[Resenha] Marketing de Conteúdo: a moeda do século XXI


Guilherme de Bortoli

Por   

 26/01/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Talvez nenhuma opção de livro sobre Marketing de Conteúdo aborde o tema de forma tão única quanto a obra "Marketing de Conteúdo: a moeda do século XXI'' do Rafael Rez.

Os argumentos do Rez não são pautados em quantidade, mas na qualidade do Marketing de Conteúdo de se converter em vendas e lucro — o que, sem dúvida, deve ser a principal métrica para qualquer estratégia de Marketing Digital!

Antes de continuar, se você ainda não me conhece, muito prazer! Me chamo Guilherme de Bortoli e estou aqui para falar sobre o livro e mostrar como o Marketing de Conteúdo se tornou o pilar central da estratégia de vendas da Orgânica. Vamos nessa?

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair e engajar sua audiência

Marketing de Conteúdo: a moeda do século XXI

A premissa do livro é muito clara: se você ainda não entendeu que Marketing de Conteúdo é a moeda do século XXI, você provavelmente está perdendo dinheiro.

Discutindo a importância do conteúdo para o Marketing e os desafios dessa investida para destacar seu negócio dos concorrentes, o livro usa estudos recentes da indústria para falar sobre a criação de um modelo eficiente de Marketing de Conteúdo.

Rez traz uma perspectiva realista sobre o impacto da criação (e disseminação) do conteúdo para o futuro do Marketing. Isso é feito a partir da análise de fatos e sugestões de dicas práticas, mostrando como as empresas conseguem otimizar conteúdos para atrair e converter leads em clientes.

Segundo ele, para que as empresas se adequem às mudanças propostas pelo novo mercado, são necessárias algumas boas práticas que podem facilitar a adaptação a essa complexa e rentável estratégia.

Dentre todos os tópicos abordados pelo autor na obra, destaco alguns dos mais relevantes:

Principais aprendizados

A pesquisa estratégica de palavras-chave

Ao ranquear um site, o Google vem dando cada vez mais importância a uma série de fatores, como velocidade de carregamento da página e adaptação a dispositivos móveis.

Mas, ainda sim, o estudo das palavras-chave é uma das mais relevantes atividades para melhorar o posicionamento de uma empresa na Internet!

É por isso que Rafael Rez dá uma aula sobre como fazer uma pesquisa de palavras-chave, que vale o esforço e que gera resultados mensuráveis.

Dica: As 10 melhores ferramentas de palavras-chave + 1 presente

A criação de uma tabela de conteúdos

O pecado número um de empresas inexperientes, que se jogam no Inbound Marketing sem a construção de uma boa estratégia, é produzir conteúdos pontuais, esporádicos e que não se comunicam entre si para alcançar um objetivo em comum.

Então, pensando em ajudar os gestores a desenvolver planejamentos mais estruturados, Rez mostra como criar uma tabela de conteúdos capaz de:

  • Atingir as personas
  • Se adequar à rotina da equipe; 
  • Transformar em realidade o que parece bonito no papel.

Cronograma de Marketing Digital

O desenvolvimento de personas realistas

De nada adianta saber as palavras-chave que seu cliente ideal pesquisa, se você nem sabe quem é seu cliente ideal, concorda?

Você conhece os interesses do seu cliente? Entende como ele pensa? Como se comporta? Se sua empresa não possui essas informações, de que forma você espera criar um conteúdo que o impulsione a agir?

Aprender a criar personas realistas é uma seção fundamental do livro "Marketing de Conteúdo: a moeda do século XXI". Afinal de contas, sem um retrato mais específico do público-alvo, é muito mais difícil ser assertivo no ambiente multifacetado que é a Internet!

Jornada de compra: guia completo para criar a da sua buyer persona

O passo a passo para criar uma landing page de sucesso

Por último, mas não menos importante: como falar de Marketing de Conteúdo sem mencionar as landing pages?

Talvez por ser um conceito fácil de entender — já que landing pages são páginas que basicamente capturam o contato dos visitantes de um site —, também é fácil cometer erros ou deixar de adicionar elementos que maximizam os resultados de ferramentas como essa.

