18 prompts do ChatGPT para criação de conteúdo no seu blog!


Lauro Becker

Por   

 29/01/2024 

COO, atua desde 2005 com tecnologia, internet, projetos e processos de inovação.

✓ Conteúdo criado por humano

Como se não bastasse ser um dos jeitos mais efetivos de construir autoridade para a sua marca ao fazer com que o seu negócio seja encontrado nos resultados das buscas pela Internet, as empresas que investem ativamente em Marketing de Conteúdo para blog têm um crescimento de 126% na quantidade de novos leads!

Os leads são os possíveis clientes de um negócio, e esse aumento é o resultado da identificação de uma pessoa com a sua marca: um dos elementos mais poderosos no desenvolvimento da confiança que gera novas vendas!

Uma vez que os blogs são portais de conteúdos criados ao redor de um nicho específico e tratam de assuntos exclusivos a um público que reconhece a si (ou os questionamentos que vive) nos temas publicados pela empresa, é fato de que essa estratégia afeta diretamente as intenções de compra dos possíveis clientes.

A melhor parte de usar a criação de conteúdo para o blog na sua estratégia de Marketing Digital é que os blogs existem desde o início da Internet e não parece que perderão a popularidade (e muito menos a utilidade) tão cedo!

Só que há um porém.

A competição na Internet está mais acirrada do que nunca, justamente porque empresas do mundo inteiro perceberam essa longa tendência de crescimento e apostaram todas as fichas na produção de conteúdo como um jeito de atrair, fascinar e converter curiosos em compradores!

Para se destacar, é fundamental criar conteúdos valiosos que abordam tudo o que a audiência espera ou precisa deles, e tão originais ou específicos à experiência da sua marca no mercado que eles se tornam incopiáveis!

Essa não era uma tarefa mole até alguns anos atrás, mas hoje, com a popularização da inteligência artificial (sendo o ChatGPT a mais acessível), ficou fácil gerar ideias para a criação de conteúdos relevantes, impactantes e irresistíveis, em poucos minutos!

Eu sou o COO da Orgânica, Lauro Becker, e criei este texto para dividir com você não só os prós e os contras de manter um blog para o seu negócio, como também 18 prompts do ChatGPT para acelerar a sua produtividade, mas sem comprometer a qualidade que gera vendas!

Chegou a hora do show!

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair, engajar e transformar sua Audiência em Clientes

A importância da criação de conteúdo para blog

De todas as pessoas que usam a Internet, 77% delas leem blogs regularmente.

Após a leitura de 3 a 5 publicações, 47% desses visitantes decidem fechar uma compra com a empresa que os ensinou alguma coisa valiosa ou recomendou algum produto relevante!

Pode parecer um choque, mas esse número faz total sentido para quem trabalha com Marketing Digital ou executa as estratégias no planejamento de vendas do negócio, já que o antes e o depois de implementar a criação de conteúdo para blog é gritante!

Dica: SuperPro: 1116% mais oportunidades com Marketing de Conteúdo

Além de encantar os leitores e auxiliar a convertê-los em leads qualificados, os blogs (especialmente quando melhorados com SEO Técnico e On Page) são a principal maneira de fazer a sua empresa ser posicionada no topo dos resultados das buscas.

Essa visibilidade garante um fluxo contínuo de gente descobrindo a sua marca de forma orgânica: você não precisa pagar por esse tráfego!

O único investimento que precisa ser feito é na produção de conteúdo periódico, algo que pode ser administrado por uma equipe que já trabalhe com você (o que pouparia novas contratações) ou que, melhor ainda, seja montada especificamente para isso (o que sai mais em conta quando comparado com outras formas de geração de tráfego, como o uso constante da Mídia Paga).

De uma maneira ou de outra, a criação de conteúdo é essencial para:

  • Fazer a sua empresa ser encontrada na Internet;
  • Capturar a atenção das pessoas mais propensas a comprar;
  • E conquistar resultados com crescimento exponencial através do tráfego orgânico!

Um bom conteúdo de blog leva em média 4h para ser produzido!

Só que nem tudo são flores.

A competição pela atenção das pessoas é tão acirrada, que o único jeito de ganhar o respeito dos algoritmos (que posicionam os sites nos mecanismos de busca) e a admiração dos visitantes, é através de conteúdos excelentes!

