso é possível em áreas essenciais, como as vendas?

Sim! E é aqui que uma técnica específica ganha importância. No post de hoje, vamos explicar o que é Inside Sales e ensinar como implantar essa estratégia na sua empresa. Acompanhe!

O que é Inside Sales?

Inside Sales, em tradução simples, são vendas internas. Elas consistem em elaborar uma série de métodos que permitam que sua equipe de vendas, ou parte dela, realize a abordagem e relacionamento com os clientes de dentro da empresa.

As Inside Sales te ajudam a evitar gastos com deslocamento, tempo, dedicação exclusiva de uma equipe, dentre outros fatores que tornam visitas externas mais custosas, em vários sentidos. Obviamente, elas só podem ser aplicadas em áreas, produtos e serviços específicos, mas praticamente todas as empresas podem se beneficiar delas.

Dica: Inside Sales X Outbound Sales: qual escolher para a sua empresa?

Uma imobiliária, por exemplo, não precisa dispensar as visitas aos imóveis, mas pode fazer toda a seleção das opções, negociações, dentre outras atividades, sem precisar deslocar o vendedor e sem que o cliente precise se deslocar também. Ambas as partes ganham em conveniência, praticidade e economia.

Gif economia

Qual é a diferença entre Inside Sales e telemarketing?

Eis uma diferenciação bem importante a ser feita. Enquanto o telemarketing trabalha com roteiros prontos e uma abordagem padronizada a uma lista de contatos da empresa, as Inside Sales são mais convenientes: elas trabalham em canais variados, com atendimento personalizado e com público segmentado — grande parte graças à internet e às suas ferramentas.

Dica: 

O telemarketing, embora ainda tenha resultados, nem sempre agrada. Basta lembrar de todas as piadas em torno do assunto. As Inside Sales vêm para melhorar essa prática e ir além, oferecendo uma experiência agradável e eficaz aos clientes.

Como implementar?

Gostou da ideia? Então, confira alguns passos para implementar as Inside Sales em sua empresa e aproveitar todas as vantagens:

1. Prepare sua equipe

Por ser uma ideia nova, provavelmente será preciso apresentar o conceito aos seus vendedores e explicar como as Inside Sales podem facilitar a vida de todos.

Defina em que áreas da empresa elas serão aplicadas: todo seu time passará a realizar vendas internas? Apenas parte dele? Em que etapas do processo e quais produtos e serviços podem se beneficiar?

Dica: Você sabe como estruturar o processo de vendas da sua empresa?

É importante definir bem os papéis, cargos, funções e o processo que essa nova atividade seguirá dentro da empresa, para que seja o mais ágil e eficiente possível.

2. Invista em conteúdo

Lembre-se de que grande parte dos contatos com seus clientes passará a ser feita remotamente. Para isso, eles precisam contar com meios remotos para obter informações. Ofereça e-books, vídeos instrutivos, apresentações, postagens no seu blog, dentre outros materiais que possam auxiliar nesse processo.

Revolucione a forma com que sua empresa conquista clientes! Clique no banner e saiba como o Inbound Marketing funciona!

Banner - Manual do Inbound Marketing

O conteúdo, além de auxiliar a venda em si, será de grande ajuda na atração de novos clientes para sua equipe de vendas. Você pode, por exemplo, deixar um chat online disponível em seu blog, para aqueles que queiram saber mais sobre seus produtos.

3. Escolha bem as ferramentas

É importante criar uma infraestrutura funcional para sua equipe. Por meio de quais ferramentas ela fará o atendimento? Você pode investir em um chat online em seu site, para falar com aqueles interessados que já tiveram acesso à sua empresa e que querem saber mais sobre produtos e serviços.

Você também pode trabalhar pelo atendimento via redes sociais, e-mail, WhatsApp empresarial e o tradicional telefone, transferindo todos os processos possíveis para esses canais e deixando os encontros presenciais apenas para momentos essenciais.

Essas são algumas das formas de implementar o Inside Sales em sua empresa e melhorar ainda mais seu atendimento, ao mesmo tempo em que seus custos caem.

Gostou da estratégia? Então clique no banner abaixo e saiba como fazer seus clientes virem atrás de você ao invés de você correr atrás deles!

Inside Sales: Guia definitivo para implantar na sua empresa



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!