Com um checklist completo para criar landing pages ideais, "Marketing de Conteúdo: a moeda do século XXI'' serve também como um livro de consulta (para pôr a mão na massa), não apenas de teoria!

Check-list de Qualidade de Publicação de Conteúdo para seu Blog

O Marketing de Conteúdo para a Orgânica

Nós, seres humanos, queremos consumir conteúdo principalmente porque nos ajuda a alcançar nossos objetivos, seja através de um conhecimento compartilhado, de uma nova ideia propagada ou uma história de sucesso dividida com a intenção de inspirar. Foi pensando nisso que eu defini o Marketing de Conteúdo como o coração da Orgânica Digital!

E é por esse motivo que nós trabalhamos a produção de conteúdo e distribuição dele de acordo com as nossas personas — conteúdos elaborados à imagem e semelhança dos futuros compradores geram consciência, identificação e familiaridade entre cliente e empresa.

Através desse processo que começa desde o cuidado com a personalização do conteúdo até o momento de fechar uma venda, obtemos domínio sobre uma parcela maior de consumidores no mercado!

Dica: Crie sua estratégia com uma Agência de Marketing de Conteúdo premiada. Fale com a Orgânica!

O conteúdo no centro

Na vida, muitas vezes, é necessário definir algumas prioridades — e, com os rumos da Orgânica Digital, não foi diferente. 

A Orgânica tinha várias opções: poderia ser uma agência de lançamento, uma agência especializada somente em tráfego pago ou, até mesmo, em marketing direto, mas escolhemos dar destaque ao Inbound Marketing e, é claro, ao Marketing de Conteúdo!

Abraçamos o conteúdo porque, especialmente na era pós-digital, posicionamento é o que une:

  • As pessoas às ideias;
  • As pessoas umas às outras;
  • As pessoas às marcas.

Ao definir o Marketing de Conteúdo como uma das principais estratégias para a construção da estratégia da Orgânica, direcionamos todos os esforços para construir um relacionamento recíproco com os nossos potenciais clientes (e clientes!).

Acredito que o modo mais fácil de nutrir a confiança e a familiaridade é essa: gerar conteúdos que transformam a vida deles para melhor.

Como um império de conteúdo aumentou 1783% as vendas

De 0 a 50 mil visitas por mês: a Orgânica no topo do Google

Por isso, ao pensar no desenvolvimento de uma relação comercial com um possível cliente, não basta inserir um anúncio (com esperanças de aumentar as vendas) na hora em que ele está querendo outra coisa.

A venda é a consequência de uma relação de confiança. Simples assim! Então é necessário construir algo maior, mais pertinente e durável: um relacionamento que seja produtivo tanto para a empresa, que produz conteúdo, quanto para quem irá consumir o conteúdo.

Aqui na Orgânica, alcançamos esse objetivo através da criação de conteúdos que, além de relevantes, são pensados e elaborados para vender. Essa produção é distribuída e adequada a diversas funções, formatos e canais, como:

  • Blog (artigos para SEO e materiais ricos);
  • Mídia paga (anúncios);
  • E-mail marketing (e-mails enviados para leads e clientes), etc.

Atrair, Converter, Fechar, Encantar

Etapas do Inbound Marketing

Colocar o conteúdo no centro foi o que tornou a Orgânica especialista em estratégias de Marketing Digital — considerada uma das 10 melhores agências de Inbound Marketing do Brasil pelo RD Station!

Produzimos e distribuímos conteúdo em diferentes canais e para os mais diversos nichos, porque dedicamos tempo para entender com quem estamos falando — e qual a melhor forma (e a melhor hora) para falar com esses públicos!

Se você deseja saber o que precisa fazer de diferente na comunicação com seus potenciais clientes, leads ou, até mesmo, clientes que já “estão dentro de casa”, solicite nosso diagnóstico de Marketing Digital gratuito. Não leva cinco minutos, mas pode mudar toda a trajetória da sua empresa!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.