Como aumentar as vendas da sua empresa na Black Friday?


Como aumentar as vendas da sua empresa na Black Friday?

Os bons rendimentos das datas sazonais são resultado de esforços dos gestores e da equipe. Para aumentar as vendas na Black Friday e outras datas, é importante se planejar com antecedência e se antecipar para aproveitar as oportunidades.

De acordo com a Ebit/Nielsen, o crescimento do e-commerce brasileiro foi de 12,1% no primeiro semestre de 2018 em relação ao mesmo período de 2017. Tal crescimento foi responsável por um faturamento de R$ 23,6 bilhões. Entre os fatores para a estimativa estão as datas sazonais.

Então, se você quer obter bons resultados na Black Friday veio ao lugar certo! Continue lendo o post e aproveite nossas dicas!

O que é a Black Friday?

A Black Friday é uma ação de descontos coletiva criada pelo comércio norte-americano. Acontece sempre na última sexta-feira de novembro (aqui no Brasil irá ocorrer dia 23/11). Entre as vantagens está a possibilidade de renovar o estoque, aumentar o número de vendas e fazer com que o público conheça a marca.

Dica: Como realizar vendas pela internet em larga escala?

Como aumentar as minhas vendas nessa data?

A oportunidade de aumentar as vendas pode não ser realmente aproveitada e não dar os resultados esperados se não houver planejamento. Para isso, é importante seguir as 6 sugestões que separamos a seguir. Confira!

1. Analise os dados passados

Se o e-commerce já participou de outras edições, possivelmente deve haver dados referentes a essas vendas. Eles podem ser explorados no intuito de otimizar os resultados da próxima edição.

Entre os dados que podem servir de parâmetros estão:

Com isso é possível se preparar, traçar metas e aperfeiçoar a sua estrutura. A ideia é utilizar o histórico para prever ações, estudar o consumidor e ampliar as oportunidades de venda.

2. Elabore um plano operacional

Transcreva para o papel todos os pontos que precisam funcionar bem até a data, como descontos oferecidos, produtos, estoque, divulgação, logística e demais fatores que você considera importantes para o negócio.

Dica: Você sabe como estruturar o processo de vendas da sua empresa?

3. Desenvolva promoções atrativas e descontos

A repercussão das últimas edições da Black Friday fez com que mais empresas aderissem. Preocupados se as ofertas são verdadeiras, os órgãos de defesa e os consumidores passaram a monitorar isso. Assim, empresas que não criam descontos reais não têm espaço e perdem credibilidade. Crie promoções com descontos verdadeiros e que sejam ao mesmo tempo atrativos para quem compra.

A margem de lucro poderá ser reduzida, contudo o volume deve compensar a menor lucratividade por produto vendido.

4. Tenha cuidado para não sobrecarregar os servidores

Os servidores que hospedam a loja virtual devem estar preparados para suportar a quantidade extra de acessos e pedidos. Faça testes para saber a real capacidade da estrutura e procure saber quais alternativas seu provedor oferece para a situação.

5. Reforce a segurança

Um e-commerce saudável não pode ter uma taxa de tentativa de fraude maior que 1%. Para manter a média na Black Friday, comece reforçando a política de segurança/trocas, atualize os certificados digitais SSL e análises de risco, e busque soluções de segurança direcionados para a ocasião.

Dica: Implementação de sites: 4 razões para contratar um profissional especializado

6. Ofereça ótimo atendimento

Não é porque é época de descontos que o negócio tem que negligenciar a forma como trata os seus clientes. Assim como em outras situações, é importante oferecer o melhor atendimento possível, mesmo que o ticket médio seja pequeno.

Atender bem o consumidor fará com que ele retorne em outras oportunidades e repasse a outras pessoas a boa experiência que teve com a sua empresa. Como mencionado, aumentar as vendas na Black Friday vai exigir planejamento, e um dos pontos será o atendimento, que deve prezar pela excelência.

E então, viu como você também pode aumentar as vendas na Black Friday? Se quiser aprender como aumentamos nossas vendas em 600% clique no banner abaixo!

Banner - 11 dicas para que sua empresa venda até 600% mais




Por
07/11/2018

Com 17 anos de experiência, é especialista em estratégias digitais, do marketing ao software.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!