Google Adwords ou Facebook Ads, qual o melhor?



Por   

 17/06/2016 

Profissional com mais de 12 anos de experiência, responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

As estratégias pagas de marketing digital oferecem ótimos retornos às empresas, o que faz com que elas sejam cada vez mais populares e recebam investimentos permanentes por parte de muitas companhias. Entre as opções mais vantajosas estão o Google Adwords e o Facebook Ads, e muitas empresas questionam qual dessas alternativas é a melhor. Vamos conhecer melhor ambas as opções.

Dica: Como investir em links patrocinados?

O que é o Google Adwords?

O Google Adwords permite a exibição de anúncios no Google a partir de palavras-chaves de acordo com a busca realizada pelo usuário. Por meio da ferramenta, é possível atingir um público mais interessado no produto ou serviço oferecido e que esteja em um estágio mais avançado no funil de vendas. O Google Adwords envolve, além da rede da pesquisa, o remarketing e a rede de display para anúncio nos sites parceiros do Google Adsense.

Quais as vantagens do Google Adwords?

O Google Adwords oferece ótimos níveis de conversão devido ao usuário estar mais interessado em fazer a compra ao pesquisar o produto no Google. Essa estratégia também permite um melhor acompanhamento das métricas de conversão e retorno sobre o investimento, o que faz com que os links patrocinados sejam adotados por muitas empresas.

Outro benefício é que os anúncios patrocinados apenas são cobrados quando clicados, o que gera um menor custo para a campanha, que pode ter o orçamento definido de acordo com as necessidades do cliente. O Google Adwords oferece recursos que permitem otimizar a companha, como custo de palavras-chave, segmentação, negativação de palavras, entre outros.

Entre as desvantagens do Google Adwords está o fato de que os anúncios têm uma capacidade menor de converter clientes que ainda não estejam interessados em finalizar a compra, reduzindo seus benefícios quando a estratégia é a qualificação de leads.

O que é o Facebook Ads?

Além das opções de anúncios nos mecanismos de busca, o crescimento das mídias sociais também incentivou a criação de plataformas próprias para anúncios nesses canais, como o Facebook Ads. Esses anúncios utilizam texto e imagem, e podem redirecionar tanto para o site como para a fanpage da empresa, de acordo com o objetivo do anunciante, sendo exibidos tanto nas laterais da rede social quanto no feed de notícias.

Quais as vantagens do Facebook Ads?

O Facebook Ads permite uma grande segmentação do público, filtrando dados por sexo, cidade, estado, idade, status de relacionamento, profissão, interesses pessoais etc. O Facebook é um excelente canal para relacionamento com o consumidor e fidelização dos clientes, atraindo potenciais seguidores por meio dos anúncios, por isso, é possível qualificar esse usuário para que ele se torne um cliente. Destacam-se os benefícios a longo prazo dessa alternativa.

Dica: Super segmentada, barata e mensurável! Saiba como a Publicidade Online pode ajudar o seu negócio.

Caso o desejo da empresa seja melhorar o relacionamento aumentando o número de curtidas da página, também é mais indicado que essa campanha seja realizada dentro da própria mídia social.

Entre as desvantagens do Facebook está o baixo índice de conversões, pois nele que serão abordados uma maioria de possíveis clientes em topo de funil.

Qual o melhor: Google Adwords ou Facebook Ads?

Após compreender melhor como são usadas as duas opções de anúncios pagos, fica a questão: qual é a melhor para a empresa? A resposta vai depender dos objetivos da companhia com a atuação online e, portanto, exige uma análise caso a caso.

Google Adwords: mais indicado para empresas que desejam aumentar as vendas rapidamente e esperam um alto retorno sobre o investimento em um período de tempo menor.

Facebook Ads: voltado para empresas que querem construir relacionamento com o cliente e melhorar suas práticas de fidelização, visando mais uma estratégia digital de longo prazo.

Quer saber mais sobre como as estratégias de marketing digital podem auxiliar no desenvolvimento do seu negócio? Então confira o nosso post Por que o Marketing Digital é fundamental para sua empresa?



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!