Saiba como otimizar o budget de marketing da sua empresa


Rodolfo Benetti

Por   

 14/08/2017 

Com mais de 13 anos de experiência, é responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

✓ Conteúdo criado por humano

Você está investindo em comunicação e está tendo resultados? Será que o que você está recebendo hoje é realmente todo o potencial da sua estratégia, ou é possível otimizar o seu budget de marketing?

Um dos maiores sonhos para os empresários é sempre conseguir mais resultados investindo cada vez menos. Para conseguir esse objetivo, é preciso analisar bastante tudo que vem sendo feito, fazer alterações e otimizar os investimentos.

Nesse artigo vamos auxiliar você a otimizar o budget de marketing da sua empresa e conseguir resultados mais favoráveis para o seu negócio. Confira!

Faça uma análise SWOT

O primeiro passo é fazer uma análise SWOT (FOFA em português). Você se lembra desse conceito? Trata-se de identificar os pontos fortes e fracos da sua empresa, junto às oportunidades e ameaças.

Com essas informações, você saberá o que pode ser melhorado na sua estratégia:

  • pontos fortes: o que a sua empresa tem feito que está trazendo resultados positivos;

  • pontos fracos: características que faltam ao seu negócio ou que precisam ser melhoradas para torná-lo mais competitivo;

  • oportunidades: o que o mercado está pedindo para empresas do seu segmento, que podem ser novas demandas a serem implantadas;

  • ameaças: influências externas que podem ser um risco para o seu negócio.

Dica: Como saber se sua estratégia de marketing digital é eficiente?

Alinhe os times de marketing e vendas

O alinhamento dos times de vendas e marketing, conhecido como vendarketing, é uma estratégia capaz de gerar ainda mais lucratividade para a sua empresa, graças à otimização dos investimentos.

Isso porque é o seu time comercial que está diretamente em contato com o cliente — ele saberá dizer, com propriedade, quais são as objeções de compra mais comuns, os maiores problemas enfrentados e que podem estar prejudicando seu faturamento.

Com essas informações em mãos, a equipe de marketing pode trabalhar para melhorar os resultados da empresa, levantando ações para se antecipar às necessidades do consumidor. Tal medida reduz supostas barreiras na efetivação de compra e surpreende o cliente de forma positiva.

Mensure as métricas constantemente

Um outro ponto fundamental é a mensuração das métricas do seu negócio. Pense no seu objetivo de marketing e defina quais métricas indicam o progresso até o objetivo final.

Acompanhe essas métricas mensalmente e analise os números: de onde estão vindo os resultados mais significativos para a sua empresa? Quais estratégias não estão trazendo os resultados esperados?

Tendo uma visão ampla a respeito do andamento dos seus investimentos, é possível redirecionar o budget de marketing para as ações que estão sendo mais positivas.

Dica: 4 razões para contratar uma agência Google Partners

Aperfeiçoe o seu estudo de personas

Com o passar do tempo, a sua persona pode precisar de ajustes, por isso, é preciso aperfeiçoar o seu estudo a respeito do seu consumidor ideal para torná-lo cada vez mais preciso.

Clique no banner abaixo e receba gratuitamente nosso guia completo para criar a jornada de compra da sua buyer persona!

Guia completo para criar a Jornada de Compra da sua Buyer Persona!

Após algum tempo de experiência, alinhe com o seu time de vendas as informações mais valiosas que são coletadas no contato direto com o cliente e melhore suas personas.

Isso ajudará, mais uma vez, a equipe de marketing a planejar ações mais eficientes.

O segredo para a otimização do budget de marketing da sua empresa é analisar todos os números e resultados, aliando-os às oscilações do mercado. Com isso em mãos, a tomada de decisão é definitivamente mais assertiva.

E na sua empresa, quais destas ações você já colocou em prática? Quer contar com o apoio de uma agência de Marketing Digital para isso? Basta entrar em contato conosco!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.