Justamente por serem veículos tão poderosos na geração de tráfego e no aumento das vendas, os blogs têm sido altamente explorados pelas empresas, que dedicam times inteiros para a criação de conteúdos completos e atualizados conforme o surgimento de novidades.

Quanto maior a competição, mais útil um conteúdo precisará ser (com dados novos e informações originais) para destacar a sua empresa do resto — algo que exige cada vez mais tempo dos redatores!

Hoje, um bom conteúdo para blog leva em média 4 horas para ser produzido — um aumento de 65% no tempo de produção desde 2014!

Além disso, foi-se a época em que escrever textos curtos ou rasos era suficiente para fazer com quem um conteúdo fosse indexado pelos mecanismos de busca: os conteúdos atuais costumam ser 56% mais longos, bem mais completos, e mergulham profundamente no tema que destrincham.

Todo esse esforço é bem pago, porque uma vez com um conteúdo de qualidade no ar, os ganhos advindos dele são exponenciais e podem ser vitalícios se as informações forem atualizadas de tempos em tempos!

É aquela velha história: um bom marceneiro mede duas vezes para cortar uma só!

No caso da criação de conteúdo, o desafio é parecido: antes de investir tempo na produção em si, é preciso saber quais tópicos serão tratados e quais informações serão abordadas neles — as pautas!

A criação das pautas é indispensável para produzir materiais melhores (em comparação aos que já estão ranqueando bem nos resultados das buscas) ao:

  • Identificar o tópico principal e os subtópicos que serão tratados no conteúdo;
  • O que os seus competidores deixaram de incluir nas publicações deles que você deveria incluir nas suas;
  • O que eles incluíram que você não pode deixar de incluir também;
  • E guiar o estilo da prosa do seu conteúdo para expressar a originalidade da sua marca e o seu domínio sobre o assunto!

Com a pauta pronta e avaliada, aí sim a criação do conteúdo a ser publicado no blog começa efetivamente — poupando tempo, disposição e dinheiro como consequência!

Passo a passo: como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

Os desafios da criação de conteúdo para blog

A pauta também serve para driblar alguns dos piores desafios apresentados durante a criação de conteúdo para blog, já que ela funciona como um mapa para o que será produzido pelos seus redatores!

Abaixo você confere minha lista com os desafios mais comuns dessa jornada — e soluções para passar por cima deles sem muito estresse. Olha aí!

Otimização para mecanismos de busca (SEO)

Para uma estratégia de visibilidade, atração e conversão dar certo usando os conteúdos publicados em um blog, é preciso pensar no SEO do início ao fim para:

  • Garantir que o texto esteja otimizado com as palavras-chave corretas (o que é parte do chamado SEO On Page);
  • Ter um domínio na Internet com autoridade reconhecida pelos mecanismos de busca, algo que só pode ser construído com o tempo e com a criação de backlinks (que também parte do SEO Off Page);
  • E certificar que a experiência do usuário é uma prioridade, seja dentro da página do conteúdo (com um material fácil de ser compreendido e bem distribuído em subtítulos) e no site como um todo (partindo do código otimizado dentro da arquitetura do site e que faz parte do SEO Técnico, até a experiência de navegação entre as páginas por parte do usuário).

O desafio é real, mas superá-lo aproxima a sua empresa de alcançar os desejados 300% a mais de tráfego para o site do seu negócio (se comparado com as redes sociais) e apresenta os seus conteúdos para os leads com as maiores chances de comprar os seus produtos ou serviços!

Dica: Calendário de Conteúdo para redes sociais 2024 [Grátis]

Alta concorrência

Outro desafio é vencer a concorrência e tomar o lugar dela nos posicionamentos dos resultados das buscas — algo extremamente difícil sem experiência de Marketing Digital e sem auditoria de SEO como um todo!

Para o conteúdo ter um bom desempenho, ele precisa ter um alto CTR — o "Click Through Rate".

Traduzido simplesmente como taxa de cliques, o número do CTR indica quantas pessoas estão acessando o seu conteúdo depois que são apresentadas a ele (seja por um título chamativo ou por uma descrição engajadora)!

Cada setor da indústria tem uma média de CTR diferente no que diz respeito à criação de conteúdo para blog, mas a regra geral é que, quanto mais alto for o posicionamento das suas publicações nos resultados das pesquisas (principalmente entre os 3 primeiros lugares, que têm performance muito melhor do que quaisquer outras posições), maior será o rendimento de novos leads para o seu negócio!

Para sair na frente dessa disputa acirrada, a dica é básica: crie conteúdos originais, informativos e valiosos para os seus leitores!

É algo muito mais fácil de falar do que fazer — e é por isso que a criação de conteúdo original é outro desafio nessa empreitada.

Criação de conteúdo original

O principal problema que empresas novas no Marketing de Conteúdo precisam encarar é o equilíbrio entre originalidade e utilidade, uma vez que escrever conteúdos com ambos os elementos exigem competência, experiência e sabedoria técnica sobre o assunto por parte do redator — e esse tipo de redator é difícil de achar!

Faz alguns anos que os algoritmos foram atualizados para notar a quantidade absurda de blogs copiando ou reaproveitando os conteúdos uns dos outros (uma prática comum e ilegal na Internet) e passaram a priorizar textos originais e informativos que realmente prezam pelo sucesso do consumidor — pelo quanto um leitor pode aproveitar o valor dos conteúdos de maneira prática.

Como a expertise única da sua empresa precisa se misturar aos tons estilísticos dos textos para desenvolver materiais úteis e incopiáveis (uma vez que o estilo da sua empresa é como o público enxergará a personalidade dela), para então gerar conteúdos originais e bem elaborados para os leitores, o tempo da produção aumenta ainda mais — ultrapassando a média de 4 horas por peça!

São coisas que exigem esforço, dedicação, resiliência e objetividade: recursos valiosos e difíceis de obter.

É aí que a inteligência artificial entra como uma opção extremamente efetiva!

Calendário de Conteúdo

A inteligência artificial é uma grande aliada!

Parte dos desafios que listei acima podem ser minimizados com a ajuda da IA — a inteligência artificial!

Os noticiários batem muito na tecla de que muitos empregos serão substituídos pela IA, mas alguns setores criativos (como o da escrita, da arte personalizada e da música, por exemplo) podem se beneficiar bastante dessa nova tecnologia para:

Por mais que a inteligência artificial possa ser usada para gerar ideias, automatizar processos repetitivos e simplificar rotinas complexas, nem sempre ela poderá ser usada para escrever textos por inteiro — uma tarefa que cabe ao redator!

Mesmo que a IA apresente a capacidade de aprender e se adaptar ao estilo da sua empresa baseada no quanto você a usa (sendo quanto mais, melhor), um redator ainda é fundamental para agregar essas ideias elaboradas com a ajuda da IA em um conteúdo que seja:

No que diz respeito a romper o bloqueio criativo e encontrar temas relevantes sobre o seu nicho de atuação que ainda não foram tratados por outras empresas (ou que não foram bem explorados por elas, talvez até pela falta de uso da IA por parte da concorrência) a inteligência artificial é uma grande aliada!

Ignore toda a polêmica ao redor da IA e experimente por si próprio o quanto ela é capaz de facilitar os resultados.

Você não vai se arrepender!

Integrando o ChatGPT na criação de conteúdo para blog

Para você ter uma ideia da escala de crescimento esperado para essa tendência de Inteligência Artificial Generativa (chamada de GenIA, que gera conteúdos de diversos tipos, dos textos aos vídeos), um relatório da McKinsey & Company estimou que múltiplas indústrias poderão movimentar mais de 4 trilhões de dólares pelos próximos anos — número maior do que o PIB de muitos países desenvolvidos!

Quanto mais cedo a sua empresa incorporar a IA na rotina de produção de conteúdos (e talvez na automação de outras tarefas), mais tempo você terá para surfar na crista dessa onda e pegar um pouquinho desses 4 trilhões para o seu negócio!

Um dos jeitos mais simples de começar é usando o ChatGPT: uma GenIA textual para a qual você pode fazer perguntas ou solicitações (chamadas de prompts) e receber respostas como se estivesse conversando no WhatsApp!

Pesquisar dados ou reunir tópicos infinitos para a produção de conteúdos no blog da sua marca nunca foi tão fácil, rápido e amplo quanto é hoje — e eu tenho 18 prompts para ajudar você a começar!

Dica: Tudo sobre Automação de Marketing e Inbound Marketing!

18 prompts do ChatGPT que vão te ajudar!

Chegou o momento mais divertido deste conteúdo: minha lista com os 18 prompts ChatGPT para você desenvolver ideias de conteúdos e angariar dados para as pautas antes de colocar os seus redatores para escrever as publicações!

Adicionei observações entre colchetes para que você ajuste os prompts ChatGPT conforme o tema do seu blog ou os pontos que deseja destacar nos conteúdos — mas não tem mistério: é só acessar o ChatGPT e bater um papo com a inteligência artificial em tempo real!

Você pode começar pela coisa mais simples (como gerar ideias para títulos) e seguir até a estruturação de uma ideia mais complexa (como a geração de um passo a passo detalhado).

Está tudo aqui embaixo — vem comigo!

Título e introdução

  1. "Crie um título envolvente para um artigo sobre [tema específico]."
  2. "Desenvolva uma introdução cativante para um post sobre [assunto]."

Bate papo com Inteligência Artificial

Lista de dicas ou passos

  1. "Forneça uma lista de dicas práticas para [resolver um problema específico]."
  2. "Descreva os passos essenciais para [realizar uma tarefa específica]."

Comparação de tendências ou tecnologias

  1. "Analise as tendências atuais em [indústria/nicho] e destaque as diferenças em relação a [ano anterior]."
  2. "Compare as vantagens e desvantagens das tecnologias [A] e [B] para [uso específico]."

Histórias ou casos de sucesso

  1. "Crie uma história envolvente de um usuário que obteve sucesso ao seguir [estratégia específica]."
  2. "Destaque um estudo de caso de como [empresa/nome] alcançou resultados notáveis em [área específica]."

Bate papo com Inteligência Artificial

Perguntas e respostas

  1. "Imagine uma entrevista com um especialista em [assunto] e elabore perguntas e respostas informativas."
  2. "Crie uma seção de perguntas frequentes (FAQ) sobre [tema específico] para um público iniciante."

Bate papo com Inteligência Artificial

Artigo explicativo

  1. "Elabore um artigo detalhado explicando os conceitos fundamentais de [assunto] para leigos."
  2. "Descreva, de forma clara e concisa, como [processo específico] funciona e suas implicações."

Prevendo tendências futuras

  1. "Antecipe as possíveis tendências em [indústria/nicho] nos próximos [número de] anos."
  2. "Imaginar como [tecnologia/tendência] irá impactar [setor específico] no futuro."

Comparação de produtos ou serviços

  1. "Compare as características e benefícios de [produto/serviço] com [concorrente]."
  2. "Descreva as situações ideais para utilizar [produto/serviço] em comparação com alternativas."

Bate papo com Inteligência Artificial

Guia com passo a passo

  1. "Crie um guia passo a passo para iniciantes em [atividade específica]."
  2. "Elabore um tutorial detalhado sobre como usar eficientemente [ferramenta específica]."

Ferramentas de Marketing Digital indispensáveis para sua estratégia

Conheça o Content+Performance: metodologia exclusiva da Orgânica!

Meu sócio, Guilherme, foi convidado para participar do CMO Summit em 2023 (um dos eventos de Marketing mais importantes do país) para falar inclusive da importância da criação de conteúdo original com IA para o crescimento das empresas e de como nós, da Orgânica, desenvolvemos uma metodologia exclusiva para isso: Content+Performance!

Parte do que ele dividiu por lá eu trouxe neste conteúdo para você, porque a Content+Performance é perfeita para desenvolver conteúdos de qualidade e com altíssimo desempenho a curto, médio e longo prazo!

E como a consultoria de Marketing Digital é um dos ingredientes mais importantes para o direcionamento das pautas e da criação de conteúdo como um todo (já que é preciso saber o que o público espera da sua marca e como essa necessidade pode casar com os objetivos financeiros do seu negócio), eu trouxe um bônus para você!

Acessando o link a seguir, você pode completar gratuitamente o Diagnóstico + Consultoria de Marketing Digital aqui da Orgânica!

Essa auditoria com o nosso time de especialistas te dará recomendações baseadas em nossa própria metodologia para acelerar a sua jornada de sucesso e garantir um aumento fantástico nas suas vendas!

Com todas as dicas desse artigo somadas à consultoria gratuita, o domínio da sua empresa no campo de batalha disputado da Internet deixará de ser um simples desejo e se tornará um planejamento estratégico.

Tudo que você precisa fazer agora é segui-lo sem olhar para trás!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.